topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

INDECISOS: Maioria dos eleitores não sabe em quem votar para deputado estadual Leia!


Pesquisa mostra que 65% da população ainda não tem candidato

A pesquisa do Instituto Diário Data Associados realizada entre os dias 8 e 12 deste mês em todas regiões da Paraíba revelou o acirramento de um dado persistente nos sucessivos pleitos de disputa proporcionais. Uma maioria composta por 65% do eleitorado ainda não escolheu seus representantes para Assembleia Legislativa paraibana. Pior: 60% dos paraibanos sequer lembram em quem votaram nas últimas eleições parlamentares e 54% se sentem mal representados pela atual bancada na Casa legislativa.

"Os números mostram que na proporcional o que prevalece é a decisão de última hora", avalia o cientista político Iêdo Fontes, professor do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

"Outra ocorrência comum é a do voto influenciado por parentes ou amigos e não definido pela concepção político-ideológica. Sendo assim, como lembrar de quem você escolheu, já que não houve critérios para isso?", analisa o professor Iêdo. Para o cientista político e professorda UFPB, Lúcio Flávio, o desinteresse pelos candidatos compromete a fiscalização dos eleitos pelo povo.

Atribuições dos parlamentares como a fiscalização ao Executivo, a elaboração do orçamento estadual e de leis que beneficiam a sociedade ficam longe da participação dos votantes. "A gente vive uma democracia delegativa. Escolhemos nossos representantes e delegamos funções porque não temos mecanismos de controle e fiscalização". O especialista aposta na realização de uma reforma política como saída para maior participação popular na atuação dos parlamentares.

"Hoje todos os candidatos podem receber votos de qualquer lugar do Estado. O voto dividido entre os 36 distritos aproximaria mais eleitores e representantes que poderiam cobrar mais diretamente dos candidatos", sugere. Para Iêdo, os parlamentares são vistos como grandes assistentes sociais, sem ideias gerais sobre o seu estado e sem visão além de suas bases eleitorais. Ambos concordam que o Legislativo sofre desgaste crescente comprometendo o equilíbrioentre os Poderes.

O descrédito das casas legislativas inclui também a Câmara Federal e o Senado. De acordo com a pesquisa, 80% dos eleitores se sentem indiferentes ou se acham pouco representados pelos deputados federais. O índice sobe para 81% em relação ao Senado. Os dois parâmetros abrangem um contingente de 79% dos eleitores paraibanos quando o assunto é a Assembleia Legislativa. Fonte: O Norte
Postado Por: Soares
author

Este post foi escrito por: Soares

Receba E-mail atualizações gratuitas !

Postar um comentário

«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top