topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

Paraíba não tem mulher ocupando espaço no Palácio da Redenção desde 2006 Leia!


Severino Lopes 

A reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB), quebrou mais um paradigma na Paraíba. Há quase uma década, uma mulher não ocupava espaço no Palácio da Redenção, dividindo o poder com o governador. A última vez que uma mulher ocupou o cargo de vice governadora foi em 2006. Lauremília Lucena (PSDB), esposa do ainda senador Cícero Lucena (PSDB) foi vice de Cássio Cunha Lima (PSDB) até o ano de 2006.

Após oito anos, a Paraíba vai voltar a ter uma mulher no cargo de vice-governadora em 2015. Lígia Feliciano (PDT), escolhida candidata a vice no apagar das luzes do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral, foi eleita, ao lado de Ricardo Coutinho (PSB), com 1.125.956 votos, o que representa 52,61% dos votos válidos. A chegada de Lígia ao posto, representa, conforme garantiu a própria vice governadora eleita em entrevista, mais uma vitória das mulheres, que cada vez mais ocupam espaços importantes em todos os setores da sociedade. Além de ser a representante de Campina Grande no futuro governo socialista, substituindo Rômulo Gouveia (PSD), Lígia também representará as mulheres paraibanas no governo.

Lígia tem 57 anos, é natural de Campina Grande e essa é a primeira vez que ela vence um cargo eletivo. Em 2002, ela concorreu a uma vaga no Senado Federal e em 2008 foi candidata a vice-prefeita de Campina Grande, na chapa de Rômulo Gouveia (PSD), que na época era do PSDB. Em nenhuma das duas ocasiões ela foi eleita.

A vice-governadora eleita é casada com o deputado federal reeleito Damião Feliciano (PDT) e tem três filhos. Damião Feliciano é o deputado federal mais antigo da bancada paraibana e em 2015 vai para o quinto mandato na Câmara Federal, sendo que um deles foi na suplência.

Simples, mais sempre com um sorriso no rosto, Lígia é formada em medicina e empresária. Como esposa do deputado Damião Feliciano, ela contribuiu de forma decisiva para todas as eleições do parlamentar. Também ajudou a fundar o Hospital Mariana, em Campina Grande, e fundou o Hospital de Urgência e a Rádio Panorâmica, na Região da Serra da Borborema. Em 2003, ela ainda instalou em Campina Grande a UNESC Faculdades.

Postadso Por: Soares
author

Este post foi escrito por: Soares

Receba E-mail atualizações gratuitas !

Postar um comentário

«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top