topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

Gilberto Gil se despede da mãe em velório na Bahia Leia!

Terra

Gilberto Gil se despediu da mãe, Dona Claudina Passos Gil Moreira, que morreu aos 99 anos de falência múltiplas de órgãos, nesse sábado (23), na Bahia.

O cantor e compositor esteve no velório realizado em Salvador e contou com o apoio de sua mulher, Flora, da filha Preta Gil e de outros familiares e amigos. O enterro estava marcado para as 10h deste domingo (24), no cemitério Jardim da Saudade.


Em seu perfil na rede de microblogs Twitter, Preta prestou uma homenagem à avó. "Minha Vozinha linda já está nos braços do Senhor!!! Fizemos uma despedida linda, emocionada e com muito amor!! Ela sempre foi um anjo e continuará a ser por toda eternidade !!! vovó Coló te amamos!!", postou a cantora, no fim da manhã deste domingo. Preta foi ao velório com o filho, Francisco.
 
Flora Gil, mulher de Gilberto, também usou sua página no microblog para se comunicar com os fãs e fez questão de avisar onde seria o enterro da sogra.
Postado Por: Soares

Vereadores da Capital definem comissões nesta segunda e iniciam trabalhos na terça Leia!

Assessoria

A Câmara Municipal de João Pessoa inicia a 16ª Legislatura nesta terça-feira (26). A confirmação foi feita pelo presidente da Casa, vereador Durval Ferreira (PP). Já na segunda-feira (25), por volta das 9h, está prevista uma reunião da mesa diretora com todos os parlamentares para começar a discutir e definir os membros das comissões permanentes.

O presidente Durval afirma que as obras de construção dos novos gabinetes, a reforma do plenário, com a instalação de seis novas bancadas e a pintura do prédio estão concluídas para garantir mais comodidade aos vereadores, servidores e o público, de um modo geral.

Ele lembra que o adiamento do início dos trabalhos legislativos deste ano ocorreu devido as fortes chuvas que caíram no início do mês e prejudicaram a transmissão da TV Câmara, em canal aberto e fechado. Os técnicos avaliaram os prejuízos e contornaram a situação.

A 16ª Legislatura vai contar este ano com mais seis novos vereadores, passando de 21 para 27, com mandato de quatro anos (2013/2016). Segundo Durval Ferreira, os parlamentares estão ansiosos para atuar e começara a desempenhar suas funções na Casa, com debates e apresentação de matérias importantes para a Cidade e seus redutos eleitorais. “Todos estão ansiosos e entusiasmados. Tem até vereador com projeto pronto para apresentar e defender. Isto é muito bom e fará com que a Câmara tenha, com nos outros anos, uma produção expressiva e que atende as expectativas da população”, ressalta.

Durval destaca, por fim, que a TV Câmara Berta e Fechada, que será transmitida pelos Canais 61.2 (Digital) e 52 (Analógico), respectivamente, darão um suporte fundamental à atuação e desempenho dos vereadores, juntamente com outros meios de comunicação da Instituição, como o Portal e Assessoria de Imprensa. Ele lembra ainda que, futuramente, o Poder Legislativo Municipal terá também uma Rádio FM. “Quem ganha com mais essa eficiência e transparência é a população e os próprios vereadores que terão a oportunidade de expandir seus trabalhos”, finaliza.
Postado Por: Soares

O futebol e a política Leia!

Folha de S.Paulo

É inquestionável a melhora do Brasil com a sequência de FHC, Lula e Dilma no Palácio do Planalto. Agora, PT e PSDB têm duelado para saber quem fez o país avançar mais. Esse debate só interessa aos políticos.
Petistas e tucanos fariam melhor se refletissem sobre o que preocupa os brasileiros no dia a dia. Por exemplo, a persistência de um certo bolsão de incivilidade e intolerância entre torcidas de futebol nos estádios e em suas redondezas.
A violência das torcidas não é exclusiva dos brasileiros, mas o país poderia dar o exemplo para o mundo. Essa não parece ser uma preocupação de quem comanda o país, pois nenhuma política eficaz foi adotada por tucanos ou petistas nas últimas décadas.

Agora, os brasileiros chegaram ao paroxismo. Exportaram a violência. Há indícios de que foram torcedores do Corinthians os responsáveis pela morte de um boliviano de 14 anos durante um jogo no país vizinho.

O amor pelo futebol é uma das marcas mais vibrantes da cultura brasileira. Os jogos da seleção nacional são um dos raros momentos em que o país parece virar uma nação. Ao mesmo tempo, fãs desse esporte -as chamadas torcidas organizadas- demonstram seus instintos mais primitivos quando assistem a um jogo.

Um levantamento do jornal 'Lance' em 2012 indicava que a violência ligada ao futebol já havia provocado 191 mortes no Brasil desde 1988. A maioria, jovens de até 30 anos.
Vou a estádios desde os anos 70. A situação só piora. Governadores, deputados, senadores, prefeitos e a presidente da República têm o dever de propor políticas eficazes que reduzam esse tipo de violência.

Até ontem, apenas o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, havia manifestado pesar pela morte do jovem boliviano. É pouco. E demonstra como a política está desconectada da vida real das pessoas.
Postado Por: Soares

Explodindo dinheiro Leia!

CARLOS BRICKMANN

A presidenta Dilma Rousseff encomendou baterias antiaéreas à Rússia. É um tipo moderno e caro de armamento. Mas para que? O Brasil vive em paz com seus vizinhos, jamais foi atacado pelo ar, e os únicos países próximos com moderna aviação de guerra, Chile e Venezuela, são amigos e não representam ameaça.

Os caças que ainda não foram comprados poderiam eventualmente agir contra narcotraficantes, contra contrabandistas de armas; e as baterias antiaéreas?

Estas armas modernas são extremamente caras. 

E há o problema da quantidade adquirida, dependente da capacidade orçamentária. Para tempos de paz, qualquer compra é excessiva. Para tempos de guerra, qualquer compra é insuficiente. 
Postado Por: Soares

Lula recebe seu grupo político neste final de semana Leia!

Cláudio Humberto

O ex-presidente Lula recebe neste final da semana, em seu novo sítio de Atibaia (SP), a visita de um grupo restrito de amigos, entre os quais o ex-deputado federal Sigmaringa Seixas, um dos advogados mais admirados de Brasília, e o homem de negócios Jorge Ferreira, dono de estabelecimentos como Bar Brasília e o restaurante Feitiço Mineiro. Eles são amigos íntimos do ex-presidente, O sítio adquirido por Lula fica localizado em uma estância conhecida como "a cidade das flores e do morango", uma das áreas mais valorizadas do Estado de São Paulo.

Quando se recuperava do tratamento contra o câncer, Lula permaneceu longo período nesse sítio, e não no apartamento de cobertura em São Bernardo do Campo, como divulgava sua assessoria.  
Postado Por; Soares

Medo da Ficha Limpa, PT impulsiona reforma política Leia!

Coluna Esplanada

Após ter arrastado durante todo o ano passado, sem esforço, o projeto de lei da reforma política relatado por Henrique Fontana (PT-RS), o PT resolveu colocá-lo como prioridade para este ano. O motivo é para não ser atropelado pelo projeto de lei de iniciativa popular que vem aí, pelas mãos dos idealizadores da bem sucedida Ficha Limpa.
 
Fontana diz que o “esteio é o financiamento público”. O líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE), acredita que isso acaba com “pelo menos 80% do caixa 2”.
Postado Por: Soares

Crack e cocaína afastam do trabalho mais que álcool Leia!

O Globo 

Há 13 anos como funcionário do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, o advogado Maurício Bitencourte, de 40 anos, finalmente havia conseguido em 2006 uma promoção à coordenação do departamento jurídico da entidade sindical.  

A permanência no posto, contudo, durou apenas um ano. Em 2007, o profissional, pós-graduado em Direito do Trabalho, foi internado em uma clínica de reabilitação. Na época, misturava cocaína e maconha com bebidas alcoólicas.
 
Em 2010, após mais duas internações, foi demitido e começou a consumir diariamente o crack, que era trocado por ternos, camisas, sapatos e um televisor. Com o irmão, Luiz Carlos Bitencourte, consumia o crack nos fundos da casa da mãe.

Mês passado, os dois, agora desempregados, conseguiram acesso ao auxílio-doença, entrando numa assombrosa estatística do governo: o consumo de drogas no país cresce a cada ano, e, hoje, cocaína e crack já afastam, em relação ao álcool, mais que o dobro de trabalhadores do mercado profissional.
Postado Por: Soares

Lula diz que Dilma tem hoje mais força eleitoral que ele Leia!

JOSIAS DE SOUZA

''Tenho três alternativas para 2014”, disse Lula a um amigo que o visitou. Ante a cara de exclamação do interlocutor, ele enumerou: “Minha primeira opção é Dilma. A segunda, Dilma. E a terceira, Dilma”.  Para atalhar os aduladores petistas que sonhavam com o seu retorno, Lula desenvolveu uma tese. Sustenta que sua ex-poste tornou-se mais competitiva do que ele. Por quê? “Hoje, a Dilma tem os votos dela e os nossos”.
 
Disse Lula, segundo Henrique: “Deram para a Dilma um segmento que nós não tínhamos.” Ele repisou: “Agora, ela tem os eleitores dela e os nossos.” A intuição de Lula orna com as pesquisas.

Numa fase em que se prepara para correr o país, Lula repetiu a Henrique Alves algo que já havia sido noticiado aqui há duas semanas: teve o cuidado de informar a Dilma que seria ela a candidata em 2014, nã ele. Fez isso para retirar as pulgas que começavam a saltitar atrás da orelha da presidente.
Postado Por: Soares

Economia brasileira será salva pela soja e pelo milho Leia!

Correio Braziliense

O Brasil vai colher neste ano a maior safra de sua história: 185 milhões de toneladas de grãos. O volume recorde reforça a expectativa de que o país alcance, até a próxima década, o posto de maior fornecedor de alimentos do planeta, desbancando os Estados Unidos. Pelo menos em soja, essa virada está garantida já em 2013, com uma pequena diferença nas mais de 82 milhões de toneladas colhidas em cada lado.
 
A arrancada no campo, acompanhada do papel de destaque nos negócios da carne, não confirma só uma vocação brasileira para ser celeiro do mundo, revelada nos anos 1970 com a abertura da fronteira dos cerrados. 

Dá a exata dimensão da âncora estabilizadora da economia nacional. Uma prova disso é que o Brasil lidera o comércio mundial de cinco dos 10 principais itens agropecuários — café, açúcar, suco de laranja, soja e carne de frango, além de deter o maior rebanho bovino do planeta, com 213 milhões de cabeças.
Postado Por: Soares

Aliados brigam por mais cargos no governo Leia!

Jornal O Globo

Fidelidade canina à chapa governista, até agora, só mesmo do PCdoB. Com os principais atores da disputa presidencial de 2014 já entrando em campo, começou pesado o ataque especulativo de partidos da base governista, que procuram se cacifar melhor para levar alguma vantagem na reforma ministerial prometida para março.
 
Como dona da caneta das nomeações, a presidente Dilma Rousseff é quem mais está sendo atacada pelos partidos aliados periféricos, que foram “jogados fora” na época da chamada faxina ética, e agora veem a chance de dar o troco. Mas não são só PDT, PR, e PP que procuram se reposicionar conversando ora com o tucano Aécio Neves (MG) ora com o presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Ou com todo mundo junto.

Até mesmo setores do PMDB, partido teoricamente casado com o PT na aliança que garante Michel Temer como vice de Dilma, sinalizam que podem inviabilizar a repetição da aliança formal, se não forem bem atendidos e compensados após seu fortalecimento nas eleições municipais e nas presidências de Câmara e Senado. 

É o caso do PMDB mineiro, que briga por um ministério desde que o deputado Leonardo Quintão renunciou à candidatura a prefeito de Belo Horizonte em favor do petista Patrus Ananias, ano passado.

- Conversam comigo para se valorizar do lado de lá. Eu finjo que sou bobo. O PDT também conversa aqui. Na verdade, está todo mundo conversando com todo mundo – diz Aécio Neves, provável adversário de Dilma em 2014. 
Postado Por: Soares

Dilma oferece 3 pastas para agradar base aliada Leia!

Jornal O Globo

Para saciar o apetite dos aliados assediados por adversários, a presidente Dilma Rousseff tem à mão, para negociar, ministérios para os quais fez indicações pessoais: Transportes, que o PR deseja retomar para voltar à base governista; Trabalho e Emprego, que o PDT de Carlos Lupi quer voltar a comandar; e Agricultura. Leonardo Quintão (PMDB-MG), por exemplo, poderia ir para a Agricultura no lugar de seu colega gaúcho Mendes Ribeiro. A vocação agrícola de Minas ajudaria a justificar a mudança.
 
No PR, o ex-ministro dos Transportes e presidente do partido, senador Alfredo Nascimento (AM), e o líder na Câmara, deputado Anthony Garotinho (RJ), já estiveram no Planalto negociando seus retornos à base, desde que tenham de volta o Ministério dos Transportes, alvo de cobiça também do PMDB. 

Mas o PR já estaria disposto a voltar por menos: retomar o poder apenas no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e na Valec, responsáveis pelas obras em rodovias e ferrovias. Mas não será fácil a presidente aceitar essa proposta, pois os dois órgãos foram focos de denúncias de corrupção em 2011. 
Postado Por: Soares

Castração química para estupradores de crianças Leia!

Lauro Jardim

Ivo Cassol quer tolerância zero contra estupradores de crianças e adolescentes, o senador do PP de Rondônia apresentou um projeto de lei, já em tramitação, determinando a castração química de violentadores reincidentes de menores de idade. 

O texto propõe que, nas primeiras duas vezes em que cometer o crime, o réu pode optar por substituir a pena de reclusão pela castração química — ou seja, um tratamento médico para deixá-lo impotente.

''Caso o criminoso reincida o juiz pode determinar a castração compulsória. Cassol queria, na verdade, a mutilação peniana do agressor, mas isso a Constituição não permite.

A propósito, o notório Ivo Cassol acaba de ser condenado por imbrobidade, acusado de compra de votos nas eleições de 2006. Em relação a este crime, Cassol deve pensar em remédios mais brandos para resolvê-los. Prefere, neste caso, não cortar o mal pela raiz.''
Postado Por: Soares

PSB: Entre ficar com Dilma e ser alternativa de poder Leia!

O Globo

Apesar de caminhar em direção ao lançamento da candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, à Presidência da República, o PSB não pretende adotar já no Congresso uma postura de embate direto com o governo Dilma Rousseff. Segundo a avaliação predominante no partido, é melhor ficar na base governista e se fortalecer, enquanto o PSB se organiza nos estados para ter palanques mais consistentes. 

Se depender de setores importantes do PSB, a decisão sobre a permanência ou não na base aliada deverá ser tomada só em 2014, quando será possível saber se o partido está forte o bastante para tentar voo solo. 

Os socialistas devem agir este ano num sistema de avanços e recuos, com seus parlamentares ora incitando a independência do PSB, ora ajudando Dilma a aprovar medidas para o crescimento econômico.
Postado Por; Soares

Formação de palanques é desafio de Aécio nos estados Leia!

O Globo

Pré-candidato à Presidência em 2014 pelo PSDB, o senador Aécio Neves vai precisar se desdobrar para montar palanques fortes nos estados contra o PT da presidente Dilma Rousseff, que tentará a reeleição. Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul e Distrito Federal são as prioridades de Aécio. 

O partido passará por um processo de reestruturação nesses locais. Na avaliação dos tucanos, são colégios eleitorais importantes e onde a sigla apresentou resultado ruim nas eleições municipais em 2012.
 
O assunto foi discutido em reunião informal por deputados e senadores do PSDB na última quarta-feira, logo após o discurso de Aécio na tribuna do Senado horas antes do evento de comemoração aos dez anos de governo do PT. 
Postado Por: Soares

O segredo de polichinelo de Eduardo Campos Leia!

INFORME JB

Enquanto Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (que está criando a Rede) lançam suas candidaturas presidenciais com um ano de antecipação, Eduardo Campos (PSB) jura de pés juntos que não é presidenciável, apesar de todos os demais contarem com ele em qualquer cenário para 2014. 

O governador de Pernambuco tem instruído os correligionários a não precipitarem sua entrada na disputa. Um dos principais nomes do partido, o senador Antônio Carlos Valadares (SE), um dos principais nomes do partido, acabou traindo a determinação de Campos em um ato falho:
 
'O Eduardo Campos que é meu amigo pessoal, nunca declarou para mim que é candidato. Ele diz que é prejudicial para a nação, dentro de um mesmo bloco político, antecipar candidaturas próprias'. Ou seja: Campos afirma que não é candidato, mas diz que é precipitado lançar candidatura. É o típico segredo de polichinelo.
 
OBS. A expressão designa aquilo que todos já sabem, o que
deixou de ser segredo, que já é de conhecimento público apesar de alardeado como novidade”. 


Polichinelo é uma antiga personagem-tipo e burlesca do teatro, cujas raízes remontam à Roma Antiga e que teve maior desenvolvimento com a commedia dell’arte. É a versão napolitana do Arlequim

Polichinelo resume em si mesmo a unidade dos contrários, com algumas versões de sua estória colocando-o até mesmo como hermafrodita ou filho de plebeu e nobre.
Postado Por: Soares

A história de um ex-chefe de Estado Leia!

CARLOS BRICKMANN

Esta é a história de um ex-chefe de Estado, convencido de que o Brasil nasceu com ele e que, antes, nem chegava a ser país.Tratava-se de uma reles colônia.

Um governante hábil, cercado de um imenso cordão de puxa-sacos, que beijava suas mãos e se ajoelhava diante dele. De certa forma, tolerava a imprensa, mas gostava de imiscuir-se na orientação dos jornais e de brigar com os jornalistas que não aceitavam suas

imposições. 

Ai deles! Os inúmeros (e bem recompensados) adeptos do guia supremo os perseguiam e agrediam nas ruas. Mesmo gostando de aparecer, passou muito, muito tempo sem dar entrevistas.Era chefe de Estado, mas tinha profunda afinidade com os costumes donpovo. 

Viúvo, casou-se de novo; mas sua esposa não tinha o direito de se manifestar em público. Quem mandava mesmo era a amante paulista, que nomeava e demitia, que beneficiava a família e seus protegidos, não tendo a menor preocupação com o escândalo que provocava. Era a namorada do chefe; quem não a apreciasse tinha todo o direito de obedecê-la, favorecê-la e calar-se.

A-do-ra-va dar palpite na política de outros países. Trouxe para o
Brasil, regiamente pagos, aventureiros internacionais para auxiliá-lo
nas tarefas a que se propôs - jamais se incomodou que fossem
estrangeiros. Fez seu sucessor, pessoa de boa-vontade, mas pouco eficiente - foi quem, por exemplo, prometeu gastar o que fosse preciso para levar água aos nordestinos.

Esta é a história, claro, de D. Pedro I, que acaba de ser exumado.

D. Pedro I é interessantíssimo, merece mais estudo. Com todos os
problemas que se seguiram à Independência, manteve certa liberdade no Brasil. Ao voltar para Portugal (onde seria D. Pedro IV), lutou contra
o irmão D. Miguel, que queria ser rei sem limitação de poderes. D.
Pedro uniu os liberais e venceu a guerra.

Por ser liberal? Em parte; e para garantir o trono a sua filha Maria da Glória.

Postado Por: Soares

Ariano contraria Eduardo e defende reeleição de Dilma Leia!

 
A possível candidatura presidencial do governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, não deverá contar com um apoio de peso. 

O escritor Ariano Suassuna, que sempre militou ao lado das hostes socialistas, declarou, segundo o Jornal Vanguarda, de Caruaru, Agreste pernambucano, que neste momento, Eduardo não deveria visar 2014.

“Não é o momento pra isso. Não estou falando na política miúda. Nunca me omiti na política, faço política com ‘P' maiúsculo. Tenho interesse no Brasil. Por enquanto nós estamos querendo a reeleição de Dilma”, teria declarado o escritor na saída do seminário Juntos por Pernambuco, que aconteceu nesta quinta-feira (21), em Gravatá, Agreste do Estado.

Reflexão do Editor Leia!

 


'Ao que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda'. (Provérbios 11:24)
Postado Por: Soares

Governo aposta na Petrobras para deslanchar o PAC Leia!

Correio Braziliense

O governo está apostando todas as fichas na Petrobras para ajudar a deslanchar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). 

Apesar de a estatal ter tido em 2012 o pior resultado em oito anos, ela ainda é uma peça importante na estratégia do Planalto para destravar o investimento no país, que ainda está abaixo do necessário para garantir uma expansão econômica sustentável: acima de 23% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. No ano passado, ficou em 18%.

O prejuízo da Petrobras de pelo menos R$ 15 bilhões com a defasagem nos preços dos combustíveis no Brasil em relação ao mercado internacional não foi equalizado com o aumento de 6,6% na gasolina e pode comprometer a execução integral do plano de negócios da empresa, que prevê US$ 236,5 bilhões até 2016. 


Em 2012, a estatal respondeu por R$ 74,5 bilhões dos R$ 99,3 bilhões dos investimentos executados por estatais e pelo setor privado no PAC. Sozinha, a companhia representou 75% do montante, que ainda ficou abaixo dos R$ 105,6 bilhões previstos no ano
Postado Por: Soares

Justiça bloqueia bens de Marcos Valério Leia!

O Globo


 0 Ministério Público Federal entendeu que, em 2008, Valério e o advogado Rogério Tolentino montaram um esquema para difamar dois fiscais que teriam autuado em cerca de R$ 100 milhões a Cervejaria Petrópolis, empresa de um amigo de Valério, Walter Faria. 

Valério e Tolentino teriam pago policiais para produzir um falso inquérito contra os ficais. 0 caso está sob segredo de Justiça.


0 advogado de Valério, Marcelo Leonardo, disse que não foi notificado da decisão e que a ação é “sem sentido”.
Postado Por: Soares

Portos: Dilma acusa sindicalista de servir a empresários Leia!

Ilimar Franco

O movimento dos portuários em todo o Brasil, instigados pelo deputado Paulo Pereira da Silva(PDT-SP) contra a mudança no sistema encontra resistência por parte da presidenta Dilma, que endurece sua posição.
 
''Em reunião ontem com a Casa Civil, o presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), pediu para o governo "maneirar" com os sindicalistas, pois estão sendo demonizados por criticarem a MP dos Portos. 

O Planalto não cede porque não mexeu em diretos trabalhistas e acusa sindicalistas de agirem em favor de empresários.''
Postado Por: Soares

Lula desiste de Eduardo e garante Temer vice de Dilma Leia!

 
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou ontem, após encontro de quase duas horas com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que Lula "foi muito afirmativo" ao sustentar que a vaga de vice na chapa de Dilma Rousseff em 2014 continuará com o PMDB. Segundo Alves, o posto seguirá nas mãos do atual vice-presidente da República, Michel Temer.
 
As declarações foram feitas semanas após Lula avaliar com aliados que um dos principais cenários com o qual o PT deveria trabalhar para as eleições do ano que vem era o de ceder a cabeça de chapa na eleição de São Paulo ao PMDB como forma de tentar evitar um voo solo do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), no pleito presidencial. Nesse desenho, o PT apoiaria Temer em São Paulo e liberaria a vaga de vice de Dilma para ofertá-la a Campos.
 
De acordo com Henrique Alves, Lula desistiu da ideia, "Ele foi muito afirmativo de que essa aliança, pelo seu êxito, deve perdurar, deve se manter", disse o pesidente da Câmara. "Essa relação Dilma e Michel, a meu ver, é uma coisa consolidada, resolvida. Senti isso claramente nas palavras do presidente Lula hoje."
Postado Por: Soares

Para conter Lula, Dilma antecipa debate eleitoral Leia!

 
No fim da manhã de 25 de janeiro deste ano, o carro oficial da Presidência da República estacionou em uma rua calma do bairro do Ipiranga, em São Paulo. 

Acompanhada por um assessor e um segurança, a presidente Dilma Rousseff desceu e entrou no Instituto Lula para uma reunião que ela considerava fundamental. 

Dilma dispensou o staff e se fechou em uma sala com seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva. Foi direta. Queixou-se de que as constantes viagens e entrevistas de Lula davam a impressão de que ele queria voltar à Presidência. E que essa interpretação ganhara força com a intenção do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), de disputar a eleição presidencial.

Aliados do ex-presidente estavam espalhando que Eduardo só desistiria para apoiar uma candidatura de Lula, jamais para se aliar à presidente. Dilma perguntou diretamente se Lula tinha pretensões presidenciais. “Não sou candidato. 

Você é a candidata”, respondeu o antecessor. Ela, então, fez um pedido. Queria que ele declarasse publicamente o que acabara de dizer na sala fechada antes de iniciar uma caravana pelo Brasil, prevista para março. Sem ter como negar, ele aceitou.
Postado Por; Soares

Justiça Eleitoral inicia nesta segunda prazo para eleitores regularizarem título eleitoral Leia!

Assessoria

De 25 de fevereiro a 25 de abril, a Justiça Eleitoral abre prazo para que os eleitores que não votaram nem justificaram sua ausência nas três últimas eleições regularizem sua situação perante a Justiça Eleitoral, sob pena de cancelamento de seus títulos. O procedimento, válido em todo território nacional, tem por objetivo atualizar o quadro de eleitores brasileiros, cumprindo as normas da legislação em vigor.

O cancelamento automático dos títulos dos eleitores que não votaram nem justificaram sua ausência nos três últimos turnos de eleições está previsto na Resolução 23.388/2012, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - publicada no Diário Oficial da Justiça em 26 de dezembro de 2012.

Para regularizar a situação, o eleitor deve procurar o cartório eleitoral onde está inscrito. A lista dos eleitores em situação irregular (com nome, número do título, data de nascimento e quantitativo de eleições ausentes e não justificadas) foi repassada pelo TSE a todos os cartórios eleitorais do País, que já tornaram disponível ao cidadão para consulta desde a última segunda-feira, 18 de fevereiro. Já o edital contendo a relação dos nomes e respectivas inscrições dos eleitores identificados como faltosos às três últimas eleições será afixado pelos cartórios eleitorais a partir desta quarta-feira,  20 de fevereiro.


Na última regularização de eleitores, realizada no País em 2011, o número foi de 1.395.334 títulos cancelados. Só na Paraíba foram cancelados 18.695 títulos de eleitor.

Neste ano de 2013, são passíveis de cancelamento na Paraíba, 24.834 títulos eleitorais. A maior parcela deste número está concentrada em João Pessoa, com 5.535, seguida por Campina Grande, esta com 2.212.

De acordo com a legislação, o eleitor que tiver o título cancelado não pode se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública ou neles tomar posse. Não pode, também, receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, bem como de fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, entre outras sanções. Os eleitores maiores de 70, analfabetos ou menores de 18 anos, para os quais o voto é facultativo, não estão sujeitos à exigência.
Postado Por: Soares

Patos: Prefeitura diz que não pode dar aumento e professores decidem parar Leia!

O SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, em assembleia geral realizada sexta-feira, dia 22 de fevereiro, com os professores ativos e aposentados de Patos, decidiram paralisar as atividades no dia 1º de março de 2013.

As reivindicações entregues à prefeita Francisca Motta e à secretária de Educação Adalmira Marques, não foram atendidas e quem representou estas para afirmar que não tinha aumento salarial foi a contadora do município, Clair Leitão, que ainda chamou indiretamente os professores de mal educados, sendo repudiada por todos que estavam presentes.

A presidente Carminha Soares repudiou esse tipo de comportamento, afirmando que todos os professores e servidores presentes mereciam respeito e que a discussão a partir de hoje será diretamente com a prefeita Francisca Motta e a secretária de Educação, que deve trazer uma proposta concreta para a categoria de aumento salarial de 15% retroativo a 1° de janeiro de 2013.

Os professores ficaram revoltados com a postura da contadora e da própria secretaria que deveriam ter apresentado uma contraproposta para os professores de Patos, antecipada, até porque o Executivo recebeu o documento no dia 14 de fevereiro, com 8 dias de antecedência para que fosse dada resposta à categoria.

O SINFEMP vai solicitar, através do Ministério Público Estadual, a relação de todos os professores que recebem pelos 60% do FUNDEB, locais de trabalho, salário que cada um recebe, além da relação dos contratados e comissionados, como também todos os repasses para o Patos Prev, que são descontados dos referidos professores.

No dia 1º de março às 08h da manhã será realizada uma assembleia na Associação Comercial, com os professores, que vão deliberar greve por tempo indeterminado a partir do dia 8 de março, onde será publicado edital em jornal, seguindo todos os procedimentos normais. Após a assembleia todos sairão em caminhada pelas principais ruas da cidade, fazendo concentração na Secretaria de Educação, onde deverá ser feito um acampamento.

No dia 1º de março à tarde será realizada uma assembleia com os servidores da secretaria de saúde, que discutirão aumento salarial. Caso não seja apresentada proposta por parte da Prefeitura, o SINFEMP irá defender a paralisação também dessa categoria. No dia 2 de março, sábado, será realizada assembleia com os servidores das demais secretarias, que também serão convocados para entrar na luta.

A sindicalista afirmou que não tem sentido o ex prefeito Nabor Wanderley ter concedido 156% de aumento salarial em 8 anos e a atual gestora apresenta zero de aumento salarial, sem nenhuma justificativa, até porque houve aumento no número de alunos.

Apenas nos meses de janeiro o município recebeu de FUNDEB o valor de R$ 1.909.856,28 e até o dia 20 de fevereiro o valor de R$ 1.786.820,22 faltando ainda o repasse do dia 28 que deve fechar dois milhões de reais. Até o dia 20 de fevereiro a Prefeitura recebeu R$ 4.426.017,40 envolvendo FUNDEB e FPM.
Postado Por: Soares

Dirceu critica Lei da Ficha Limpa e a chama de 'absurda' Leia!

 
O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado no julgamento do mensalão, surpreendeu uma plateia de aproximadamente cem militantes petistas em Santa Catarina, na noite de ontem (21), ao criticar a Lei da Ficha Limpa.

“Criaram a Lei da Ficha Limpa, que é uma lei completamente absurda. Porque ela retroagiu. No Brasil, pela Constituição, você só pode ser considerado culpado quando transitado em julgado na última instância. Só que, agora, vale na segunda instância. Até mesmo quando é na primeira instância, já está eliminado”, disse o petista.

Dirceu disse não ter ficado ressentido por não ter sido convidado a fazer parte da mesa do evento em que o PT comemorou, anteontem, os dez anos de governos petistas, com a presença da presidente Dilma Rousseff e de Lula: “Eu me sinto bem por estar entre meus companheiros”.

Nesta quinta-feira, Dirceu voltou a criticar o STF por sua condenação a dez anos e dez meses de prisão. “Foi um julgamento político”, disse Dirceu.

Postado Por: Soares

Ministro garante: transposição do São Francisco sai até 2015 Leia!

 
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, voltou a descartar qualquer alteração no calendário de conclusão das obras de transposição do Rio São Francisco. Durante o balanço de dois anos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), ele disse que, mesmo com as investigações sobre supostas irregularidades em cinco trechos do projeto, o empreendimento estará “100% concluído até o final de 2015”.
 
O ministério encontrou inconsistências em medições nos contratos de obras e serviços nos trechos 1, 2, 9, 10 e 11. De acordo com representantes do órgão, os processos referentes a quatro desses lotes, todos iniciados em maio de 2012, estão em fase de conclusão. Um deles já foi concluído e encaminhado para a análise do Ministério Público Federal e do Tribunal de Contas da União (TCU).

Bezerra informou que as obras continuarão inclusive nos trechos sob suspeita, e que as empresas envolvidas no caso já foram notificadas. “Vamos nos posicionar de forma aberta quando terminar o direito de resposta das empresas, quando apresentarão o contraditório”. A expectativa é que as empresas se manifestem até abril.

O ministro informou que 43% das obras de transposição já foram executadas e que 39% estão em curso. “Estamos vivendo novo momento nessas obras e concluindo o saldo remanescente. Temos hoje 4,5 mil pessoas mobilizadas e 1,2 mil equipamentos sendo usados”, disse o ministro. Segundo ele, até julho, mais 4 mil pessoas serão contratadas e 3 mil equipamentos serão integrados às obras.
Postado Por: Soares

IFPB divulga convocação para quem está na lista de espera do Sisu e quer se matricular Leia!

Assessoria

A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) divulgou edital convocando candidatos que estavam na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para manifestarem interesse na matrícula. Estão sendo chamados 3.270 para 536 vagas disponíveis no Ensino Superior. O número de convocados é bem acima da quantidade de vagas para evitar que sucessivas listas de chamadas sejam feitas atrasando a matrícula.

Esses candidatos devem comparecer ao campus para o qual disputam uma vaga de posse da documentação necessária à matrícula. Eles têm os dias 27 e 28 para entregar os documentos, tendo ainda a data de 1º de março para os retardatários. A seleção será a partir das maiores notas com base no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No dia 6 de março, é divulgado um edital com os nomes de quem teve a matrícula confirmada, por terem as maiores notas. Cada campus tem seu horário de atendimento.

No total, 6.214 candidatos se inscreveram na lista de espera. As vagas são para os cursos superiores presenciais do semestre 2013.1. Todos os 10 campi ofertaram vagas em 32 cursos entre tecnológicos, licenciaturas e bacharelados. Toda a documentação exigida está descrita no edital, assim como os endereços e contatos do IFPB nas 10 cidades em que há campus.

Para a matrícula, todos os selecionados devem apresentar: duas fotos 3x4; original e cópia da Certidão de nascimento ou casamento; Carteira de identidade; CPF; Certificado de conclusão do ensino médio, acompanhado do histórico escolar e Certificado de reservista ou de dispensa de incorporação (sexo masculino com mais de 18 anos). Os classificados dentro do sistema de cotas também devem preencher os formulários descritos no edital.

Nessa seleção, foram adotadas cotas conforme as percentagens de negros, pardos e indígenas, dentre aqueles que cursaram ensino médio em escola pública, além de critérios de vulnerabilidade sócio-econômica. O IFPB adota ainda cota de 5% para pessoas com deficiência e 20% em cursos do campus Sousa para quem é assentado da reforma agrária. Quem quiser saber mais sobre o IFPB e os seus cursos superiores.
Postado Por: Soares

NA RÁDIO: Tatiana se esquiva de comentar acusações do filho contra integrantes da gestão do PMDB Leia!

Roberto Targino

A ex-secretária de Saúde de Campina Grande, Tatiana Medeiros (PMDB), evitou responder as perguntas do radialista Fabiano Gomes e preferiu não responder sobre acusações do seu filho, o ex-vereador Cassiano Pascoal, de que existia uma gangue na administração do ex-prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB).

“Eu não comento porque quem tem que comentar é ele. As declarações foram dele e não minha. Ele é um cidadão que tem condição de comentar e se responsabilizar sobre seus feitos. Então eu não vou comentar e não vim aqui para que se crie um cavalo de batalha em cima disso”, afirmou Tatiana durante entrevista ao Correio Debate, na 98 FM, nesta sexta-feira (22).

A negativa de Tatiana frustrou os ouvintes do radiofônico, que esperavam uma resposta da peemedebista à indagação do apresentador, quando questionou por qual razão o PMDB campinense não publicou nota de solidariedade ao ex-prefeito quando Cassiano Pascoal, filho da médica, 'detonou' vários auxiliares do ex-gestor.

Na última segunda-feira (18) o partido reagiu à declaração do atual prefeito, Romero Rodrigues, de que “tinha ladrão” na Prefeitura.

De acordo com Tatiana, responder a esse assunto tiraria o foco das denúncias contra a atual gestão. A candidata do PMDB aproveitou o momento no programa para denunciar o prefeito Romero Rodrigues de nepotismo ao empregar vários parentes.
Postado Por: Soares

Em nota, Romero se arrepende e decide pedir desculpa aos auxiliares de Vené Leia!

com Assessoria

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), recuou da declaração dada na última segunda-feira (18) e num ato de humildade distribuiu nota à Imprensa, na tarde desta sexta-feira (22), pedindo desculpas à população e aos integrantes do governo do ex-prefeito Veneziano Vital (PMDB).

“Peço sinceras desculpas públicas a todos e a todas antigos integrantes da Administração de Veneziano Vital do Rego, pelas palavras proferidas em momento impensado e de emoção. Peço desculpas aos mais graduados e aos mais humildes. Não citei ninguém. Meu único desejo é trabalhar com paz e união, avançando sempre em prol do bem-estar dos campinenses. Vamos continuar fazendo isso pelo bem de Campina e de sua gente, conforme pregamos na vitoriosa campanha política”, diz trecho da nota.

Romero disse querer reiterar o pedido de desculpas públicas pela frase mal colocada e publicada fora do contexto. “Jamais quis afirmar que qualquer desses servidores ou servidoras são ladrões. Não é do meu feitio julgar as pessoas. Não sou juiz de ninguém. Não quero e não devo fazer julgamento de quem quer que seja. Sou um ser humano. Meu Deus é testemunha do meu coração. Temo a Deus, peço desculpas a quem se sentiu magoado. Nos últimos tempos tenho sido insultado com insinuações. Deus sabe do meu coração e de minha forma de agir com lealdade e respeito. Há as instâncias legais para julgar e não é minha atribuição tomar esse posicionamento.”, disse.

O prefeito afirma que ao logo de seus 20 anos de vida pública não tem como característica a declarações como a de segunda.

“Somos todos filhos de Campina Grande e da Paraíba. Não abriremos mão de nossas responsabilidades, contudo de nossa parte vamos desarmar os espíritos e continuar a nossa caminhada. Cada um tem o seu momento na história com acertos e erros. Existem as instâncias adequadas para a devida adoção de medidas cabíveis e a responsabilidade com respeito ao erário público e ao Município. Não somos juízes de ninguém. De nossa parte vamos continuar a tratar a Administração pública com respeito que é a nossa obrigação e aos outros” concluiu o prefeito.
Postado Por: Soares

Correntes do PT estudam possibilidade de enfrentar Rui Falcão Leia!

 
Um grupo de petistas começou a articular nos bastidores a formação de uma chapa que reúna várias correntes em torno de uma candidatura única para rivalizar com o atual presidente Rui Falcão. Com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ala majoritária do PT, Falcão disputará mais um mandato na presidência do PT na eleição interna marcada para novembro.

A corrente “Mensagem ao Partido” vem tratando do assunto silenciosamente com a corrente “Articulação de Esquerda” o lançamento de uma candidatura ao comando partidário. A primeira é capitaneada pelo governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. A segunda é um dos mais tradicionais grupos da chamada “esquerda petista” e nas últimas eleições internas teve como candidato o ex-secretário da sigla Valter Pomar. A Mensagem cita dois possíveis nomes para encabeçar a chapa – o deputado Paulo Teixeira e o ex-governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra.

Juntas, as duas correntes dificilmente teriam força para rivalizar com Falcão. Mas os mais ambiciosos falam em atrair também o grupo Movimento PT, integrado por nomes como o ex-presidente da Câmara Arlindo Chinaglia e a ministra Maria do Rosário.

Aliados estimam que o atual presidente do PT tenha algo em torno de 60% dos votos no diretório nacional petista. Estão com o deputado os grupos Construindo um Novo Brasil, PT de Luta e de Massa e Novo Rumo para o PT.

Postado Por: Soares

Zé de Abreu tieta Dilma em evento do PT Leia!

 
Enquanto se prepara para se lançar candidato a deputado pelo PT, o ator José de Abreu aproveitou para se enturmar com seus futuros colegas de partido na festa organizada ontem (21) em homenagem aos 10 anos do governo petista.

Com acesso aos bastidores do evento, o ator pediu encarecidamente aos assessores diretos da presidente para que o deixassem cumprimentá-la e conversar rapidamente sobre sua entrada na legenda. Sem disfarçar o entusiasmo diante da resposta positiva, ele partiu para o abraço na presidente. Dilma, discreta como sempre, retribuiu o agrado.

Zé de Abreu é tiete de longa data da presidente. Bem antes de voltar a brilhar na telinha com o personagem Nilo, da novela Avenida Brasil, o ator se transformou numa espécie de papagaio de pirata de Dilma na festa da vitória, após a eleição de 2012.

Postado Por: Soares

Vetos do Congresso serão votados na próxima quarta-feira Leia!

 
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) devem definir na próxima quarta-feira (27) a ordem de votação dos vetos presidenciais que aguardam análise do Congresso Nacional.

O presidente do STF, Joaquim Barbosa, já incluiu a matéria na pauta de votação da próxima semana. A corte vai decidir se os parlamentares são obrigados apreciar os 3.060 vetos em ordem cronológica. O plenário do tribunal também vai definir se a pauta do Congresso fica trancada caso os vetos não sejam votados, o que impediria a análise do Orçamento de 2013.

Relator do caso, o ministro Luiz Fux liberou ontem (21) o processo após uma semana de pressão de emissários do Planalto e dos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

A expectativa é que a maioria dos ministros atenda ao pedido da AGU (Advocacia-Geral da União) e determine uma "modulação" para a votação dos vetos.

Postado Por: Soares

Marcos Valério compra apartamento de R$ 1,1 milhão Leia!

 
Apontado como operador do mensalão, Marcos Valério comprou um novo apartamento para ele e sua família, em Belo Horizonte, por R$ 1,1 milhão. Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 40 anos de prisão e ao pagamento de multa de R$ 2,7 milhões, ele está com os bens e as contas bancárias bloqueadas.
 
De acordo com o Globo, donos de uma pequena empreiteira responsável pela construção do prédio informaram que Valério pagou R$ 100 mil à vista, na última segunda-feira (18). O restante será quitado em 30 dias, no ato do registro da escritura.

A nova aquisição deve ser alvo de investigação da Procuradoria Geral da República (PGR).
Postado Por: Soares

Dilma diz a Brizola que não demite pelos jornais. Ele fica Leia!

Cláudio Humberto 

Fonte do Palácio do Planalto, próxima à presidenta Dilma, contou que há dias ela fez questão de telefonar ao ministro Brizola Neto (Trabalho) para confirmá-lo no cargo. Dilma ressalvou a Brizola que nem precisava fazer aquilo, mas diante das especulações, esclarecia não pretender qualquer reforma ministerial, nem estava em seus planos substituí-lo no cargo.  

E mesmo que fosse sua intenção, ela jamais seria pautada pelos jornais. Parte do PDT quer impor o secretário-geral Manoel Dias no lugar de Brizola Neto. Mas Dilma o vetou, ao definir substituto para Carlos Lupi.
 
O catarinense Manoel Dias pede frequentemente uma diretoria da estatal Eletrosul, com sede em Florianópolis. 

É solenemente ignorado. Dilma tem dito a interlocutores que se tivesse de substituir Brizola Neto, o ministério do Trabalho “provavelmente” voltaria para o PT. Ontem, Brizola Neto demonstrou força, empossando o jurista Carlos Frederico Zimermann como representante do ministério em São Paulo.
Postado Por: Soares

O jogo dos erros: o 13 petista, e o 45 tucano Leia!

O Globo

O candidato do PSDB ao Planalto, Aécio Neves (MG), subiu à tribuna do Senado para denunciar os 13 fracassos do PT no governo. Foi seguido pelo líder do PT, Wellington Dias (PI), abordando os 45 fracassos do PSDB. 

O discurso do tucano teve como principal objetivo manter sua tropa unida, e cativar o eleitorado anti-petista. Não há pesquisa de opinião que indique que ele teria algum sucesso nas urnas ao defender “a herança bendita de FH”. O mineiro também estava repaginado. Entrou no bisturi no recesso e fez um refresh no rosto. Chegou com pálpebras esticadinhas para ver melhor o cenário eleitoral. 
Postado Por: Soares

Renan, um bom começo, mas... Leia!

Carlos Chagas

Renan Calheiros marcou pontos ao anunciar cortes de gastos no Senado, além do fim de certas mordomias. Mas precisa ir além, na recuperação de seu prestígio.
 
Por exemplo: marcar sessões deliberativas para as segundas, sextas-feiras e sábados; proibir viagens de senadores ao exterior, pagos pelos cofres públicos; descontar o salário dos faltosos; mandar a conta das reformas nos apartamentos funcionais para o senador inquilino; autorizar carros oficiais apenas para os senadores integrantes da mesa; acabar com os gabinetes dos senadores nos respectivos estados. 

E quanta coisa a mais?    
Postado Por: Soares

2014: Começa a batalha; Aécio e Lula percorrem o País Leia!

Folha de S.Paulo

Protagonistas dos discursos que anteciparam a eleição presidencial, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva planejam percorrer o país no segundo semestre. Maior aposta da oposição, Aécio disse a aliados que aguarda o início da exibição das inserções do PSDB na TV em maio para começar o giro.
 
Já Lula, que anteontem lançou a candidatura de sua sucessora, Dilma Rousseff, à reeleição, discute com aliados uma andança pelo país, a partir de junho, para elaborar o programa do PT para a disputa do próximo ano.

Do lado tucano, Aécio avalia que só após ser apresentado em veículos de comunicação de massa terá uma base para iniciar sua caminhada. Os seminários servirão para manter o senador na mídia em grandes eventos até a convenção nacional do PSDB, na semana de 18 a 25 de maio.No PT, a avaliação é que Lula lançou Dilma mais para afastar as especulações de que seria ele, e não ela, o candidato do partido em 2014, do que para iniciar a campanha.  
Postado Por: Soares

A primeira arma de Aécio para a campanha: o bisturi Leia!

O Globo

Feios ou bonitos, carismáticos ou sisudos, a verdade é que há uma quase imposição que, antes de preparar programas de governo ou alianças políticas, os candidatos recorram ao bisturi para refrescar a imagem. 

 Foi assim com a presidente Dilma Rousseff, que, dois anos antes de sair às ruas, fez um lifting completo de rosto e pescoço, alinhou dentes, botou lentes de contato e mudou 
penteado, adotando o estilo sofisticado de Carolina Herrera, que a livrou do ar cansado e bravo. José Serra também fez. Com o virtual presidenciável tucano, senador Aécio Neves (MG), não foi diferente. Ele teve que recorrer ao bisturi para melhorar bolsas nos olhos que destoavam do sorriso com covinhas.
 
— Eu já passei dessa fase (risos). Eu tinha duas manchas na pálpebra e precisei retirar. Estou é emagrecendo, malhando muito e fazendo ginástica todo dia aqui nessa correria. 
Postado Por: Soares

Collor também quer se candidatar a presidente em 2014 Leia!

 
O ex-presidente Fernando Collor de Mello (PTB) começou a cogitar a possibilidade de entrar no rol de possíveis candidatos à Presidência da República. O senador alagoano anda entusiasmado com algumas pesquisas reservadas, feitas pelos partidos de forma “discreta”, que indicariam que ele teria entre 14% e 16% das intenções de voto, alcançando um universo de 22 milhões de eleitores. 

O número é maior, por exemplo, dos possíveis candidatos Aécio Neves (PSDB), Marina Silva e do governador Eduardo Campos (PSB).
 
“Se a eleição vai ser parecida com a de 1989, com tantas candidaturas, por que não eu?”, disse Collor. Ontem, inclusive, o Senado aprovou um pedido de Collor para que o Tribunal de Contas da União investigue o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pela compra de 1,2 mil tablets ao custo total de R$ 3 milhões. 
Postado Por: Soares

Reflexão do Editor Leia!

 
'O pensamento do tolo é pecado, e abominável aos homens é o escarnecedor'. (Provérbios 24:9)
Postado Por: Soares
«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top