topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

STF deixa para julgar mensalão tucano às vésperas da prescrição Leia!

Hylda Cavalcanti

Após sucessivos engavetamentos, o processo do chamado “mensalão tucano” pode entrar na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) a partir de amanhã (31). Ainda assim, é grande o risco de os crimes prescreverem antes que o julgamento seja concluído.

Os principais acusados, entre eles o deputado federal e ex-governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo (PSDB), respondem por peculato e lavagem de dinheiro - crimes cuja possibilidade de punição, de acordo com o Código Penal, prescreve 16 anos após a data dos supostos atos ilícitos.
Como os episódios envolvendo o esquema de desvio de verba e caixa dois se deram em 1998, a prescrição ocorre em setembro deste ano.

A demora em julgar os tucanos descortina uma rede de acusações a políticos, advogados, magistrados e promotores que teriam feito corpo mole e articulações diversas para atrasar todos os procedimentos. Também remete a comparações óbvias com o julgamento da Ação Penal 470, relativa ao caso petista.
PT e PSDB usaram o mesmo esquema de financiamento ilegal, mas os casos receberam tratamento desigual por parte do Supremo Tribunal Federal, que julgou primeiro o do PT, embora o do PSDB seja mais antigo, e concedeu apenas aos tucanos o direito à dupla jurisdição e ao desmembramento do processo.
Postado Por: Soares
author

Este post foi escrito por: Soares

Receba E-mail atualizações gratuitas !

Postar um comentário

«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top