topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

SES abre Semana de Aleitamento Materno com a “Carreata dos bebês”, no domingo Leia!


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) preparou uma programação especial para comemorar a XIX Semana Mundial de Aleitamento Materno e a I Semana Estadual do Bebê, que acontece de 1 a 7 de agosto.

As atividades começam neste domingo (1º), com a ‘Carreata dos bebês’, que sairá às 16h, do Busto de Tamandaré, na Praia do Cabo Branco, em João Pessoa. Mães empurrarão os carrinhos de bebês para chamar a atenção da sociedade para a redução da mortalidade infantil, na Paraíba. Em seguida, haverá um culto ecumênico. Durante a próxima semana, haverá seminários, palestras, panfletagem, orientação sobre amamentação e homenagem às mães doadoras de leite humano.

A gerente executiva de Ações Programáticas e Estratégicas da SES, Juliana Sousa, explicou que a SES e os bancos de leite estão mobilizando várias mães para a abertura da Semana. “Queremos chamar a atenção da sociedade para a redução da mortalidade infantil e para a importância do aleitamento materno exclusivo.

Durante esta semana, vamos enfocar, através dos nossos eventos, o cuidado integral à criança, desde o momento em que ela está dentro da barriga da mãe, com um pré-natal digno, na hora do parto e após o nascimento”, afirmou.

“Ainda existe muita resistência das mães em amamentar os filhos, seja por valores culturais ou porque elas não foram preparadas durante o pré-natal. O nosso objetivo é alertar essas mulheres e divulgar a importância do aleitamento exclusivo até os seis meses de vida, que é fundamental, tanto pelo valor nutricional, como pelo valor afetivo”, disse Iara Medeiros, gerente operacional de Alimentação e Nutrição da SES.

Ela lembrou que, além dos seis bancos de leite humano e dos 12 postos de coleta, existem, no Estado, 20 hospitais com o título de Amigo da Criança, que têm o objetivo de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. “Os profissionais da saúde também têm que lidar com essas questões, orientando essas mães e dizendo onde elas podem buscar informação. Temos os bancos de leite, os postos de coleta, além dos hospitais Amigo da Criança, que têm pessoas preparadas para isso”, informou.

Programação – Na segunda-feira (2), haverá visitas aos hospitais ligados ao Centro de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral e às empresas que mantém parceria com o centro, nas atividades de promoção e divulgação do aleitamento materno. Na terça-feira (3), das 8h30 às 17h30, acontecerá o I Seminário de Hospital Amigo da Criança, no Quality Hotel Faraó, no Cabo Branco, em João Pessoa.

Na quarta-feira (4), será realizado o I Seminário Estadual de Alimentação Saudável, no Cine Banguê do Espaço Cultural José Lins do Rego. O evento vai reunir médicos, enfermeiros, alunos, professores e diretores de creches e escolas de ensino fundamental, além de representantes de instituições de ensino superior.

Na quinta-feira (5), haverá distribuição de panfletos e orientação sobre aleitamento materno no shopping Tambiá, na Capital. Na sexta-feira (6), acontecerá uma festa em homenagem às mães doadoras de leite humano na Marriage Recepções, no bairro dos Estados. No sábado (7), a programação será encerrada no Shopping Tambiá, com uma exposição de banners e fotografias de mães doadoras, além de distribuição de panfletos.

Além dessa programação elaborada pela SES, os bancos de leite, os postos de coleta, as maternidades, hospitais e municípios vão realizar atividades simultâneas durante toda a semana. Fonte: Click PB
Postado Por: Soares
author

Este post foi escrito por: Soares

Receba E-mail atualizações gratuitas !

Postar um comentário

«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top