topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

Marcus Odilon contesta censo do IBGE sobre divisão territorial Leia!


O prefeito de Santa Rita, Marcus Odilon Ribeiro Coutinho, enviou ofícios para o chefe da Unidade Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ao presidente do Instituto de Desenvolvimento Municipal do Estado da Paraíba (Ideme) e ao presidente do Instituto de Terras e Planejamento Agrícola do Estado da Paraíba (Interpa) contestando o Censo divulgado nesta segunda-feira (29).

O gestor rebateu os critérios adotados pelo IBGE que incluiu o bairro Heitel Santiago e seu entorno como áreas pertencentes ao município de Bayeux. Segundo dados do Instituto, a população santarritense é composta de 120.333 habitantes.

De acordo com o prefeito, em 2007, quando o IBGE divulgou que a cidade tinha 126.775 habitantes, as áreas referidas foram incluídas como pertencentes a Santa Rita. “Isso demonstra a falta de critério uniforme, constante e seguro para a interpretação dos marcos divisórios que limitam os municípios de Santa Rita e Bayeux”, diz Marcus Odilon no ofício.

Para enriquecer seu argumento, o prefeito citou que a Cagepa, Energisa e a Companhia Telefônica Oi consideram em suas tarifas a localidade de Heitel Santiago como área inserida no município de Santa Rita.

O prefeito alega também que o critério utilizado pelo IBGE tem repercussões no eleitorado da cidade, pois os moradores do bairro Heitel Santiago têm domicílio eleitoral em Santa Rita. O gestor afirmou que várias ações governamentais já foram empreendidas no bairro, a exemplo de construções de escolas, implantação do PSF e calçamento de ruas.

Marcus Odilon conclui seu raciocínio salientando que a manutenção dos dados da pesquisa pode acarretar em diminuição de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e na geração de novas responsabilidades ao município de Bayeux que será obrigado a custear a manutenção dos serviços básicos de saúde e educação, por exemplo. Fonte: com Click PB
Postado Por: Soares
author

Este post foi escrito por: Soares

Receba E-mail atualizações gratuitas !

Postar um comentário

«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top