topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

Análise: após números da Consult e do Ibope, o que cada grupo deve fazer nesta campanha, a partir de agora? Leia!


Anáslise: após números da Consult e do Ibope, o que cada grupo deve fazer nesta campanha, a partir de agora?

As duas últimas pesquisas de opinião sobre a corrida ao Palácio da Redenção forma encarados, na mídia, como deveriam: comemoração por parte do grupo liderado pelo governador e candidato à reeleição José Maranhão (PMDB) e tentativa de descrédito, por parte do candidato a governador Ricardo Coutinho (PSB). Tudo absolutamente normal, claro.

É evidente que o grupo do governador comemora. É evidente, também, que o grupo de Ricardo tinha que dizer mesmo aquelas coisas todas: que tem pesquisas com números diferentes, que a realidade das ruas é outra, coisa e tal, coisa e tal. Mas, na prática, o que cada grupo deve fazer, a partir de agora?

No caso do grupo liderado pelo governador Maranhão, após a natural comemoração, deve haver prudência. A campanha não está ganha, porque isso só ocorre no dia da eleição. Então, nada de acomodação.

Essa acomodação poderia até ocorrer, num passado não tão distante. Porém, como já disse aqui em outras oportunidades, o José Maranhão desta campanha difere em muitos aspectos do José Maranhão de outras campanhas. E uma das mudanças é justamente essa: a de não se acomodar com cenários. O início da campanha, quando Maranhão tinha contra si um cenário adverso, é prova desta não acomodação.

Do lado de Ricardo Coutinho, críticas aos institutos à parte, deve haver o chamado ‘freio de arrumação'. As dificuldades impostas pela incerteza da candidatura de Cássio ao Senado - que, aliás, é quem tem dado motivação à coligação - e as sucessivas denúncias contra Efraim na mídia nacional são dois grandes obstáculos a qualquer estratégia que se pense.

Se em condições normais já é complicado imaginar uma diferença beirando, aí, os 16%, imagine nas atuais. Desespero agora? Nem pensar. Se na máxima do Marketing dizemos que ‘quando falta dinheiro tem que sobrar criatividade', adaptando-a ao quadro político atual da Paraíba podemos dizer que quando faltar pontos percentuais deve sobrar criatividade também.

O início do guia eleitoral no rádio e na TV pode ser uma boa oportunidade para se tentar uma cartada. E pode indicar também se há ou não perspectivas alvissareiras para Ricardo e seu grupo. Isso será ponto para uma nova análise. Fonte: Carlos Magno
Postado Por: Soares
author

Este post foi escrito por: Soares

Receba E-mail atualizações gratuitas !

Postar um comentário

«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top