topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

Governo realiza Semana Estadual de Saúde do Homem; 32mortes/dia de doenças evitáveis Leia!


Nos últimos seis anos, 71.257 homens morreram na Paraíba, 11.800 por ano, 32 a cada dia. Eles morrem mais do que as mulheres, muitas vezes por doenças que poderiam ser evitadas, se procurassem os serviços de saúde.

Para sensibilizar o público masculino, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com outros órgãos, realiza a ‘II Semana Estadual de Atenção Integral à Saúde do Homem’, de segunda à sexta-feira (9 a 13). A abertura do evento acontece na sede da SES às 16h, com o lançamento do ‘Cartão Vermelho’, que vai incentivar os homens a realizarem o exame de próstata.

“Se os homens tivessem o hábito de procurar o médico de forma regular e preventiva, evitariam dores físicas e emocionais, muitas mortes e o sofrimento de suas famílias.

A ideia da Semana da Saúde do Homem é conscientizar a população masculina e desmistificar os procedimentos médicos, além de enfatizar a educação do homem, no tocante ao cuidado com a saúde”, afirmou a gerente de Ações Programáticas e Estratégicas (Geape-SES), Juliana Sousa.

Como parte da programação da semana, nas terça e quarta-feira (10 e 11), acontecerá o I Seminário de Saúde do Homem, no Hotel Xênius, em João Pessoa. Entre os palestrantes está o coordenador da Área Técnica de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Baldur Oscar Shubert, vai falar sobre o Plano de Ação Nacional de Política de Atenção Integral à Saúde do Homem.

Durante a semana, ainda serão discutidos outros temas relacionados às doenças cardiovasculares (que mais matam homens) e as sexualmente transmissíveis, à dependência química, depressão e à integralidade do homem na rede de serviços da saúde. Às 7h da sexta-feira, haverá uma caminhada saindo do Busto de Tamandaré, em Tambaú, para fazer um alerta sobre os principais males que acometem os homens.

Números – Das 71.257 mortes masculinas registradas de 2004 a 2009, 19.471 foram causadas por doenças do aparelho circulatório (coração). Em segundo lugar, com 11.258 registros, aparecem as causas externas de morbidade e mortalidade (homicídios, acidentes, suicídios e outros) e em terceiro, com 7.626 casos, vêm as neoplasias (câncer).

A Semana Estadual da Saúde do Homem foi instituída pela Lei Estadual 8.872/2009. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Gerência Executiva de Ações Programáticas e Estratégicas e Gerência Operacional do Ciclo da Vida, é responsável pela implementação da política de saúde do homem, no Estado. A cada segunda semana do mês de agosto, é realizada a Semana de Saúde do Homem como forma de mobilização popular.

Órgãos envolvidos - Estão envolvidos na promoção da Semana de Saúde do Homem, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), o Instituto de Assistência à Saúde do Servidor (IASS), a Paraíba Previdência (PBPrev), a Fundação Centro Integrado de apoio ao Portador de Deficiência (Funad), a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds), Secretaria de Estado de Cidadania e Administração Penitenciária (Secap), Secretaria de Educação e Cultura (Seec), Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), Secretaria de Comunicação Institucional (Secom), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Hospital de Guarnição de João Pessoa, Faculdades de Medicina e Enfermagem Nova Esperança (Famene/Facene), Unimed/Unigente, Pastoral do Negro/Fopir e Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Fonte: Click PB
Postado Por: Soares
author

Este post foi escrito por: Soares

Receba E-mail atualizações gratuitas !

Postar um comentário

«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top