topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

Ricardo Coutinho ultrapassa 1 milhão de votos e é eleito governador da PB Leia!


O candidato do PSB ao Governo da Paraíba, Ricardo Coutinho, já pode comemorar sua eleição para o Palácio da Redenção.

O TRE já contabiliza 98,99% das seções apuradas em toda a Paraíba e Ricardo obteve 1.065.912 votos (53,67%%). José Maranhão (PMDB), atual governador, conseguiu 920.230 votos (46,33%).

A expressiva votação de Ricardo Coutinho superou o então campeão de votos na Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), que tinha a marca de 1.004.183 votos para o Senado, no último dia 3 de outubro.

O governador eleito Ricardo Coutinho já divulgou nota afirmando que falará a imprensa na noite deste domingo em uma coletiva que acontecerá no hotel Ouro Branco, no bairro de Tambaú, às 21 horas.

Conheça a biografia do atual governador da Paraíba

Infância e início da adolescência

Ricardo Vieira Coutinho nasceu em João Pessoa, em 18 de novembro de 1960, na maternidade Frei Martinho, localizada no bairro de Jaguaribe. Filho de pai agricultor e mãe costureira, teve uma infância simples. O pai, seu Coriolano Coutinho, morou em Bananeiras, Serraria, Caiçara e chegou a João Pessoa, onde teve uma pequena granja no bairro do Castelo Branco e vendia leite.

Possuía também umas pequenas casas de onde recebia aluguéis. Era assim que Ricardo vivia: a mãe, dona Natércia Vieira, costurava e o pai vendia leite e negociava uns aluguéis de algumas casinhas que possuía. A vida era feita de períodos bons e ruins, de acordo com as vendas do leite, os aluguéis das casas e as costuras da mãe. O sobrenome “Vieira” vem de uma família de Umbuzeiro, e o “Coutinho”, de Picuí, de Bananeiras, ou seja, um misto de brejo e sertão. Seu pai teve 10 filhos do primeiro casamento (com a sua mãe) e 8 do segundo.

Ricardo fez o “primário”, como se chamava naquela época, no Instituto La Salle, conhecido colégio de Jaguaribe. O “ginásio” foi cursado no Colégio 7 de Setembro, também no bairro de Jaguaribe. Só pôde estudar nesta escola porque uma irmã era casada com o dono dela; todos os irmãos estudaram lá para aproveitar a franquia.

O segundo grau foi feito na Escola Estadual Bairro dos Estados. Ele lembra que se fazia concurso para ser admitido em escolas públicas nessa época; “o ensino desse período era muito bom”, ele conta. O “3º ano científico”, cursou no Colégio Águia.

Morou muito tempo em Jaguaribe. Todos o conhecem por lá. Tem ótimas lembranças de sua turma, dos dias de chuva, de bater pelada no campo do clube Estrela do Mar… Foi uma criança feliz, apesar das dificuldades.

Os pais sempre disseram que tivesse cuidado com o que ia fazer, pois teria de responder pelos seus atos. Nunca teve ninguém que o “acobertasse” e/ou consertasse os seus erros. Seu Cori e Dona Natércia sempre ensinaram que os filhos procurassem fazer o que é correto e de acordo com a sua consciência. O sentimento de profunda responsabilidade sempre esteve presente na sua vida.

Percebia que os estudos o levariam bem mais longe e foi nisso que apostou, apesar de considerar que foi um aluno que “apenas” dava conta das coisas. Sabia da sua responsabilidade e acha que “sempre estudou o suficiente”. A adolescência foi marcada pelo esforço em estudar e, em 1977, passa no vestibular da UFPB, para o curso de Farmácia.

Período universitário e início da atuação político-estudantil

Ricardo Coutinho ingressa no curso de Farmácia da UFPB no ano de 1978. O período era de término da ditadura militar e o movimento estudantil começava a reaparecer. O olhar curioso e atento do jovem filho de Seu Cori e Dona Natércia começava a lhe revelar uma grande paixão: o interesse por política.

Os Centros Acadêmicos estavam sendo reabertos por todo o país e Ricardo participou da reabertura do Centro Acadêmico do curso de Farmácia da UFPB em 1980. E foi assim que ele começou a se interessar por política, ainda de forma tímida, sem se revelar uma liderança no movimento. “Nesse período eu gostava mesmo era de observar. Participava de tudo, mas queria aprender com aqueles que estavam na luta”, conta.

Período sindical e início da atuação político-partidária

Assim que se formou, Ricardo fez um concurso público para ser farmacêutico do Hospital Universitário. Estudos e dedicação lhe rendem a aprovação e ele passafazer parte do quadro de servidores da UFPB.

Logo que inicia o novo trabalho passa a ter contato com a Associação dos Funcionários da Universidade Federal da Paraíba, que foi o embrião do Sintesp-PB. Ele ajudou nas articulações e até fez parte de uma chapa, mas ainda não tinha despontado como liderança sindical.

Foi então que em 1984, aos 24 anos, o destino levou Ricardo para o acontecimento que iria mudar de vez sua forma de fazer política. Neste ano, o Ministério da Educação (MEC) estava oferecendo um curso de especialização para farmacêuticos de Hospitais Universtários de todo país.

Existiam apenas 25 vagas e a UFPB escolheu Ricardo Coutinho para Logo o escolhem para fazer um curso de especialização na área de Farmácia Hospitalar Em 1984, com 24 anos, Ricardo começa a especialização no Rio de Janeiro. Na semana em que chega, acontece o comício das Diretas Já, na Candelária. Ele foi ao comício e lembra que Brizola mandou liberar as catracas dos ônibus para que todos pudessem participar.

Ricardo começou a militar nos movimentos sindicais mesmo no Rio de Janeiro. No movimento de funcionários do Rio, conheceu pessoas e ideias que o absorveram completamente. Foi, como ele diz, “o encontro de gente com política”. Ele participou intensamente do movimentos em torno da criação da CUT, das lutas populares, da recomposição dos salários, e da busca pela democracia e controle social.

Quando volta à Paraíba, em 1985, implanta a modernização da farmácia hospitalar na UFPB e volta para o movimento sindical. É quando assume a presidência do Sindicato dos Farmacêuticos. Chegou com a ideia de juntar as categorias de saúde para que pudessem enxergar as necessidades de todos.

É assim que, em 1990, surge o SindSaúde. Neste ano, foi dirigente da CUT (na área de comunicação do movimento) e foi candidato a deputado estadual pelo PT. Mesmo na havendo chance de vitória, a votação daquela disputa surpreendeu. Considera que foram anos muito valiosos para o seu aprendizado. Ficou na presidência do Sindicato dos Farmacêuticos até 1991.

Em 1992, candidata-se a vereador pelo PT e vence as eleições com 1.381 votos. Nesse momento, pensou em como enfrentaria uma tribuna, já que considerava que não tinha a oratória adequada a um político: não falava regrado e dizia aquilo que pensava. Ele acreditava que só possuía a ideia e o sentido e a responsabilidade da representação da categoria que o elegeu. No final das contas, o que importou foi a vontade de ser um canal de expressão dos movimentos sociais organizados. Foi reeleito em 1996, com o maior número de votos do pleito: 6.917.

Depois de seis anos atuando na Câmara Municipal, candidata-se, em 1998, a deputado estadual e vence. É o candidato mais votado em João Pessoa e obteve em todo o Estado 25.388 votos. Na Assembléia Legislativa, foi o presidente da Comissão de Saúde em dois mandatos. É reeleito deputado estadual em 2002 com 47.912 votos, e torna-se o mais votado do pleito daquele ano. Em 2003, por problemas internos no PT, deixa o partido e ingressa no PSB.

Período das duas gestões como prefeito até o momento atual

Na gestão de Ricardo Coutinho à frente da Prefeitura de João Pessoa (de 2005 a março de 2010), a cidade tornou-se referência de dinamismo, desenvolvimento e ótimo lugar pra se viver. Ele ganhou muitos prêmios pela sua atuação como prefeito e promoveu áreas que necessitam de atenção e trabalho sério.

Conseguiu muitos resultados positivos, alguns até surpreendentes, mas não descansa. Orienta e sugere que pontos precisam ser priorizados em qualquer espaço que esteja atuando.
Como prefeito, foi responsável e veloz. Tinha pressa em resolver os muitos e enormes problemas que encontrou ao assumir em 2005. Seu nome virou sinônimo de trabalho duro, constante e sério. Não descansava.

No ano que assume a prefeitura pela primeira vez, recebe o título de Administrador Público do ano, conferido pelo Sindicato dos Administradores da Paraíba (Sinap) e pela Federação Brasileira dos Administradores (Febrad) e o de Prefeito Amigo da Criança (2005-2006).

No ano seguinte, é premiado, em nível regional, como “Prefeito Empreendedor” (2006), concedido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), pela criação do Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender-JP). Além destes, recebe também o título de Administrador Público do ano, conferido pelo Sindicato dos Administradores da Paraíba (Sinap) e pela Federação Brasileira dos Administradores (Febrad).

No ano de 2007, recebe o prêmio “Excelência Administrativa do Nordeste”, eleito como o melhor prefeito do Nordeste neste ano. Ricardo Coutinho, também ficou no ranking dos cinco melhores prefeitos do País.

Ainda neste ano, recebe outros prêmios, tais quais: ‘Gestão democrática voltada para o desenvolvimento sustentável’, conferido pela Fundação Mundial Harmonia, ligada à Organização das Nações Unidas (ONU); “Prefeito Amigo da Criança” (2007-2008); e ‘10 Melhores Práticas de Gestão para o Desenvolvimento Humano na América Latina e Caribe’, conferido pela Fundação Habitat, com sede na Colômbia, pelo projeto “Operação Respeito”, que conseguiu reduzir o consumo de água nos órgãos municipais.

Em 2008, reelege-se prefeito da capital paraibana em 1º turno, obtendo uma expressiva votação de 262.041 votos (73,85% dos votos válidos) e, neste mesmo ano, recebe o prêmio ‘Municípios mais Dinâmicos do Brasil’, conferido pelo jornal paulista Gazeta Mercantil às 27 cidades que alcançaram melhor desempenho e potencial de crescimento.

Neste ano, Ricardo renuncia ao cargo de prefeito em 31 de março para concorrer às eleições estaduais de 2010 como candidato a governador.
Durante a sua atuação na prefeitura realizou, na área de emprego e renda, a formatação e implantação do Programa de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender-JP), em abril de 2005. Nesses quatro anos de existência, foram investidos quase R$ 18 milhões, beneficiando mais de 8 mil pessoas. Atualmente, 22,5 mil pessoas estão inscritas no programa.

Na saúde, Ricardo conseguiu mudar o quadro da saúde pública na capital. Construiu, reformou e ampliou hospitais e PSF’s; intensificou o nº de atendimentos em procedimentos básicos de odontologia; aumentou em 32,2% a oferta de consultas especializadas; ampliou em 63,8% a oferta de atendimento em média complexidade e 60,7% de alta complexidade; implantou 6 Farmácias Populares; reduziu as mortes por acidentes de trânsito; além de criar, em 2007, o Centro de Atenção Integral da Saúde do Idoso (Caisi), pela necessidade de atender a população dessa faixa que mora em João Pessoa, capital nordestina com maior número de idosos.

Para infraestrutura e urbanização, a gestão de Ricardo Coutinho foi uma verdadeira revolução. Em 5 anos de atuação, duplicou a avenida Pedro II e construiu uma passarela para pedestres; construiu nove praças padronizadas e reformou/recuperou mais de 50 praças; construiu o Terminal de Integração dos Transportes Urbanos, em abril de 2005, implantou a integração temporal dos ônibus, com a integração da bilhetagem eletrônica, em janeiro de 2007, e implantou o sistema de integração metropolitana, em 2009; construiu e recuperou 14 campos de futebol da capital; construiu 15 quilômetros de ciclovia; construiu as alças viárias de acesso à Avenida Beira Rio; executou obras de esgotamento sanitário por toda a cidade, totalizando 75 mil metros de rede de esgoto instalada e 9.176 famílias beneficiadas; construção de estações elevatórias nos bairros da Ilha do Bispo e Alto do Mateus; por meio do Programa de Erradicação de Palafitas e Urbanização Integrada, realizou Urbanização Integrada do Alto do Céu, em Mandacaru, e pavimentou 77 ruas nessa área; urbanizou o centro da cidade de João Pessoa; implantou 850 abrigos de ônibus coletivos, o que equivale a substituição de 70% do total existente; removeu o comércio irregular das áreas públicas e construiu o Centro Comercial de Passagem e o Centro de Serviços e do Centro de Comércio do Varadouro para realocar os ambulantes; reformou e revitalizou a Feirinha de Tambaú e do Mercado do Peixe; reformou o Mercado Central de João Pessoa; fez drenagem, pavimentação de trechos de nove ruas transversais e mais 12 ruas no Bessa, calçadão, estacionamento e iluminação ornamental no bairro; pavimentou e drenou (com asfalto) 103.092 metros quadrados de ruas da Capital, com investimento de R$ 18,3 milhões; pavimentou e drenou (com paralelepípedo) 120 ruas, com investimento de R$ 10,6 milhões; fez recapeamento asfáltico em 358.354 metros quadrados, com investimento de R$ 9,9 milhões; e investiu em iluminação R$ 7.153.947,78, distribuídos em iluminação ornamental, convencional, em praças e semafórica.

No campo da habitação, a gestão de Ricardo já entregou 5 mil casas, superando todos os investimentos em moradia popular na última década. Um dos seus maiores orgulhos e emoção é a criação do mais completo conjunto habitacional construído no governo Lula, o Gervásio Maia, que possui cerca de 1.336 moradias e é dotado de infraestrutura de saneamento básico, drenagem, pavimentação, além de uma escola, uma creche, uma Unidade de Saúde da Família e uma praça pública.

O conjunto tem casas adaptadas às pessoas portadoras de necessidades especiais. O investimento no conjunto habitacional e em equipamentos comunitários foi de R$ 24 milhões, dos governos federal e municipal, sendo quase R$ 10 milhões da Prefeitura de João Pessoa.

Para alavancar a educação na cidade, foram construídas oito escolas e 105, entre escolas e Creis, foram reformadas. Também foram construídos 10 Centros de Referência da Educação Infantil (Crei) – antigas creches, e 23 ginásios de esportes. Foram implantados os programas Mais Educação, Ciranda Curricular, Escola Aberta e Xadrez nas Escolas.

Foi criado o Prêmio Escola Nota 10, para incentivar o aprendizado nas escolas e também reconhecer o trabalho desenvolvido pelos trabalhadores da educação. Um concurso público foi realizado para a área de Educação, com a criação de 991 vagas, além de realizar a regularização dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) com o município.

A área de esportes e lazer ganhou academias de ginástica nas praças. Foram implantadas 30 dessas academias em praças de João Pessoa. Seis estão em funcionamento. O investimento foi de R$ 22 mil por cada conjunto de equipamento. Além disso, vários projetos foram implantados, visando fortalecer a política de desenvolvimento do esporte em João Pessoa, a exemplo de: “Basquete do Futuro”, com estímulo à prática do basquete, com a implantação de escolinha de basquete e 200 jovens cadastrados no ginásio Odilon Ribeiro Coutinho (bairro do Valentina);

“Ginastica Ritmica Desportiva” – projeto que reúne cerca de 150 crianças no ginásio Odilon Ribeiro (Valentina); “Viva Vôlei” – incentivo à prática do vôlei no ginásio Hermes Taurino (bairro de Mangabeira), beneficiando cerca de 100 jovens; escolinhas de futebol nos 11 campos de futebol inaugurados, beneficiando cerca de 1000 jovens; apoio aos Portadores de Deficiência Física, viabilizando infra-estrutura para a prática do basquete em cadeira de rodas com equipes disputando torneios regionais e nacionais; “Programa Vida Saudável”, onde professores orientam a comunidade em 14 praças da Grande João Pessoa com exercícios de alongamentos, flexibilidade, prevenção e recuperação – mais de 10 mil pessoas são beneficiadas pela atividade; e escolinha de skate, que funciona da Skate Plaza de Manaíra e é considerada uma das mais modernas na América Latina – possui cerca de 90 alunos matriculados.

Para o incentivo da multidisciplinaridade na educação e já entrando no campo da ciência e tecnologia, foi construída a Estação Ciência, Cultura e Arte, em parceria com o Governo Federal. Foram criadas, também, 26 estações digitais, com cerca de 3 mil pessoas já capacitadas em cursos básicos de informática, e uma média de 1,2 mil usuários por mês, em cada Estação Digital, que utilizam o acesso livre à internet.

O Jampa Digital, projeto de acesso à Internet sem fio e gratuita, está disponível em 14 pontos, incluindo as praças de João Pessoa. Na primeira etapa, o sinal foi implantado na Orla da Capital, incluindo a Estação Cabo Branco. A segunda etapa começou pela praça do Coqueiral em Mangabeira. Foram investidos R$ 27 milhões neste projeto.

Na área de desenvolvimento social, foram criados:

* Sistema de Acolhida e Atenção Integral à Criança e Adolescente em Situação de Risco e de Rua, com a implantação de Casas de Acolhida, Casa de Passagem, Centro de Formação Margarida Pereira, do Circo Escola e a reestruturação dos abrigos em Casas-Lares, transformando-os em espaços humanizados de convivência social.

* Três novos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e reestruturação dos outros cinco que já existiam,

* A implantação do Banco de Alimentos, inaugurado em dezembro de 2007, através de uma parceria com o Governo Federal, atende 96 entidades cadastradas pelas Sedes e beneficia cerca de 70.000 pessoas, tendo doado mais de 170 toneladas de alimentos.

A partir de 2006, o Dia de Brincar, para comemorar o Dia da Criança, promovendo ações ludo-pedagógicas e a distribuição de brindes e lanches. O evento reúne cerca de 30 mil participantes em cada evento.

* A reestruturação da equipe técnica e do monitoramento do Cadastro Único (CadÚnico) e do Programa Bolsa Família. Em 2009, mais de 56 mil e 896 famílias passaram a receber o benefício em João Pessoa. Até o final de 2009, existiam cerca de 75 mil famílias cadastradas no CadÚnico, cuja inscrição é diária.

* O Disque Denúncia 0800 282 7969.

* A elaboração e implementação do Plano Municipal de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual contra crianças e adolescentes, numa ação intersetorial pactuada entre o governo e a sociedade civil.

* A criação do Código de Conduta do Turismo Contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em parceria com o Ministério Público o Trabalho.

* A Casa de Acolhida para Adultos, que acolhe adultos em situação de rua, construindo possibilidades para geração de trabalho e renda, garantindo assim a reinserção social. Tem capacidade para 30 acolhimentos, oferecendo proteção, segurança e higienização. Também serve refeições diárias a trabalhadores informais cadastrados pela Sedes. Fonte: Parlamento PB
Postado Por: Soares

ELEITO: Ricardo dará entrevista coletiva no Hotel Outro Branco às 21 horas deste domingo Leia!


Candidato socialista já tem mais de um milhão de votos

O candidato Ricardo Coutinho (PSB), eleito governador da Paraíba, dará entrevista coletiva as 21h. A coletiva será no Hotel Outro Branco, no bairro de Tambaú, em João Pessoa.

O socialista, da coligação Uma Nova Paraíba, concorreu às eleições 2010 com o candidato José Maranhão (PMDB) e já obtém mais de um milhão de votos, se tornando o candidato mais bem votado na história do Estado.

Ex-prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho apostou no slogan da renovação e de uma "nova Paraíba" ao longo de sua campanha, com uma visão no desenvolvimento econômico do Estado e prometendo mais emprego, renda e educação para a população.

Hoje pela manhã o socialista assistiu uma missa na Capital paraibana e depois foi votar na Escola Nazinha Barbosa, em João Pessoa. Na ocasião, ele disse que encerra a disputa com o “sentimento de dever cumprido” e se mostrou confiante da vitória.
Fonte: Mais PB
Postado Por: Soares

Rômulo critica campanha de Maranhão e diz que ele deixa Governo da mesma forma que entrou: pela porta dos fundos Leia!


Deputado federal critica campanha suja do peemedebista.

O vice-governador eleito da Paraíba, o deputado federal Rômulo Gouveia (PSDB), declarou neste domingo (31), tão logo a confirmação da vitória nas urnas, que o governador José Maranhão (PMDB) entrou no Palácio da Redenção pelas portas dos fundos e que depois de uma das campanhas “mais sujas da história”, sairá do mesmo palácio também pelas portas dos fundos.

Ele lembra que Maranhão perdeu nas urnas as eleições de 2006 e que só assumiu o mandato no tapetão, em fevereiro de 2009, após a cassação do então governador Cássio Cunha Lima (PSDB). Agora, protagonizou cenas que segundo o parlamentar não era condizente com o de um governante.

“Depois de tantos anos de vida pública eu nunca agi de forma descortês ou baixa com meus adversários. Maranhão, ao contrário, iniciou uma campanha difamatória sem precedentes e tentou nos ligar ao diabo. Foram ataques terríveis, que o fez perder a postura que é esperada a um governante”, disparou.

Assim, o tucano diz que Maranhão sai do Governo do jeito que entrou. “Manchado e pelas portas do fundo”, reafirmou.

No sentido contrário, Rômulo Gouveia diz que o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) sai extremamente fortalecido da disputa. “Presto minha solidariedade a Cássio, que agora vai tratar de reverter os problemas na justiça para assumir o mandato de senador”, concluiu. Fonte: Phelipe Caldas
Postado Por: Soares

Lula faz reunião de transição no próximo dia 5 Leia!


O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva organizou o processo de transição para o próximo governo.

Lula marcou para a próxima sexta-feira uma reunião ministerial para orientar as ações e definir as atividades. As duas equipes de governo – da gestão Lula e a de Dilma Rousseff – terão dois meses de trabalho conjunto.

A ideia é que todas as áreas colaborem com o futuro governo. Dilma toma posse no dia 1º de janeiro de 2011, Fonte: com o portal Diario de Pernambuco.
Postado Por: Soares

Dilma primeira mulher presidente do Brasil Leia!


Com 55,43% a candidata Dilma Roussef é eleita a primeira presidente mulher do Brasil. O TSE acaba de anunciar oficialmente a vitória de Roussef. Na Esplanada do Ministério três mil pessoas já esperam para a festa.

Ex-ministra de Minas e Energia e da Casa Civil, Dilma foi alçada já em 2008 à condição de candidata pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que começou então a dar as primeiras indicações de que gostaria de ver uma mulher ocupando o posto mais importante da República.

Em 31 de março deste ano, Dilma deixou a Casa Civil para entrar na pré-campanha.

Cresceu nas pesquisas e chegou a ter mais de 50% dos votos válidos em todas elas, mas começou a oscilar negativamente dias antes do primeiro turno, após a revelação dos escândalos de corrupção na Casa Civil e da entrada do tema do aborto na campanha.

Logo no primeiro debate do segundo turno, reagiu aos ataques que vinha sofrendo e contra-atacou Serra. A partir daquele momento, a diferença entre os dois candidatos nas pesquisas parou de cair.

Dilma se torna neste domingo o 40º presidente da República brasileira. Fonte: com Magno
Postado Por: Soares

Agnelo Queiroz é eleito governador do Distrito Federal Leia!


Agnelo Queiroz (PT) foi eleito em segundo turno, neste domingo (31), o novo governador do Distrito Federal. Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às 17h56, com 81,05% das urnas apuradas, o petista tinha 66,44% dos votos e não podia mais ser alcançado por Weslian Roriz (PSC), mulher do ex-governador Joaquim Roriz (PSC).

Weslian entrou na disputa após o marido renunciar à candidatura por estar ameaçado pela Lei da Ficha Limpa.

Queiroz, ex-ministro do Esporte, assume o Distrito Federal após uma onda de escândalos que atingiu o governo do Distrito Federal.

Sob denúncias de corrupção que envolviam o então governador José Roberto Arruda e deputados distritais, o DF chegou a ser alvo de um pedido de intervenção federal por parte da Procuradoria-Geral da República. Em meio a uma crise política, o Executivo teve quatro governadores diferentes num período de três meses.

Agnelo foi eleito apresentando propostas como criar o bilhete único no transporte coletivo, criar 400 equipes de Saúde da Família e uma Unidade de Pronto Atendimento em cada uma das 30 regiões administrativas do DF e construir pelo menos 100 mil unidades habitacionais.

Na campanha, ele se aliou a Tadeu Filipelli (PMDB), que já participou do governo de Joaquim Roriz - fato amplamente criticado por oposicionistas.

O petista, por sua vez, procurava caracterizar a candidatura de Weslian como um projeto de continuísmo. Nas propagandas eleitorais, ele acusava “o grupo que está no poder há 14 anos” pelos problemas de Brasília na área da saúde.

Agnelo Queiroz vota no DF neste domingo
(Foto: Fabio Tito/G1)Perfil
O novo governador do Distrito Federal é baiano de Itapetinga. Ele já foi deputado federal em 1994, cargo para o qual se reelegeu em 1998 e 2002. Também foi o primeiro ministro do Esporte do governo Lula (2003 a 2006). Além disso, trabalhou na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre 2007 a 2010.

Campanha

A campanha do Distrito Federal teve momentos conturbados. Weslian só entrou na disputa no dia 24 de setembro, quando Roriz renunciou temendo ter a candidatura cassada pela Justiça com base na Lei da Ficha Limpa.

Na campanha, ela prometeu levar adiante propostas do marido, como o retorno das vans e a instalação de câmeras de TV por toda a cidade para combater a violência.

A candidata fez aliança com oito partidos, entre eles o Democratas, do governador cassado José Roberto Arruda, e o PSDB. Durante debate na TV Globo, ela se confundiu e chegou a dizer que defenderia "toda aquela corrupção". Antes do debate, em frente à sede da TV Globo, militantes dos dois candidatos chegaram a entrar em confronto.

O clima de enfrentamento se estendeu pelo restante da campanha. Agnelo recorreu ao TRE para suspender uma propaganda em que Weslian prometia anistiar todas as multas de trânsito caso fosse eleita, mas o tribunal negou o pedido.

A mulher de Roriz também recorreu à Justiça, para pedir a cassação do registro de candidatura do adversário alegando que a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha no DF seria ilegal. No horário eleitoral na TV, atacou o petista acusando-o de desvios no Ministério do Esporte. Fonte: G1
Postado Por: Soares

PB registra 53 ocorrências e 17 prisões; TRE pode antecipar resultado das eleições Leia!


O corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Carlos Neves, acabou de dar um balanço parcial das ocorrências nos dias das eleições.

De acordo com o juiz, foram registradas 53 ocorrências e 17 prisões no estado, a maioria relacionada à boca de urna. O juiz informou também que o pleito transcorreu “em perfeita tranquilidade e o eleitor atendeu ao chamado da justiça e compareceu às urnas”.

Ainda segundo o juiz, a expectativa é de que o TRE antecipe a divulgação do resultado das eleições, antes prevista para as 23 horas.

Ao todo, mais de 2,7 milhões de eleitores estavam aptos a votar neste segundo turno para governador e presidente. Fonte: Click PB
Postado Por: Soares

Quando um telefonema vale mais que um mandado judicial: Polícia Militar tenta invadir sede do Jurídico de Ricardo sem ordem da Justiça Leia!


Os moradores da pacata avenida Minas Gerais, no Bairro dos Estados, foram surpreendidos na noite deste sábado com uma movimentação pouco comum ao local, visto que a rua passa por trás do cemitério Santa Catarina, onde a vizinhança dorme o sono eterno.

Oito viaturas da Polícia Militar, homens do Batalhão do Choque e do Gate se posicionaram em frente à sede do escritório jurídico da coligação Por Uma Nova Paraíba, encabeçada pelo PSB, a fim de invadir o local, como se estivessem numa operação para acabar com o narcotráfico na Rocinha.

Atendiam à solicitação feita pelo jurídico da Coligação Paraíba Unida, do PMDB de José Maranhão, conforme atestaram os próprios advogados do PMDB, entre eles, Carlos Fábio Ismael, Fábio Brito, Pedro Pires e um desses “Vitas” da vida, em entrevista ao signatário deste blog, que esteve pessoalmente no local.

Segundo os advogados, havia indícios de crime eleitoral uma vez que o escritório funcionava depois das 22h. Nada demais se não fosse por um só detalhe: os policiais não tinham um mandado judicial sequer, nem recomendação do Ministério Público Eleitoral, para invadir o escritório de advocacia do PSB.

“Isso é um flagrante desrespeito ao livre exercício da advocacia e, pior, ao Estado Democrático de Direito”, protestava aos gritos o advogado Ricardo Sérvulo, coordenador jurídico da Coligação Por Uma Nova Paraíba.

O instrumento da ordem judicial também faltava aos fiscais da Justiça Eleitoral que foram chamados ao local. Tanto que eles somente entraram no escritório com a anuência dos advogados do PSB. E de lá saíram sem nada encontrar que justificasse a denúncia. “Só entramos a convite e nada constatamos”, disse Marco Aurélio, ao sair do escritório.

Para confusão que se formou entre os advogados de Ricardo os advogados de Maranhão, foi necessária a presença do presidente da OAB da Paraíba, Odon Bezerra, que mesmo licenciado do cargo, se prontificou a apaziguar o assunto. Ele chegou e, em conversa com o Coronel Américo, responsável pela operação, dispersou os policiais e os advogados de Maranhão.

A contenda só foi encerrada no início da madrugada deste domingo. Na sede jurídica do PSB, o que tem de mais grave são inúmeras ações contra o governador José Maranhão (PMDB) acusando-o de abuso do poder econômico e político.

O que mais chamou a atenção, no entanto, é que, quando indagados pelos jornalistas, tanto os fiscais da Justiça Eleitoral quanto o Coronel Américo davam respostas que não condiziam com as dos advogados do PMDB. Os fiscais disseram que foram ao local apenas para “acalmar os ânimos” dos integrantes da contenda. Já o Coronel Américo se recusou a dar entrevistas e quando falou declarou apenas que estava no local apenas porque recebeu denúncias que dois oficiais da PM haviam agredido um soldado.

O quê? Isso mesmo. Coronel Américo saiu com essa resposta, baixou as armas e saiu do local, certamente mais envergonhado do que chegou.

Ou seja, com apenas telefonemas, os advogados de José Maranhão conseguiram colocar praticamente metade da Polícia Militar da Paraíba e ainda cerca de dez fiscais da Justiça Eleitoral para invadir um escritório de advogados sem ter um mandado judicial.

A Paraíba deve ser o único local do Brasil em que um telefonema vale mais do que uma ordem judicial.

Isso atenta contra a segurança jurídica do cidadão. Contra o equilíbrio do pleito. E, especialmente, contra a dignidade da Polícia Militar da Paraíba. A maioria dos policiais entra na PM para defender a sociedade no geral. E não os interesses particulares de poucos indivíduos.

Quanto aos advogados, nunca se viu tanto abuso contra à categoria como nestas eleições . Prisões, explosão de bombas e invasão a escritórios. A Ordem dos Advogados do Brasil tem a obrigação de coibir quaisquer atos dessa natureza. Sob pena de perder por completo, num futuro próximo, todo e qualquer respeito das instituições públicas.

E da própria sociedade.

P.S: Detalhe: o secretário de Turismo do Estado, Diego Tavares, também estava no local, acompanhando tudo de dentro de um "carrão", vigiado pessoalmente por oficial da PM. Certamente, turismo é que não estava fazendo aquela hora da noite, por trás de um cemitério. Fonte: Luís Tôrres
Postado Por: Soares

Ricardo Coutinho vota antes de Zé e prevê eleição difícil Leia!


Apesar de agenda mostrar o inverso, Ricardo vota antes de José Maranhão; prevendo eleição difícil, socialista define campanha com a palavra “esperança”

O candidato Ricardo Coutinho (PSB) acabou de votar na manhã deste domingo (31). “É um momento de muita emoção”, declarou o socialista, enquanto falava sobre sua trajetória de campanha nesses 4 meses de campanha.

Expressando confiança, Ricardo Coutinho desabafou: “Eu sei o caminho que caminhei, eu sei os obstáculos que enfrentei, se fosse fácil todo mundo era governador, mas se Deus quiser e o povo confirmar serei o próximo governador da Paraíba”, revelou.

Apesar da expecativas positivas, o socialista preferiu mostrar cautela ao se referir ao embate: "É uma eleição difícil".

Pedido que definisse a sua trajetória de campanha com uma única palavra, Ricardo não titubeou: "Esperança”.

Surpresa

Com base nas informações repassadas pelas assessorias dos dois candidatos, era esperado que o governador Maranhão votasse antes de seu adversário. Diferente disso, o peemedebista retardou sua chegada no colégio eleitoral e foi antecedido pelo ex-prefeito de João Pessoa. Até agora não tivemos informações sobre o motivo que resultou no atraso. Fonte: PB Agora

Maranhão vota acompanhado da mulher e diz que 2º turno trará grande vitória Leia!


O candidato à reeleição, o governador José Maranhão (PMDB), votou agora pela manhã na Escola Estadual de 1º grau Padre Roma, no bairro do Altiplano Cabo Branco, na Capital. Ele anunciou que votaria às 09h30, mas se atrasou por uma hora e meia. Ele votou na sessão 168, na Zona 76. A sala dele tem o total de 487 eleitores. O senador, Cícero Lucena (PSDB), chegou após o peemedebista votar.

O peemedebista chegou acompanhado da mulher, a desembargadora Fátima Bezzerra, de saus filhos, de Marcelo Weick e do candidato a vice-governador, Rodrigo Soares (PT).

"Estou muito confiante nesse segundo turno porque sei que Deus tocou no coração dos eleitores. Essa etapa do pleito nos dará uma grande vitória. Se Deus quiser e o povo confirmar serei o novo governador da Paraíba”, afirmou Maranhão.

Peemedebista também comentou a pesquisa Ibope e afirmou que o resultado o deixou ainda mais confiante. "A pesquisa mostrou uma curva em nosso favor o que me deixou ainda mais confiante. Vamos reverter o resultado de Bayeux e melhorar em Santa Rita", disse.

Antes de ir votar o governador participou de missa na Paróquia Santíssima Trindade, no Conjunto Valentina Figueiredo, localizado na Capital Paraibana. A missa foi celebrada pelo Monsenhor Ednaldo Araújo. Ele estava acompanhado da sua mulher, a desembargadora, Fátima Bezerra.

Mostrando engajamento na campanha nesta reta final, o presidente estadual do PSDB na Paraíba, senador Cícero Lucena chegou de última hora, na sessão eleitoral para prestigiar o voto do governador José Maranhão (PMDB), na seção, no Altiplano.

Além de Cícero Lucena, prestigiaram também o governador, os vereadores Tavinho Santos (PTB) e Marcos Vinicius (PSDB). Os coordenadores de campanha, além de familiares do governador também o prestigiaram durante a votação. Fonte: A Fonte
Postado Por: Soares

Cássio vota e diz que está confiante com eleição Leia!


O ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) votou na manhã deste domingo (31) no Senai, situado no bairro da Prata, em Campina Grande. Ele disse que está confiante com relação ao resultado da eleição e também a um desfecha favorável do seu processo no STF.

- Nunca deixei de acreditar naquilo que disse desde o princípio. Ninguém pode ser punido duas vezes pelo mesmo fato – afirmou Cássio.

O senador eleito disse que essa nova lei fere o seu direito individual como cidadão, a segurança jurídica e a soberania do voto do cidadão.

- Mantenho minha confiança na justiça e na soberania popular -

Cássio revelou que acompanhará a apuração dos votos em Campina Grande. Fonte: A Fonte
Postado Por: Soares

Pleito é considerado tranquilo na Capital do Estado Leia!


O movimento nos locais de votação em João Pessoa é tranquilo. Até agora nenhum incidente foi registrado. A maioria dos eleitores preferiu votar na parte da manhã, mas quase não houve fila.

O tempo de votação está sendo rápido conforme atestaram os mesários da Zona 76, seção 82 localizado no Colégio Lions Tambaú.

Muita gente preferiu também aproveitar o sol deste domingo para ir às praias, que estiveram bastante freqüentadas apesar do feriadão.

A Polícia Federal esteve em pontos estratégicos fazendo a segurança e evitando a famosa boca de urna, mas tudo foi muito tranquilo. Os eleitores compareceram aos locais de votação vestidos com suas cores partidárias, portando bandeiras e botons.
Fonte: A Fonte
Postado Por: Soares

Ricardo supera Cássio e torna-se o político mais votado da PB Leia!


Votação histórica

O governador eleito da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), superou o ex-governador Cássio Cunha Lima e se tornou o político mais votado da história da Paraíba.

Com mais de 98% dos votos apurados, RC já desponta com 1.065.912 votos.

Em 2006, reeleito governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima obteve 1.003,102 votos.

Já o governador José Maranhão (PMDB) mais uma vez não conseguiu romper a barreira de 1 milhão de votos. Fonte: com Victor Paiva
Postado Por: Soares

Será que cometeram o mesmo erro de 2008? Leia!


Festa e emoção no último evento da campanha em CG

Eu estava lá, a festa de Rômulo Gouveia (PSDB) no sábado que antecedeu o segundo turno confirmava uma vitória arrasadora.

O resultado, enquanto a onda amarela percorria as ruas de Campina com trio-elétrico e carros de som, Vené passou a tarde trabalhando nas comunidades e virou o jogo, inclusive ampliou a vantagem sobre Gouveia.

Ontem a `Ricarande` arrastou 80 mil pessoas. Cássio, Ricardo, Rômulo e Ivandro não escondiam o entusiasmo. Será que cometeram o mesmo erro da campanha de RG?

Olhos para Campina Grande e João Pessoa, as duas cidades anularam a frente obtida por José Maranhão em 166 municípios paraibanos. Fonte: com Victor Paiva
Postado Por: Soares

Monteiro: Ricardistas e Maranhistas são impedidos de divulgar pesquisa Leia!


Carros de som veicularam apenas jingles

Os partidários de José Maranhão e Ricardo Coutinho foram proibidos de divulgar os números da pesquisa IBOPE em Monteiro.

A decisão foi da Juíza, Vanessa Andrade Dantas Liberalino da Nóbrega, da 29ª Zona Eleitoral.

Mas, houve um erro no trajeto dos líderes políticos da oposição que reclamaram a decisão. Proibir a divulgação da pesquisa IBOPE pode ter auxiliado, uma vez que a virada favorece aos Maranhistas.

O deputado João Henrique (DEM) reclamou. “Ingressamos com um mandato de segurança até porque não existe qualquer resolução do Tribunal Superior Eleitoral que proíba, dentro do prazo legal, a reprodução de pesquisas eleitorais devidamente registradas.”

A secretaria-executiva de Saúde, Lourdinha Aragão comemorou os números da pesquisa. “Vamos ampliar a vantagem em Monteiro. Estou confiante de que a força do trabal. Fonte: com Victor Paiva
Postado Por: Soares

Itaporanga: Prefeito Djacy promove carreata Pró Ricardo Coutinho pecorrendo vários Municípios Leiae!


No final da tarde deste sábado (30) uma grande carreata em apoio à candidatura de Ricardo Coutinho (PSB), ao Governo do Estado, saiu da residência do prefeito Djacy Brasileiro (PSDB) percorrendo várias ruas e avenidas de Itaporanga com destino aos municípios de Boa ventura e Diamante.

De maneira improvisada dezenas de veículos começaram a entupir a rua onde localiza-se a casa do prefeito e quando iniciou (por volta das 17h) já era possível ver uma verdadeira onda laranja passeando pelas ruas da 'Rainha do Vale'.

Quando já estava noite a carreata tomou proporções gigantesca, com quase 200 carros e 150 motos.

A manifestação foi liderada pelo prefeito Djacy, pela vice-prefeita Wilza Rodrigues, pelo ex-prefeito Will Rodrigues e contou, ainda, com presença dos vereadores Herculano Pereira, Erivaldo Rufino, Duvan Pereira e Lula da Farmácia.

Diga-se de passagem que foi o vereador Herculano que propôs a realização da mesma logo após o término de uma caminhada que havia sido feita pela manhã na feira livre de Itaporanga. Quando saiu de Itaporanga a carreata ganhou o reforço da turma do 'Mancha', que já se encontrava com várias carros e alas para um passeio por Diamante.

Tudo ocorreu de maneira improvisada já que hoje a justiça eleitoral não permitia divulgação através de carro de som da carreata. O jeito foi do meio-dia em diante, deste sábado (30), sairem de boca em boca convidando amigos para a manifestação. E o resultado foi uma grande carreata.

Por volta das 19h a carreata pegou a BR em direção à Boa Ventura e Diamante, assim como em Itaporanga teve uma recepção calorosa e bastante festiva. Fonte: BRP
Postado Por: Soares

OAB de Campina Grande aciona oficiais da PM por improbidade administrativa em ação civil pública Leia!


Presidente da OAB de Campina revela revolta com "atentados" contra advogados

A OAB de Campina Grande entrou com ação civil pública contra o Coronel Ramos, comandante do Batalhão da Polícia Militar do município, e o Major Clementino, comandante da CPTran, em razão dos episódios ocorridos no último final de semana quando advogados foram presos por acompanhar operação da Polícia Federal.

De acordo com o advogado José Mariz, presidente da OAB, os oficiais da PM praticaram crime de improbidade administrativa por abusarem da autoridade e impedirem o livre exercício profissional dos advogados.

E mais: Mariz está responsabilizando os dois oficiais por qualquer ato de violência contra os advogados nesta reta final da campanha.

“Registramos bombas jogadas na cada de advogados e em sede de jurídicos da campanha e isso não vamos permitir”, destacou.

Mariz recebeu apoio total do presidente licenciado da OAB na Paraíba, advogado Odon Bezerra. Fonte: Luís Tôrres

Autor da denúncia sobre Fazenda Cuiá é prestador de serviço na Secretaria de Saúde no governo Maranhão III, segundo dados do TCE Leia!


EXCLUSIVO - Gustavo Pessoa ficou famoso da noite pro dia. Autor de denúncias acusando a prefeitura de João Pessoa de apressar e pagar valor acima da média no processo de desapropriação da Fazenda Cuia, na Capital, ele foi parar no Guia Eleitoral do PMDB.

E, depois, formulou denúncia ao Ministério Público Estadual. O que Gustavo Pessoa omitiu, no entanto, é que está registrado entre os 2.668 prestadores de serviço da Secretaria de Saúde do Estado no governo José Maranhão III.

O nome dele pode ser facilmente encontrado na lista de Prestadores de Serviço do Governo do Estado disponibilizada para fácil acesso pelo Tribunal de Contas do Estado. Gustavo Emmanuel Beltrão Pessoa, inscrito no dia 1º de março de 2010, conforme o Sagres do TCE.

Informações do setor de pessoal da Secretaria de Saúde garantiram ao blog que Gustavo Pessoa, inclusive, é responsável pelo gerenciamento de verbas de custeio do CEDMEX, departamento dedicado à distribuição de medicamentos excepcionais pelo governo

E mais: dá expediente, sob a matrícula 904669-1. O que gera um conflito, uma vez que o mesmo GustavoEmmanuel Beltrão Pessoa responde pela matrícula 47148-8 na prefeitura da Capital.

Mas, claro, que essa parte da história não foi revelada. Nem no Guia Eleitoral nem, certamente, ao Ministério Público.

Gustavo Pessoa acusa o prefeito Luciano Agra de determinar pressa na desapropriação da Fazenda Cuia e, além disso, pagar mais do que o valor de mercado. Para o PMDB, trata-se de dinheiro de caixa 2 da campanha de Ricardo. Fonte: Luís Tôrres
Postado Por: Soares

EXCLUSIVO: Maranhão reassume o governo e pede PEC 300 aprovada pela Assembleia para sancionar projeto neste sábado Leia!


EXCLUSIVO - O governador José Maranhão (PMDB) reassumiu o cargo do qual estava licenciado neste sábado. Efeito contínuo, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), mandou abrir a Casa de Epitácio Pessoa neste sábado para que o projeto de reajuste salarial dos policiais militares, civis, agentes penitenciários e bombeiros aprovado pelos deputados esta semana fosse enviado ao Executivo.

A informação é de que o governador vai sancionar a matéria ainda hoje.

O projeto não teve publicação do Diário do Poder Legislativo depois de aprovado. Ricardo Marcelo se recusou a sancioná-lo. Maranhão volta ao governo para fazê-lo. Deve sair publicado no Diário Oficial deste domingo.

O ex-prefeito Ricardo Coutinho (PSB) se comprometeu em pagar caso o projeto virasse lei. Fonte: Luís Tôrres

Ibope: Maranhão mostra reação e Ricardo mantém “tamanho” da vitória no primeiro turno Leia!


Ricardo e Maranhão: novo confronto nas urnas

No dia 15 de outubro, quando da divulgação da primeira pesquisa Ibope no segundo turno das eleições dando 12 pontos de vantagem de Ricardo Coutinho para José Maranhão, registramos que a consulta refletia o “efeito vitória” da candidatura oposicionista sobre a candidatura governista.

Mas que, com a proximidade do dia 31, a distância naturalmente iria diminuir.

Natural. Maranhão perdeu tamanho logo depois do dia 3 porque perdeu de forma surpreendente, o que acabou provocando a migração dos votos que recebeu para Ricardo Coutinho. Bastava Maranhão agir para recuperar aquilo que tinha perdido por causa da nefasta surpresa que teve.

E agiu. De forma pública e clandestina, conforme as ocorrências policiais. Houve uma inegável reação.

O que se deve levar em consideração é que, de acordo com a pesquisa Ibope veiculada neste sábado, o ex-prefeito Ricardo Coutinho não perdeu um “centavo” sequer do tamanho eleitoral que conquistou, cerca de 49%, quando venceu as eleições no primeiro turno.

Ou seja, todo o esforço da campanha governista só foi capaz de fazer Maranhão se aproximar do tamanho que terminou o primeiro turno. Apareceu com 45% no Ibope de hoje, mas no dia 3 tinha 49%. Ricardo ainda navega na casa dos 50%, índice que nunca havia registrado até o dia 3 de outubro quando as urnas foram abertas.

Claro que os números levam para Maranhão um ânimo que ele não tinha até hoje. Mas que exigirá, neste domingo, menos ânimo e mais votos. Fonte: Luís Tôrres
Postado Por: Soares

Três secretários da Prefeitura de JP têm casas revistadas pela PP; Secom repudia ato Leia!


Três auxiliares da Prefeitura de João Pessoa tiveram suas residências revistadas por agentes da Polícia Federal no dia de ontem. Hoje, a secretária de Comunicação de João Pessoa, jornalista Lívia Karol Araújo, classificou como absurda e arbitrária a autorização dada pela justiça eleitoral paraibana para os policiais federais entrassem nas residências e revistassem ontem as casas e apartamentos de três secretários do município.

Segundo ela, a revista se deu sem que houvesse qualquer indício de irregularidades cometidas pelos servidores: "Foi algo baseado apenas em denúncias irresponsáveis da coligação encabeçada pelo governador José Maranhão".

"Isso é um absurdo. Não encontraram absolutamente nada e sequer divulgaram a batida nas casas dos secretários Deusdete Queiroga, Emlur; Roseana Meira, Saúde; e Laura Farias, Sttrans.

Nós é que temos a coragem de divulgar essa violência cometida na Paraíba. Enquanto isso não vemos uma revista na casa dos secretários estaduais de Maranhão que, todos sabem, são verdadeiros arrecadadores da campanha do governador desde que ele iniciou o mandato tomado no tapetão de Cássio Cunha Lima", desabafou a jornalista.

Lívia Karol Araújo também acredita que, à medida que o dia da eleição se aproxima, os adversários da Prefeitura de João Pessoa, tentam criar factóides e ligar o trabalho de secretários municipais ao processo eleitoral. "O que é de estranhar é a Justiça Eleitoral embarcar nessa campanha difamatória que temos sido vítima desde o início desse processo".

“O Governo Municipal não deixou de efetuar suas ações e não se envolveu no pleito, como era habitual em eleições anteriores. O fato de administração seguir em frente e viabilizar melhorias para a cidade parece que irrita os adversários, estes sim, usando e abusando da máquina pública estadual para tentar vencer a eleição de todo o jeito”, completou.

Secretária Lívia Karol classifica de absurda a autorização da justiça para revistar a casa dos secretários municipais

A secretária de Comunicação de João Pessoa, jornalista Lívia Karol Araújo, classificou como absurda e arbitrária a autorização dada pela justiça eleitoral paraibana para que agentes da Polícia Federal entrassem nas residências e revistassem ontem as casas e apartamentos de três secretários do município, sem o único indício de irregularidades, baseado apenas em denúncias irresponsáveis da coligação encabeçada pelo governador Zé Maranhão.

"Isso é um absurdo. Não encontraram absolutamente nada e sequer divulgaram a batida nas casas dos secretários Deusdete Queiroga, Emlur; Roseana Meira, Saúde; e Laura Farias, Sttrans. Nós é que temos a coragem de divulgar essa violência cometida na Paraíba.

Enquanto isso não vemos uma revista na casa dos secretários estaduais de Maranhão que, todos sabem, são verdadeiros arrecadadores da campanha do governador desde que ele iniciou o mandato tomado no tapetão de Cássio Cunha Lima", desabafou a jornalista.

Lívia Karol Araújo também acredita que, à medida que o dia da eleição se aproxima, os adversários da Prefeitura de João Pessoa, tentam, a todo custo e sem sucesso, criar factóides e ligar o trabalho de secretários municipais ao processo eleitoral. "O que é de estranhar é a Justiça Eleitoral embarcar nessa campanha difamatória que temos sido vítima desde o início desse processo".

“O Governo Municipal não deixou de efetuar suas ações e não se envolveu no pleito, como era habitual em eleições anteriores. O fato de administração seguir em frente e viabilizar melhorias para a cidade parece que irrita os adversários, estes sim, usando e abusando da máquina pública estadual para tentar vencer a eleição de todo o jeito”, completou. Fonte: Parlamento PB
Postado Por: Soares

Casa da vereadora Cicinha de Santa Rita é cercada pela Policia Federal e Militar Leia!


Na noite deste sábado (30), por volta das 22h40, à casa da vereadora de Santa Rita Cicinha, foi cercada pelas policias Federal e Militar, sob o comando da Drª. Ana Ciraulo, Juíza da cidade.

Segundo informações, o que gerou toda confusão foi o uso abusivo de carro de som e a presença do candidato a reeleição José Maranhão, que estava na cidade participando de um arrastão.

Informações dão conta que após entendimento com a autoridade judicial, a situação foi controlada e o governador foi embora. Não há informações se houve algum flagrante no local. Fonte: A Fonte
Postado Por: Soares

Emlur intensifica limpeza de ruas e avenidas de João Pessoa para as eleições Leia!


A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) montou um plano de varrição e coleta de resíduos para este segundo turno das eleições para presidente e governador, que será realizada neste domingo (31).

Cerca de 100 agentes de limpeza estarão trabalhando nas proximidades das principais sessões eleitorais de João Pessoa para evitar o acúmulo de material de propaganda política nas vias públicas.

O derramamento de panfletos e santinhos é comum na véspera da eleição, mas este ano chegou a níveis alarmantes. Na semana que sucedeu a votação do primeiro turno foram recolhidas 150 toneladas de lixo eleitoral nas ruas de João Pessoa. A expectativa é de que esse número seja mais baixo no segundo turno, mas a operação especial da Emlur vai agilizar o recolhimento dos resíduos depositados irregularmente nos logradouros.

De acordo com o diretor de Remoção de Resíduos Sólidos, Varrição e Coleta da Emlur, Noé Estrela, o esquema especial de coleta prevê a cobertura das áreas próximas a todas as principais sessões eleitorais do município. Durante todo o domingo, os agentes de limpeza continuarão o trabalho de forma intensiva e, caso haja necessidade, o número de agentes também será reforçado nos dias seguintes ao pleito.

Além dos agentes designados para atuação específica nas eleições, a Emlur garante que os serviços de limpeza urbana funcionarão normalmente em ruas, avenidas, feiras livres, áreas de lazer e praias. Esta ação busca garantir mais qualidade de vida para a população que, no primeiro turno, foi bastante prejudicada pelo lixo eleitoral jogado nas ruas.

Romaria da Penha

Após as eleições e Finados, a Emlur também se prepara para iniciar a operação limpeza nos 14 quilômetros que integram o percurso da tradicional Romaria da Penha, que será realizada no final de novembro. O trajeto – que vai da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes (Centro) até o Santuário da Penha – passa por serviços de varrição, roço, capinação, coleta e pintura de meio-fio.

Em alguns trechos, o percurso é realizado duas vezes pelos agentes de limpeza e em outros até quatro vezes, já que muitas ruas e avenidas que integram o percurso contam com os canteiros centrais. A Emlur também terá um cuidado especial com o entorno do santuário, na Praia da Penha. Fonte: Secom JP

Polícia Federal cerca avião do empresário Deca do Atacadão no aeroporto de Cajazeiras Leia!


A Polícia Federal cercou no final da tarde deste sábado (30), o avião pertencente ao empresário José Gonzaga Sobrinho (Deca do Atacadão). Segundo informações, a aeronave estaria carregada de dinheiro para realizar uma suposta distribuição entre eleitores na região polarizada por Cajazeiras.

Segundo dados repassados à nossa reportagem do portal "Diário do Sertão", na hora em que o avião posou no aeroporto Antônio Tomaz, em Cajazeiras, foi abordado pelas polícias da Civil, Militar e Federal.

Neste momento a aeronave está resguardada por uma viatura da policia militar.

O empresário Deca do Atacadão é o primeiro suplente ao Senado pelo PSDB, e é um dos homens mais ricos do Sertão paraibano. Conforme informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), o suplente declarou possuir cerca de R$ 3,5 milhões em bens.Fonte: Paraiba Urgente

Polícia Federal prende vereador de Desterro, com dinheiro na cueca Leia!


Agentes da Polícia Federal, com base na cidade de Patos, prenderam ontem à noite, o vereador Gilmar Nogueira, do município de Destero. Ele foi preso portando a quantia de R$ 4.002.00 (Quatro mil re vinte eais), escondida na cuera, além deuma lista com nomes de eleitores.

A informação foi confirmada pelo delegado da Polícia Federal, Rodrigo Carvalho. Ele acrescentou que o vereador estava com uma lista de 212 nomes de eleitores e material de campanha de Zé Maranhão, candidato a reeleição pelo PMDB e da Coligação Paraíba Unida.

A prisão do vereador de Desterro, que fica na região da Serra de Teixeira, aconteceu por volta das 23h de ontem, por homens da Polícia Militar, após denúncia de populares. Ao ser abordado pela PM, o vereador teria oferecido aos policiais o dinheiro para não ser levado à Polícia Federal.

Foi preso e está detido no presídio de Patos, por crime eleitoral e sob acusação de corrupção ativa, por oferecer propina aos policiais. Na lista, segundo o delegado, havia nomes já riscados, como se ele estivesse feito o pagamento.

Ontem, à tarde, na cidade de Patos, a Polícia Federal prendeu a empresária e Gerente do 6º Núcleo Regional de Saúde, Sheila de Figueiredo Pereia. Ela portava uma quantia em dinheiro superior a R$ 250 mil e também várias caixa de medicamentos do estoque da Farmácia Popular, programa do governo federal, da prefeitura de Patos.

A empresária Sheila de Figueiredo Pereira foi presa, prestou depoimento e continua recolhida à diposição da Polícia Federal da Paraíba. Fonte: PB Hoje
Postado Por: Soares

Na reta final, Wellington Roberto perde tamanho e Manoel Júnior ganha força na campanha de Maranhão Leia!


Wellington Roberto: confiança reduzida, apesar do rosto de bom moço

Bom de voto, politicamente articulado e craque em montar estrutura de campanha, o deputado federal Wellington Roberto, presidente do PR paraibano, foi anunciado como a salvação do segundo turno para a campanha do governador José Maranhão (PMDB), após o susto e a surpresa do resultado do dia 3.

Pôs-se, portanto, a agir. E bem, em alguns casos. De dentro, se ouvia algumas insatisfações. Wellington não é do PMDB e nunca foi da cozinha de Maranhão. Aliás, não é da cozinha de ninguém a não ser da dele próprio.

Resultado: passou inspirar desconfiança. Tanto que, na reta final, teve o poder de coordenador geral da campanha de Maranhão diminuído. Para alguns assuntos, especialmente aqueles envolvendo números e gente mais próxima, Roberto foi afastado.

Efeito contínuo, ascendeu a figura de outro deputado federal: Manoel Júnior. Este sim do PMDB e mais ligada a Maranhão, além do fiel escudeiro Idácio Souto, a quem Maranhão confia até a escova de dentes.

Estão todos mais tranqüilos. Fonte: Luís Tôrres

PRF para três ônibus e apreende cerca de R$ 100 mil com passageiros na BR-230 Leia!


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) parou na tarde desta sexta-feira (29) na BR-230 três ônibus, que estavam fazendo suposto transporte ilegal de eleitores de uma das coligações que disputam o Governo do Estado. Os ônibus tinham como destino o Vale do Piancó, mas precisamente as cidades Conceição, Itaporanga e Piancó.

O primeiro ônibus foi abordado no posto da PRF de Café do Vento e os outros dois foram parados na entrada da cidade e Campina Grande. Há informações não confirmadas, que nos ônibus foram apreendidos. A PRF confirma que os ônibus foram parados, mas não a apreensão.

O advogado Raoni Vita, da coligação Paraíba Unida, explicou que os ônibus realmente ainda não foram apreendidos, mas confirmou que neste momento os passageiros/eleitores estão sendo ouvidos. “A notória suspeita de transporte irregular de passageiros em ônibus contratado irregularmente pela coligação Uma Nova Paraíba", declarou.

"A PRF está ouvindo os passageiros e aguardando a chegada da justiça eleitoral ao local. Caso seja comprovado o ilícito, os ônibus ficaram apreendidos e os eleitores liberados para seguirem viagem, mas pagando suas passagens”, acrescentou.

O advogado disse também que já foi confirmado que foram apreendidos cerca de R$ 100 mil com os passageiros dos dois ônibus parados na entrada de Campina Grande.

"Com cada passageiro foi apreendido a quantia de R$ 1 mil a R$ 2 mil, como tinha 70 passageiros nos dois ônibus o valor total é de aproximadamente R$ 100 mil que seria usados irregularmente na região do Vale do Piancó”, afirmou Raoni.

Já o advogado Ricardo Sérvulo, coordenador jurídico da coligação ‘Uma Nova Paraíba’, afirmou não ter conhecimento do envolvimento da coligação “com o transporte irregular de passageiros e de dinheiro com eleitores”. Sérvulo também disse que caso tenha acontecido algum fato neste sentido, aguardará se notificado para se posicionar. Fonte: Paraiba Urgente
Postado Por: Soares

100 ônibus extras vão circular no estado durante o feriado Leia!


Cerca de 71 mil pessoas devem passar pelo Terminal Rodoviário de João Pessoa neste final de semana. Serão 35 mil embarques e 36 desembarques. A previsão é da administração da rodoviária. Para atender a demanda, as empresas de transporte irão colocar 100 ônibus extras em circulação. Os veículos já começam a realizar as viagens a partir desta sexta-feira (29).

De acordo com o administrador do Terminal Rodoviário, Aderson Macedo, as cidades mais procuradas serão Campina Grande, Patos, Cajazeiras, Bananeiras e Guarabira, Sousa, Solânea, Rio Tinto, Recife e Natal.

De acordo com a previsão do Terminal, o movimento já começa a aumentar a partir desta sexta-feira (29). Nessa data, irão circular, de forma extraordinária, 30 coletivos. O sábado (30) terá 50 carros a mais e no domingo (31) os passageiros terão 20 carros acima da quantidade normal.

Para evitar tumultos, Macedo recomenda que os passageiros cheguem ao terminal com antecedência mínima de 30 minutos e evitem comprar as passagens na hora de embarcar. Outra recomendação é verificar documentação antes de sair de casa.

A orientação é direcionada especialmente para quem pretende viajar com criança com menos de 12 anos. Macedo explica que os passageiros abaixo dessa idade só viajam acompanhados e com a documentação dos responsáveis.

Segundo ele, se a criança estiver com os pais, é preciso apresentar a carteira de identidade e a Certidão de Nascimento do menor. Caso a guarda esteja entregue a terceiros, é necessário que os responsáveis tenham procurado a Justiça para solicitar uma autorização antes de tomar o rumo da rodoviária. Caso contrário, não irão embarcar.

O administrador ressalta que a ausência dessa documentação impede o embarque da criança e não há como resolver a pendência na própria rodoviária, porque o posto do Juizado da Infância, que funcionava no local, foi fechado.

Por isso, as pessoas precisam retirar essa autorização nos fóruns. Se o responsável pelo menor não apresentar a documentação completa, a criança não poderá embarcar, porque a empresa pode ser multada pela Justiça da Infância.

Segurança

Para garantir a ordem durante os dias de movimentação, o terminal também reforçou a segurança do local. Homens do 1º Comando da Polícia Militar vão se revezar durante as 24 horas do dia para fazer plantão no local.

Outra comodidade para os passageiros é a instalação de dois televisores de plasma, que foram colocados recentemente, nos salões de embarque e desembarque. O objetivo é entreter as pessoas enquanto aguardam a chegada dos ônibus. Fonte: Assessoria

Dom Aldo diz que panfletos anônimos são blasfêmia e injúria Leia!


O arcebispo da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto, comentou a distribuição de panfletos apócrifos em várias regiões da Paraíba contra o candidato ao Governo Ricardo Coutinho (PSB).

O religioso criticou a estratégia usada contra o socialista e disse, sem citar nomes, que o postulante atacado não merecia ser alvo deste tipo de abordagem. Dom Aldo foi o entrevistado de ontem no programa Bastidores, do Padre Albeni Galdino na TV Master e também falou sobre a autorização dada pelo Papa Bento XVI para que os bispos se pronunciem contra o aborto.

- Determinado candidato em nosso Estado foi agredido por uma panfletagem blasfematória, injuriosa... ele não merece isso. Isso deve ser apurado isso. Ele não merece isso. Não posso pronunciar o nome, mas o candidato não merecia isso, ser tachado de ateu, de nomes horríveis, discriminando as religiões afro... e não tem nada disso. Ele é um homem plural, republicano.

Alvo de muitas críticas por causa de um vídeo postado no You Tube no qual acusava o PT de disseminar no Brasil "uma cultura de morte", Dom Aldo disse que perdoava quem lhe havia acusado naquele momento:

- Eu perdoo as pessoas que me agrediram. É difícil guardar mágoas porque é um rio de veneno. Não há coisa melhor que um dia depois do outro. Do modo que me atacaram, deram um tiro no pé. O que vem de baixo não me atinge.

Não posso pronunciar o nome, mas o candidato não merecia isso, ser tachado de ateu
disse Dom Aldo Pagotto. Fonte: Parlamento PB
Postado Por: Soares

Propaganda eleitoral gratuita termina nesta sexta Leia!


Chega ao fim nesta sexta-feira (29) o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. No mesmo dia, também termina o prazo para a veiculação de propagandas pagas nos jornais impressos e suas respectivas reproduções nos veículos online.

A sexta-feira também é o último dia para a realização de debates televisivos com os candidatos. Na data, está marcado o debate da TV Globo entre os presidenciáveis, a partir das 21h, no horário local. O programa terá cerca de duas horas e será dividido em três blocos.

No sábado (30), véspera da votação, é o último dia para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som. Também é o último dia para a promoção de carreata e distribuição de material de propaganda política.

No domingo da votação (31) é proíbida qualquer propaganda eleitoral de políticos e partidos. Também é vedada, até o término da votação, a aglomeração de pessoas com vestuário padronizado, portando bandeiras, broches, dísticos e adesivos que caracterizem manifestação coletiva. Fonte: com JC Online

Jader Barbalho: "Decisão do STF foi "esdrúxula" e "patética" Leia!


O deputado federal Jader Barbalho (PMDB-PA) não é o que se pode chamar de um homem de eufemismos. O parlamentar foi implacável ao comentar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do recurso que apresentou para tentar garantir a cadeira no Senado, conquistada graças a quase 1,8 milhão de votos que obteve no último dia 3.

Mesmo com a candidatura barrada pela Lei da Ficha Limpa, Jader decidiu, como se diz popularmente, "pagar para ver". Disputou o pleito, apostando na possibilidade de derrubar a impugnação determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará e confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Num vai-e-vem entre a irritação e o sarcasmo - que, em alguns momentos, lembrava, vagamente, bom humor -, o parlamentar conversou com Terra Magazine. Afirmou que considerava o posicionamento do STF - diante do empate de cinco votos a cinco, o Supremo optou por manter a decisão do TSE - "esdrúxulo" e "patético".

Classificou de "aberração" a retroatividade incluída na Ficha Limpa, segundo ele, por obra do também deputado federal José Eduardo Cardozo (PT-SP), relator da lei na Câmara e um dos coordenadores da campanha da presidenciável Dilma Rousseff.

A Cardozo, Barbalho reservou, além de doses fartas de ironia, o apelido de "pigmeu" e uma saraivada de críticas e acusações.

- Nem os militares tiveram coragem de revogar o princípio da irretroatividade, mas o deputado (José Eduardo) Cardozo (PT/SP) inventou isso, colocou isso para atingir o (Joaquim) Roriz (PSC/DF), porque não estava na proposta popular. Nem os elaboradores da proposta popular tiveram a coragem de incluir isto. Foi de encomenda. Tanto que o presidente do Supremo disse que essa emenda colocada no Congresso tinha nome, endereço e CPF.

E prosseguiu, com irritação e sarcasmo empatados no momento:

- Um pigmeu, para atingir o Roriz, colocou isso, acrescentou essa "preciosidade". E eu agradeço, o Brasil agradece que ele não tenha sido assessor do Gama e Silva (Luís Antônio da Gama e Silva, ministro da Justiça no regime militar). Se ele fosse assessor do Gama e Silva, imagino o que ele teria contribuído para colaborar, para ampliar a supressão de direitos e a violência política no País.

Nem mesmo o ministro Cezar Peluso, incluído pelo parlamentar na "banda mais qualificada do Supremo" - da qual fazem parte ainda Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello, Antonio Dias Toffoli - foi poupado.

- Confesso que fiquei desapontado porque acreditava que o presidente do Supremo tivesse a coragem de usar o que é normal em todos os tribunais do mundo, usar o voto de qualidade (voto de minerva ou de desempate) - revelou o deputado, que desconversou ao ser indagado sobre os planos para o futuro.

- Por enquanto, tenho que resolver essa questão jurídica e pleitear aquilo que a nota do PMDB diz. Vamos pleitear uma nova eleição. Não tenho dúvida de que, se não aparecerem outros pigmeus para atrapalhar minha carreira política... Fonte: com Ana Cláudia Barros
Postado Por: Soares

Presidente da Assembleia diz que aprovação da PEC foi precipitada Leia!


O deputado estadual João Henrique (DEM), presidente interino da Assembleia Legislativa, comentou no final da manhã de hoje a aprovação dos três projetos relativos à chamada PEC 300 da Paraíba.

Para ele, houve precipitação forma como a matéria foi levada a plenário e, diante disso, o legislativo estadual ficará sujeito a uma "pendenga jurídica" por causa da aceleração da tramitação e pela concessão de reajustes salarial em pleno período eleitoral:

- A Assembleia se precipitou porque as matérias não tramitaram normalmente nas comissões. Pedimos um parecer técnico ao TCE e esse parecer não aportou nos autos. Estamos no período eleitoral, eu não tenho a certeza de que o orçamento possa suportar esses encargos e também porque estamos no período eleitoral, há vedações legais.

No entanto, as matérias foram aprovadas porque tínhamos 17 deputados de oposição em plenário e eu entendi que as coisas não estavam sendo conduzidas como deveria e eu decidi presidir os trabalhos. Eu devolvi ao plenário a responsabilidade. Fiz um relato de meia hora aos colegas, pedindo que tivessem cautela, mas como não foi possível, os projetos foram aprovados.

Segundo João Henrique, a aprovação da PEC 300 da Paraíba não dependia de seu comparecimento à sessão:

- Independia de mim. Se eu me retirasse do plenário, a situação poderia votar a matéria independente de minha presença. O que fiz foi conscientizar de que era precipatação. Fonte: Parlamento PB
Postado Por: Soares

Ricardo Marcelo deixa PEC para Maranhão sancionar após eleição Leia!


Primeiro, o governador interino da Paraíba, Ricardo Marcelo (PSDB), se esquivou de assinar a remessa ao legislativo estadual dos projetos de Lei n 1.892/2010; 1.893/2010 e 1.894/2010, popularmente conhecidos como PEC 300 da Paraíba, de autoria do Governo do Estado que equipara aos salários dos policiais do Estado de Sergipe, os vencimentos dos policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e agentes de segurança penitenciária da Paraíba.

Agora, depois de aprovados os textos sem a tramitação de praxe e com pareceres orais das comissões de constituição e justiça, orçamento e serviço público, Ricardo Marcelo mais uma vez deixou de por seu autógrafo na matéria. Ao invés de sancionar as medidas, ele preferiu esperar que o titular do cargo, José Maranhão (PMDB), candidato à reeleição, reassuma para que o peemedebista sancione ou vete os projetos, o que acontecerá somente depois das eleições.

Embora o presidente da Assembleia Legislativa não tenha se pronunciado sobre o assunto de maneira pública, o que é especulado é que ele temeu assumir a autoria do projeto ou mesmo sua sanção por causa de eventuais medidas jurídicas que seriam adotadas posteriormente às eleições e que poderiam lhe custar um processo de inelegibilidade. Fonte: Parlamento PB
Postado Por: Soares

TRE promete anunciar nome do governador da PB antes das 23h de domingo Leia!


José Cassimiro Júnior quer superar o trabalho do 1º turno das eleições estaduais.

O coordenador de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, José Cassimiro Júnior, declarou nesta quinta-feira (28) que o resultado do segundo turno para o Governo da Paraíba deve sair antes das 23h.

No 1º turno, o resultado final saiu às 23h02 e agora o Tribunal quer baixar ainda mais o tempo. Ele explica que na primeira etapa do pleito as pessoas demoravam mais tempo nas filas, o que fez com que muitas seções atrasassem o fechamento da votação.

Agora, ele acredita numa votação mais rápida e num consequente envio mais rápido dos dados das urnas para o Tribunal Regional Eleitoral. “Pretendemos repetir o bom trabalho do 1º turno”, resumiu.

Ele explicou também que o tempo médio previsto para cada voto será de 45 segundos e lembrou que quem porventura deixou de votar no 1º turno não está impedido de votar agora no 2º turno. Fonte: Phelipe Caldas
Postado Por: Soares

Funcionários do Estado começam receber salário de outubro a partir de hoje Leia!


O Governo do Estado iniciou nesta quinta-feira (28), o pagamento do salário dos servidores públicos estadual referente ao mês de outubro, com a liberação dos proventos dos aposentados e pensionistas.

Os demais servidores da administração estadual recebem na sexta-feira (29), cumprindo o calendário estabelecido para quitação da folha de pessoal dentro do mês trabalhado, em apenas dois dias.

De acordo o secretário de Estado da Administração, Antonio Fernandes Neto, os recursos para o pagamento do salário de outubro do funcionalismo público estadual já foram liberados pela Secretaria de Finanças do Estado, de forma que os proventos dos aposentados e pensionistas serão creditados a zero desta quarta-feira.

Os recursos dos demais funcionários serão creditados na zero hora da sexta-feira, cumprindo rigorosamente uma das metas da administração estadual de que a folha de pessoal seja paga dentro do mês trabalhado, nos dois últimos dias úteis do respectivo mês, dentro da política de valorização dos servidores implementada pela atual gestão estadual.

“O pagamento da folha dentro do mês trabalhado faz parte integrante da política de valorização do servidor e respeito aos que fazem à administração, inserida dentro de um conjunto de ações voltadas para retomada do desenvolvimento do Estado e o equilíbrio da máquina administrativa”, declarou Antonio Fernandes. Fonte: Giro PB
Postado Por: Soares

Conselho Superior aprova abertura de novo concurso para promotor de Justiça Leia!


O Conselho Superior do Ministério Público da Paraíba aprovou, nesta quinta-feira (28), a abertura do 14º Concurso para ingresso na carreira do MPPB. Serão oferecidas 20 vagas para promotor de Justiça Substituto e as inscrições devem começar em novembro. O Conselho deliberou ainda pela permanência da comissão organizadora do concurso anterior, que é presidida pelo procurador de Justiça Marcos Navarro.

Segundo o procurador Marcos Navarro, a primeira reunião da comissão será realizada na próxima quinta-feira (4), quando será iniciado o trabalho de reformulação do edital.

O procurador disse que o novo edital vai trazer modificações. “Uma já foi deliberada pelo Conselho, que é o desconto na taxa de inscrição, que antes custava R$ 200,00, e agora vai custar R$ 100,00. o desconto se deve à sobra expressiva de recursos do outro concurso”, explicou.

O presidente da Comissão disse que haverá outras modificações, como o número de quesitos da prova preambular que será de 75, e não mais 100, como no concurso anterior. “Outra modificação é o ponto de corte. Quatro questões erradas vão anular uma certa. Outras coisas ainda serão discutidas pela comissão”, declarou.

Marcos Navarro informou ainda que as inscrições devem ser realizadas em meados de novembro e a primeira etapa, que é a prova preambular, deve ocorrer no final de janeiro. O novo edital será apresentado e discutido pelo Conselho Superior dentro de quinze dias. “Uma vez aprovado, será publicado e terão início as inscrições”, disse o procurador.

Ele ressaltou ainda que este é um novo concurso, pois o anterior, que não obteve nenhum candidato aprovado, já foi encerrado. Fonte: com MPPB
Postado Por: Soares

Paulo Maia e Carlos Coelho são eleitos presidente e vice do TRT-PB Leia!


Os desembargadores Paulo Maia Filho e Carlos Coelho foram eleitos presidente e vice do Tribunal do Trabalho da Paraíba. A posse acontecerá no dia sete de janeiro próximo. Esse período entre a eleição e a posse obedece a uma Resolução do Conselho Nacional de Justiça, que estabelece um prazo mínimo de 60 dias para o trabalho de uma comissão de transição.

A sessão que escolheu os novos dirigentes do TRT aconteceu na sede do Regional, em João Pessoa, nesta quinta-feira, 28. A eleição foi por unanimidade e o desembargador Paulo Maia Filho vai substituir o atual presidente, desembargador Edvaldo de Andrade.

Na mesma sessão foi feita a escolha dos integrantes das Turmas de Julgamento. A Primeira Turma será presidida pela desembargadora Ana Maria Madruga e composta pelo desembargador Vicente Vanderlei e pelo juiz convocado Ubiratan Delgado. A Segunda Turma será presidida pelo desembargador Francisco de Assis Carvalho e Silva e composta pelos desembargadores Afrânio Melo e Edvaldo de Andrade.

Segundo o presidente do TRT, desembargador Edvaldo de Andrade, o Tribunal está vivendo uma ótima fase, onde magistrados e servidores trabalham em prol da unidade da instituição. “Parabenizo os eleitos e afirmo que todos nós sabemos da capacidade dos desembargadores Paulo Maia Filho e Carlos Coelho. Nós os elegemos porque conhecemos a determinação e empenho dos dois em resolver questões sempre em prol da nossa instituição”, disse.

O presidente eleito Paulo Maia Filho agradeceu os votos dos colegas desembargadores e pediu a ajuda de Deus para corresponder “a confiança e expectativa em meu nome”. O vice, desembargador Calos Coelho, também agradeceu a Corte e pediu a bênção de Deus para que os objetivos traçados sejam alcançados.

Na mesma sessão os desembargadores escolheram os integrantes para:

Ouvidoria:
- Desembargador ouvidor: Edvaldo de Andrade
- Ouvidor substituto: desembargadora Ana Madruga

Comissão do Regimento Interno
- Presidente: desembargador Assis Carvalho
- Integrantes: Desembargadores Ana Madruga e Afrânio Melo

Comissão de Jurisprudência:
- Presidente: desembargador Edvaldo de Andrade
- Integrantes: desembargadores Vicente Vanderlei e Ana Madruga

Comissão de Vitaliciamento:
- Presidente: desembargadora Ana Madruga
- Integrantes: juízes Ubiratan Delgado e Herminegilda Machado

Comissão da Revista do TRT (jurisprudência):
- Presidente: desembargador Carlos Coelho
- Integrantes: juízes Marcello Maia e Paulo Vieira Rocha

Escola Judicial:
- Diretor: desembargador Carlos Coelho
- Diretor Substituto: juiz Arnaldo Duarte do AmaralFonte: Click PB
Postado Por: Soares
«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top