topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

Governo da Paraíba capacita profissionais para atendimento aos portadores de hepatite Leia!

 
Cerca de 40 profissionais de saúde entre enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais que atuam na Atenção Básica de vários municípios paraibanos, além dos farmacêuticos do Centro de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex), participaram nessa sexta-feira (29) da I Oficina de Atualização para Equipe Multidisciplinar, que atua na atenção aos portadores de Hepatites Virais (B e C).  O evento aconteceu no auditório da PBTur, em João Pessoa, coordenado por técnicos do Ministério da Saúde.

A gerente operacional das DSTAids e hepatites virais da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ivoneide Lucena Pereira, explicou que nesse primeiro momento estão sendo contemplados os municípios mais populosos e que realizam o teste rápido para o diagnóstico das hepatites virais e os Cedmex das Gerências Regionais de Saúde que são responsáveis pela distribuição dos medicamentos para a doença.  Segundo ela, a meta da Secretaria de Estado Saúde é realizar outro evento no próximo ano e assim contemplar outros municípios.

Ivoneide explicou que o objetivo do evento é capacitar esses profissionais sobre o manejo clínico das hepatites virais, melhorando a acessibilidade, incentivando o teste rápido para o diagnóstico precoce da doença e dando uma maior atenção aos pacientes por meio de um atendimento humanizado.

De acordo com a técnica do Ministério da Saúde, Ana Cristina Cardozo, essa melhoria na atenção ao portador das hepatites virais e no acesso aos serviços deve acontecer com envolvimento de todos os profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica com ações de humanização para que o paciente possa receber o melhor atendimento possível.

Ela informou que 80% dos municípios paraibanos já realizam, na Atenção Básica, o teste rápido para diagnóstico tanto das hepatites B e C, como também do HIV e da sífilis. Em João Pessoa, a unidade de referência para o diagnóstico e tratamento das hepatites virais é o Hospital Clementino Fraga.

Atenção Básica –
A Atenção Básica é um conjunto de ações, de caráter individual e coletivo, situadas no primeiro nível de atenção dos sistemas de saúde, voltadas para a promoção da saúde, a prevenção de agravos, tratamento e a reabilitação que possibilita resolver grande parte dos problemas de saúde, evitando a busca pelas emergências dos hospitais. A Atenção Básica é a porta de entrada para o SUS. Para o primeiro atendimento e orientações necessárias sobre prevenção de doenças, vacinas, e demais serviços, basta procurar a Unidade Básica de Saúde ou a Equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais próxima.

Sobre as doenças – As hepatites B e C são infecções do fígado causadas por vírus. Essas duas doenças são transmitidas pelo sangue, sendo que a hepatite B é uma doença sexualmente transmissível e muito fácil de pegar.

Nem sempre os sintomas das hepatites B e C aparecem e os primeiros poder ser: cansaço, tontura, enjoo, febre, dor na região do fígado, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Mulheres grávidas podem passar o vírus da hepatite B para o bebê. Por isso, o recém-nascido deve ser vacinado nas primeiras 12 horas após o nascimento. Só com exames de sangue bem detalhados é possível saber se a pessoa está ou não com hepatite.

As hepatites B e C podem ficar graves e evoluir para cirrose e câncer de fígado. Existe tratamento indicado em alguns casos.  Para a hepatite B,  tem vacina e é preciso tomar três doses; já para a C não existe vacina. Ainda como forma de prevenção, as pessoas não devem compartilhar agulhas e seringas e sempre usar camisinhas nas relações sexuais. Deve-se exigir material esterilizado ou descartável em serviços de saúde, salões de beleza e se fizer tatuagem ou colocar piercing.

Postagem Especial: Ford lança no Brasil o novo Ka para o mundo em 2014 Leia!

Gesousaneto

A nova geração do Ford Ka foi apresentada pela Ford nessa quarta-feira(13), em sua fábrica de Camaçari, na Bahia. O modelo compacto começa a ser fabricado em produção no início do próximo ano. Projeto global feito no Brasil, assim como o EcoSport, novo Ka atraiu políticos, empresários e até mesmo Bill Ford, bisneto de Henry Ford e presidente do Conselho Mundial da montadora, à apresentação na Bahia. O novo Ká chega com novo design, linhas arredondadas e aerodinâmicas.

Além de visitar as operações da empresa no Brasil, Bill Ford veio à América do Sul para participar da comemoração dos 100 anos da Ford na Argentina, no final de semana. "A Ford tem uma longa história no Brasil, trazendo desenvolvimento, empregos e crescimento para a região", disse Bill Ford. "O País está totalmente integrado à nossa estratégia de crescimento global, estamos empenhados em trazer para cá produtos de classe mundial e também em ajudar a região a criar veiculos globais para o resto do mundo."


   

Primeiras aparições, sob camuflagem pesada, foram na Europa. O carro  real já tem pelo menos um destino internacional certo: na Índia, chegará como modelo 2015 para substituir o popular Ford Figo, equivalente ao brasileiro Fiesta Rocam. Substituição indica movimento a ser feito também por aqui.

O carrinho foi exibido fechado a sete chaves e ainda na forma de conceito (denominado Ka Concept) dentro da fábrica baiana da Ford. Políticos locais e o bisneto de Henry Ford, Bill, presidente do conselho mundial da empresa, estavam presentes.

Mais um modelo global da Ford produzido no Brasil

Desenvolvido no centro de design e projetos brasileiro da Ford, também em Camaçari, o novo Ka é mais um carro global da empresa, montado sobre a plataforma compacta já usada no New Fiesta e no EcoSport (este, outro projeto baiano). Por isso, o futuro compacto finalmente vai poder, entre outras coisas,oferecer quatro portas. O Ka atual, desde sempre, tem apenas duas.





O Ka Concept é o segundo veiculo desenvolvido pela Ford Brasil depois do EcoSport, utilitário esportivo compacto de grande sucesso. Ele será um produto chave para a Ford em mercados emergentes como a América do Sul e a Ásia, que somados vão responder por 44% do mercado global de veículos compactos até 2017. O Ford Ka Concept posiciona a Ford como uma concorrente forte nesse segmento e é mais um exemplo do compromisso da estratégia One Ford de atender os clientes de todos os mercados com uma família completa de veículos.

A Ford deixou os preços e os dados técnicos para outra oportunidade, quando apresentará oficialmente o modelo com todas as suas características, no entanto, é que a nova geração anuncia novidades inéditas para os modelos compactos. Controles de tração e estabilidade, por exemplo, passam a ser possibilidades reais.
Postado Por: Soares

Senador Cássio grava vídeo para esclarecer polêmica e negar censura Leia!


 

Por causa da polêmica gerada em torno de um artigo incluído ao texto da minirreforma eleitoral e que prevê que seja punida com multa ou até prisão a difusão de mensagens e comentários ofensivos à honra ou à imagem de candidatos, partidos e coligações, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) divulgou hoje um vídeo no qual explica sua intenção e nega querer censurar as opiniões dos internautas.

"Não há nenhum tipo de tentativa de censura. Tenho uma firme formação democrática, participei da Assembleia Nacional Constituinte, tenho uma trajetória de defesa das liberdade individuais... portanto o que está havendo é uma profunda distorção. A proposta apenas tenta impedir a contratação de pessoas pelos partidos políticos para denegrir adversários. As pessoas vão continuar podendo expressar suas opiniões", diz Cássio.
Postado Por: Soares

PF tem mais cartas com fraude e propina em licitações Leia!

 
A Polícia Federal recebeu em setembro mais duas cartas anônimas com denúncias de fraude em licitações de trens e pagamento de propina por empresas que fizeram negócios com o governo do Estado de São Paulo, de acordo com a revista "Veja". 
 
Segundo a revista, o autor das cartas é um ex-funcionário da multinacional japonesa Mitsui, uma das empresas investigadas por suspeita de formação de cartel para fraudar licitações do Metrô de São Paulo e da CPTM nos últimos anos, período em que o Estado foi administrado por sucessivos governos do PSDB.
Escritas em inglês, as cartas teriam sido enviadas à embaixada do Brasil em Tóquio e depois repassadas à PF pelo ministro da Justiça, o petista José Eduardo Cardozo, a quem a PF está subordinada.
Na semana passada, Cardozo foi criticado pelo PSDB por ter repassado à PF outro pacote de documentos apócrifos, atribuídos a um ex-funcionário da multinacional alemã Siemens, que aponta políticos tucanos como destinatários de propina.
CARDOZO NA BERLINDA 
Ontem, o jornal "Correio Braziliense" noticiou que em 2002, recém-eleito deputado federal, Cardozo se reuniu duas vezes com o consultor Arthur Teixeira, indiciado pela Polícia Federal sob a suspeita de repassar propina da Siemens e da francesa Alstom para políticos tucanos e funcionários públicos.
O advogado de Teixeira, Eduardo Carnelós, afirmou que Cardozo procurou o consultor para falar sobre transporte metroferroviário e energia, temas que "poderiam ser objeto de sua atuação no exercício de seu mandato".
Teixeira estaria acompanhado do seu sócio Sérgio Meira Teixeira, morto em 2011. As conversas, segundo o advogado, não trataram "de nenhum projeto específico, muito menos se cogitou de relações que pudessem incorrer em ilicitude".
"Não me lembro de ter recebido essas pessoas, até porque nunca atuei na área de transportes, mas não descarto a possibilidade de ter recebido essas pessoas a pedido de alguém", disse Cardozo.
O ministro afirmou que, caso tenham ocorrido, os encontros desse tipo são "algo absolutamente normal da minha atividade parlamentar".
Postado Por: Soares

Nonato Bandeira diz que ‘Blocão’ tem que definir logo o nome para 2014 Leia!

MaisPB

O vice-prefeito de João Pessoa, Nonato Bandeira, presidente estadual do PPS, deu uma ‘orientação’ ao blocão formado pelo PT, PPS e PP. Para Bandeira, o bloco precisa definir logo seu candidato para prosseguir na disputa pré-eleitoral.

“O blocão precisa definir um candidato”, afirmou presidente do PPS que se colocou a disposição de seu partido para ser candidato em 2014. Esta semana, Nonato afirmou que “não foge de nenhum cargo” caso o PPS decida lhe lançar candidato.

Bandeira argumentou que o PMDB já lançou o nome de Veneziano Vital, o PSB quer a reeleição de Ricardo Coutinho e o presidente do PSDB, deputado Ruy Carneiro, está defendendo uma candidatura de Cássio Cunha Lima.

Sobre a decisão do PPS, o vice-prefeito disse que o partido tem grupos que defendem diferentes teses: uns militantes da região da Borborema estão defendendo o entendimento com Veneziano Vital (PMDB); os vereadores de João Pessoa estariam querendo uma candidatura própria; o grupo da deputada estadual Gilma Germano que defende uma aliança com o PSB para a reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB) e ele, que deixou claro que defender uma candidatura do senador Cássio (PSDB).

A postura do PPS só deve ser tomada em 2014, defendeu Bandeira.
Postado Por: Soares

Reflexão do Editor Leia!

 
O desejo do homem é constante amor, melhor é ser pobre do que mentiroso. 
Provérbios 19.22
Postado Por: Soares

Anac investiga situação do helicóptero da cocaína Leia!

Folha de S.Paulo

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) abriu investigação sobre irregularidades no uso do helicóptero da família do senador Zezé Perrella (PDT-MG), apreendido após transportar quase meia tonelada de cocaína. A investigação ocorre porque o filho do senador, o deputado estadual Gustavo Perrella (SDD-MG), ao negar envolvimento no transporte da droga e responsabilizar o piloto, disse permitir que a aeronave faça transporte ocasional de passageiros mediante pagamento. Segundo normas da aviação civil, só aeronaves habilitadas como táxi aéreo podem realizar esse serviço.

No caso em questão, o helicóptero da Limeira Agropecuária, empresa de Gustavo Perrella, uma irmã e um primo, tem registro apenas para transporte particular. 

O advogado dos Perrella, Antonio Carlos Castro, o Kakay, disse que os fretamentos eram feitos para ajudar na manutenção da aeronave. Afirmou que houve 'três ou quatro' serviços, mas sem fins de lucro, e que irá 'resolver' a questão com a Anac. 

O helicóptero foi apreendido pela Polícia Federal no interior do Espírito Santo no último domingo (24), após transportar 445 kg de cocaína. Piloto, copiloto e dois receptadores foram presos. 
Postado Por: Soares

Briga de cachorro grande Leia!

O clima esquentou entre os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Henrique Eduardo Alves, ambos do PMDB. O estopim da crise foi o anúncio feito por Henrique de que o prazo de apresentação de emendas ao Orçamento de 2014 estava adiado até a próxima quarta-feira, por causa do impasse criado na Comissão de Constituição e Justiça daCâmara em torno do Orçamento Impositivo.

 “O Senado não tem nada com isso”, respondeu Renan. “Não me crie problemas. Não vamos atrasar o Orçamento por causa de um problema da Câmara.”'
 
Diante das ponderações do deputado sobre um acordo fechado com o presidente da Comissão, senador Lobão Filho, Renan insistiu, diante de um grupo de parlamentares perplexos com a discussão: “Não tem acordo. A Câmara criou uma série de problemas para o Senado, ao ponto de dizer que, por causa do Senado, não cassou (Natan) Donadon”.

Henrique ficou possesso, mas se conteve. Salomônico, o senador Lobão Filho conseguiu, depróprio punho, estender o prazo até as 18h de segunda-feira, uma vez que, pelo Regimento Interno, é possível apresentar as emendas em até dez dias, prazo que terminaria no sábado, 30.
Postado Por: Soares

PT e PMDB querem Dilma no primeiro turno Leia!

CARLOS CHAGAS

Previsto para o fim de semana, em Brasília, um novo encontro doex-presidente Lula com a presidente Dilma terá direito à presença de dirigentes do PT e do PMDB. Para efeito externo, vão tratar das alianças para a eleição de governadores de diversos estados. Não será batido o martelo em nenhum caso, mas significativos avanços poderãobeneficiar a tentativa de candidato único do PMDB nos estados do Ceará, Alagoas e Maranhão. Já o PT trabalha para a adesão dos parceiros em São Paulo, Minas e Brasília.

Na realidade, a reunião cuidará muito mais do plano federal. O esforço dos dois partidos se fará para que a presidente Dilma venha a ser reeleita no primeiro turno. Essa será a prioridade maior, restando saber qual o preço cobrado pelos peemedebistas. Ministérios, é claro, mas quais?

Parece brincadeira tratar com tanta antecedência do segundo governo Dilma, mas em política costuma valer aquele velho provérbio árabe, de que bebe água limpa quem chega primeiro na fonte. Como primeiro capítulo dessa renovação de compromissos está a reforma prevista para janeiro, quando a chefe do governo dispensará no mínimo doze ministros, aqueles que disputarão as eleições do próximo ano e talvez outros.

O PMDB gostaria de desde já ganhar ministérios mais robustos que os atuais ocupados por seus representantes. Emplacar os Transportes, por exemplo. Sem esquecer Saúde, também. Outra questão importante para a vitória de Dilma na primeira votação seria afinar as bancadas dos dois partidos no Congresso. Mesmo sendo um ano eleitoral, 2014 deve merecer cuidados especiais, a começar pela rejeição de quaisquer projetos capazes de aumentar despesas ou de prejudicar a administração.
Postado Por: Soares

MPF quer Lula julgado por improbidade administrativa Leia!

Folha de S.Paulo 

O Ministério Público Federal fez um pedido para que uma ação de improbidade administrativa contra o ex-presidente Lula seja julgada
pela primeira instância da Justiça Federal. Também é réu no caso o ex-ministro da Previdência Amir Lando. A ação pede a devolução de R$ 9,5 milhões para os cofres públicos.

O parecer faz parte de uma apelação do MPF contra uma decisão de um juiz de primeira instância. O caso começou em 2011, quando o Ministério entrou com a ação contra Lula e Lando.

Eles eram acusados de uso da máquina pública para realizar promoçãopessoal e favorecer o banco BMG, envolvido no esquema do mensalão, pelo envio de 10,6 milhões de cartas a segurados do INSS de outubro a dezembro de 2004.

Segundo a Procuradoria, as cartas assinadas por Lula e Lando
informavam sobre empréstimos consignados com taxas de juros reduzidas. À época, o BMG era o único banco privado que oferecia esse empréstimo, segundo a acusação.

Em novembro de 2012, O juiz Paulo Cesar Lopes, da 13ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, extinguiu a ação por um erro técnico, sem julgar o mérito. Segundo o magistrado, o Ministério Público somente poderia ter processado Lula durante o mandato -- e por meio de outra ação, a de crime de responsabilidade.

Por isso, o MPF recorreu ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília. O novo parecer, enviado na quarta-feira (27), é assinado
pelo promotor Marcelo Antônio Ceará Serra Azul. Ele não entra no
mérito da questão -- se Lula e Lando são ou não culpados -- mas defende que a ação proposta está correta e pede que o tribunal obrigue a primeira instância a aceitá-la. O caso agora está com o desembargador I'Talo Fioravanti Sabo Mendes. Ainda não há data para uma decisão.
Postado Por: Soares

O flagra de Armando na filiação de Eliana ao PSB Leia!

 


Em prédio de senador tem tudo. Menos segredos. É assim que a colunista Denise Rothenburg dá conta, na sua coluna do Correio Braziliense deste sábado, do flagra feito pelo senador Armando Monteiro, na noite em que o senador Rodrigo Rollemberg (que não reside em um funcional) e a senadora Lídice da Mata selaram a filiação da ministra Eliana Calmon ao PSB da Bahia. Diz a colunista que eles se depararam justamente com Armando, hoje adversário dos socialistas.

''O senador pernambucano não teve dúvidas a respeito do acordo fechado entre Lídice e Eliana com o aval do líder socialista no Senado. Em tempo: outros senadores que chegavam de jantares na cidade perceberam que a ministra foi embora dirigindo o próprio carro. Exemplo que muitos, aliás, deveriam seguir em todas as instâncias e esferas de poder.''
Postado Por: Soares

Tucanos: MG vota em massa em Aécio; PE em Eduardo Leia!


Para os tucanos, convencidos de que, “com o tempo, o charme de Marina Silva vai diminuir”, ao analisarem as mudanças dos mapas eleitorais de 2010, dizem que haverá segundo turno e com a presença de Aécio Neves. 

Lembram que a presidente Dilma ganhou com folga em Minas, Rio, Pernambuco, Bahia, Ceará e Amazonas. Mas que agora será bem diferente. A avaliação é de Ilimar Franco, na sua coluna deste sábado, no jornal o Globo.
''Minas vai votar em massa em Aécio. Pernambuco em Eduardo Campos. Os tucanos avaliam que estão mais fortes na Bahia, graças ao prefeito de Salvador, ACM Neto; no Amazonas, com o apoio do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio; e no Ceará, com o favoritismo de Tasso Jereissati para o Senado.''
Postado Por: Soares

Mensaleiros chamados de heróis em ato do PT no Rio Leia!

Folha de S.Paulo

A posse do novo presidente estadual do PT no Rio de Janeiro,
Washington Quaquá, virou ato de desagravo aos petistas presos no
processo do mensalão. Em ato na manhã deste sábado (30), os condenados foram chamados de 'heróis' e saudados com palmas e palavras de ordem contra o STF (Supremo Tribunal Federal).

'Atacar José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino é atacar a nós e aos 40 milhões de brasileiros que saíram da pobreza', disse Quaquá. A deputada Benedita da Silva (PT-RJ), que perdeu a eleição interna para Quaquá, pediu salva de palmas e orações pelos condenados.

'Os nossos companheiros só poderão suportar a prisão se tiverem a
nossa solidariedade. Graças a Deus eles não conseguiram algemar nossos companheiros e botá-los no camburão', disse.

Benedita atacou a 'mídia burguesa e de direita' e afirmou que Genoino está 'morrendo na cadeia'. 'Nós não estamos lidando com a Justiça. Estamos lidando com a injustiça.'

Na terça-feira (26), cinco cardiologistas que examinaram Genoino
afirmaram ao STF que a doença do petista 'não se caracteriza como
grave'. Os militantes que participaram da posse de Quaquá foram convocados a sair em defesa dos condenados do mensalão.

'Nós temos em Brasília companheiros heróis que estão atrás das grades. Temos a obrigação de defendê-los', disse o presidente estadual da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Darby Igayara.
O pré-candidato do PT ao governo do Rio, senador Lindbergh Farias, não compareceu à posse de Quaquá. Segundo aliados, ele participa de encontros com militantes no sul fluminense.
Postado Por: Soares

Eduardo minimiza suposta divergência com Marina Leia!

O Estado de S.Paulo

Um dia depois de divergir publicamente de Marina Silva pela primeira vez, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB-PE), disse na sexta-feira (29) que a falta de consenso sobre a formação de palanques estaduais com a Rede já era uma situação esperada. “Nós fizemos a aliança em 5 de outubro. Há um projeto em que priorizamos o País, mas já sabíamos que iríamos conviver com algumas situações assim”, disse o governador depois de participar de um evento com ruralistas em Curitiba.
 
Durante um ato conjunto do PSB e da Rede na última quinta-feira (28) na capital paulista, Marina defendeu diante de Eduardo o lançamento de uma candidatura própria do PSB em São Paulo. O governador, que negociava o apoio do seu partido à reeleição de Geraldo Alckmin (PSDB) antes da entrada da ex-ministra na legenda, desconversou e disse que a prioridade devia ser o projeto nacional. Questionado novamente sobre a situação no Estado, Eduardo não quis opinar. O PSB paulista deseja ter a vaga de vice na chapa do PSDB.

A desavença sobre o quadro político paulista causou o primeiro choque entre dirigentes do partido e “marineiros”. Reservadamente, dirigentes da Rede dizem que diante da imposição de uma eventual aliança do PSB com o PSDB em São Paulo, o grupo pode até fazer campanha para um candidato de outro partido. No Paraná, o cenário é parecido, pois a tendência do PSB é de apoiar a reeleição do tucano Beto Richa, mas os aliados de Marina tentam lançar um nome próprio.
Postado Por: Soares

Exame: Mensaleiro pode dar volta por cima Leia!

ISTOÉ 

A avaliação do estado de saúde do condenado e preso José Genoino,feita a pedido do STF, pode parar no lixo. O artigo 159, parágrafo 3º do Código de Processo Penal estabelece que o deputado tem direito a indicar um assistente técnico para acompanhar o trabalho dos cinco médicos da UnB. Mas isso não foi considerado no pedido do ministro Joaquim Barbosa.
 
Além disso, o STF ignorou a possibilidade de arguição dos peritos designados, prevista no mesmo artigo 105 do CPP. A defesa de José Genoino pode, assim, pedir ao Supremo a anulação total da avaliação.
Postado Por: Soares

Dilma cresce e oposição encolhe, diz Datafolha Leia!

 
De junho para cá, os pré-candidatos a presidente fizeram o possível para recuperar a popularidade perdida por causa do abalo provocado pelas manifestações de rua em todo país. Por enquanto, só a presidente Dilma Rousseff segue em trajetória ascendente. A oposição oscila entre bons e maus momentos, e agora encolheu um pouco mais, segundo o Datafolha. Dilma ou seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, ambos do PT, lideram a corrida presidencial em todos os cenários mais prováveis para 2014 -- o Datafolha testou nove combinações de nomes. A presidente pontua de 41% a 47%, dependendo de quem são seus adversários. Lula oscila de 52% a 56%.

O Datafolha entrevistou 4.557 pessoas em 194 municípios na quinta e na sexta-feira. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Apesar do conforto momentâneo que oferecem a Dilma, os eleitores emitem um sinal contraditório para a petista. Dois terços dizem preferir que 'a maior parte das ações do próximo presidente seja diferente' das adotadas por ela.
Entre todas as simulações com os nomes dos pré-candidatos, o cenário que parece mais provável hoje é também aquele em que Dilma está mais bem colocada. Ela tem 47% contra 19% de Aécio Neves (PSDB) e 11% de Eduardo Campos (PSB). Em outubro, ela pontuava 42%. O tucano tinha 21% e o socialista, 15%.
Nesse cenário, o percentual de eleitores que vota em branco, nulo ou que se diz indeciso ficou inalterado em 23%, de outubro até agora. Ou seja, a petista cresceu extraindo votos dos dois adversários diretos nesse período. Ganharia no primeiro turno.
A presidente só não venceria hoje a eleição na primeira votação nos cenários em que Marina Silva aparece como candidata. Ocorre que a ex-senadora se filiou ao PSB e não é certo que vá concorrer como cabeça de chapa nas eleições do ano que vem.
Numa das simulações, a petista fica com 41% contra 43% dos outros dois adversários somados (Marina registra 24% e José Serra 19%). Mas Dilma está se recuperando. Em outubro, tinha 37%, contra 28% de Marina e 20% de Serra.
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, testado num dos cenários, aparece com 15%, numericamente em segundo lugar. Dilma, com 44%, venceria no primeiro turno. Aécio teria 14%. Campos, 9%. 
Postado Por: Soares

Papuda: Romaria a presídio foi bola fora, Diz Dilma Leia!


Folha de S.Paulo 

Apesar de ter determinado silêncio no governo sobre as prisões dos condenados do mensalão, a presidente Dilma Rousseff reprovou o regime privilegiado que permitiu visitas fora de hora aos petistas presos no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Ela considerou um erro a romaria de políticos que foi à cadeia visitar os petistas na primeira semana de detenção. E vê o risco de que outros presos e seus parentes fiquem revoltados com a situação. Parentes de presos comuns reclamam dos 'privilégios' de políticos na Papuda

Em viagem a Fortaleza no dia 22, Dilma discorreu sobre os três anos em que ficou presa durante o regime militar e, diante de ministros e congressistas, falou sobre o que a experiência lhe ensinou para evitar
problemas na prisão.

O PASSADO NO AVIÃO
Além de auxiliares do primeiro escalão, estavam a bordo do avião presidencial o líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE), irmão do deputado José Genoino (SP), preso na Papuda com o ex-ministro José Dirceu e o ex-tesoureiro petista Delúbio Soares.

A romaria de políticos à Papuda reuniu 26 deputados do PT no dia 20 para ver Dirceu, Delúbio e Genoino -- que depois saiu do cárcere para tratamento médico e aguarda decisão sobre seu destino.

Dilma recomendou aos petistas que as visitas sejam breves para não irritar os familiares dos demais presos, com acesso mais restrito às áreas de segurança e sempre submetidos a controle rígido para conseguir entrar no local.

O mandato assegura aos congressistas visitas fora dos dias convencionais. Mas a caravana de políticos irritou familiares dos presos que formam filas nas madrugadas dos dias de visita e gerou críticas. Para Dilma, episódios assim podem gerar animosidade desnecessária na Papuda contra os petistas presos.

''EU ESTIVE LÁ''
"Eu estive lá, sei como é", disse a presidente, conforme relatos de participantes da viagem a Fortaleza, relembrando seus anos na Torre das Donzelas, apelido da ala onde ficava no antigo presídio Tiradentes de 1971 a 1974.

Dilma afirmou que a regra básica no cárcere é conquistar a confiança dos outros presos. Também é "fundamental saber cozinhar", aconselhou a presidente durante a conversa no avião.

Para ela, além de garantir a qualidade da comida, o trabalho na cozinha ajuda a matar o tempo e pode funcionar como terapia. No regime semiaberto ao qual estão submetidos os petistas, é possível ser selecionado para trabalhar na cantina da cadeia.

"Os presos comuns e os carcereiros eram nossos aliados", disse. Na ditadura, os carcereiros costumavam comprar livros encomendados pelos presos políticos. Assim como os outros detentos muitas vezes transportavam bilhetes trocados entre os homens e mulheres detidos por se opor ao regime militar.

TREMENDA BOLA FORA
Em seguida, conforme contaram alguns dos presentes durante a viagem a Fortaleza, Dilma classificou como "tremenda bola fora" a exibição de tratamento diferenciado.

Apesar das críticas, a presidente manifestou, mais uma vez, preocupação com a saúde de Genoino. Operado para uma correção na artéria aorta recentemente, ele teve um pico de pressão e foi hospitalizado. Agora aguarda decisão sobre seu destino na casa de um parente. Duas juntas médicas consideraram que seu quadro não é grave. 
Postado Por: Soares

Dilma e Lula tentam hoje destravar aliança PT-PMDB Leia!

Agência Estado 

Para tentar reduzir os danos eleitorais que o racha entre o PT e os partidos aliados poderá causar à campanha pela reeleição, a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do PT, Rui Falcão, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reúnem-se neste sábado, 30, com as cúpulas do PMDB e do PP na Granja do Torto, em Brasília.


A ideia é avançar nas negociações dos palanques estaduais com os maiores partidos da base, uma semana depois de Dilma ter assegurado o 'independente' PSD na coalizão de sua reeleição. Unidos, PT, PMDB, PP e PSD garantem quase metade do tempo do horário eleitoral gratuito de rádio e televisão.

A reunião deste sábado tenta sanar os problemas identificados em onze Estados em que PT e PMDB têm palanques, por ora, separados. Do lado peemedebista, participarão do encontro o presidente do partido e vice-presidente da República, Michel Temer, os presidentes do Senado, Renan Calheiros (AL), e da Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), e o presidente interino da agremiação, senador Valdir Raupp (RO). 
Postado Por; Soares

Mensalão: Mais réus a caminho da Papuda Leia!

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou pareceres ontem ao Supremo Tribunal Federal (STF) recomendando a prisão imediata do ex-deputado Pedro Corrêa (PP-PE) e do ex-dirigente do Banco Rural Vinicius Samarane, condenados no processo do mensalão. O presidente do tribunal e relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, aguardava apenas essa manifestação para decidir se manda prender os réus.

Corrêa foi condenado a sete anos e dois meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e deve começar a cumprir pena em regime semiaberto. Samarane foi condenado a oito anos, nove meses e dez dias de prisão por lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta. A pena será cumprida em regime inicialmente fechado.

“No caso concreto, as condenações impostas ao réu Pedro Corrêa não podem mais ser modificadas, na medida em que foi ele condenado pelo crime de corrupção passiva com divergência de apenas dois votos”, escreveu Janot sobre Corrêa.

O entendimento de Janot poderá ser adotado por Joaquim Barbosa para determinar a prisão de mais quatro condenados no processo. Eles também entraram com os embargos infringentes sem quatro votos pela absolvição. Assim também podem ser presos os deputados federais Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT); Rogério Tolentino, ex-advogado de Marcos Valério; e o ex-deputado Bispo Rodrigues.
Postado Por: Soares

PSB fecha hoje com o PPL primeira aliança para 2014 Leia!

Diario de Pernambuco

Em meio ao namoro com PPS, PDT e PS, o governador Eduardo Campos (PSB), terá formalizado o primeiro apoio de um partido ao seu projeto nacional. O Partido Nacional Pátria Livre (PPL) fará o anúncio, hoje, durante o III Congresso Nacional da sigla, em São Paulo. O passo seguinte da sigla socialista é puxar para o seu arco de alianças o PPS, também pretendido pelo PSDB do senador e presidenciável Aécio Neves (MG).

Para consolidar a parceria, os dirigentes preparam um documento com nove pontos que foram enviados a Campos para análise. A avaliação do documento ele irá apresentar hoje no congresso do PPL, onde o governador terá direito a uma sessão especial, das 15h às 17h.

De acordo com o secretário nacional de organização do partido, Miguel Manso, a costura da parceria começou há cerca de um mês. “O governador nos procurou para convidar o PPL a participar da construção de um novo projeto para o país”, contou. Depois do primeiro contato, relatou Manso, mais duas reuniões foram realizadas com a presença de Eduardo e do presidente nacional do PPL, Sérgio Rubens.
Postado Por: Soares

Reflexão do Editor Leria!

 

'Não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que ele trará'. (Provérbios 27-1)
Postado Por: Soares

PT abre nova ação para impedir cassação de Genoino leia!

Gerson Camarotti

A bancada do PT na Câmara prepara uma nova manobra para evitar a abertura do processo de cassação do deputado licenciado José Genoino. Com a recomendação da junta médica de adiar a decisão do pedido de aposentadoria por invalidez do parlamentar, os petistas devem argumentar na reunião da Mesa Diretora que não é possível abrir um processo de cassação, já que Genoino não está no exercício da sua função.
 
Para o PT, a avaliação desse processo pela Mesa só seria possível depois do prazo de 90 dias estipulado pelo laudo médico para nova avaliação. Agora, o partido tenta convencer alguns integrantes da Mesa Diretora para conseguir maioria em favor dessa tese, e com isso, ganhar tempo. A reunião da Mesa Diretora foi remarcada hoje, e só deve ocorrer na próxima terça-feira.
Postado Por: Soares

O que diz o patrão de Dirceu: ''Competente ele é!'' Leia!

ÉPOCA

Dono do hotel brasiliense Saint Peter, o empresário Paulo Abreu foi assediado durante todo o dia para explicar como se tornou patrão do petista José Dirceu. Também proprietário do Grupo Mundial de Comunicação, Paulo Abreu contou que estava em busca de um diretor administrativo.
 
'Eu me divido entre Brasília, Rio e São Paulo. Precisava de alguém para me substituir, porque viajo muito. E competente ele (José Dirceu) é, não é?', disse Paulo Abreu. O empresário falou em sua preocupação com a ressocialização do petista Dirceu. 'O que eu entendo é que todo mundo tem direito de trabalhar. 

No caso dele, isso é ainda mais importante', afirmou. Questionado sobre se foi o renomado advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, Kakay, quem lhe pediu para empregar Dirceu, Paulo Abreu desconversou: 'Ficamos sabendo da possibilidade de ele trabalhar com a gente.' 
Postado Por: Soares

Senado aprova bloqueio de bens de corruptos Leia!

Folha de S.Paulo

O Senado aprovou ontem projeto que determina a indisponibilidade de bens de agentes públicos que tenham enriquecido ilicitamente ou causado dano ao patrimônio público. O bloqueio se aplicará também a contas bancárias e aplicações financeiras no Brasil ou no exterior. 
  
A proposta permite a concessão de liminar, sem oitiva do envolvido, para decretar tanto a indisponibilidade quanto o sequestro dos bens. Como o texto foi aprovado em caráter terminativo na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, irá a votação na Câmara se não houver recurso para passar pelo plenário. 

O projeto também determina a indisponibilidade de bens sobre o patrimônio de terceiros ou de empresas que tiverem os nomes utilizados para facilitar a prática criminosa, ocultar o produto ou os rendimentos do crime. 

A única exceção são os bens penhorados ou dados em garantia, em operações realizadas anteriormente à determinação do bloqueio, a instituições que tenham o funcionamento autorizado pelo Banco Central.
Postado Por: Soares

STJ libera pagamento milionário a 68 juízes federais Leia!

O Estado de S.Paulo

Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) garantiu a 68 juízes federais o recebimento, de uma só vez, de R$ 1,2 milhão a R$ 2 milhões, cada um, conforme dados do governo. O valor se refere ao pagamento de quintos aos magistrados que, antes de se tornarem juízes, ocuparam cargos públicos com função comissionada.
 
O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, afirmou na noite desta quarta-feira, 27, que recorrerá da decisão, pedindo ao Supremo Tribunal Federal (STF) que suspenda imediatamente o pagamento. Ele argumenta que, na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) vedou o pagamento de adicional ao salário dos magistrados.
Postado Por: Soares

Genoino prefere cumpir prisão na Papuda em Brasília Leia!

O Globo

O ex-presidente do PT e deputado federal José Genoino desistiu do pedido feito ao Supremo Tribunal Federal (STF) para ser transferido para São Paulo. Na petição enviada nesta quarta-feira ao Supremo, a defesa diz que Genoino “aceita cumprir a pena no Distrito Federal”, se o presidente do STF, Joaquim Barbosa, determinar que ele volte para Penitenciária da Papuda. 

O deputado está cumprindo prisão domiciliar temporária desde quinta-feira, quando passou mal na prisão e precisou ser levado para o hospital.
 
Os médicos chegaram à conclusão de que a cirurgia à qual o petista foi submetido em julho passado corrigiu o problema cardíaco que ele apresentava. Com o documento, Barbosa vai decidir sobre o pedido de prisão domiciliar permanente. 
Postado Por: Soares

PROS quer indicar Ciro para o Ministério da Integração Leia!

 
O Partido Republicado da Ordem Social (PROS) fez ontem a primeira tentativa de convencer Ciro Gomes a se candidatar a ministro do governo. Ciro desembarcou em Brasília nesta quarta-feira para reunião reservada com o presidente do partido, Eurípedes Júnior, e o líder na Câmara, deputado Givaldo Carimbão (AL), a pedido da dupla. O partido quer indicá-lo para o ministério da Integração (que já dirigiu) ou Ministério das Cidades, pelo bloco PROS-PP.
 
Os caciques levaram a ele o cenário: em reunião recente com Dilma, embora não tenham falado de ministério, Eurípedes e Givaldo ouviram dela elogios rasgados a Ciro. Entre outras palavras, soltou: “Ele tem fama de ignorante, de muito duro, mas tenho o maior carinho por ele”, disse a presidente.
 
Atual secretário de Saúde do governo do irmão no Ceará, Ciro estava até então reticente. Quer evitar comentários de que deixou o PSB de Eduardo Campos – futuro adversário de Dilma – por um ministério. Mas, segundo um dos interlocutores, saiu mais animado do encontro de ontem.

A possível entrada de Ciro Gomes no Governo Dilma é apontada pelo bloco como uma compensação aos irmãos Gomes pela mostra de fidelidade à atual gestão. Eles deixaram o PSB de Campos para se filiarem ao PROS, já claramente governista, e levaram dezenas de deputados, secretários, vereadores e prefeitos no Ceará para a legenda.
Postado Por: Soares

Dilma festeja leilão e provoca PSDB Leia!

Folha de S.Paulo

Em viagem a Santa Catarina, a presidente Dilma Rousseff comemorou o leilão da BR-163 e provocou o PSDB dizendo que não havia investimentos como esse antes de 2003 -- início do governo Lula.  "Foi um leilão muito bom porque houve um deságio muito significativo", disse a presidente. 
 
"Eu não tenho conhecimento de nenhum investimento dessa envergadura feito antes de 2003. Não tenho conhecimento. Você me mostre onde."  

Questionada sobre as afirmações de tucanos segundo as quais o governo petista tem adotado o mesmo modelo de privatizações que a gestão FHC (1995-2002), Dilma disse que, "na hora de se defender, todo mundo tem direito de falar o que quer".

SP: Eduardo e Marina lançam hoje programa de governo Leia!

Diario de Pernambuco
 
Depois muitas horas de reunião e debates, integrantes do PSB e da Rede lançam hoje em São Paulo a proposta inicial que dará origem ao programa de governo para eleição de 2014. O evento terá como estrelas principais o governador Eduardo Campos (PSB), virtual candidato a presidente da República, e a ex-senadora Marina Silva (PSB). Ontem, no Recife, Eduardo antecipou, mesmo que em linhas gerais, alguns pontos do documento.
 
Ele falou sobre o assunto quando questionado se, diante da prisão dos condenados do mensalão, pagamento de propina na Prefeitura de São Paulo, e do episódio em que o PSDB acusa o PT de ter forjado documentos, o PSB e a Rede se preocuparam em colocar no documento questões relativas à ética.

“O documento fala da necessidade de melhorar a democracia no Brasil, melhorar as práticas políticas e administrativas, além de reforçar a ética, o controle social, para a gente ter mais eficiência, ter modelos inovadores na seleção de gestores para o serviço público”, antecipou o socialista.

Segundo ele, o material também fala da economia, da questão ambiental, do desenvolvimento no campo e na cidade, do setor da indústria e da postura do país, “na questão de abrir mercados para que o Brasil possa ampliar seu comércio internacional”, complementou. 
Postado Por: Soares

A charge do dia Leia!
























Postado Por: Soares

Congresso Nacional promulga PEC do Voto Aberto Leia!

Exame.
 
Em meio a dúvidas e polêmicas a emenda constitucional que institui o voto aberto nas votações de processos de cassação de mandatos de deputados e senadores e de vetos presidenciais foi promulgada nesta quinta-feira (28) em sessão do Congresso Nacional. A polêmica foi levantada porque o texto promulgado apenas suprime da a expressão “votação secreta”, mas não deixa explícito que as votações desse tipo terão que ser abertas.

Minutos antes da promulgação, o presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que não há motivos para preocupação. Segundo ele, a mudança constitucional garante a votação aberta. “Este é um entendimento que não vai a lugar nenhum porque a Constituição prepondera sobre qualquer regimento. Não há nenhuma duvida jurídica em relação a isso, tanto que nós vamos promulgar”, garantiu Renan.

Inicialmente os deputados aprovaram o fim do voto secreto em todas as votações na Câmara, no Senado e nos legislativos municipais e estaduais, mas o Senado restringiu a medida. De acordo com o texto aprovado, o voto permanecerá secreto na votação de indicações de autoridades - como ministros do STF e agências reguladoras - e na escolha dos membros das Mesas Diretoras da Câmara e do Senado.

Mesmo com as limitações, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), considerou um avanço a mudança a ser promulgada.
"Temos que respeitar a posição diferente do Senado, até porque algumas das prerrogativas do voto secreto são dos senadores, no exame de indicação para as agências [reguladoras], para embaixador, para procurador. Não é uma prerrogativa do voto do deputado, mas do voto do senador. Então, eles têm todo o direito de ter uma avaliação própria das prerrogativas deles. Mas, pelo menos, em relação à cassação e a vetos já foi um avanço", justificou.
Postado Por: Soares

Campina Grande. : Governador RC entrega casas e beneficia 1,3 mil pessoas nesta quinta-feira Leia!

Assessoria

O governador Ricardo Coutinho entregou, na manhã desta quinta-feira (28), o Conjunto Habitacional Novo Cruzeiro, em Campina Grande. A solenidade aconteceu na Rua Ana Vilar, s/n, próximo ao Distrito Mecânico, no bairro do Cruzeiro.
 
As unidades habitacionais fazem parte do Programa Pró-Moradia e foram entregues às 333 famílias sem nenhum custo. São 308 casas convencionais, 12 adaptadas para idosos e outras 13 para pessoas com deficiência. As unidades são do tipo duplex e possuem sala, dois quartos, banheiro e cozinha. As unidades térreas são adaptadas para portadores de necessidades especiais.

A área destinada à construção das casas foi adquirida pelo Governo do Estado. Foram investidos R$ 7.951.918,78, sendo 40% desse total de contrapartida do Governo Estadual.

Com mais essa obra, a Cehap chega ao número de 6.367 moradias entregues em todas as regiões da Paraíba. Outras 9.433 estão em andamento e mais 19.952 estão previstas para serem iniciadas ou contratadas, totalizando 35.752 unidades habitacionais até o momento.
Postado Por: Soares

Lucy enfrenta mais uma "batalha" no The Voice e família convoca PB para votar Leia!

Dayana Lucas

A cantora paraibana Lucy Alves volta a se apresentar nesta quinta-feira (28) no The Voice Brasil. Com uma trajetória, até agora, de sucesso no programa, a família pede o apoio dos paraibanos para que votem através da internet e telefone para que Lucy passe em mais uma fase.

"A expectativa da família é que Lucy se apresente bem e continue com o mesmo desempenho dos outros programas", destacou o pai de Lucy, José Hilton.

Questionado sobre o repertório da cantora na apresentação, o pai não revelou. Lucy está no time de Carlinhos Brown e a apresentação de hoje é ao vivo.

Esta fase da competição é considerada o "tira-teima".  É a etapa em que os técnicos dividirão as equipes em trios e os telespectadores escolherão os seus favoritos.

Após a apresentação será anunciado o link e o telefone para que o público vote. O que conseguir o menor número de votos estará automaticamente eliminado, enquanto o técnico decidirá qual dos dois restantes irá para as finais.
Postado Por: Soares

Proposta da UBAM livrará prefeituras paraibanas do cadastro de inadimplência Leia!

Joseana Karla

Antes de completar um ano da posse dos novos prefeitos, a União Brasileira de Municípios (UBAM), apresentou hoje no congresso nacional Proposta de Emenda Constitucional, a qual prevê a retirada imediata do Cadastro Único de Convênios (Cauc) o registro negativo das prefeituras que tiveram mudança de administração, considerando que essas responsabilidades cabem às administrações anteriores.

Segundo o presidente da UBAM, Leonardo Santana, dos 188 municípios paraibanos impedidos de celebrar convênios com a União, por não conseguirem comprovar  a exclusiva aplicação de recursos federais, 26 prefeituras conseguiram sair da lista de inadimplentes, mas o índice continua alarmante, tendo ainda 162 cidades que continuam impedidas de firmar convênios com a União, o que representa mais de 83% por cento dos 223 municípios do Estado.

Se congresso aprovar o projeto da UBAM, o jogo zera completamente, justificando que os prefeitos atuais não podem ser penalizados por falta de prestação de contas de administrações anteriores. E isso fere vários princípios da administração pública. É como se uma lei prejudicasse os prefeitos atuais, já tão afligidos pela falta de atenção. Disse Leonardo.

O Cadastro Único de Convênios (Cauc) é um serviço auxiliar que simplifica a verificação das transferências de recursos da União, amplia o nível de controle de exigências e aperfeiçoa os procedimentos administrativos ao facilitar a entrega de documentação administrativa. Nele, são avaliados 14 pontos que passam pelas obrigações de adimplência financeira, de transparência e constitucionais e pelas prestações de contas de convênios.

O projeto de lei, de autoria da UBAM é mais uma tentativa de fazer chegar a esses municípios recursos extras, tendo em vista a dificuldade que os novos gestores estão encontrando para equilibrar as contas e fecharem seu primeiro exercício financeiro, tendo inúmeras pendências.

A UBAM tem solicitado apoio a centenas de deputados federais no intuito de pressionar o governo da União para uma reparação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) a altura do que foi perdido das receitas dessas transferências constitucionais, por conta de uma renúncia fiscal que ultrapassa 11 bilhões de reais só em 2012.

A entidade vem mostrando garra e muita atitude em favor das prefeituras de todo país, mantendo presença permanente no congresso e nos ministérios, desempenhando um verdadeiro papel municipalista.
Postado Por: Soares
«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top