topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

Não entenderam: Empresários saem neutros do debate Leia!

(Nivaldo Souza, Erich Decat e Daiene Cardoso/Agência Estado. Colaboraram Beatriz Bulla, Ricardo Della Coletta, Ricardo Brito e Bernardo Caram)

O encontro entre empresários e os três principais presidenciáveis, durante sabatina com Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Eduardo Campos (PSB), promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), não serviu para que os industriais declarassem publicamente em qual deles poderiam votar em outubro.

O conselheiro do Conselho de Administração e ex-presidente do Grupo Ultrapar, Pedro Wongtschowski, foi um dos industriais que saíram das sabatinas preferindo não definir um apoio claro a nenhum do candidatos. “Acho que é um longo caminho e cada candidato procurou tomar sua posição. Essa é uma luta de boxe de 12 rounds”, considerou.

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, foi outro industrial que saiu da sabatina evitando declarar preferência por um dos três principais postulantes ao Palácio do Planalto. “Acredito que os três candidatos se apresentaram de forma positiva para o setor produtivo”, avaliou. “Vamos avaliar as condições das propostas para ver qual a que melhor se adapta para o setor automotivo. Mas a Anfavea não é uma entidade que declara apoio formal”, afirmou.

FUNDO DO POÇO

O presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau, o empresário Jorge Gerdau Johannpeter, defendeu que o próximo presidente da República deveria adotar, como principal prioridade para o setor industrial, a adoção de um sistema tributário que não seja cumulativo. Questionado pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, se o caminho seria adotar o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), como defenderam na sabatina os presidenciáveis Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB), Gerdau disse que não precisaria nem adotar o IVA.

“É fazer todo o sistema tributário ser não cumulativo, e isso vale para a indústria, para o IPI, para o PIS/Cofins, para o ICMS e o imposto de serviços”, disse Gerdau, ao final da sabatina de Dilma Rousseff. Gerdau disse ainda que a presidente Dilma “colocou bem” a questão da competitividade, com dificuldades em impostos e na logística, como grande desafio para a área.
Postado Por; Soares

Crime eleitoral Leia!


Carlos Brickmann

Dilma balança, mas segue como favorita para a Presidência. Não faz 
mal: há gente no Governo para quem vale tudo. Pelo menos onze computadores do Governo Federal, localizados no Palácio do Planalto, sede da Presidência, e no Serpro, Serviço Federal de Processamento de Dados, foram usados na campanha eleitoral, gastando o dinheiro do contribuinte, seja ele favorável ou não à candidata do PT.

De computadores oficiais saíram mudanças na Wikipédia, com retirada de menção a investigações do Ministério Público sobre irregularidades na Funasa, na época em que Alexandre Padilha era diretor de Saúde Indígena; em troca, entraram elogios a Padilha.

Em 2010, a Wikipédia já tinha sido alterada por um computador oficial, que incluía informações da propaganda petista sobre intenções que atribuía ao tucano Serra de 'acabar com todas as empresas estatais'.

É crime eleitoral. Mas, para descobrir quem usou os computadores, o Governo Federal precisará colaborar com as investigações, o que até

agora não fez.

Postado Por: Soares

As dificuldades do PT Leia!

G1

A última rodada de pesquisas feita pelo Ibope deve ter acionado o sinal de alerta no PT. Segundo as pesquisas, o PT está tendo dificuldades com os candidatos aos governos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal. Nestes locais, o PT só está na frente em Minas, ainda assim, Fernando Pimentel (com 25% das intenções de voto) estacionou na pesquisa e está empatado tecnicamente com o tucano Pimenta da Veiga que está em curva ascendente, com 21%.

O mais preocupante para o partido é odesempenho de Alexandre Padilha em São Paulo. O movimento dele tem sido muito lento, está com apenas 5% das intenções de votos, mesmo com a queda de Paulo Skaff, do PMDB que continua em segundo lugar com 11%. À frente na disputa está o tucano Geraldo Alckmin com larga vantagem ao bater 50% das intenções de votos. A notícia boa para o PT em São Paulo é que, no estado, Dilma Rousseff se mantém à frente de Aécio Neves com 30% das intenções de voto contra 25% para o tucano.


No Rio de Janeiro, o candidato petista Lindberg Farias está com 11% das intenções de votos, mas em situação de empate técnico com Crivella (16%) e Pezão com (14%) - a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Neste caso, há perspectiva de movimento na campanha, uma vez que, segundo o Ibope, 65% dos consultados acompanham com pouco ou nenhum interesse a disputa eleitoral de outubro. No Estado,  a vantagem de Dilma sobre o tucano é maior: ela tem 35% das intenções de voto e Aécio 15%, abaixo de sua média na última pesquisa Ibope.


Em nenhum destes lugares a situação do PT é tão delicada como no Distrito Federal, onde o governador petista Agnelo Queiroz é campeão de rejeição com 46% dos consultados declarando que não votariam nele de jeito algum, porcentual maior do que o dado a José Roberto Arruda, ex-governador que perdeu o mandato e foi preso após o escândalo que ficou conhecido como o mensalão do DEM de Brasília.

Arruda, mesmo com a candidatura questionada com base na Lei da Ficha Limpa (o registro ainda será julgado pela Justiça Eleitoral), aparece na frente com 32% das intenções de votos. Em Brasília, Agnelo pode ficar em terceiro lugar, atrás também de Rodrigo Rollemberg (PSB) que hoje tem 15% das intenções de votos. Em Brasília, o tucano está à frente, mas em empate com Dilma – 26% a 25% das intenções de voto.

Nesta rodada de pesquisas feitas pelo Ibope, o cenário mais tranquilo para o PT é nadisputa ao Senado em Pernambuco onde o deputado João Paulo está na frente, com larga margem de voto. Até Eduardo Suplicy, senador há 24 anos, perdeu a dianteira para José Serra que tem 30% das intenções de votos contra 24% para o petista.

Os petistas argumentam que a campanha mal começou e que o quadro pode mudar. Que pode, pode, mas que o PT vai precisar melhorar o desempenho nos principais estados do país e na capital, isso também vai.
Postado Por: Soares

Marina rompe barreira e 'bomba' entre militantes do PSB Leia!


Alguns socialistas que sempre reclamaram da ex-senadora Marina Silva andam admitindo nos bastidores que uma fatia do partido parece que pagou a língua, avalia Clarissa Oliveira, no blog Poder Online. 

É que Marina, -- segundo a colunista -- tem provocado boa repercussão nas agendas de rua que faz ao lado do presidenciável Eduardo Campos.

''Nas palavras de um aliado do ex-governador pernambucano que não era lá melhor amigo da vice, a reação de eleitores no corpo-a-corpo tem sido “impressionante”.
Postado Por: Soares

Fraude: Crítico do PT, Santander devassado na Espanha Leia!


Coluna Esplanada

Ao passo que ataca o governo brasileiro sobre um futuro incerto na 
economia, o banco Santander tem no currículo ações que o entregam como um risco aos seus próprios clientes e à economia do seu país sede, a Espanha.

Em passagem pelo Brasil, o presidente do Santander, o espanhol Emílio Botín, diz que a nota contra o governo – sobre o risco de reeleição da presidente Dilma – foi divulgada por analista, segundo ele sem o endosso do banco.

Mas tem um telhado de vidro. Botín e sua família sofreram devassa na Justiça da Espanha em 2011 e 2012 por supostas violações tributárias e ocultação de bens e lucros. Agora, Botín e o banco correm risco de virarem alvo da Receita Federal, em retaliação do governo, para verificação se o mesmo não acontece aqui.

Em evento recente, o ex-presidente Lula mandou o recado: o Brasil é o País que mais dá luco ao Santander.

TOMA QUE É SEU

O Santander adora uma confusão com correntistas. Em 1994, enviou a milhares deles na Espanha cartões de créditos, sem que os clientes pedissem, e posteriormente debitou taxas, relata o site fomento digital.


- o portal também publica que Botín e diretores sentaram no banco dos réus por suspeita de crimes financeiros. Procurada ontem, a assessoria do Santander não se pronunciou oficialmente, mas informou que a Justiça espanhola arquivou os casos em 2012 por prescrição dos crimes. Site espanhol aponta perdão do

rei.


MISTÉRIO..

Insatisfeita com a resposta ‘protocolar’ do Santander, Dilma disse em entrevista que conversaria com o CEO do banco, indicando que haverá retaliação. Qual? Um mistério. O incidente acontece justo no momento em que o empresário espanhol tenta se aproximar da presidente Dilma.

Postado Por: Soares

Bola de cristal: Todos acham que ganham Leia!

O Globo

Os chefes de torcida da presidente Dilma, Aécio Neves e Eduardo Campos repetem que ganharam a eleição. Mas quem não integra a divisão de propaganda é cauteloso. Especialistas em pesquisa, lembram que a campanha não começou de fato e que os eleitores só vão se ligar com os candidatos na TV. Para eles, um quadro real do embate será delineado depois de uma semana de TV no ar.

Como é praxe entre os candidatos, o Pastor Everaldo (PSC) acredita que vencerá as eleições para presidente. Com cerca de 3% nas pesquisas, não perde a confiança. “Tenho mais que uma atiradeira e uma pedrinha”, diz, em alusão ao episódio David e Golias (Bíblia). Quanto ao PSC, prevê que a bancada na Câmara vai pular para 34.

Evangélico, diz que sempre andou pela esquerda, de Brizola a Lula. E conta que foi um dos que implantou o Cheque Cidadão, no governo Garotinho (1999). Sobre a presidente Dilma: “Ela vai entregar um país arrasado para o sucessor”. 
Postado Por: Soares

Traição: Dilma deflagra caçada aos infiéis Leia!

Veja Online

Se entre a base aliada nacional Dilma Rousseff já está tendo que conviver com um caminhão de traições, imagina nas disputas estaduais. Esse é o raciocínio do comando da campanha petista.

Os caciques do partido, na reunião com os coordenadores regionais , pediram atenção redobrada aos candidatos infiéis. O PT começou a enviar para os estados, na semana passada, os materiais de campanha com diferentes imagens de Dilma e Lula. Boa parte contém um espaço em branco, onde entra o rosto do candidato aliado.


A cúpula do partido pediu aos coordenadores para ser comunicado imediatamente de todos os casos em que foram identificados candidatos supostamente aliados estampados em cartazes posando ao lado de Aécio Neves. Todo mundo sabe que isso acontecerá aos potes. A urgência na comunicação desses episódios explica-se: evitar acúmulo de processos na Justiça Eleitoral.
Postado Por: Soares

Lista de responsabilizados por Pasadena será corrigida Leia!

O Globo

O  ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Jorge, relator do processo que investiga a compra da refinaria de Pasadena, pela Petrobras, disse ontem que será corrigido o erro do tribunal no acordão da Corte sobre o negócio.

No entanto, ele não explicou quando, como e nem mesmo se a correção implicará na inclusão da presidente da estatal, Graça Foster, no rol dos que tiveram os bens bloqueados. 'É um erro que vamos estar corrigindo', disse o ministro, sem dar mais detalhes. 

O erro do Tribunal de Contas da União (TCU) deixou de fora da relação de diretores da Petrobras responsáveis pelo prejuízo com a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, a atual presidente da estatal, Graça Foster. O órgão de controle responsabilizou em lugar de Graça um ex-diretor que já tinha deixado a companhia quando foi tomada uma das decisões sobre Pasadena consideradas irregulares. A troca poupou a presidente da Petrobras de ter os bens declarados indisponíveis por um ano, medida adotada em relação aos outros responsáveis.


Ildo Sauer e Nestor Cerveró foram citados no acórdão e condenados a responder por US$ 92,3 milhões de prejuízo pela decisão tomada em 2009 pela diretoria executiva de descumprir a sentença arbitral que obrigava a Petrobras a comprar a segunda metade da refinaria nos EUA. Mas Sauer já tinha deixado a Petrobras em 2007, dois anos antes da decisão, e Cerveró fora transferido para a BR Distribuidora em 2008. Compunham a diretoria em seus lugares Graça Foster e Jorge Luiz Zelada, esse último da área internacional da estata
Postado Por: Sloares

Juíza diz que Genoino tem direito a redução de pena Leia!

O Globo

A juíza Leila Cury, da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, reconheceu que o ex-presidente do PT José Genoino pode reduzir em 34 dias a sua pena, direito adquirido por conta de dias trabalhados e pelos cursos que está fazendo.

A decisão da juíza foi remetida para o relator dos recursos dos condenados do mensalão no STF, ministro Luís Roberto Barroso, mas, como a Corte ainda está em recesso, o presidente do tribunal em exercício, Ricardo Lewandowski, pode tomar essa decisão sozinho.
Postado Por: Soares

Sucessão virou rixa do mesmo contra a dúvida Leia!

Josias de Souza

Dilma Rousseff, Aécio Neves e Eduardo Campos falaram à elite empresarial do país num evento organizado pela Confederação Nacional da Indústria. Em horários diferentes, discursaram, submeteram-se a uma sabatina e deram entrevistas. Nada de novo sob o sol. Apenas reiteraram posições conhecidas. Espremendo-se todo o dito, verifica-se que a sucessão virou uma disputa do mesmo contra um par de dúvidas.

Dilma, o mesmo, é movida por forças inconscientes e antagônicas. Ela é movida por um desejo de eficiência gerencial com os pés imersos num governo que gira ao redor da crise como parafuso espanado. Todos são culpados pela crise —dos países desenvolvidos à oposição derrotista…— todos têm culpa, menos a oradora.

Enquanto Dilma discursava, a plateia de empresários digeria a penúltima má notíciadivulgada pela Fazenda: no primeiro semestre, o governo produziu um superávit de R$ 17,2 bilhões. É o pior resultado em 14 anos. O governo prometera poupar R$ 80,8 bilhões em 2014. Decorridos seis meses, só entregou 21% da meta.

A crise dá a Aécio e Campos, esse par de dúvidas, a oportunidade de exibir rostos graves, frontes crispadas —semblantes que sempre impressionam a audiência. A inflação no topo da meta e o PIB ao rés do chão dão novo alento aos antagonistas de Dilma. Sem a crise, Campos ainda seria um aliado do PT. E Aécio seria mais uma derrota do tucanato esperando para acontecer.

Na lanterna, Campos se esforça para tomar distância do PT e também do PSDB. Insinua que Aécio é o igual disfarçado de novo. Aécio cuida de puxá-lo para perto, afirmando que não o vê como adversário.

Dilma precisa justificar o governo mal avaliado. Seus rivais cavalgam a conjuntura prometendo o futuro. Algo que não pode ser apalpado nem conferido: reforma tributária nas pegadas da posse, rigor fiscal, câmbio realista e inflação na coleira. Tudo isso com regras estáveis e sem torcer o nariz dos investidores.

O discurso eleitoral de Dilma é atravessado pelo ‘não’. A economia não está desaranjada, as tarifas não estão represadas, não haverá tarifaço, não há razão para o pessimismo… O que seria da indústria se o governo não tivesse adotado medidas anticíclicas, com desonerações tributárias e empréstimos subsidiados?

De negativa em negativa, a candidata favorita vai se tornando uma oportunidade que seus rivais tentam aproveitar. Com sorte, levam a disputa para o segundo turno. Com muita sorte, interrompem o ciclo de governos do PT.
Postado Por: Soares

Dilma e Ackmin vão inaugurar hoje uma temeridade Leia!

Josias de Souza

A cidade de São Paulo testemunhará nesta quinta-feira (31) um episódio fantástico, passado num país fabuloso. Uma cena bem brasileira. A Igreja Universal, do autoproclamado bispo Edir Macedo, vai inaugurar sua nova sede. Chama-se Templo de Salomão. Foi construído em cima de uma fraude.

Conforme noticiaram os repórteres Rogério Pagnan e Eduardo Geraque, a Universal valeu-se de informaçõesfalsas para burlar a legislação da capital paulista. Em 2006, requereu à prefeitura autorização para reformar um prédio de 64 mil m². O diabo é que a edificação existente no terreno, uma antiga fábrica de 18 mil m², tinha sido demolida dois anos antes.

Uma comissão que se ocupa da análise de autorizações expedidas pela prefeitura apontou a burla. Mas a obra foi liberada, num processo que teve o aval de um órgão municipal chamado Aprov. Chefiava a repartição um personagem notório: Hussain Aref Saad, suspeito de comandar um esquema de corrupção na liberação de obras durante a gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab.

Sobre a terra nua, a Universal erigiu, ao custo de R$ 680 milhões, um templo de 75 mil m². Levantou do lado, sem autorização da prefeitura, um edifício garagem de 25 mil m². O monumento abrirá suas portas sem o “habite-se”. Em recurso, a igreja tenta regularizar a nova sede. Enquanto não decide, o Executivo municipal, hoje sob Fernando Haddad, expediu uma licença temporária, com validade de seis meses.

Como se fosse pouco, a fita do templo será cortada sem que o Corpo de Bombeiros tenha submetido o empreendimento religioso a uma vistoria. Coisa essencial para atestar, entre outras precauções, a existência no local de saídas de emergência e de extintores de incêndio.
A agenda de Dilma Rousseff informa que ela decolará de Brasília às 14h. O jato presidencial pousará Em São Paulo às 15h20. O único compromisso da presidente na capital paulista é a participação no “culto inaugural do Templo de Salomão”. O governador Geraldo Alckmin também confirmou presença.

Quer dizer: as autoridades máximas do país e do Estado tomarão parte, gostosa e voluntariamente, da inauguração de uma temeridade. E não farão isso em nome de Jesus. Na briga pela reeleição, a presidente e o governador prestigiarão os cerca de 10 mil votos que cabem na nova casa da Universal, três vezes maior do que a Basílica de Aparecida.

Como se vê, o Brasil é mesmo um país muito distante, uma democracia lá longe, em cujas fronteiras o respeito às leis, às regras e ao recato vale pouco, muito pouco, pouquíssimo
Postado Por: Soares

Dilma diz que "a verdade vai vencer o pessimismo" Leia!


A presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, disse hoje, em entrevista a uma emissora de rádio da Bahia, que, caso seja reeleita, terá como prioridade a criação de novas oportunidades para a população e a oferta de mais serviços de qualidade, com a ampliação dos programas Mais Médicos e Minha Casa, Minha Vida. Em relação às críticas sobre a situação do país, Dilma respondeu que o “mote” de sua campanha será “a verdade vai vencer o pessimismo”, e comparou o atual momento com o que aconteceu na eleição que elegeu, em 2002, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Depois da vitória, Lula cunhou o slogan “a esperança venceu o medo”.

“O que vence o pessimismo é a verdade dos fatos”, disse Dilma. Para ela, há, de forma deliberada, um “processo de criação de expectativas negativas nocivo ao país”. A candidata voltou a negar a possibilidade de “tarifaço” depois das eleições de outubro e ressaltou que, diferentemente do que “os pessimistas” previam, não houve crise cambial no país nem racionamento energético, porque o Brasil fez “o dever de casa”. Segundo a presidenta, a inflação também está sob controle. “A inflação está caindo e vai fechar direitinho na meta, dentro da banda.”
Em relação ao Mais Médicos, Dilma disse que, num segundo governo, incluirá mais serviços de saúde no programa, com médicos especialistas e exames laboratoriais. “Queremos partir para a criação do serviço que garanta agilidade no atendimento do médico especialista, aquele que vai cuidar de um problema de coração, aquele ortopedista, e, ao mesmo tempo, garantir acesso a exames laboratoriais”, afirmou.
Postado Por: Soares

Diário Oficial publica aposentadoria de Joaquim Barbosa Leia!


A partir de hoje, Joaquim Barbosa não é mais funcionário público em atividade da Justiça Brasileira. A aposentadoria de Barbosa como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) foi publicada hoje no Diário Oficial da União. A partir desta data, Barbosa deixa de fazer parte da Corte e não volta de seu período de férias, que se encerra também nesta quinta-feira.

A volta das sessões no STF, após período de recesso, está marcada para amanhã. Antes de deixar o tribunal, Barbosa marcou também para sexta-feira a eleição para definir o nome do próximo presidente da Casa. Quem deve assumir o comando da Corte é o vice-presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, o mais antigo ministro da Casa que ainda não passou pela presidência. Também será definido o nome do novo vice-presidente. Pelo critério de antiguidade, o posto ficará com a ministra Cármen Lúcia.
Barbosa, que tem 59 anos, poderia continuar no STF até completar 70 anos, idade em que se aposentaria compulsoriamente. Ao comunicar seu pedido de aposentadoria precoce, no fim de maio, o ministro, que foi relator do processo do mensalão, disse que o caso saía de sua vida. Na última sessão que presidiu, Barbosa disse que deixava o cargo com "alma leve".
Postado Por: Soares

Santa Rita: Ex-prefeito MO não faz repasse à Câmara e é acionado por improbidade Leia!



Assessoria

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) ajuizou ação civil pública contra o ex-prefeito de Santa Rita, Marcus Odilon Ribeiro Coutinho por ato de improbidade administrativa, uma vez que foi constatado que o ex-gestor não fez o repasse integral do duodécimo à Câmara de Vereadores, no mês de dezembro de 2012, no período em que esteve à frente do Executivo municipal. 

De acordo com a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Santa Rita, a falta de repasse provocou prejuízos ao Legislativo Mirim e dados morais. Por isso, a promotoria requereu na ação que tramita na 5a Vara da Comarca de Santa Rita, que Marcus Odilon seja condenado e responsabilizado pelos danos morais causados ao Erário. 

Ficou constatado que em dezembro de 2012, o Município repassou R$ 229,6 mil dos R$ 390,8 mil que deveria ter repassado, por lei, à Câmara de Vereadores de Santa Rita. 

Segundo a promotora de Justiça Anita Bethânia Silva da Rocha, a conduta do ex-prefeito causou “prejuízo ao erário”. “Agindo da forma que agiu, o demandado (Marcus Odilon) causou, no mínimo, um dano moral aos integrantes do Poder Legislativo deste Município, pois, conforme retratado nos autos, fez com que os representantes do povo ficassem a depender da sua 'boa vontade' em repassar o dinheiro necessário à realização das atividades da Câmara Municipal”, disse.
Postado Por: Soares

RC inaugura Comitê de campanha em JP e militância o recebe com entusiasmo Leia!


Os candidatos majoritários da ‘Força do Trabalho’, Ricardo Coutinho (PSB), Lígia Feliciano (PDT) e Lucélio Cartaxo (PT), chegaram juntos e foram recebidos com entusiasmo pela militância que compareceu em massa ao lançamento do Comitê Central da campanha, em João Pessoa, na noite desta quarta-feira (30).

O espaço acabou ficando pequeno para acomodar as mais de 6 mil pessoas que se vestiram com as cores da coligação e ‘pintaram’ a Avenida Epitácio Pessoa de laranja e vermelho.

Ao discursar, Ricardo convocou a militância a ir às ruas de cada cidade, superar as dificuldades e dizer que a Paraíba tem hoje um governador criado nas lutas e disposto a vencer os grandes desafios do Estado.


“A participação de cada militante nesse processo é fundamental”, disse o governador, para em seguida ‘alfinetar’ o candidato do PSDB “O nosso adversário tem uma dívida muito grande com João Pessoa, onde discriminou a cidade e não fez praticamente nada, e o mesmo se repetiu em Campina Grande, onde nós investimos o dobro que ele”, destacou.

O governador disse ainda que a sua companheira de chapa, Lígia Feliciano, terá a importante tarefa de disseminar as políticas públicas direcionadas as mulheres paraibanas. “Eu e Lígia Feliciano teremos dois meses para enraizar cada vez mais o que fizemos e o que vamos fazer em cada uma das regiões do Estado, enfatizou.
Postado Por: Soares

Cássio e Ricardo ficam frente à frente hoje à noite em debate da TV após rompimento Leia!


O governador Ricardo Vieira Coutinho (PSB) e o senador Cássio Rodrigues da Cunha Lima (PSDB) ficarão frente a frente pela primeira vez após o rompimento dos dois na noite desta quinta-feira, 31.

Depois que romperam politicamente, Cássio e Ricardo ainda não tiveram a oportunidade de encontrar. Mais do que um simples um encontro, o tucano e o socialista, terão a oportunidade de debater suas propostas de governo e praticas políticas, e fazer ainda a tão propalada comparação entre as duas gestões. 

O encontro se dará na TV Master, durante o primeiro debate entre os candidatos a governador do Estado, a partir das 21h desta quinta-feira (31). Participam ainda do debate, os outros quatro candidatos a governador, Antônio Radical (PSTU), Major Fábio (PROS), Tárcio Teixeira (PSOL) e Vital do Rego Filho (PMDB). 
Postado Por: Soares

Reserva de água do Açude Epitácio Pessoa é garantida até 2015 Leia!

Parlamento pb

O açude Epitácio Pessoa, reservatório que comporta 411 milhões de metros cúbicos e está com 29,9% da capacidade, tem condições de abastecer Campina Grande e cidades vizinhas até setembro de 2015. É o que indica um estudo realizado pela Agência Nacional das Águas (ANA), em parceria com Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).
 
De acordo com o presidente da Aesa, João Vicente Machado Sobrinho, o resultado apontado na simulação de consumo só será possível se forem mantidos os pressupostos operacionais preconizados pela ANA, que opera o açude com o auxílio da Aesa e Dnocs. O cálculo simula uma situação sem recargas durante esse período, ou seja, se chover, o tempo de abastecimento deve ser ampliado, explica o gestor.
 
“Diante do prolongamento da estiagem, tomamos uma série de providências para garantir o abastecimento de Campina Grande e cidades vizinhas. Em parceria com outros órgãos, conseguimos a proibição da irrigação, intensificação da fiscalização sobre os irrigantes, suspensão da liberação de outorgas e ações de combate ao desperdício. Além disso, a Cagepa adotou importantes medidas de redução de perdas e conseguiu reduzir seu consumo de 1,5 metros cúbicos por segundo para 1,23”, destacou João Vicente.
 
Segundo a Aesa, o estudo comprova que o trabalho em conjunto resultou, no ano passado, em uma redução de 40% no consumo da água do açude localizado na cidade de Boqueirão. Em 2013 o reservatório teve uma diminuição de 68 milhões de metros cúbicos no seu volume total. Já em 2012 foram gastos 115 milhões de metros cúbicos e em 2011 a extração chegou a 117 milhões de milhões de metros cúbicos.
 
“Colocados em um gráfico, esses números apontam de forma clara a diminuição no consumo. Percebe-se que a mudança de postura adotada no início de 2013 contribuiu de forma significativa para o melhor aproveitamento da água de Boqueirão. E ainda hoje, no que cabe ao Governo do Estado, todas as medidas para promover um gerenciamento eficiente da água estão sendo tomadas”, acrescentou João Vicente.
Postado Por: Soares

Ricardo rebate pecha de intrasigente e de má convivência e revela o que vai fazer durante afastamento do cargo Leia!


Márcia Dias

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), que se licenciou ontem do cargo, transmitindo o posto para o desembargador Marcelo Romero, revelou o que vai fazer durante o período de afastamento do cargo e aproveitou para mandar um recado “para aqueles que o tacham de intrasigente e de má convivência”.

Numa frase curta, o socialista disparou: “Só não tenho boa convivência com quem não quer ter boa convivência comigo”.

A declaração do governador ocorre logo após o discurso do filho de Cássio, Pedro Cunha Lima (PSDB), que em versos alfinetou o jeito de alguns governantes lidarem com a população.

"A Paraíba é atenta. O governo não contenta. E a confiança já foi-se. É disso que me desfaço, para reconstruir o laço. É melhor beijo e abraço do que estar levando coice", discursou Pedro, que vai disputar um mandato de deputado federal pelo PSDB.

Na ocasião o tucano fazia o lançamento da candidatura para um auditório lotado no Palácio das Artes Suellen Carolini, no bairro do Catolé, em Campina Grande. Pedro recebeu a militância e várias lideranças políticas de toda a Paraíba.

AFASTAMENTO DO CARGO

Sobre o que vai fazer nos cinco dias em que ficará afastado do cargo, Ricardo Coutinho disse que irá resolver alguns problemas pessoais e também da campanha eleitoral. Ele explicou que alguns detalhes da campanha dependem da presença e do aval dele e por este motivo pediu o afastamento.

“Vou aproveitar para colocar algumas coisas pessoais em ordem, como também algumas coisas da campanha que dependem muito da minha presença”, falou o governador

Na manhã de hoje o governador cumpre agenda administrativa e durante a noite ele inaugura o comitê eleitoral na Avendia Epitácio, em João Pessoa.
Postado Por: Soares

CMJP retoma atividades com presença de Cartaxo e pedido de bom senso do presidente Leia!


Os trabalhos legislativos da Câmara Municipal de João Pessoa foram retomados na manhã desta quarta-feira (30) com a presença do prefeito Luciano Cartaxo (PT).

O segundo semestre de atividades legislativas foi aberto com discursos do presidente da casa, Durval Ferreira (PP) e do prefeito da capital. O vereador Durval Ferreira destacou a importância do "bom senso" pelos parlamentares em época de campanha eleitoral.
O presidente ainda destacou que deverá reunir as bancadas, as lideranças e a procuradoria jurídica da casa para discutir a postura que deverá ser tomada em plenário durante a campanha eleitoral. "Mas eu acredito que os nossos vereadores terão a plena consciência dos seus deveres. Haverá respeito mútuo, como sempre ocorre", ressaltou Durval.
Cartaxo destacou que apesar de este ser um ano eleitoral, as atividades da prefeitura continuarão em andamento. No mês de agosto é comemorado o aniversário da cidade de João Pessoa, e na ocasião serão entregues algumas das obras que estão sendo feitas na capital e anunciadas mais outras. "Serão diversos presentes para a cidade e essa lista não cabe no mês de agosto. A programação será estendida ao mês de setembro", afirmou.


De acordo com o prefeito, a intenção é a transformação de "João Pessoa em uma cidade ainda mais bonita, ainda mais urbanizada". Dentre as obras da prefeitura, Cartaxo destacou as Unidades de Pronto-Atendimento, os Centros de Treinamento Desportivo, obras no Centro Histórico, jardinagem nas avenidas da cidade e reformas na Praça da Independência, Praça João Pessoa e Casa da Pólvora, além da reurbanização da orla de João Pessoa.
Postado Por: Soares

Mais de 60% do eleitorado da PB é formada por analfabetos ou pessoas com o fundamental incompleto Leia!

Graça Macena
Mais da metade do eleitorado da Paraíba é formado por eleitores analfabetos ou com ensino fundamental incompleto, eles representam 60,8% dos eleitores. Dos 1.729.119 que fazem parte desses grupos, 799.791 não concluíram o ensino fundamental, 648.242 apenas sabem lê e escrever e 280.446 são analfabetos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mesmo com os números ainda altos, houve uma queda na quantidade de eleitores nestes graus de instrução analfabetos em comparação à eleição de 2010. Há quatro anos, havia 312.603 analfabetos votantes no estado, 736.074 só sabiam lê e escrever e 849.354 sem o ensino fundamental.
Nos últimos quatro anos, também cresceu o número de eleitores que fizeram faculdade. De 2,8%, correspondente a 76.740 eleitores, subiu para 5,7% (162.783). Nesse período, 86 mil pessoas concluíram um curso superior. Proporcionalmente, a Paraíba tem mais eleitores com ensino fundamental incompleto, o percentual chega a 28,2%.
No dia 5 de outubro deste ano, 2.835.882 eleitores paraibanos de 223 municípios devem ir às urnas para eleger o presidente, governador, senador, 36 deputados estaduais e doze deputados federais. Nestas eleições, 52,7% dos eleitores que irão eleger os próximos governantes são do sexo feminino. A maioria com idades entre 25 e 59 anos. Atualmente, a Paraíba tem 1.495.756 eleitoras e 1.340.022 eleitores do sexo masculino. Em 2010, as mulheres eram 1.442.864 e os homens, 1.296.937.masculino.
Outro fato observado é que houve uma queda no número de eleitores com mais de 79 anos em relação à eleição passada. Em 2012, Paraíba tinha 76.673eleitores com mais de 79 anos e, neste ano, têm 65.561. Apesar do voto não ser obrigatório para quem tem até 70 anos, mas muitos continuam participando do processo de escolha dos membros dos poderes Executivo e Legislativo.
Menos de 2% dos eleitores deste ano vão exercer o dever de cidadão pela primeira vez. Em todo o estado, 55.113 jovens com 16 e 17 anos deverão votar.
Postado Por: Soares

Sisutec: Aprovados em primeira chamada têm entre hoje e sexta-feira fazer a matrícula Leia!

Globo.com
Os candidatos aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) têm entre esta quarta-feira (30) e a sexta-feira (1º) para fazer a matrícula e garantir a vaga em cursos técnicos gratuitos oferecidos pelo sistema.

A matrícula deve ser feita na própria instituição onde os aprovados farão o curso. Consulte a lista de selecionados.
A segunda chamada vai ser divulgada em 5 de agosto. O início das aulas ocorre entre os dias 18 de agosto e 15 de setembro.
Maioria das vagas no ensino privado
No total, a edição deste semestre oferece 247.888 vagas em instituições privadas (IES e escolas técnicas); 10.457 em escolhas públicas (institutos federais, escolas técnicas vinculadas às universidades federais e escolas estaduais e municipais) e 30.996 no Sistema S (Senai e Senac). Todos os cursos, porém, são gratuitos.

Segundo o MEC, 85% das vagas do Sisutec são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada na condição de bolsistas. Apenas estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 puderam fazer inscrição no site.
Neste semestre há vagas para o Sisutec em todos os estados brasileiros, sendo que a maior parte está concentrada em São Paulo (79.274 vagas), em Minas Gerais (40.112) e no Rio Grande do Sul (20.527).
Os principais cursos técnicos ofertados nesta edição são técnico em logística (40.712 vagas), em segurança do trabalho (29.397), em enfermagem (25.557), em informática (21.819) e em edificações (9.171).
Sobre o sistema

O Sisutec reúne vagas para cursos de ensino técnico tanto na rede pública quanto na privada. No caso da rede particular, se contemplado, o aluno terá bolsa de estudo. A seleção é feita a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. Para concorrer, o aluno não pode ter tirado zero na redação.

Entre as vagas oferecidas nesta seleção, 85% serão destinadas para estudantes que, independentemente de renda per capita familiar, tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral.
Além disso, metade dessas vagas serão reservadas para alunos com renda per capita de até 1,5 salário mínimo. Mas, para ocupar uma dessas vagas, não é permitido que o aluno continue matriculado em outro curso técnico de nível médio ou superior, ou curso de graduação, em instituições públicas ou privadas como bolsista.
O Sisutec tem um modelo parecido ao do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), usado pelo MEC para selecionar alunos para vagas em cursos de graduação. Pela internet, os estudantes que fizeram o Enem usam seus dados do exame (número de inscrição e senha) para se inscreverem no sistema. Lá, poderão escolher até duas opções de cursos, dentro das modalidades de concorrência (ampla concorrência ou pelas cotas).
Postado Por: Soares
«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top