topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

Secom desmente denúncia do G1 e diz que site com dados existe desde junho de 2009 Leia !


Portal da Globo G1 noticiou que a PB não segue Lei obrigando divulgação de contas pela internet

O portal de notícias G1, da Rede Globo, noticiou esta manhã (29) que a Paraíba é um dos poucos Estados que ainda não havia se adequado à “Lei da Transparência”, que determina a divulgação das receitas e despesas em seus sites.

Segundo o o portal, dos 26 Estados da Federação somente Rondônia estava na mesma situação dos paraibanos.

Em sua matéria, o G1 chegou a declarar que a assessoria de comunicação da Paraíba havia informado que não existia previsão para confecção do site. (Leia a matéria do portal: http://g1.globo.com/politica/noticia/2010/05/estados-cumprem-lei-mas-dados-sobre-gastos-sao-de-dificil-acesso.html)

De imediato, a Secretaria de Comunicação da Paraíba divulgou nota afirmando que o serviço de consulta pública já está disponível no portal do Governo desde 2009, inclusive sendo o pioneiro da ação em todo o país.

Leia a seguir os esclarecimento do Governo da Paraíba

Cumprindo o que determina a Lei de Transparência, sancionada em maio de 2009 pelo Presidente da República, o Governo do Estado da Paraíba disponibiliza desde junho de 2009, o ‘Contas Públicas’, o qual é pioneiro no país.

O Portal de Transparência do Governo do Estado – ‘Contas Públicas’ – pode ser acessado diretamente no Portal do Governo, na seção de Serviços (http://www.paraiba.pb.gov.br/), ou através da página da Controladoria Geral do Estado http://www.siaf.cge.pb.gov.br/PORTALSIAF/Portal#.

Inclusive, no dia internacional contra a corrupção, durante uma feira contra a corrupção realizada em dezembro de 2009, no ponto de Cem Réis, a Controladoria Geral do Estado (CGE) apresentou o “Contas Públicas”, através dos auditores da CGE que expuseram ao público as atividades rotineiramente executadas de registro, controle e fiscalização da aplicação dos recursos públicos dos órgãos do Poder Executivo do Estado da Paraíba.A consulta – Clicando no link ‘Acesso livre ao SIAF’.

O visitante pode consultar as despesas do Governo do Estado com todos os órgãos públicos que utilizam o Sistema Integrado de Administração Financeira (Executivo, Legislativo e Judiciário) e ter acesso a todos os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer da execução da despesa, no momento de sua realização, com a disponibilização mínima dos dados referentes ao número do processo correspondente, ao bem fornecido ou ao serviço prestado, à pessoa física ou jurídica beneficiária do pagamento e, quando for o caso, ao procedimento licitatório realizado.

Informando os parâmetros mínimos para executar a consulta, como o nome, CPF ou CNPJ do beneficiário, o visitante recebe informações em PDF de todos os gastos do Governo.

Dados gerais – Em junho de 2009, o Portal da Transparência ‘Contas Públicas’ passou a disponibilizar informações através do sistema Dmais1, que faz atualizações diárias, sendo divulgadas em PDF, sobre a receita recebida e prevista, de acordo com o exercício financeiro atual ou do ano passado. Há ainda a opção de filtrar a busca mês a mês e por meio da unidade gestora.

No ‘Contas Públicas’ também é possível consultar tabelas informativas sobre orçamento (unidade orçamentária, função, subfunção, programa, projeto, atividade, natureza e fonte), finanças e tabelas diversas dos órgãos, dispositivos legais, licitações, empenho (anulação parcial, total ou suplementar), tipo de crédito (especial, ordinário e extraordinário) e Municípios.

Outro serviço oferecido é a ‘Consulta On-line ao Credor’. Com o número do CNPJ, CPF ou o Código do Credor no SIAF, pode-se ter acesso à situação do Credor junto ao SIAF, verificando se o mesmo contém pendência(s) na Controladoria Geral do Estado, bem como pendências com ICMS na Receita.
Fonte: Mais PB
Postado Por: Soares
author

Este post foi escrito por: Soares

Receba E-mail atualizações gratuitas !

Postar um comentário

«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top