topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

Acordo deve levar senador para a Presidência do PSDB em 2013 Leia!

com VEJA 

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) deve assumir o comando nacional do PSDB a partir do ano que vem. Seu nome foi lançado formalmente ao posto por dirigentes da ala mineira do partido e, mesmo aliados de José Serra, seu adversário interno, admitem que, se Aécio quiser, será presidente do PSDB.

O senador é a principal aposta dos tucanos para disputar a Presidência da República em 2014. A ideia é usar o espaço institucional que ele teria como presidente da sigla para antecipar sua apresentação, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.

Aécio poderá usar 40 propagandas semestrais na TV a que o partido tem direito para divulgar suas plataformas.

Procurado, o senador não negou a articulação. Disse, via assessoria, que não está "pleiteando" a presidência do PSDB, mas não "tomará nenhuma decisão sem antes consultar FHC, Sérgio Guerra, Geraldo Alckmin e José Serra".

O tucano só não ficará com o cargo se optar por emplacar um aliado de sua extrema confiança, que seguisse suas orientações. Segundo alguns tucanos, com essa composição Aécio teria mais flexibilidade para tocar as negociações por alianças em 2014.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também comentou a possibilidade de Aécio Neves (PSDB-MG) assumir o comando nacional do PSDB em 2013. Ele disse que cabe ao senador mineiro avaliar se o posto ajudará ou não sua eventual candidatura presidencial.

"Não tenho opinião [sobre a possibilidade de Aécio ser presidente do PSDB] antes de conversar com ele. Vi que ele disse que vai me consultar, é uma gentileza. Eu não tinha pensado no assunto, mas quem tem que avaliar isso é mais ele do que eu", afirmou.

A articulação para emplacar o senador mineiro no comando da sigla tem o apoio do atual presidente da sigla, deputado Sérgio Guerra, e foi oficializada pelo presidente do PSDB em Minas Gerais, deputado Marcus Pestana.

"Se depender de mim, Aécio será meu sucessor", declarou ontem Sérgio Guerra.

Em São Paulo, a pauta da renovação no PSDB ganhou força após a derrota de Serra na disputa à prefeitura este ano. Aécio pregava a "refundação" da sigla desde a derrota do rival para a presidente Dilma Rousseff, em 2010.

Se em 2010 Serra saiu enfraquecido da eleição, o naufrágio deste ano lhe tirou ainda mais fôlego. Nos bastidores, serristas defendem, que o melhor seria buscar uma composição com Aécio. Mas não sabem se Serra faria isso.
Postado Por: Soares

author

Este post foi escrito por: Soares

Receba E-mail atualizações gratuitas !

Postar um comentário

«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top