
Movimento estudantil está atentas aos movimentos dos pré-candidatos ao Governo
A cinco meses das eleições que vão escolher o presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual o eleitorado jovem paraibano já demonstra interesse em participar do processo. Em todo o estado são 546.888 eleitores situados na faixa etária dos 16 a 24 anos que estão aptos a votar no pleito de outubro. As entidades ligadas ao movimento estudantil estão atentas aos movimentos dos pré-candidatos a governador e querem entrar no debate sobre a sucessão estadual.
“A juventude está muito atenta ao processo e muito participativa”, afirma o presidente do Diretório Central dos Estudantes do IESP, Damacieudo Dantas, que integra a Frente Universitária, formada por representantes do movimento estudantil da UFPB, IEFPB, Maurício de Nassau, UNIPBFPB, UUNIPÊ, IESP e FATECPB. Segundo ele, a juventude vai cobrar dos candidatos ao Governo do Estado que coloquem em seus programas políticas públicas para o jovem.
Damacieudo afirma que os estudantes de hoje têm uma visão mais politizada, tanto que estão sendo chamados para dialogar com os agentes públicos. Segundo ele, o jovem tem interesse de participar da política. “O que falta são os políticos se aproximarem dos jovens”. Ele destaca que de acordo com o IBGE, o eleitorado jovem da Paraíba tem capacidade para eleger 16 deputados estaduais e cinco federais.
A campanha para o Governo ainda não começou, mas as entidades estudantis começam a se mobilizar para promover debates com os candidatos. Damacieudo informou que vão ser realizados ciclos de debate na universidade com a participação dos candidatos ao Governo. Os universitários querem conhecer o que os políticos pensam fazer em prol da juventude.
Leia a reportagem completa assinada pelo repórter Lenilson Guedes no Correio da Paraíba deste domingo.
Fonte: Correio da Paraíba
Soares
Postar um comentário