Assessoria
Representantes dos órgãos que integram o Conselho de Transporte e
Trânsito (CTT) da Capital paraibana avaliaram e aprovaram, na manhã
desta quinta-feira (27), na sede da Superintendência de Mobilidade
Urbana de João Pessoa (Semob), a planilha dos custos operacionais do
sistema de transporte público elaborada pela Superintendência.
O estudo da autarquia municipal, balizado em dados
técnicos-operacionais, indicou a necessidade de um reajuste de 4,05% no
preço das passagens de ônibus cobradas em João Pessoa, cujo valor pode
passar dos atuais de R$ 2,20 para R$ 2,30. A apresentação dos cálculos
foi feita pelo dirigente da Semob, Nilton Pereira, que explicou
detalhadamente como se chegou a esse percentual de aumento, que ficou
abaixo do que se projeta para inflação oficial do Brasil nos últimos 12
meses, que deve fechar dezembro em torno de 5,68%.
Reunião aconteceu na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana (Foto: Divulgação)
Depois de explicitada toda a planilha, a proposta de reajuste para R$
2,30 da Semob foi acatada. Como o Conselho de Transporte e Trânsito
(CTT) não tem caráter deliberativo, apenas consultivo, a decisão será
encaminhada, imediatamente, ao prefeito Luciano Agra, através do órgão,
para definição do valor a ser cobrado. Atualmente, a tarifa da Capital é
de R$ 2,20, uma das mais acessíveis do país.
Nilton Pereira explicou, por exemplo, que a mobilidade via transporte
público da população de João Pessoa aumentou consideravelmente,
principalmente, em função do maior uso da integração, seja ela temporal,
feita nos ônibus, ou física, realizada nos terminais de integração da
cidade. “A integração possibilita que o passageiro ande em dois ônibus,
mas pague apenas uma passagem.
Isso estimula e aumenta o uso do transporte público e esse acréscimo não
é computado na tarifa, já que a segunda viagem não é tarifada”, disse o
dirigente da Semob, lembrando que o cálculo ainda leva em consideração a
km percorrida e o quantitativo de passageiros transportados. “É preciso
lembrar que o sistema tem passageiros que pagam inteira, os que pagam
metade da tarifa (estudantes) e há ainda os que não pagam
(gratuidades)”, lembrou Nilton.
Ainda de acordo com o superintendente da Semob, o cálculo é resultado da
política tarifária da Prefeitura Municipal de João Pessoa que, além de
oferecer ao usuário um sistema de transporte público de qualidade e uma
das menores tarifas do Nordeste, também promove a integração de todo o
sistema de transporte público da cidade, diminuindo o custo com o
deslocamento, e não permite a cobrança da segunda passagem quando
utilizada a integração física ou temporal.
“Estamos realizando uma série de melhorias para garantir a mobilidade da
população. Diminuímos o custo do usuário com a segunda passagem, não
impomos restrições quanto ao uso de benefícios tarifários como passe
estudantil, gratuidades, mas a população precisa compreender que isso
tudo onera a receita das empresas que tem na tarifa sua única fonte de
receita”, disse.
Na oportunidade, Nilton explicou que todo sistema de transporte público,
quando não é subsidiado pelo poder público, sobrevive apenas do valor
da tarifa cobrada. No caso de João Pessoa, afirmou ele, o valor cobrado
até então tem sido bem abaixo de muitas capitais nordestinas com
população semelhante e que não oferecem benefícios aos usuários.“Em João
Pessoa temos a integração Temporal, Física e a Metropolitana.
Uma combinação só encontrada aqui. Nenhuma outra capital nordestina com
menos de um milhão de habitantes tem. Além disso, a idade média da nossa
frota é a menor de todas as cidades pesquisadas”, destaca o diretor
institucional da Associação das Empresas de Transportes Coletivos
Urbanos de João pessoa (AETC), Mário Tourinho que também integra o
Conselho Tarifário, referindo-se às cidades de Aracaju (SE), Natal (RN),
São Luís (MA), Maceió (AL) e Teresina (PI).
Reunião contou com o direitor operacional da AETC-JP Mário Tourinho (Foto: divulgação)
Além do superintendente da Semob, Nilton Pereira, que atua como
presidente do Conselho, fazem parte do CTT, o Sintur-JP; a Secretaria
Municipal de Planejamento e Gestão (Seplan); a Secretaria Municipal de
Infraestrutura (Seinfra); a Federação Paraibana das Associações
Comunitárias (Fepac); a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb); a
União Pessoense dos Estudantes Secundaristas (UPES); o Sindicato
Intermunicipal dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários,
Taxistas, Caminhoneiros, Escolares e Auxiliares de Condutores
(Sindtáxi); a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP); o Departamento
Estadual de Trânsito (Detran); a União Pessoense das Associações
Comunitárias (UPAC); o Sindicato dos Motoristas da Paraíba; o Diretório
Central dos Estudantes da Universidade Federal da Paraíba (DCE/UFPB);
DCE/Unipê e CPTran.
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