topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

Armando se diz preocupado com queda nas exportações Leia!


O senador Armando Monteiro (PTB-PE), em discurso na noite de ontem (29), no plenário da Casa, mostrou-se preocupado com os resultados das contas externas do país que, em 2012, registrou queda de 35% no superávit comercial sobre igual período do ano anterior, ocasionando uma redução de U$ 10 bilhões. Não bastassem os resultados negativos do ano passado, os primeiros meses de 2013 mostram tendência semelhante de retração - o país já acumula um déficit de U$ 5 bilhões, o maior já registrado no período desde 2001.

Segundo Armando, fatores conjunturais e estruturais explicam a piora nas contas externas. De um lado, o fraco desempenho das vendas das exportações pode ser explicado pelo redirecionamento das vendas de petróleo bruto para o mercado interno. 


Do outro, as restrições impostas pelo governo argentino às compras externas ainda não foram flexibilizadas – fatores que afetam e, muito, as exportações brasileiras.  Além disso, a estabilidade da taxa de câmbio, resultado combinado ao mercado de trabalho ainda aquecido dão suporte ao aumento das importações.
 
Contudo, o senador chamou a atenção para antigos problemas que impactam na competitividade das exportações e cita a carga tributária elevada e a legislação de impostos complexa como principais fatores. 

Aliado a isso, destaca o excesso de burocracia, as deficiências de infraestrutura, além do alto custo da mão de obra, devido às leis trabalhistas “anacrônicas”. “A redução no número de empresas exportadoras leva a concentração da pauta e dos destinos das exportações, o que nos torna mais vulneráveis aos movimentos da economia internacional, sobretudo no mrecado das commodities”, salientou.
Postado Por: Soares
author

Este post foi escrito por: Soares

Receba E-mail atualizações gratuitas !

Postar um comentário

«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top