topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

Ruy Carneiro participa de debate com nomes importantes da executiva nacional do PSDB Leia!

Assessoria

Na companhia de nomes importantes da executiva nacional do PSDB, o deputado federal paraibano Ruy Carneiro, participou do debate sobre o processo de desindustrialização do Brasil, promovido pelo Instituto Teotônio Vilela (ITV), com a participação do economista Mansueto Almeida.

O encontro, voltado para as bancadas do PSDB na Câmara e no Senado, fez parte do projeto "A Nova Agenda: Desafios e Oportunidades para o Brasil". Ruy Carneiro dividiu a mesa com os senadores Cássio Cunha Lima (PB), Aécio Neves (MG) e Flexa Ribeiro (PA).

-O objetivo é reunir os parlamentares do partido para discutir as grandes questões nacionais. Verificamos neste momento que a indústria parou de crescer e perde participação no mercado. E não vemos qualquer política para compreender o problema, destacou o presidente do ITV, Tasso Jereissati, na abertura da reunião.

Para Ruy Carneiro é importante o compartilhamento da vivência de cada parlamentar. Segundo ele, esse é um fator importante no processo amadurecimento político e partidário. "É fundamental participar e compartilhar experiências. O PSDB tem um papel muito importante na política brasileira. Fomos escolhidos pelo povo para fiscalizar, e assim devemos fazer com responsabilidade e conhecimento técnico da realidade do país", comentou Ruy Carneiro.

Durante sua exposição, o economista Mansueto Almeida afirmou que a expansão do gasto corrente nos últimos anos deixou o país sem folga fiscal para promoção desonerações tributárias e realização de investimentos públicos.

Na visão de Almeida, a escalada do gasto público ocorreu principalmente a partir de 2008, com o suposto argumento de se combater a crise financeira internacional. "Política anti-cíclica é feita com aumento de investimento público, mas o que se viu foi o crescimento da arrecadação e do gasto, associados a uma diminuição da capacidade de investimento público", observou.

Por fim, Almeida afirmou que o cenário para os próximos anos é de preocupação. "Temos grandes desafios para resolver. Sem uma política adequada, o crescimento do país vai passar a ser definido não na Esplanada dos Ministérios, mas na China", assinalou, ao lembrar que os custos de produção no país estão muito altos em função de uma excessiva carga tributária e da dependência da economia brasileira do crescimento chinês.

Dilma Rousseff lança pacote para o Dia das Mães Leia!

Terra

A presidenta Dilma Rousseff irá lançar um amplo pacote no Dia das Mães, o segundo domingo de maio, dirigido às mães de famílias carentes.

Será um pacote direcionado para todas as mães inscritas no programa do Bolsa Família, com filhos da primeira infância, ou seja, de zero a cinco anos. O conjunto de medidas, como está sendo chamado pelo governo, prevê a ampliação do programa de creches do governo e o aumento de recursos para o Bolsa Família.

As famílias que já estão no programa do Bolsa Família terão um aumento, e as que não estão, serão incentivadas a ingressar.

Dilma quer que o Dia das Mães seja um dia para homenagear às mães das famílias carentes.
Postado Por: Soares

Prefeito Luciano Agra corta privilégios da base aliada Leia!

Marcone Ferreira

0 Prefeito de João Pessoa, Luciano Agra resolveu agora atingir os vereadores da base do governo municipal que não “rezam” em sua cartilha.

Em um único ato, cortou gratificações, exonerou e cortou privilégios de parlamentares, inclusive do seu PSB. Causou um problema sério dentro de sua base de sustentação política. Só os vereadores Bira Pereira (PSB) e Bruno Farias (PPS), líder da bancada do prefeito, não foram atingidos.

Prova de que o prefeito Luciano Agra não está mais para brincadeira e que não admitirá mais ser chamado de “ventrículo” de quem lhe deu a mão, o governador Ricardo Vieira Coutinho.

Se mandar um simples projeto de lei para a Câmara Municipal de João Pessoa o prefeito Luciano Agra não obteria votação favorável. Mexeu no bolso dos vereadores vai ter o troco. Pelo menos é que alguns andam propalando depois que souberam do “ato indigesto” do gestor municipal.

O vereador Raoni Mendes (PDT) disse que todos os parlamentares da base, sem exceção, foram atingidos com a medida.
Postado Por: Soares

Vítima de atentado: radialista cobra punição e centra fogo em político da PB Leia!


O repórter da TV Arapuan, e apresentador do programa radiofônico Rota da Notícia, da Arapuan FM, Vinícius Henriques agradeceu hoje, segunda-feira (30), durante apresentação do programa, as diversas solidariedades dos colegas de imprensa e integrantes da sociedade que se comoveram com o atentado à bala sofrido pelo comunicador no ultimo fim de semana.

Em breve desabafo, Henriques avisou que não iria se intimidar com a agressão sofrida e surpreendeu ao centrar duras criticas ao deputado federal Luiz Couto (PT).

O parlamentar é considerado um dos maiores defensores dos Direitos Humanos, no entanto, ignorou o drama vivido pelo profissional da imprensa. “Não recebi nenhum pedido de solidariedade do deputado Luiz Couto nem de algum procurador federal que é contra o trabalho da imprensa”, lamentou. |

O apresentador aproveitou ainda para agradecer e reconhecer a agilidade do Secretário de Segurança do Estado, Claudio Lima, que no dia do ocorrido esteve em sua residência averiguando o fato in loco.

Ainda em tom de desabafo, Henriques mandou um recado para a bandidagem: “Não irei me intimidar, quero saber quem esta por trás de tudo isso e se ocorreu um mandante, ninguém ira me calar”, desabafou Vinicius. O apresentador também disse que o trabalho policial da imprensa não pode ser prejudicado ante tamanhas ameaças e admitiu que se viu surpreso com o ocorrido

“Sou policial militar aposentado, utilizo arma e estou pronto para o que der e vier”, alertou.
Postado Por: Soares

Direção free: Governador RC vai lançar Carteira de Motorista gratuita Leia!


O governador Ricardo Vieira Coutinho (PSB) deverá anunciar esta semana o envio de projeto de lei à Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), instituindo a Carteira de Habilitação Social, que sugere a concessão gratuita das carteiras de motoristas para os paraibanos de baixa renda.

A ideia é fazer com que o Estado passe a bancar os custos de emissão da Carteira, incluindo os gastos com as auto-escolas, desde que o motorista seja aprovado nos exames do Detran.

Provavelmente terão direito ao benefício os inscritos no Bolsa Família e em faixas menores de renda.

Com o projeto, o governo pretende fazer com que o paraibano de baixa renda possa, ao aprender a dirigir, aumentar as possibilidades de conseguir um emprego.
De fato, um projeto na direção certa.
Postado Por: Soares

Jornalista Heron Cid faz relato emocionado após perda triste de sua avó-mãe Leia!


O jornalista Heron Cid, relata, com muita emoção, em sua coluna do Jornal Correio desta segunda-feira (30), um pouco de sua história com sua avó-mãe, Venância Francisca de Jesus - Dona Nuita, como era conhecida - que faleceu na manhã de ontem, vítima de complicações de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

“Escreveste nas linhas da singela vida um exemplo de obstinação e perseverança... Tenho vivo teu sorriso tão meigo. Tão simples. Simples como eram todos os teus sonhos e anseios “, diz parte da coluna.

Heron prossegue seu relato emocionando os leitores que, dificilmente, chegarão ao fim do texto sem, no mínimo, sentir um nó na garganta, que antecede as lágrimas.

“Como não me emocionar e derramar meu pranto incontido cada vez que lembro que beijavas a televisão como se tivesse a me acariciar, suplantando a distância e matando a saudade. Eu sei minha mãe, que chamavas vizinhos e tantos que passavam na rua para mostrar teu filho, teu troféu”, diz outro trecho da coluna.

A família INFORME ITAPORANGA se acosta a dor e presta suas condolências ao jornalista Heron Cid e Familía.
Postado Por: Soares

Lula aposta em Eduardo para presidente. Em 2018 Leia!

BR247

Em conversas com aliados, ex-presidente prevê que Dilma concorre à reeleição em 2014, e que, na eleição seguinte, é a vez do governador de Pernambuco; será que faz parte da corte pelo apoio do PSB a Fernando Haddad em São Paulo?

O ano do governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, é 2018. Pelo menos para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em suas articulações, o ex-presidente tem dito que a presidenta Dilma Rousseff deverá concorrer à reeleição em 2014, mantendo um vice do PMDB – partido do vice-presidente Michel Temer. Em 2018, contudo, o caminho estará aberto para Eduardo Campos, que terá 53 anos e, na avaliação de Lula, maturidade e experiência para disputar o Palácio do Planalto.

A avaliação é lisonjeira para Campos, que vem sendo tratado como presidenciável há algum tempo. E pode ter um horizonte político de interesse mais curto que o 2018. O PT disputa com o PSDB de José Serra o apoio do PSB na eleição municipal da capital paulista. O apoio é fundamental para fortalecer a campanha do petista Fernando Haddad, que ainda não decolou, apesar do apoio explícito do ex-presidente Lula.

Postado Por: Soares

Lula vai receber cinco 'Honoris Causa' de um vez no RJ Leia!

JB

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai receber, de uma só vez, cinco títulos 'Honoris Causa' na próxima sexta-feira (04/05), no
Rio de Janeiro.

Em solenidade no Teatro João Caetano, ele será homenageado pelas cinco principais faculdades públicas do estado: a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Dado a personalidades que tenham se destacado em suas áreas de atuação, o 'Honoris Causa' equivale, na maioria dos casos, ao
título de doutorado acadêmico.
Postado Por: Soares

Brizola Neto pode sair ministro do Trabalho hoje Leia!

O Globo

A presidenta Dilma Rousseff deve anunciar ainda nesta segunda-feira (30), o nome do deputado Brizola Neto (RJ) como novo ministro do Trabalho, na cota do PDT, em substituição ao ex-ministro Carlos Lupi, presidente da legenda, que deixou a vaga há quase cinco meses.

Dilma e Lupi se encontram, às 10h, no Palácio do Planalto. Embora oficialmente o partido tenha garantido, em nota divulgada em março, que não há veto a nenhum dos nomes, nos bastidores ainda é forte a resistência de parte da bancada pedetista na Câmara à indicação de Brizola Neto. Outros dois nomes estão no páreo: o do deputado Vieira da Cunha (RS), e o do secretário geral da legenda, Manoel Dias.
Postado Por: Soares

SP: juízes investigados querem a ação para todos Leia!

O Estado de S.Paulo

Desembargadores sob inspeção da presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo não aceitam ser os únicos nessa condição. Eles avaliam que os créditos concedidos antecipadamente a todos os magistrados, não importando os valores a eles destinados, também devem ser apurados.

Os desembargadores invocam o princípio da isonomia.
O TJ dividiu em três os grupos de beneficiários. Um bloco de cinco magistrados que receberam acima de R$ 600 mil. Outro, de 41 juízes e desembargadores, que ganharam mais de R$ 100 mil.

E uma terceira ala, de quase 200 magistrados, contemplados com quantias que oscilam entre R$ 10 mil e R$ 50 mil - estes não foram incluídos na investigação.
Postado Por: Soares

Saiba o que abre e o que fecha neste feriado Leia!

Comércio

De acordo com o Sindicato dos Lojistas do Comércio de João Pessoa, o comércio fecha as portas nesta terça-feira, 1º de maio. O empresário que abrir sua loja terá de pagar a quantia de R$30 e um dia de folga aos funcionários que trabalharem no feriado.

Bancos

As agências irão funcionar normalmente apenas nesta segunda-feira. Na terça, os bancos estarão fechados e só reabrem na quarta feira, a partir das 10h. As contas com vencimento no feriado do Dia do Trabalho, poderão ser pagas nos caixas eletrônicos ou no dia de reabertura dos bancos, isentas da incidência de multa.

Repartições Públicas

Funcionam normalmente nesta segunda-feira e fecham na terça-feira. Os serviços essenciais de saúde, coleta de lixo e fiscalização do trânsito, assim como o atendimento de urgência nos hospitais públicos da rede municipal e do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (Samu), através do telefone 192, estarão garantidos durante o feriado. Já em Campina Grande, foi decretado ponto facultativo na segunda-feira (30) e as repartições públicas estarão fechadas no dia 1º de maio.

Trens

De acordo com a superintendência de João Pessoa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) o horário dos trens será normal na segunda-feira (30), das 04h25 as 19h41. Na terça, dia do feriado, o primeiro trem partirá de João Pessoa as 06h34 para Cabedelo e as 06h48 para Santa Rita. O encerramento da operação comercial na terça acontece as 14h, segundo a CBTU .

Shoppings

Em João Pessoa todos os shoppings abrirão normalmente nesta terça-feira. O Manaíra Shopping terá todas suas lojas, praça de alimentação e lazer, e cinema abertos neste feriado, das 10h as 22h. A exceção fica por conta dos bancos e serviços, como a Casa da Cidadania, que funcionam dentro do shopping e estarão fechados. Por conta do feriado, o Manaíra Shopping terá um horário diferenciado na segunda-feira (30), abrirá as 10h e estenderá suas atividades até as 23h.

Já o Mag Shoppig abre sua praça de alimentação as 12h e suas lojas e cinema as 13h no dia 1º. Shopping Tambiá e Sebrae funcionarão normalmente no dia do trabalho, sendo o Tambiá com suas lojas de 9h as 20h e praça da alimentação e lazer até 21h, e o Sebrae das 10h as 22h. No dia do trabalho em Campina Grande, o Boulevard Shopping fecha suas lojas e abre apenas praça de alimentação e lazer, e cinema. Por sua vez, o Shopping Luiza Motta fecha todas as suas lojas reabrindo normalmente na quarta-feira (2).

Postado Por: Soares

Encerra hoje prazo para declaração do IR Leia!

G1

Termina nesta segunda-feira (30), às 23h59, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2012, ano-base 2011. A multa mínima por atraso é de R$ 165,74 e pode atingir até 20% do imposto devido.

Quem deixou para a última hora e ainda não entregou o documento tem a opção de remeter a declaração incompleta para evitar a multa, segundo especialistas, e retificar depois.

De acordo com o diretor-executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos, o envio da declaração incompleta é uma alternativa para quem ainda não conseguiu reunir todos os documentos necessários. Posteriormente, entretanto, o contribuinte deve fazer uma declaração retificadora para evitar a chamada "malha fina".

"Diferente do que muitos pensam, a entrega desta forma não significa que a declaração irá automaticamente para a malha fina. Porém, depois da entrega, deverão fazer o material com muito mais cuidado, pois, as chances serão maiores", acrescentou ele.

O diretor da Confirp lembrou ainda que é uma obrigação das empresas repassarem as documentações necessárias para os trabalhadores. Se obter os documentos somente depois de enviar a declaração, a dica é fazer a correção na declaração retificadora.

"Localizados os documentos que faltaram na declaração o contribuinte pode fazer a retificação, onde os erros serão corrigidos. O prazo para retificar a declaração é de cinco anos, mas é importante que o contribuinte realize o processo rapidamente, para não correr o risco de ficar na malha fina", opinou o diretor-executivo da Confirp.

Cuidados com a retificadora

Segundo Richard Domingos, um dos cuidados que deve ser tomado é entregar a declaração retificadora no mesmo modelo (completo ou simplificado) utilizado para a declaração original se a correção for feita depois de 30 de abril. Mas, se a entrega for antes desta data ainda é possível alterar o modelo.

É fundamental, explicou ele, que o contribuinte possua o número do recibo de entrega da declaração anterior para fazer a retificadora. Segundo o diretor, o procedimento para a realização de uma declaração retificadora é o mesmo que para uma declaração comum, a diferença é que no campo "Identificação do Contribuinte", deve ser informado que a declaração é retificadora.

Postado Por: Soares

Secretário admite crise e diz que isso não é suficiente para PSB perder força Leia!

com Politica-PB

O secretário executivo Chefe da Casa Civil, Lúcio Flávio, admitiu que o PSB está enfrentando uma crise interna. No entanto, para ele o conflito não tem conseguido dimensão suficiente para fazer com que o partido perca forças nas eleições deste ano em João Pessoa.

“Essa crise que está se apresentando é uma crise de crescimento que não tem dimensão de esfalecer o partido. Claro que essa crise dificulta, mas tenho certeza que tudo irá se resolver”, ressaltou Lúcio Flávio durante entrevista concedida à emissora de rádio Arapuan FM.

O secretário acredita que a vontade de dar continuidade a um projeto, segundo ele, exitoso irá prevalecer entre os socialistas. “Tenho certeza que essas divergências convergirão para um projeto que tem sido exitoso para João Pessoa e para todo o estado”, frisou.

Postado Por: Soares

Reflexão do Editor Leia!


'Os pensamentos do diligente tendem só para a abundância, porém os de todo apressado, tão-somente para a pobreza'. (Provérbios 21:5)
Postado Por: Soares

Guarabira: Caminhoneta de Vereador transportando fogos de artifícios explode na BR 230 Leia!

Ranieri Santos

Segundo informações um veículo Hillux pertencente ao presidente da casa Osório de Aquino – Guarabira/PB Francisco Ednaldo de Souza Leite o popular “Chico Malla” teria explodido as margens da BR-230 sentido Campina Grande/PB nas proximidades da saída da cidade de Joarez Tavora/PB.

De acordo com a PRF- Policia Rodoviaria Federal, o principal motivo da explosão, esta relacionado ao transporte de fogos que o mesmo estava a conduzir, suspeita-se de que esta carga estaria de forma ilegal. O incidente aconteceu no km 120, na altura do município de Riachão do Bacamarte, no Agreste paraibano, na pista que vai para Campina Grande.

Até o momento sabemos que se encontravam no interior do veículo o vereador Chico Malla e mais uma pessoa até então não identificada, os mesmos conseguiram sair do veículo antes da explosão e não sofreram ferimos.

A polícia tentou encontrar o proprietário do veiculo, “Chico Mala”, mas ate o fechamento desta matéria nao obteve exito, pois o mesmo evadiu-se após o veículo entrar em chamas.

Postado Por: Soares

Diretor da Delta é considerado foragido Leia!


Um grupo de policiais civis de Brasília (DF) chegou às 6h à Rua Domingos Lopes da Silva, no Morumbi, em São Paulo. Eles estavam munidos de mandado de prisão contra um morador do terceiro andar do Edifício Mondrian. O nome do alvo: Heraldo Puccini Neto, diretor da Delta Construções para a Região Sudeste. Mas Puccini não estava no apartamento. Agora, oficialmente, carrega o rótulo de foragido da Justiça.

Na presença da mulher do executivo e de promotores do Ministério Público paulista, que acompanharam a operação, os policiais apreenderam documentos e computador. A polícia ainda confiscou vasta coleção de joias, além de dólares, reais e cerca de 30 relógios de pulso de marcas famosas - para os policiais, indício de lavagem de dinheiro ilícito - que estavam guardados em um armário e em um cofre.

Puccini é alvo da Operação Saint Michel, desdobramento da Monte Carlo, contra o bicheiro Carlinhos Cachoeira. A PF encaminhou à Justiça de Brasília relatório sobre a nova meta de Cachoeira - o domínio de uma fatia dos transportes públicos. O Ministério Público do Distrito Federal agiu rapidamente e encontrou indícios de envolvimento de Puccini em suposto esquema de fraudes em processo de licitação de R$ 60 milhões, relativa ao sistema de bilhetagem eletrônica no transporte público.
Postado Por: Soares

Ligação Demóstenes-Cachoeira assombra STF Leia!


A ligação do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) com o acusado de contravenção Carlinhos Cachoeira assombra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Eles sabem que o senador, com trânsito no Judiciário, foi gravado em conversas telefônicas prometendo usar esse prestígio para favorecer o grupo.

"A crise deu a volta completa na Praça dos Três Poderes", admite um membro da Corte, que diz que nunca imaginou que houvesse um "sujeito oculto" por trás de Demóstenes. Para se prevenir, ministros incumbiram assessores de levantar audiências pedidas pelo senador e processos que podem ter relação com Cachoeira. Entre os ministros que recebiam Demóstenes, estão Gilmar Mendes, José Antonio Dias Toffoli e Luiz Fux.

Postado Por: Soares

Código Florestal poderá sofrer vetos Leia!


O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou hoje, que a presidente Dilma Rousseff vai analisar com sangue frio e tranquilidade o texto do novo Código Florestal, aprovado ontem na Câmara dos Deputados.

O governo esperava manter o texto referendado anteriormente pelo Senado, mas a bancada ruralista impôs uma derrota ao Planalto. Por 274 votos a 184, o texto do deputado Paulo Piau (PMDB-MG) foi aprovado ontem no plenário.

"É claro que nós esperávamos outro resultado, mas não foi esse o entendimento da Câmara e nós respeitamos. Agora como nos é dado também pela Constituição o direito do veto, a presidente vai analisar com muita serenidade", disse o ministro antes de participar da aberta do seminário "Diálogos Sociais: Rumo à Rio+20", em Brasília.

A expectativa é que Dilma vete boa parte do texto da Câmara, em particular os dispositivos que cedem demais ao agronegócio e reduzem a proteção às águas brasileiras.

Postado Por: Soares

Ministro dará desdobramentos às medidas anunciadas por Dilma Leia!


Três dias após o encontro entre a presidente Dilma Rousseff e os governadores de estados do Nordeste atingidos pela seca, em Aracajú, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, agendou uma reunião para dar desdobramentos às medidas aprovadas. Naquele encontro, a chefe da nação liberou mais de R$ 2 bilhões para amenizar o problema da estiagem na região do semiárido.

Estão confirmadas as presenças dos governadores de Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará e o vice-governador de Minas. Eles vão assinar convênios para a implantação de cisternas coletivas, dentro do Programa Água para Todos. Mas esse é apenas um dos motes do encontro que acontecerá amanhã, a partir das 9h, no Instituto Ricardo Brennand (IRB), na Várzea - Recife/PE.

Aqui no Estado, o governador Eduardo Campos está desenvolvendo um plano para amenizar os efeitos da estiagem, que deve ser a pior dos últimos anos. O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, está à frente do programa e vem fazendo roteiros por regiões. Ontem, por exemplo, esteve na cidade de Serra Talhada e os próximos destinos são municípios do autossertão pernambucano.

Pernambuco está em terceiro lugar no ranking de estados com maior número de municípios em situação de emergência. A Bahia é o caso mais crítico, com 160 cidades nesta situação, seguido do Piauí, com 54. Dos municípios pernambucanos, Taquaritinga do Norte, no Agreste, e Afrânio, Belém do São Francisco, Dormentes, Parnamirim e Petrolina, no Sertão, também já foram reconhecidos como em estado de emergência pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, que já contabiliza 250 cidades atingidas pela estiagem.

Postado Por: Soares

Sesc inaugura hotel e escola e homenageia Ricardo Coutinho Leia!


O governador Ricardo Vieira Coutinho recebeu o troféu “Coralio Soares de Oliveira”, oferecido pela Federação do Comércio da Paraíba (Fecomércio) por relevantes serviços prestados ao desenvolvimento do setor de comércio e serviços da Paraíba.

O troféu, que recebe o nome do primeiro presidente da Fecomércio no Estado, foi entregue ao governador pelo atual presidente da entidade, Marconi Medeiros, na noite da quarta-feira (25), durante inauguração do Centro de Turismo e Lazer Sesc Cabo Branco e da Escola Senac de Gastronomia e Hotelaria, em João Pessoa.

Acompanhado do presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços e Turismo (CNC), Antônio Oliveira Santos, e do presidente da Fecomércio Marconi Medeiros, o governador Ricardo Coutinho conheceu as instalações do Centro de Turismo e Lazer e o hotel escola do Senac:

“É um investimento que fará a diferença por dar a oportunidade de formação de mão de obra qualificada a altura do incremento histórico que está acontecendo e que acontecerá de forma mais forte com a inauguração ainda este ano das duas primeiras etapas do Centro de Convenções de João Pessoa”, disse o chefe do Executivo.

O governador disse que a primeira etapa do Centro de Convenções será inaugurada no dia 5 de agosto, no aniversário de João Pessoa. Ele lembrou que o Governo tem feito outros investimentos para melhorar a infraestrutura turística, a exemplo dos R$ 29 milhões em saneamento no Conde, R$ 5,5 milhões na construção do binário de Jacumã e R$ 32 milhões em saneamento para Lucena.

Segundo Ricardo Coutinho, tanto o Centro de Convenções como os empreendimentos do Sesc/ Senac mudam o perfil do turismo com a atração de grandes eventos para o Estado, o que requer também profissionais qualificados para trabalhar em bares, restaurantes e hotéis. “Os serviços oferecidos aos turistas devem ser de qualidade e profissionalismo e o Senac tem esse papel importante para a fidelização dos que visitam a Paraíba”, completou.

Homenageados – Na solenidade, o presidente da Confederação Nacional do Comércio, Antônio Oliveira Santos, recebeu o título de cidadão pessoense, entregue pela Câmara Municipal, homenagem proposta pelo vereador Aristávora Santos.

O engenheiro e representante do comércio, Oliveira Santos, agradeceu a homenagem e destacou que a Paraíba é um dos mais promissores Estados em termos de desenvolvimento do turismo. Ele destacou o empenho do Governo do Estado e de entidades do trade na melhoria da infraestrutura turística e na divulgação desse potencial.

Cursos – O secretário de Turismo do Estado, Renato Feliciano, e a presidente da PBtur, Rute Avelino, participaram da solenidade. Renato Feliciano afirmou que o Estado irá desenvolver cursos e oficinas de capacitação dos profissionais do turismo em parceria com o Senac.

O complexo – O Centro de Turismo e Lazer Sesc Cabo Branco e a Escola Senac de Gastronomia e Hotelaria ficam localizados na praia do Cabo Branco, na orla de João Pessoa. De acordo com o presidente da Fecomércio, Marconi Medeiros, o empreendimento tem o objetivo de promover a qualificação profissional e o turismo social, oferecendo hospedagem aos trabalhadores do comércio que visitam a Paraíba, com excelência, conforto e a melhor qualidade nos serviços.

O complexo tem área de convivência, academia, parque aquático, salão de jogos, salão de festas, brinquedoteca, sala de leitura, restaurante, auditório que serve como sala de cinema. “Neste momento de crescimento do setor de turismo da Paraíba, Sesc e Senac vão colaborar com a formação profissional dos trabalhadores, por meio de cursos de guias turísticos, garçons, cozinheiros, camareiras, barmen, recepcionistas e demais profissionais em hotelaria”, acrescentou Medeiros.

Postado Por: Soares

Itaporanga: Governador vai inaugurar mais dois trechos rodoviários no Sertão Leia!


O governador Ricardo Vieira Coutinho vai inaugurar nesta sexta-feira (27) mais dois trechos rodoviários Sertão, com mais de 50 km. Nas duas obras, o governo estadual investiu mais de R$ 16 milhões, contemplando uma população de quase 80 mil pessoas dos municípios de Conceição, Bonito de Santa Fé, São José de Piranhas, Monte Horebe, Itaporanga e Pedra Branca.

O primeiro trecho a ser inaugurado, às 15h, será o da restauração da PB-400, que liga Conceição a Bonito de Santa Fé, com 37 km. O segundo trecho, a pavimentação da PB-356, ligando Itaporanga a Pedra Branca, com 14 km, será inaugurado logo depois.

Os dois trechos rodoviários, de boa movimentação de veículos na região sertaneja, fazem parte do Programa Caminhos da Paraíba, que tem o objetivo de construir, recuperar e conservar a malha rodoviária estadual.

Na restauração da PB-400, cuja pavimentação original é de 1985, foram investidos R$ 11.581.417,03, beneficiando diretamente 52.799 habitantes. A rodovia tem um tráfego médio diário de 781 veículos entre automóveis, caminhões, camionetas, ônibus e motos.

A obra de restauração começou em maio de 2011 e foi concluída neste mês de abril pela construtora G&F Ltda, tendo como órgãos envolvidos a Secretaria de Estado da Infraestrutura e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Já na PB-356, contemplada com pavimentação entre Itaporanga e Pedra Branca, o Governo do Estado investiu R$ 5.226.790,54. Por lá trafegam diariamente em média 399 veículos entre caminhões, ônibus, automóveis, camionetas e motos. A obra beneficia diretamente 26.916 habitantes. A pavimentação foi iniciada em julho de 2011 e concluída neste mês de abril, também pela G&F.

Nos dois trechos foram executados serviços de terraplenagem, drenagem para águas pluviais e subterâneas, pavimentação asfáltica, implantação de cercas delimitadoras da faixa de domínio, gramagem, paisagismo, sinalização horizontal e vertical.

As obras vão promover o desenvolvimento social e econômico da região, ampliar e modernizar a infraestrutura rodoviária do Estado, integrar municípios, conforto e segurança aos usuários da rodovia, além de gerar emprego e renda, melhorando a qualidade de vida da população local.

Postado Por: Soares

Itaporanga e Patos sediam audiências regionais do ODE Leia!


Os municípios de Itaporanga e Patos sediarão, neste final de semana, as audiências regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE). Nesta sexta-feira (27), o ODE visita a cidade de Itaporanga. No sábado (28), haverá plenária em Patos. O evento contará com a presença do governador Ricardo Vieira Coutinho, de secretários de Estado e de gestores de órgãos da administração indireta.

Em Itaporanga (7ª Região Geoadministrativa), a audiência acontecerá às 19h, no ginásio de esportes “O Madrugão”, situado na Rua João Silvano da Fonseca, s/n – Xique-Xique (saída para Conceição). Os municípios polarizados pela 7ª Região são os seguintes: Aguiar, Igaracy, Itaporanga, Nova Olinda, Olho D’Água, Pedra Branca, Piancó, Santa Inês, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, São José de Caiana e Serra Grande.

Na cidade de Patos (6ª Região), a plenária será realizada às 16h, nas instalações do Colégio Cristo Rei, localizado na Rua Peregrino Filho, 301, Centro. Os municípios que compõem a região são: Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Cacimbas, Catingueira, Desterro, Sem, Junco do Seridó, Mãe D’Água, Malta, Maturéia, Passagem, Patos, Quixaba, Salgadinho, Santa Luzia, santa Terezinha, São José de Espinharas, São José do Bonfim, São José do Sabugi, São Mamede, Teixeira e Várzea.

A Subsecretaria do Orçamento Democrático Estadual é vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag-PB). Segundo o secretário Gustavo Nogueira, o Orçamento Democrático Estadual está mudando a cultura política da população paraibana. “Nosso propósito é fortalecer, por meio do empoderamento da população e da prática de controle social, a compreensão do papel do cidadão na discussão das políticas públicas”, afirmou.

A subsecretária-executiva do ODE, Ana Paula Almeida, ressaltou que o ano de 2011 foi marcado por desafios e aprendizados. “A população paraibana atendeu ao chamado e começou a construir no Estado uma nova concepção de gestão pública, pautada na participação popular”, declarou Ana Paula.

Ela destacou ainda que, em 2012, segundo ano de implantação do ODE, “o Governo do Estado renova seu compromisso de democratizar a gestão pública e ampliar a participação efetiva da população nas ações governamentais”.

Calendário de Audiências Regionais 2012

DATA

REGIÃO

DATA

REGIÃO

13/04

Mamanguape

11/05

Cuité

14/04

Guarabira

12/05

Soledade*

26/05

Campina Grande*

18/05

Cajazeiras

02/06

Esperança*

19/05

Sousa

27/04

Itaporanga

25/05

Monteiro

28/04

Patos

01/06

Princesa Isabel

04/05

Catolé do Rocha

08/06

Itabaiana

05/05

Pombal

09/06

João Pessoa

Postado Por: Soares

Executiva do PSB se reúne no Xênius para descutir mal-estar no Partido Leia!


A Executiva Municipal do PSB estará reunida às 18h desta quinta-feira (26) no Hotel Xênius para discutir a reforma administrativa e, consequentemente, a exoneração de figuras carimbadas dentro do PSB, promovida pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Agra.

Ontem, o presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas, entregou o cargo de assessor especial do gabinete do prefeito da capital em protesto à suposta perseguição sofrida pelos defensores da pré-candidatura de Estelizabel na gestão municipal.

Durante entrevista na manhã de hoje, Luciano Agra negou qualquer retaliação aos partidários de Estelizabel na Prefeitura de João Pessoa e classificou o pedido de demissão de Rosas como um gesto de nobreza.

"Vi como um gesto nobre a carta, mas esta história de perseguição não faz parte do meu comportamento, nem de minha história", afirmou.

Postado Por: Soares

Lula rouba a cena em filme sobre posse de Dilma Leia!

Bernardo Mello Franco

O título faz referência à chegada da primeira mulher à Presidência da República, mas o verdadeiro protagonista do documentário que estreou ontem em Brasília é o último homem a ocupá-la. De saída do Planalto, Lula é o centro das atenções de 'Pela Primeira Vez', filme do seu ex-fotógrafo oficial Ricardo Stuckert que narra em 3D a posse de Dilma Rousseff, em 1º de janeiro de 2011.

Não à toa, a sessão de gala realizada ontem serviu como palanque para a volta do ex-presidente à capital, depois de três meses de ausência para tratar o tumor na laringe. Montado sem narração ou entrevistas, o média-metragem usa como fio condutor três discursos de Dilma, no Tribunal Superior Eleitoral, no Congresso e no Planalto.

A fala presidencial embala as cenas da posse, acompanhadas em alguns momentos por uma trilha instrumental que amplia ainda mais o tom épico da cerimônia.

Captadas sob a direção cuidadosa de Stuckert, as imagens em 3D impressionam, e em alguns momentos o espectador pensa estar dentro do cenário histórico da transição de governo.

Mas a sucessão de imagens grandiloquentes da arquitetura da capital, do ritual político e da marcha dos Dragões da Independência às vezes lembra a 'Semana do Presidente' -programa chapa-branca que narrava as proezas de Figueiredo e Collor nas noites de domingo do SBT.

A partir da passagem da faixa, as câmeras abandonam a presidente no Planalto e seguem Lula em sua volta à planície -da partida na Base Aérea de Brasília ao retorno a São Bernardo do Campo, nos braços do povo e com a inusitada companhia do senador José Sarney (PMDB-AP).

É nesta fase que o filme exibe seu melhor bastidor: a visita emocionada do petista a seu vice José Alencar, no hospital Sírio-Libanês. Lula quase chora ao agradecer seu companheirismo no poder.

No entanto, não espere flagrantes como os de 'Entreatos', o documentário de João Moreira Salles sobre a eleição de 2002, onde um incomodado José Dirceu ameaçava expulsar as câmeras. Em 'Pela Primeira Vez', as portas estão sempre abertas.

Postado Por: Soares

A charge do dia!























Postado Por: Soares

Itaporanga: Antônio Porcino e Djaci Brasileiro, juntos, na abertura do ‘Poeirão’ 2012 Leia!


O ex-prefeito de Itaporanga Antônio Porcino (PMDB) e o atual, Djaci Brasileiro (PSDB), estarão juntos no estádio olímpico José Barros Sobrinho, o ‘Zezão’, na terça-feira próxima (1º de maio), na abertura do 39º ‘Poeirão’, o segundo maior campeonato amador de futebol de campo do mundo.


O encontro acontece após reconciliação política, depois de uma cisão de cerca de quatro anos, como conseqüência da posição desencontrada de ambos no pleito eleitoral de 2006, ainda mais agravada na eleição de 2010.


Por conta disso, eles estarão no mesmo palanque da campanha municipal deste ano, e Porcino vai indicar o nome do vereador José Porcino (PMDB), seu irmão, como candidato a vice na chapa a ser encabeçada por Djaci, que disputa a reeleição.


Essa reconciliação, para o ex-prefeito José Silvino Sobrinho (PSDB), traduz o sentimento de união que caracteriza a formação política e cultural da população itaporanguense, e foi bastante providencial no que concerne ao processo desenvolvimentista do município. Segundo ele, Itaporanga vem passando por enorme surto de desenvolvimento econômico, com repercussão que já se e vidência na qualidade de vida da população.

Postado Por: Soares

Bira admite momento "delicado", descarta impeachment e Agra rebate vereadora Sandra Marrcos Leia!


A crise no PSB de João Pessoa, se era simulada acabou de virar realidade, onde a cada entrevista novas provocações são feitas por lideranças da legenda. Desta vez quem partiu para o contra-ataque foi o próprio prefeito da capital, Luciano Agra, que rebateu as provocações da vereadora Sandra Marrocos que acusou a colega de partido e secretária de Saúde, Roseana Meira, de ser desagregadora. Para Agra, Sandra está sendo "afobada".

Já o vereador Bira, também do PSB, disse em evento da prefeitura, realizado no Valentina na manhã de hoje, que o momento vivido pelo PSB é realmente delicado, mas apostou na unidade da bancada governista. "Não existe qualquer baixa na bancada e na próxima semana certamente estaremos retomando uma agenda positiva", avaliou.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de um impeachment do prefeito, Bira deu uma grande gargalhada e minimizou o fato. "Cassado por que motivo?" E completou: "De onde vocês tiraram isso?"

Quem também esteve no evento foi a secretária, Roseana Meira, famosa pelo tom ácido que costuma usar em suas entrevistas, a socialista optou dessa vez pela moderação: "Não vou responder críticas", disse Roseana ao ser questionada sobre a carta do presidente do PSB, Edvaldo rosas que entregou o cargo no município. "Não tenho o que comentar sobre este fato", insistiu Roseana que se esquivou da maioria das perguntas.

Postado Por: Soares

Roseana Meira quebra silêncio e diz que candidatura de Estela é um equívoco do "coletivo" Leia!

Clilson Júnior

Acusada de ser a desagregadora do coletivo e responsável pelo "racha no partido", a secretária de saúde de João Pessoa e ex-mulher do prefeito Luciano Agra (PSB-JP) resolveu quebrar o silencio e responder as provocações recebidas nos últimos dias.

Roseana Meira diz que a responsável pela "racha no partido" foi a candidatura de Estelizabel: A desagregação a que alguns se referem nos remete ao próprio processo equivocado da candidatura posta do PSB. Basta lembrar que em janeiro deste ano tínhamos um bloco coeso de mais de 15 partidos em torno do PSB. A que ou a quem se deve realmente esta desagregação?”.

Roseana diz na carta que recebeu com perplexidade os ataques de Sandra Marrocos através da imprensa: “Depois dos últimos acontecimentos presenciados nos mais diversos veículos de comunicação, venho externar minha perplexidade diante dos fatos”.

Mas adiante a secretária de saúde se diz indignada com os ataques sofridos e diz que a imposição da candidatura de Estelizabel foi responsável por todo processo de desagregamento no coletivo:

Diante do exposto, venho a público colocar minha indignação com as declarações de alguns militantes do PSB que sempre reconheceram e participaram dos avanços acima descritos.

Por mero maniqueísmo político e por divergências externadas a respeito da condução política da tática eleitoral para 2012, não podemos desconhecer o passado, nem tampouco desmerecer o presente como alguns estão fazendo. A desagregação a que alguns se referem nos remete ao próprio processo equivocado da candidatura posta do PSB. Basta lembrar que em janeiro deste ano tínhamos um bloco coeso de mais de 15 partidos em torno do PSB. A que ou a quem se deve realmente esta desagregação?” .

A secretária finaliza a carta pedido paz e discernimento: “Por fim, como construtora, militante, gestora e cidadã deste processo torço para que o bom senso prevaleça e que tenhamos discernimento e maturidade suficiente para superarmos as dificuldades e reencontrarmos os caminhos do diálogo e das transformações que a sociedade espera” diz Roseana Meira.

Leia a carta na íntegra:

Em defesa do PSB

Depois dos últimos acontecimentos presenciados nos mais diversos veículos de comunicação, venho externar minha perplexidade diante dos fatos, intenções e gestos produzidos em relação à gestão da saúde municipal e a minha postura enquanto gestora e militante do projeto político socialista.

Desde a universidade venho semeando as bases de construção de um projeto que despersonalizasse a saúde pública e universalizasse o seu acesso, dialogando de forma participativa com os segmentos sociais envolvidos na construção coletiva do SUS.

Ao longo de muitas caminhadas e ousados desafios, assumimos a gestão municipal da capital em 2005. Nunca abrimos mão da priorização do usuário do SUS em detrimento dos interesses particulares e setoriais. Sempre legitimada pelo projeto político e seguindo todos os passos da consolidação deste novo modelo que rompeu paradigmas e trouxe resultados em curto espaço de tempo na organização da rede e na valorização dos(as) trabalhadores(as).

Conseguimos ampliar em 92% a cobertura dos PSFs, reduzir a mortalidade infantil e materna, aumentar em 76% o acesso aos exames e consultas especializadas; construímos mais de 50% das novas sedes do PSF, alem do investimento na valorização dos servidores através do ganho real e implantação do PCCR, alem das UTI's Materna e Neo Natal na Maternidade Cândida Vargas e no Hospital Santa Isabel, que são as mais modernas do Estado; 6 Farmácias populares e construção dos Hospitais de Mangabeira e Valentina

Diante do exposto, venho a público colocar minha indignação com as declarações de alguns militantes do PSB que sempre reconheceram e participaram dos avanços acima descritos. Por mero maniqueísmo político e por divergências externadas a respeito da condução política da tática eleitoral para 2012, não podemos desconhecer o passado, nem tampouco desmerecer o presente como alguns estão fazendo. A desagregação a que alguns se referem nos remete ao próprio processo equivocado da candidatura posta do PSB. Basta lembrar que em janeiro deste ano tínhamos um bloco coeso de mais de 15 partidos em torno do PSB. A que ou a quem se deve realmente esta desagregação?

Por fim, como construtora, militante, gestora e cidadã deste processo torço para que o bom senso prevaleça e que tenhamos discernimento e maturidade suficiente para superarmos as dificuldades e reencontrarmos os caminhos do diálogo e das transformações que a sociedade espera.

Saudações e Luta

Roseana Meira

Sec Municipal de Saúde

Postado Por: Soares

Bancadas do PT e do PP concedem coletiva nesta quinta-feira na ALPB Leia!

Jornal Correio

Os deputados estaduais Frei Anastácio, Luciano Cartaxo e Anísio Maia (todos do PT, concederão entrevista coletiva, hoje, às 9h30, no auditório João Eudes da Assembleia Legislativa da Paaraíba (ALPB), sobre os desdobramentos da decisão do partido em Campina Grande, que rompeu com o PMDB e decidiu fazer aliança com o PP, em apoio à candidatura da deputada estadual Daniela Ribeiro à sucessão do prefeito Veneziano Vital do Rêgo. O ex-deputado e presidente estadual do PT, Rodrigo Soares, também participará da entrevista coletiva.

De acordo com Anísio Soares e Frei Anastácio, a coletiva de hoje anunciará os próximos passos que o PT tomará na cidade de Campina Grande, em relação ao apoio Daniella Ribeiro. “A decisão tomada pelos delegados do PT de Campina Grande, terá reflexo em relação à pré-candidatura do companheiro Luciano Cartaxo, em João Pessoa, onde também iremos ampliar aliança com o PP e PSC”, afirmou.

Anísio Soares disse que a aliança entre PT e PP está consolidada em João Pessoa e Campina Grande. Ele afirmou que vai se empenhar pessoalmente na campanha do deputado Luciano Cartaxo. De acordo com Anísio Maia, chegou a hora de o PT deixar de ser escada para os outros e eleger o prefeito de João Pessoa. Anísio disse que também vai participar diretamente da campanha para prefeito de Cabedelo, onde ele pretendia disputar a Prefeitura.

Diante da decisão petista de lançar Luciano Cartaxo em João Pessoa, Anísio não vai mais para a disputa em Cabedelo e, se depender dele, o PT apoiará a candidatura do deputado Trócolli Júnior (PSD). Segundo Anísio, o pré-candidato do PMDB, José Maria de Lucena Filho, o Luceninha, “fez na Câmara de Cabedelo o que o prefeito José Régis faz, atualmente, na Prefeitura”. “Portanto, não há como apoiá-lo”, disse.

Ainda em relação à decisão do PT em Campina Grande, Frei Anastácio disse que o PT passou oito anos apoiando o mandato do PMDB na cidade, “mas não houve nenhuma manifestação de interesse do partido em manter a aliança para as eleições deste ano, uma vez que não aconteceu nenhum convite em relação a isso”.

“No caso do PP e PSC, desde o mês de janeiro, que estamos discutindo essa aliança. Além disso, o PP enviou uma carta convidando o PT para essa composição. A carta-convite foi posta em votação e a grande maioria dos 200 delegados decidiu pelo apoio a Daniella Ribeiro, e estamos construindo a composição na chapa majoritária com a vaga de vice para o nosso partido”, afirmou o parlamentar petista.

Dissidentes protocolam recurso contra decisão

Membros do PT de Campina Grande subscreveram na direção Estadual da legenda, um documento pedindo o cancelamento do encontro realizado no último domingo na cidade, quando os delegados decidiram por firmar aliança com o PP. De acordo com o membro do diretório do PT, Gustavo Pontinele, o encontro ocorreu de forma contrária ao que rege o regulamento interno sobre prévias e encontros e agora, ou o jogo está zerado, ou Alexandre Almeida é o pré-candidato do PT.

“Temos seis pontos que estão sendo questionados neste recurso. Mas o mais interessante, é o artigo 50 do regimento, que deixa claro que nas cidades onde não houver um sistema de prévias, a eleição dos candidatos a delegado deve ocorrer 20 dias após a inscrição dos pré-candidatos. A inscrição dos candidatos em CG aconteceu até a sexta-feira, 27 horas após foi realizada a eleição”, disse.

Segundo ele, além disso, se o PT tivesse interesse em apoiar a candidatura de outro partido, “tinha como data limite o dia 15 de janeiro para apresentar a tese”. Gustavo disse que como não houve apresentação de nenhuma proposta neste sentido, o encontro do PT não poderia ocorrer no sentido de uma discussão sobre alianças, um encontro de tática eleitoral, mas sim um encontro de definição de candidaturas.

“Tivemos três candidatos inscritos, dois renunciaram e o terceiro, Alexandre Almeida, não renunciou e então teria que ser homologado pré-candidato a prefeito. Estamos com um recurso rico e abundante e na pior das hipóteses, o jogo está zerado. Se houver o bom senso, o PT já tem pré-candidato, que é Alexandre Almeida”, declarou.

Barbosa diz que Cartaxo perde legitimidade

Já o presidente municipal do PT em João Pessoa, Antônio Barbosa, disse que não pode haver uma regra diferenciada para João Pessoa e outra para Campina Grande e que a participação do pré-candidato em João Pessoa, Luciano Cartaxo, na decisão de Campina Grande, deslegitima a tese de candidatura própria por ele defendida na Capital.

“Lamentamos que Luciano Cartaxo que bradou tanto que o PT deveria recuperar o protagonismo a partir de João Pessoa defendendo a candidatura própria em todo o Estado, se desloque para Campina quebrando as regras. Por isso ele perde legitimidade enquanto protagonista da ideia de candidatura própria que, nos parece, não era tão autêntica”, afirmou.

Segundo Barbosa, o PT não poderia mudar a tática eleitoral discutida previamente e adotar uma aliança, desfazendo a relação com o PMDB, “para fazer com um outro partido que momentaneamente se apresenta com uma performance supostamente melhor na campanha”.

Postado Por: Soares

Governador RC se reúne com 134 prefeitos para discutir ações de combate a seca Leia!

com Secom PB

O governador Ricardo Vieira Coutinho realiza, nesta quinta-feira (26), uma reunião de trabalho com 134 prefeitos dos municípios atingidos pela seca no Estado. Na ocasião, será discutida a elaboração de um plano de ação para enfrentamento a estiagem.

Ricardo Coutinho revelou que 80% das propostas do Estado da Paraíba foram contempladas dentro do Plano Emergencial apresentado pelo governo Federal, durante reunião da presidenta Dilma Rousseff com os governadores nordestinos, em Aracaju, Sergipe. Serão disponibilizados R$ 2,7 bilhões para ações de combate aos efeitos da seca que atinge os estados do Nordeste e quase 200 municípios paraibanos.

No início da reunião realizada no Palácio do Governo de Sergipe, o governador Ricardo Coutinho entregou a presidenta Dilma Rousseff um documento contendo propostas como a antecipação e a concessão de uma parcela extra do programa Garantia Safra 2011/2012, a disponibilização de mais recursos para a operação carros-pipas e recuperação de poços e para o Programa Água Para Todos. Todas essas propostas serão atendidas pelo Governo Federal.

Pronaf- Outra proposta apresentada pelo governador Ricardo Coutinho foi a criação de uma linha de crédito de custeio e investimento emergencial agropecuário do Pronaf B. Durante entrevista, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, anunciou a abertura de crédito de R$ 1 bilhão para pequenos,médios e grandes agricultores dentro do Pronaf com crédito de até R$ 12 mil para pequenos agricultores e até R$ 100 mil para médios e grandes produtores dentro do programa.

Água para todos- Ricardo comemorou o aumento dos recursos disponibilizados dentro programa Água Para Todos como a liberação, até dezembro, de R$ 799 milhões para os estados nordestinos. "Com o acréscimo dos recursos, poderemos avançar mais o desafio de levar água para a população paraibana. Ele lembrou que a Paraíba havia sido contemplada anteriormente com 4 mil cisternas, mais 270 sistemas simplificados de água e 206 barreiros”, completou.

Recursos para poços- A Paraíba será contemplada com R$ 3 milhões para a recuperação de poços artesianos. Ricardo avaliou que a reunião foi positiva para ações emergenciais como a destinação de recursos para a recuperação de poços artesianos e também de obras como barragens e adutoras, que vão impedir que esse fenômeno da seca ocasione efeitos tão graves, como a falta de água até para consumo humano.

Segundo levantamento da Defesa Civil, a Paraíba possui 3 mil poços artesianos, sendo 2 mil particulares e 1 poço público. "Tínhamos solicitado R$ 9 milhões para a construção dos poços, e garantimos R$ 3 milhões, ficando o restante para análise do governo federal”.

Segundo o ministro Fernando Bezerra, mais de 1.100 municípios e cerca de 12 milhões de nordestinos deverão sofrer os efeitos da estiagem nos próximos meses. "Estamos tomando essas medidas emergenciais, mas também estamos desenvolvendo medidas efetivas como a transposição das águas do Rio São Francisco e a construção do canal ligando a barragem de Acauã e Araçagi na Paraíba”, exemplificou Bezerra.

Estiagem- O governador Ricardo Coutinho informou que, dos 223 municípios da Paraíba, 143 estão gravemente atingidos pela estiagem e outros 67 sofrem de forma mais atenuada. "Temos uma população de 2,6 milhões de pessoas morando no perímetro da seca e uma previsão de nove meses sem chuvas. Essa será uma das secas mais rigorosas das últimas décadas, mas acreditamos que essa proatividade do Governo federal e do Governo da Paraíba com disponibilização de crédito, do Garantia Safra, do Bolsa Estiagem vão ajudar a minorar a situação das famílias”, completou.

Postado Por: Soares

Lula diz que relação com Dilma ''é como relógio suíço'' Leia!

Folha de S.Paulo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que sua relação com a presidente Dilma Rousseff continua harmoniosa.
Questionado se havia 'acertado os ponteiros' com a presidente durante almoço ontem em Brasília, ele afirmou:

'Nosso relógio é suíço. Jamais ele vai ter de atrasar ou adiantar. Nunca temos de acertar os ponteiros'.
A declaração foi dada no início da noite de ontem, quando ele chegou para participar da sessão de pré-estreia do documentário 'Pela Primeira Vez', dirigido pelo ex-fotógrafo oficial do petista Ricardo Stuckert. O documentário, no qual o ex-presidente aparece, descreve a chegada de Dilma à Presidência da República.

Lula e Dilma tiveram posicionamentos diferentes sobre a CPI do Cachoeira, que investiga relações do empresário de jogos ilegais Carlinhos Cachoeira com políticos. Enquanto ele queria que a comissão fizesse uma investigação ampla, Dilma, preocupada com eventuais consequências à sua gestão, tenta manter a CPI sob controle.

Postado Por: Soares

Reflexão do Editor Leia!


'A coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais'. (Provérbios 17:6)
Postado Por: Soares

Na CPI ''Jim Jones'' vai sobrar para todos Leia!

BR247

Base aliada e oposição já compartilham a mesma apreensão quanto aos impacto da CPI do Cachoeira.

Os parlamentares passaram a chamar a investigação de Jim Jones, porque todos “todos morrerão abraçados”, numa referência ao suicídio coletivo em 1978, na Guiana, que tinha à frente um líder de uma seita americana.

Líder do PR, senador Blairo Maggi (MT) avisou a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que o ex-diretor do Dnit Luiz Antônio Pagot está incontrolável, depois de ter se desligado do PR.
Postado Por: Soares

Lula manda partir ''pra cima'' de Perilo e Demóstenes Leia

Agência Estado

Incentivador da CPI do Cachoeira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca hoje em Brasília disposto a estimular o PT e a base aliada a bombardearem o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e o senador Demóstenes Torres (ex-DEM) para atingir a oposição às vésperas das eleições. Lula vai almoçar com a presidente Dilma Rousseff e ministros, no Palácio da Alvorada, algumas horas depois da instalação da CPI. “Vocês vão se surpreender com o que vai surgir nessa CPI”, disse o ex-presidente a parlamentares do PT, na semana passada.

Na avaliação de Lula, o esquema de Cachoeira se aliou à oposição e agiu para fabricar provas contra o seu governo. Em conversas reservadas, o ex-presidente tem dito que a CPI vai desvendar as ligações de Cachoeira com a “farsa do mensalão”. Perillo garantiu, em 2005, que alertou Lula sobre o pagamento de propina a parlamentares, em troca de apoio no Congresso. O ex-presidente nega e nunca perdoou o tucano por isso.

Nos últimos dias, o ex-presidente e sua sucessora divergiram sobre a conveniência da instalação da CPI. Lula, porém, está convencido de que as investigações vão desvendar como operava o que ele chama de “quadrilha política e empresarial” comandada pelo contraventor Carlos Cachoeira.

Postado Por: Soares

CPI do Cachoeira: depoimentos de Agnelo e Perillo Leia!


O PT se rendeu ao anúncio feito ontem pelo líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), de que o partido apresentará requerimento à CPI do Cachoeira para convocação de dois governadores: o tucano Marconi Perillo (GO) e o petista Agnelo Queiroz (DF).

Agora com o anúncio público feito pelo PSDB, o PT também já dá como inevitável o depoimento de Agnelo na CPI. Aliás, o presidente do partido, Rui Falcão, disse isso ao próprio governador do Distrito Federal, no encontro que tiveram esta semana. O mesmo comunicado o presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), fez ao governador de Goiás.

Postado Por: Soares

Termina o prazo para Demóstenes entregar defesa Leia!


Vence hoje, o prazo para o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) entregar a defesa prévia no processo aberto no Conselho de Ética do Senado que pode levá-lo à cassação do mandato. O órgão vai analisar se houve quebra de decoro parlamentar por conta do envolvimento do senador com o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

Ontem, Demóstenes esteve no Senado, mas não adiantou o que vai alegar na peça. Disse que seu advogado, Antônio Carlos de Almeida Castro, definiria ainda na tarde de hoje a linha de defesa. Gravações da Polícia Federal na Operação Monte Carlo apontam que o parlamentar teria usado o mandato para beneficiar Cachoeira, preso em fevereiro durante operação da Polícia Federal.

A defesa será entregue por escrito e será analisada pelo senador Humberto Costa (PT-PE), relator do caso no Conselho de Ética. Costa afirmou que pretende entregar o seu parecer na próxima semana, após o feriado, no dia 02 ou 03 de maio. Depois, os integrantes do Conselho terão cinco dias úteis para analisar o parecer. Eles podem decidir pelo arquivamento do caso ou pelo aprofundamento das investigações.

Postado Por: Soares

Proprietário da Delta se afasta da empresa Leia!


Fernando Cavedish, proprietário da Delta, está se afastando do comando da empresa, juntamente com o diretor Carlos Pacheco. A decisão será anunciada ainda hoje, em uma carta encaminhada pela Delta à Controladoria Geral da União (CGU), na qual a empresa anunciará o início de uma auditoria por meio de uma empresa independente.

A direção da Delta, durante a investigação, ficará a cargo de Carlos Alberto Verdini. A empresa está no centro das investigações que apuram denúncias de uma rede de corrupção encabeçada pelo contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. As suspeitas da Polícia Federal são de que a construtora teria alimentado doações eleitorais repassadas por Cachoeira.

Acuada pelas denúncias, a Delta já começou um movimento de abandono de grandes obras, como a sua participação nos consórcios que tocam a reforma do Maracanã, a construção da TransCarioca e do polo petroquímico de Comperj. Com 25 mil empregados diretos e 5 mil indiretos, a empresa agora tenta evitar o efeito dominó que atingirá outros projetos.

Postado Por: Soares

Deputados querem poder para mudar decisão do Judiciário Leia!


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou hoje, por unanimidade, uma proposta de emenda constitucional (PEC) que permite ao Congresso sustar decisões do Poder Judiciário. Atualmente, o Legislativo pode mudar somente decisões do Executivo. A proposta seguirá agora para uma comissão especial.

O objetivo da proposta, de autoria do deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), é permitir que o Congresso tenha a possibilidade de alterar decisões do Judiciário se considerar que elas exorbitaram o "poder regulamentar ou os limites de delegação legislativa".

A PEC tornou-se prioridade da frente parlamentar evangélica desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu permitir o aborto de fetos anencéfalos. O coordenador da bancada, deputado João Campos (PSDB-GO), afirma que o objetivo é enfrentar o "ativismo judiciário".

Postado Por: Soares

Unipê abre inscrições na próxima semana para 17 cursos e 3,2 mil bolsas de estudo Leia!

Assessoria

O Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) abrirá inscrições, na próxima quarta-feira (2 de maio), para o Vestibular 2012.2, em 17 cursos de graduação e 3,2 mil bolsas de estudo. O Unipê vai oferecer os cursos de Enfermagem e Educação Física também no turno da noite, além dos cursos de Fonoaudiologia, Engenharia Civil e Redes de Computadores. A prova será aplicada no dia 2 de junho, no campus universitário, no bairro de Água Fria, na Capital.

Os candidatos devem se inscrever até o dia 30 de maio, exclusivamente pela Internet, através do Portal da instituição (www.unipe.br). Os candidatos também podem ingressar na instituição com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Há duas modalidades no Vestibular 2012.2. Os candidatos poderão ingressar no Unipê usando a nota do Enem, ou ainda, através da prova que será aplicada na instituição, no dia 2 de junho.

Para a modalidade do Enem, o candidato deve preencher o Formulário de Inscrição, pela Internet, e comparecer à Segen - Secretaria Geral de Ensino, no prédio do Espaço de Vivência Acadêmica (EVA), e confirmar a sua inscrição, mediante a entrega de cópia autenticada, do Boletim do Enem, expedido pelo MEC. Após este procedimento, o candidato receberá da Segen o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição. A inscrição só será efetivada com a apresentação do Boletim, no prazo estabelecido.

Para os candidatos que optarem pela prova no Unipê, eles serão submetidos a uma prova de Redação e mais uma prova com questões objetivas. Será eliminado do Vestibular o candidato que obtiver nota zero na Redação.

Cursos

No Vestibular 2012.2, o Unipê está oferecendo os cursos de Administração (Bacharelado), Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado), Ciências Contábeis (Bacharelado), Ciência da Computação (Bacharelado), Direito (Bacharelado), Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Enfermagem (Bacharelado), Fisioterapia (Bacharelado), Fonoaudiologia (Bacharelado), Psicologia (Bacharelado), Odontologia (Bacharelado), Design de Moda (Tecnológico), Gestão de Tecnologia da Informação (Tecnológico), Sistemas para Internet (Tecnológico) e, ainda, Redes de Computadores (Tecnológico) e Engenharia Civil (Bacharelado).

Postado Por: Soares

«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top