topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

No DCE: Estudantes da UFPB realizam ato político, são agredidos e têm equipamentos roubados


Na noite desta quarta-feira (28), um ato político realizado por estudantes da Universidade Federal da Paraíba culminou em agressões e roubo de equipamento eletrônico. Durante a manifestação, os estudantes exigiram a realização de novas eleições para o Diretório Central dos Estudantes (DCE), além da prestação de contas da entidade.

De acordo com o estudante Felipe Baunilha, “o início da manifestação ocorreu de forma pacífica, através da ocupação da sede do DCE e posterior diálogo com instâncias e entidades da Universidade, exigindo a realização de novas eleições e a prestação de contas do diretório”. Ainda segundo Baunilha, “no decorrer da manifestação, estudantes que fazem parte da atual diretoria do DCE iniciaram uma série de provocações e ameaças aos participantes da atividade”.

Ao término do ato, após a desocupação da sede do diretório, membros da gestão denominada “Chega de Conversa” cercaram o espaço físico da entidade e atacaram os participantes da manifestação, roubando a câmera filmadora utilizada para o registro da atividade e agredindo os estudantes presentes. Para o estudante Pedro Daniel, “são atitudes como estas que colaboram com o distanciamento e a apatia da comunidade acadêmica em relação à política e ao movimento estudantil. Espancaram um companheiro enquanto ele estava caído no chão, e não obstantes roubaram uma câmera com a fita que continha alguns momentos da manifestação”, explicou.

Os estudantes que realizaram a ocupação do DCE continuaram na universidade em vigília até a manhã de hoje (29), quando foi realizada uma Plenária Estudantil a partir das 11h, no Centro de Vivências, com o objetivo discutir as problemáticas enfrentadas pelos estudantes e demandas relacionadas ao Diretório Central dos Estudantes.

HistóricoOs estudantes agredidos denunciam que eleita em fevereiro de 2009, a gestão “Chega de Conversa” vem atuando a dois meses no Diretório Central dos Estudantes sem a legitimidade do processo eleitoral.


A gestão teria acabado em fevereiro deste ano, e segundo os estudantes, o grupo nega-se a desocupar a sede da entidade, além de não prestar contas da movimentação financeira dos últimos quinze meses. De acordo com o levantamento realizado pelos próprios estudantes, cerca de R$ 300 mil circularam pelo DCE sem que os discentes tivessem acesso ao destino e investimento do dinheiro.

Um fato curioso destacado pelos manifestantes é a possível candidatura do atual presidente da entidade, Lucas Pereira, à Assembléia Legislativa, pelo Partido Democratas (DEM). Ainda de acordo com denúncia dos estudantes, Lucas viria construindo sua campanha a partir da utilização do diretório estudantil.
Fonte: PB Agora
Soares
author

Este post foi escrito por: Soares

Receba E-mail atualizações gratuitas !

Postar um comentário

«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top