
O senador Roberto Cavalcanti (PRB) quer que o projeto “Ficha Limpa” passe a vigorar já a partir das eleições de 3 de outubro. Em entrevista na manhã desta quinta-feira 13 o parlamentar manifestou ser favorável ao projeto e alertou sobre manipulações que podem transformar o projeto em um “engodo”.
“Se é sério, vamos fazer para valer, da forma que está e valendo já para a próxima eleição”, defendeu o parlamentar. “Sou amplamente favorável ao projeto, mas só se ele começar a vigorar este ano, barrando os fichas sujas já nesta eleição”, reforçou o senador. Ele disse que, se for postergado, a classe política pode construir atenuantes que abrirão brechas na legislação.
“A legislação eleitoral sempre é elaborada no sentido de proteger a classe política. Se joga para a platéia, mas é um simulado”, declarou o parlamentar. Ele lembrou da lei de inelegibilidade para cassados, que prevê a perda dos direitos eleitorais por apenas três anos, viabilizando nova candidatura no próximo pleito, que ocorre em intervalos de quatro anos.
“Este é um exemplo da ação dos maus políticos, que fazem as leis já visando a autoproteção”, ilustrou o senador. “Se o efeito do Ficha Limpa for postergado para as eleições municipais, corremos o risco de vê-lo descaracterizado e estaria em curso mais uma farsa, mais um engodo”, finalizou Cavalcanti.
O projeto, já aprovado na Câmara dos Deputados, prevê o impedimento da candidatura de políticos condenados em decisão colegiada, tomada em processo ainda em tramitação no Judiciário. Segundo o presidente do Senado, José Sarney, a Casa apreciará a matéria em caráter de urgência.
Fonte: Assessoria
Soares
Postar um comentário