topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

Juristas reforçam tese de risco de perda do mandato para quem se filiar ao PSD Leia!


Não tem essa história de deixar um partido para se filiar ao PSD, a nova legenda proposta por Gilberto Kassab (prefeito de São Paulo), e dizer que vai ficar tranqüilo quanto ao mandato.

Alguns especialistas em Direito Eleitoral atestou: é preciso ter muitos cuidados para se filiar ao PSD e ficar livre de processo de perda do mandato por infidelidade partidária.

Para o advogado Jonhson Abrantes, para ficar mais protegido da lei de infidelidade partidária, o futuro “peessedista” tem que esperar a oficialização da legenda junto ao Tribunal Superior Eleitoral, mas participar dos atos de fundação da legenda.
Fora disso, é perda do mandato na certa. “Qualquer atitude antes disso é precipitada”, disse Jonhson.

A resolução 22.610, do Supremo Tribunal Federal, permite a desfiliação partidária sem risco de perda de mandato quando for por “justa causa”. Entre os itens que significam “justa causa”, consta a criação de novo partido.
Isso pode significar que não basta se filiar ao o novo partido. É preciso participar de sua criação. Para Jonhson, além de esperar a oficialização da legenda, é preciso assinar a lista de criação do partido.

“Nada impede, por exemplo, que a vereadora Raíssa Lacerda permaneça no DEM e assine atos de fundação do PSD. É como um plebiscito. Ela só tem que dizer que é a favor da criação do PSD”, disse.
O advogado Marcos Souto Maior Filho, professor em Direito Eleitoral, também reafirma a tese de Jonhson no que diz respeito à necessidade de filiação apenas após a oficialização para evitar surpresas desagradáveis.
Mas ele diverge quanto à fundação. Para ele, num caso concreto, Raíssa Lacerda teria que deixar o DEM para participar dos atos constitutivos da nova legenda.
Em suma, o surgimento do PSD vai acabar rendendo várias e várias ações de perda de mandato.
Postado Por: Soares

author

Este post foi escrito por: Soares

Receba E-mail atualizações gratuitas !

Postar um comentário

«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top