topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

PB em alta: Correio Braziliense confirma Cássio líder do PSDB e Vital na CCJ Leia!


Em matéria publicada hoje (14), o jornal Correio Braziliense confirmou o senador paraibano, Cássio Cunha Lima, como novo líder do PSDB para 2013 e o também paraibano, Vital do Rego (PMDB), como presidente da Comissão de Constituição e Justiça.

Leia:

Eleição influencia escolha do líder
Autor(es): ADRIANA CAITANO e JOÃO VALADARES
Correio Braziliense - 14/12/2012

A proximidade de 2013, ano em que todos os arranjos políticos pré-eleitorais vão se intensificar, já faz com que alguns partidos se preocupem um pouco mais com quem comandará as bancadas no Congresso. Enquanto legendas como o PMDB estão às voltas com disputas internas, outras já se adiantaram para apontar um nome consensual com o intuito de pavimentar o caminho até 2014. No caso do PSDB na Câmara, a escolha foi milimetricamente pensada de olho na disputa presidencial. A bancada elegeu o deputado Carlos Sampaio (SP), que atuou na CPI do Cachoeira e participou da represália contra o mensalão na época em que o esquema foi descoberto. Ele assumirá o posto hoje ocupado por Bruno Araújo (PE).

A definição por Sampaio revela que os tucanos deram ouvidos aos conselhos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. No último dia 3, FHC cobrou o lançamento adiantado da candidatura do senador Aécio Neves (PSDB-MG) ao Planalto e uma atuação mais incisiva dele e dos demais parlamentares para defender seu legado e intensificar as críticas ao governo atual. O deputado paulista enquadra-se justamente nesse perfil. Amigo de Aécio e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, Carlos Sampaio ganhou destaque este ano pelos embates acirrados com governistas, principalmente na CPI do Cachoeira. O próprio parlamentar admite: "O próximo ano é preparatório para 2014, precisaremos partir para o enfrentamento, e o fato de eu sempre me impor contribuiu para chegarem ao meu nome".

Outro partido a definir antecipadamente o líder - que começará a exercer a função em fevereiro - foi o PSD. A sigla criada há pouco mais de um ano optou por deixar a bancada nas mãos de Eduardo Sciarra (PR), responsável pela fundação do grupo no Paraná e amigo do presidente Gilberto Kassab. O PT também já tem o nome escolhido: o atual vice-líder do governo, José Guimarães (CE), irmão do réu condenado pelo mensalão José Genoino. Guimarães, no entanto, ainda não foi oficializado no cargo.

No Senado, os principais partidos também estão na reta final para a definição dos novos líderes. No PT, o mais provável é que a liderança, hoje exercida pelo senador Walter Pinheiro (BA), fique com Welligton Dias (PI). Já houve entendimento entre a bancada, mas o martelo só será batido na segunda-feira, após reunião da sigla. A definição seria anunciada ontem. No entanto, os parlamentares petistas no Senado foram convocados, à tarde, para fazer a defesa, na tribuna da Casa, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acusado pelo empresário Marcos Valério de ter contas pessoais pagas com o dinheiro do mensalão. "Na segunda-feira, tudo será definido", avisou o senador Jorge Viana (PT-AC).

Entre os tucanos, Alvaro Dias (PR) vai passar o bastão para o senador paraibano Cássio Cunha Lima. De olho nas eleições de 2014, o nome de Cássio passou pelo crivo do presidenciável Aécio Neves. O PMDB, maior partido da Casa, deve ser liderado pelo senador Eunício Oliveira (CE). O presidente da CPI do Cachoeira, Vital do Rêgo (PMDB-PB), disputava com ele, no entanto, vai ficar com a presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O PTB vai continuar sendo liderado pelo senador Gim Argelo (DF).
Postado Por: Soares
author

Este post foi escrito por: Soares

Receba E-mail atualizações gratuitas !

Postar um comentário

«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top