topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

Saiba como e por que fiscalizar seu candidato a senador e a deputado federal Leia!


Depois do voto, eleitor deve "ficar em cima" do político em quem votou

Depois da dura tarefa de escolher em quem votar para senador e deputado federal a cada quatro anos, chega a hora de passar outros quatro anos fiscalizando o trabalho de quem foi eleito. Mas como fazer isso se o eleitor não sabe muito bem para que serve senadores e deputados?

Para a coordenadora do Movimento Voto Consciente, Sonia Barboza, o brasileiro não escolhe bem seus candidatos para o Legislativo e mal acompanha seu trabalho simplesmente porque desconhece as funções dos parlamentares, que servem, basicamente, para propor e aprovar as leis do país.

Ela diz que a culpa é menos do eleitor e mais do sistema eleitoral, que dedica atenção quase exclusiva aos candidatos a presidente, governador e prefeito.

Depois das eleições, no entanto, é hora de fiscalizar. Sonia diz que, antes de tudo, é preciso anotar o nome do escolhido para só então começar a seguir seus passos depois de eleito. Isso vai ajudar a decidir se ele merece se reeleger na eleição seguinte.

- Se não cobrar, o político faz o que bem entende. Todo mundo que trabalha tem um chefe, e, no caso dos políticos, os chefes são os eleitores. Mas já vou avisando que há muita má vontade do Legislativo em dar informações.

Para facilitar a tarefa, listamos algumas dicas para ninguém desgrudar do senador e do deputado escolhido por você. No final, uma arte explica a função desses parlamentares.

1. Como o Congresso gasta o seu dinheiro?

Para descobrir como senadores e deputados gastam o dinheiro reservado ao Congresso, o site Contas Abertas permite acompanhar essas despesas clicando na aba “Orçamento” na página principal do site.

2. De onde veio o dinheiro da campanha do seu candidato?

O eleitor consegue acompanhar a prestação de contas de seu candidato em todas as eleições que ele disputou. Acessando o site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), é possível descobrir de onde saíram as doações e para onde foi o dinheiro arrecadado. Para isso, é só clicar em “prestação de contas” e escolher o ano da eleição.

3. Seu parlamentar trabalha?

No site do Projeto Excelências, da ONG Transparência Brasil, é possível pesquisar informações que vão desde os projetos de lei apresentados por ele até a variação do patrimônio do político.

4. Seu político tem processo no STF (Supremo Tribunal Federal)?

Se o seu senador ou deputado tiver um processo no STF, você pode acessar o site do tribunal e descobrir. É só clicar em “acompanhamento processual” na aba “processos” e digitar o nome do político para fazer a pesquisa. Fonte: R7
Postado Por: Soares
author

Este post foi escrito por: Soares

Receba E-mail atualizações gratuitas !

Postar um comentário

«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top