topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

Jornalistas da imprensa paraibana mobilizada para cobertura das convenções na capital Leia!


As convenções acontecerão logo mais e terão como objetivo principal, anunciar apoios e nomes para as eleições deste ano

Além dos políticos e autoridades, vários jornalistas da imprensa paraibana já se encontram na capital do Estado para participarem das convenções dos canidatos ao governo do Estado.

As convenções acontecerão logo mais e terão como objetivo principal, anunciar apoios e nomes para as eleições do corrente ano.

As informações serão levadas em tempo real, sobre tudo o que está acontecendo, nos bastidores da política durante as convnções.

Direto do Forrock, onde acontece a do PMDB, e a do Clube Cabo Branco on acontece a do PSB.

Conheça o Perfil dos Candidatos

José Targino Maranhão (Araruna, 6 de setembro de 1936) é um político brasileiro. Filho de Benjamim Gomes Maranhão, ex-prefeito de Araruna e Dona Benedita Targino Maranhão (Dona YaYá).

Filiado ao PMDB, é o atual governador do estado da Paraíba.

Começou a sua carreira política eleito deputado estadual em 1955 pelo PTB, partido pelo qual volta a ser eleito deputado estadual por mais dois mandatos consecutivos. Em 1967 filia-se ao PMDB, pelo qual volta a ser eleito deputado estadual, ficando no cargo até 1969.

Em 1982, elege-se deputado federal constintuinte, voltando a se eleger ao cargo em 1986, na legislatura 1987 - 1991. Em 1990 volta a concorrer a uma vaga de deputado federal, sendo eleito neste mesmo ano para o período 1991 - 1994.

Biografia

Em 1994, é eleito vice-governador na chapa de Antônio Mariz, aonde acaba assumindo o mandato, em virtude da morte do titular, cerca de dez meses depois de ter assumido o mandato de governador.

Em 1998 disputa a candidatura à reeleição ao governo do estado pelo PMDB, onde o grupo liderado pelo então senador Ronaldo Cunha Lima e por seu filho, o então prefeito de Campina Grande, Cássio Cunha Lima, queriam indicar o nome de Ronaldo para a disputa do governo, com uma vantagem apertada.

Maranhão vence Ronaldo na convenção do PMDB e é indicado candidato. Na eleição para governador, vence com cerca de 80% dos votos válidos, sendo o governador mais votado da história do Brasil, reelegendo-se governador da Paraíba.

Em 2001, rompe politicamente com a família Cunha Lima, que migra para o PSDB. No ano seguinte Maranhão renuncia ao governo do estado para candidatar-se ao senado, obtendo 831.083 votos, o senador mais votado da história da Paraíba.

No governo do estado entra em seu lugar o então vice-governador Roberto Paulino, que com seu apoio se torna o candidato do PMDB ao governo, mas acaba sendo derrotado por Cássio Cunha Lima, que vence Paulino no segundo turno.

Em 2006, Maranhão disputa novamente o governo da Paraíba, desta vez contra o então governador Cássio Cunha Lima, que foi eleito em segundo turno à reeleição, com cerca de 51% dos votos.

Após a cassação de Cunha Lima por compra de votos, José Maranhão retorna ao Pálacio da Redenção como governador do estado da Paraíba. Seu hobby preferido é a aviação, sendo considerado um bom piloto.

É conhecido por seus adversários políticos como o Barão de Araruna, referência a um personagem de uma novela exibida na rede Globo no ano de 1986, segundo alguns por ser tão rígido e implácavel no modo de fazer política quanto o referido personagem.

Foi governador da Paraíba por três vezes, mesmo tendo ganho apenas uma eleição em 1998, no pleito de 1994 era vice-governador e sucedeu Mariz que havia falecido, em 2009 só chegou ao cargo por meio de decisão judicial.

Ricardo Coutinho

Ricardo Vieira Coutinho (João Pessoa, 18 de novembro de 1960) é um político brasileiro.

Filiado ao PSB, foi vereador de João Pessoa (1993-1999), deputado estadual (1999-2004) e prefeito da capital paraibana por duas vezes, sendo eleito pela 1ª vez em 2004 e reeleito em 2008. Renunciou à prefeitura de João Pessoa em 31 de março de 2010, durante o período de seu segundo mandato, para disputar o governo da Paraíba.

Também é o presidente estadual do PSB paraibano.

Biografia

Formado em Farmácia pela UFPB e com especialização em Farmácia Hospitalar na UFRJ, conquistou, via concurso público, uma vaga de farmacêutico no Hospital Universitário da capital paraibana, foi presidente do Centro Acadêmico de Farmácia. Também atuou na presidência do Sindicato da categoria e em 1990 foi fundador do Sindisaúde, na mesma década, fundou o Departamento de Saúde da CUT/PB.

Filho de Coriolano Coutinho e Natércia Vieira, é noivo da jornalista Pâmela Bório, apresentadora da TV Tambaú, e tem um filho de seu primeiro casamento: Fonte: A Fonte
Postado Por: Soares
author

Este post foi escrito por: Soares

Receba E-mail atualizações gratuitas !

Postar um comentário

«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top