topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

Marina reage com cautela às críticas de Lula Leia!

 
A ex-ministra Marina Silva (PSB) disse, na última quarta-feira (30), que não tem “pressa em responder na mesma moeda” ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em Curitiba, ao ser questionada sobre as declarações do ex-presidente, Marina disse que tem muito respeito por Lula e não queria “se precipitar” numa resposta.
 
Em estratégia combinada com o Palácio do Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a ex-ministra na tentativa de neutralizar os ataques dela à política econômica e blindar a presidente Dilma Rousseff (PT). Lula procurou colar na ex-petista o carimbo de "teleguiada" do governador Eduardo Campos (PSB), ao dizer que "ela deveria parar de aceitar com facilidade as lições que estão lhe dando".

“Não sei do contexto e não quero também me precipitar, porque eu não posso controlar o que Lula diz a meu respeito, mas eu quero falar sempre com ele com muito respeito e sem nenhum tipo de pressa em responder na mesma moeda”, afirmou a ex-ministra. “Minhas declarações, elas vêm sendo dadas desde 2010”, ressaltou.

Segundo ela, o próprio ex-presidente manteve as conquistas obtidas pelo Plano Real. “Quanto à ideia da estabilidade econômica, quem me deu a lição foi o próprio presidente Lula quando assinou a Carta aos Brasileiros, em que ele dizia que iria manter as conquistas do Plano Real e todos aqueles compromissos que foram assumidos.”
Postado Por: Soares

João Paulo Cunha pede absolvição no processo do mensalão Leia!

Exame.

A defesa do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), condenado a nove anos e quatro meses de prisão no processo do mensalão, entrou hoje (31) com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF). O advogado do parlamentar pede absolvição do crime de lavagem de dinheiro e que a cassação do deputado seja decidida pela Câmara Federal. João Paulo Cunha também foi condenado por corrupção e peculato.

Nos embargos infringentes impetrados no STF, o advogado Alberto Toron defende que a cassação do mandato do petista seja decidida pela Câmara dos Deputados e não pela Suprema Corte, de forma automática, conforme foi decido no julgamento da ação penal, no ano passado.

Alberto Toron diz que o tribunal mudou o entendimento sobre a cassação de parlamentares, em agosto, quando condenou o senador Ivo Cassol (PP-RO) a quatro anos e oito meses de prisão e entendeu que a última palavra sobre perda de mandato é do Senado. “A conclusão não pode ser outra senão a de que a Constituição Federal prevê que decisão final sobre perda de mandato efetivo de parlamentar, nos casos de condenação criminal transitada em julgado, caberá à Casa respectiva", argumentou.

No crime de lavagem dinheiro, João Paulo Cunha recebeu, dos 11 votos dos ministros, 4 pela absolvição. Ele foi condenado a três anos de prisão. O advogado alega, ao pedir a absolvição, que Cunha não sabia da origem ilícita do dinheiro. "Não sendo o embargante partícipe de nenhum dos núcleos da quadrilha pode ele ser condenado por um processo do qual não tinha ciência", declarou a defesa.
Postado Por: Soares

Senado adia votação da PEC do Voto Aberto Leia!

Exame.

Em um jogo de conveniências que envolvem integrantes da base aliada e da oposição, com o aval do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), senadores decidiram adiar, mais uma vez, a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o voto aberto em todas as modalidades do Poder Legislativo.

Ontem (30), a desculpa pública usada para deixar para a próxima quarta-feira (6) a apreciação da matéria foram as divergências sobre o fim do voto secreto para quaisquer circunstâncias - é a segunda vez que entrou na pauta do plenário para votação.

Em caráter privado, os senadores querem ter a palavra final sobre o voto aberto e resistem em aprovar uma proposta totalmente liberal. A estratégia deles é esperar a votação no plenário da Câmara dos Deputados de outra matéria, de autoria do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), que exige a divulgação do voto apenas para a cassação de mandato parlamentar. Caso aprovada sem alteração, a proposta será promulgada e, com isso, a PEC do Voto Aberto deve ser congelada.

Na tarde de ontem, a Comissão Especial da Câmara Federal aprovou a proposta do senador Álvaro Dias, que está pronta para ir ao plenário. O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), fez questão de comunicar pessoalmente ao autor que a proposta dele será votada na próxima terça-feira (5).

Diante deste cenário, Renan não fez esforço para votar a matéria ontem e marcou a apreciação da PEC do Voto Aberto um dia depois da possível decisão da Câmara Federal, o que permite aos senadores ter uma margem de escolha.
Tramitam no Congresso desde 2001 propostas que discutem o sigilo nas votações do Poder Legislativo. O assunto retornou ao debate após os protestos que tomaram conta das ruas a partir do início de junho e ganhou novo impulso com a absolvição do mandato do deputado Natan Donadon, preso após condenação do Supremo Tribunal Federal (STF). A proposta não avança, entretanto, porque o texto final tem que passar pelas duas Casas Legislativas, sem alterações.
Postado Por: Soares

Dilma limita acesso de novas siglas ao fundo partidário Leia!

 
A presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou na íntegra o projeto de lei complementar que restringe aos novos partidos o acesso ao fundo partidário e ao tempo de televisão, com o intuito de inibir a proliferação de novas siglas. A sanção foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (31).

O texto foi aprovado no Senado Federal no início de outubro após muita polêmica, porque, apesar de a ex-senadora Marina Silva (PSB) não ter conseguido criar o seu Rede Sustentabilidade a tempo de disputar as eleições do próximo ano, ela afirmou que ainda pretende viabilizar sua legenda.

O Solidariedade e o PROS, criados antes da aprovação da regra, foram beneficiados com fundo partidário e tempo de tevê integral dos deputados que migraram para essas bancadas. Já o partido de Marina, o Rede Sustentabilidade, se for criado, fica esvaziado desses dois componentes eleitorais.

A nova lei determina que, para efeito da distribuição dos recursos do fundo partidário e do acesso gratuito ao rádio e à televisão, os novos partidos terão acesso a apenas uma fração dos 5% do fundo partidário, percentual mínimo destinado às legendas que não têm bancada eleita na Câmara dos Deputados - os outros 95% são distribuídos às bancadas de acordo com seus tamanhos.

O tempo de televisão também fica restrito a um terço distribuído igualitariamente a todos os partidos, já que os outros dois terços é distribuído proporcionalmente ao número de representantes eleitos no pleito imediatamente anterior para a Câmara Federal.
Postado Por: Soares

Humberto: "Bolsa Família é a porta de entrada para a autonomia" Leia!


O senador Humberto Costa (PT) subiu ontem (30) na tribuna do Senado Federal para fazer um balanço do Bolsa Família, programa do Governo Federal que completa dez anos este mês. Ele ressaltou os números do projeto e respondeu aos críticos da iniciativa. “O Bolsa Família é a porta de entrada para a autonomia e a independência das pessoas. Ele é o eixo articulador de outras ações. Quem está no Bolsa Família tem acesso maior ao Pronatec,  tem acesso à escola integral para as crianças, tem a prioridade da oferta de microcrédito e no incentivo ao empreendedorismo”.

“O povo não quer voltar ao passado, quer preservar as suas conquistas e, acima de tudo, quer um futuro melhor. E isso só será possível se esse projeto iniciado por Lula e continuado por Dilma puder avançar ainda mais no nosso país”, acrescentou o parlamentar.

Na manhã de ontem, em Brasília, Humberto participou, ao lado a presidente Dilma Rousseff (PT) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), da solenidade que marcou uma década do programa.

“Fiquei muito emocionado ao participar da cerimônia de comemoração de dez anos do Bolsa Família. Eu acho que foram poucas e poucos os que conseguiram segurar as lágrimas diante daquele espetáculo. Eu, muito especialmente, porque era ministro do governo Lula, na área da saúde, e participei muito diretamente da construção do desenho do programa”, lembrou o senador.

“O Bolsa Família tem um custo de R$ 24 bilhões, ou seja, menos de meio por cento do PIB [Produto Interno Bruto] deste país. O presidente Lula foi muito feliz ao dizer que esse montante de recurso tão pequeno é capaz de produzir muito mais investimento, desenvolvimento, crescimento e, acima de tudo, equidade do que bilhões e bilhões que são às vezes gastos em empréstimos a empresas”, analisou Humberto.

O senador também destacou o reconhecimento que o programa alcançou de instituições internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). 'Há muito por se fazer, mas temos a absoluta convicção que estamos no caminho certo e que haveremos de dar continuidade desse e de tantos outros projetos”, finalizou.
Postado Por: Soares

Justiça cassa liminar e PPS elege nova executiva municipal do partido em JP Leia!

 
A Justiça cassou na tarde desta terça-feira (31) a liminar que impedia a realização de novas eleições para a executiva municipal do PPS na Capital. De acordo com o vice-prefeito de João Pessoa e dirigente do partido, Nonato Bandeira, tão logo se tornou conhecida a decisão da Justiça o PPS realizou eleições e, por aclamação, elegeu a chapa de oposição ao governo  Ricardo do Coutinho.

Para barrar a realização de eleição, grupos supostamente atrelados o PSB, alegaram na justiça  que o processo não teve divulgação e que a direção municipal não tinha poder para fazer a convocação.

 Segundo o vice-prefeito da Capital, o grupo governista liderado pela deputada Gilma Germano deu todos os sinais de que não queria construir o partido e apenas tumultuar o processo quando desfilou várias lideranças do PPS ligadas ao Governo e não filiou absolutamente ninguém no prazo final, no último dia 5 de outubro.
      "Nem o marido ela trouxe para o PPS. Depois, praticaram várias irregularidades, como adulteração na lista do partido em João Pessoa, filiações e congresso mandraques. Esse grupo nāo tem agido com o mínimo de decência política. São uns irresponsáveis", reagiu Nonato Bandeira.
Postado Por: Soares

Governador RC denuncia que o Prefeito LC impede a construção de 4 mil casas para carentes Leia!

com PoliticaPB

Durante seu programa semanal de rádio, transmitido em rede estadual através da Rádio Tabajara, o governador Ricardo Vieira Coutinho (PSB) voltou à carga contra a gestão do prefeito Luciano Cartaxo (PT), de João Pessoa. Mais uma vez, ficou evidenciado que a crise institucional entre a prefeitura da capital e o Governo do Estado se mantém e, desta vez, está comprometendo a construção de, pelo menos,  quatro mil casas.

Segundo Ricardo Coutinho, graças à má vontade de Luciano Cartaxo e sua equipe, a construção imediata de 40 mil unidades habitacionais em João Pessoa continua no papel, simplesmente porque a liberação do alvará para a mega-obra foi bloqueada pela prefeitura, em mais um round na crise que atingiu os dois entes federativos na Paraíba.

Essas casas não são para Ricardo Coutinho, mas para milhares de pessoas que sonham em receber a sua casa própria. Essas pessoas não devem ser penalizadas por questões políticas - desabafou o governador, criticando a postura prejudicial do prefeito da capital contra a própria população pessoense.

Para o governador, a falta de diálogo e disposição para parcerias restringe-se à prefeitura de João Pessoa, principalmente em relação a tudo o que possa representar em benefícios diretos para a população.
Postado Por: Soares

Divulgada a lista com municípios da PB que integrarão Programa Cidades Digitais Leia!

com Agência Brasil 

O Ministério das Comunicações divulgou nesta segunda-feira (14) no Diário Oficial da União a lista com os 262 municípios selecionados para serem contemplados com o Cidades Digitais, nove municípios são paraibanos. Ligado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), o Cidades Digitais pretende modernizar a gestão municipal, oferecendo à população acesso a serviços de governo eletrônico e incentivando o desenvolvimento local.

Veja cidades da Paraíba que estão contempladas:




O programa prevê a instalação de infraestrutura de conexão de rede entre órgãos públicos municipais e a instalação de aplicativos de governo eletrônico para gerir os setores financeiro, tributário, da saúde e da educação.

Da lista divulgada hoje consta a seleção de municípios feita entre os que submeteram as propostas por meio de formulário eletrônico entre os dias 4 de fevereiro de 2013 e 5 de março. Os municípios serão convocados pelo Ministério das Comunicações para firmar o acordo e para receber as instruções básicas e dar seguimento ao programa.

Postado Por: Soares

Assembleia Legislativa promove encontro de parlamentares da Paraíba Leia!

Assessoria
A Assembleia Legislativa da Paraíba promove na próxima, terça-feira (25), o I Encontro dos Legisladores da Paraíba.


O evento será realizado no Hotel Tambaú, em João Pessoa e contará com a presença de presidentes da Câmaras Municipais e parlamentares de todo o Estado.
Presidente da Assembleia,  o deputado Ricardo Marcelo (PEN), utilizou a sua página no Twitter para convidar os parlamentares para o evento e divulgou a programação.
O evento tem o objetivo de levar informação aos vereadores e fortalecer os legislativos, postou Ricardo Marcelo.
Confira a programação
9h;00 ? Formação da mesa e saudação inicial 10:00 ? Palestra com a professora Cristiana Fortini (Controladora Geral de Belo Horizonte-MG)
Tema: Licitação e Lei das Licitações
11h30 ? Assinatura de convênio com CGU para capacitação de servidores das Câmaras Municipais 12h ? Intervalo para o almoço 13h30 ? Palestra com Rodrigo Paiva (Núcleo de Ações de Prevenção da Corrupção da CGU) Tema: Lei de Acesso à Informação e Transparência 15h ? Palestra com José Henrique Artigas (Doutor em Ciência Política e professor da UFPB) Tema: Prerrogativas do Legislativo 16h30 ? Encerramento 17h ? Coffee Break.
Postado Por: Soares

Lula volta a atacar a imprensa na conferência em SP Leia!

Estadão

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou o discurso de encerramento da 3ª Conferência Global sobre o Trabalho Infantil, realizada em Brasília, para fazer o que mais gosta: falar mal dos meios de comunicação e dizer que o governo do PT tirou milhões de pessoas da miséria. 

"Eu tinha a impressão de que esse evento estava proibido para a imprensa, porque um assunto dessa magnitude, com resultados extraordinários conquistados por muitos países do mundo e no Brasil, mereceu menos atenção do que qualquer outro assunto mais banal do noticiário brasileiro", disse o ex-presidente. 
 
"É uma pena que muitas vezes as coisas sérias não são tratadas com seriedade. É uma pena que muitas vezes as coisas banais, as coisas secundárias, sejam tratadas de forma quase que sensacionalista", disse. Segundo ele, o noticiário sobre a clonagem de 80 cartões do Bolsa-Família mereceu destaque de escândalo. 

"Em vez de ir atrás de quem clonou, a imprensa preferiu dizer que o culpado era o programa do governo", disse ele. "Se tivessem assaltado um banco, a notícia seria sobre o assalto ao banco", comparou Lula. 
Postado Por: Soares

Eduardo seria um novo JK para o NE, diz governador Leia!

 
O governador do Piauí, Wilson Nunes Martins (PSB), afirmou que a eleição de Eduardo Campos, pré-candidato à presidência pelo partido, faria do governador de Pernambuco o 'novo Juscelino Kubitschek para o Nordeste'. 
 
Segundo Martins, Campos está preparado para governar o país e reúne todas as qualidades necessárias à candidatura. Sobre a união recente com Marina Silva, ele afirmou tratar-se do 'maior acontecimento político dos últimos anos'. 

Martins, que já apoiou a reeleição de Dilma, diz que o fim da aliança entre PT e PSB não é o 'fim do mundo'. Martins está no segundo mandato e ainda não definiu se renuncia em março para disputar uma vaga no Senado. 
Postado Por: Soares

Briga de marqueteiros lulistas Leia!

Folha de S.Paulo 

Em resposta ao marqueteiro João Santana, que disse ter sido o responsável por convencer Lula a ser candidato em 2002, Duda Mendonça rebate: "Já conheci profetas do futuro, mas é a primeira vez que alguém tenta mudar o passado". 
 
''O publicitário nega que tenha defendido que o PT lançasse outro candidato naquela eleição. Mendonça critica, ainda, o tom da entrevista do ex-sócio à revista "Época": "Vaidosa, grosseira e invejosa. Não é digna de um marqueteiro talentoso e vencedor". Procurado, João Santana não quis se manifestar sobre a polêmica.
Postado Por: Soares

''Será uma luta de Davi contra Golias'', diz Marina Leia!

Portal Terra

A ex-senadora Marina Silva afirmou, nesta quinta-feira, que a união com Eduardo Campos (PSB) foi uma aliança “entre anões”, referindo-se ao tamanho do partido do governador de Pernambuco e do Rede Sustentabilidade, legenda que não conseguiu ser homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para ela, a luta rumo à Presidência da República em 2014 será de David contra Golias e buscará descontruir a política nacional, tentando tirar do poder a hegemonia do PT e do PSDB. 
 
“Queremos mostrar que as boas ideias podem ganhar o coração e as mentes das pessoas, desde que a gente tenha espaço para isso. Nessa luta de David contra Golias, essa reunião de anões nos trouxe uma coisa nova. 
 
Eu estava como David com uma funda. O Eduardo lutando para construir a candidatura dele com as cinco pedrinhas e agora se juntaram a funda e as cinco pedrinhas. Isso é para acertar o alvo certo. É isso que estamos fazendo aqui”, disse Marina.
 
 “Não vamos colaborar com esses sanguessugas da política brasileira. Jamais daremos qualquer trégua para esse tipo de política baseada na chantagem”, completou.
Postado Por: Soares

Justiça ainda quer tirar o mandato de Tiririca Leia!

Portal Terra

O julgamento da ação movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) paulista contra o deputado federal Tiririca (PP-SP) - acusado de ter omitido a existência de bens em seu nome, e de ter mentido ao afirmar saber ler e escrever - foi adiado nesta quinta-feira no Supremo Tribunal federal (STF). 

A ação era o segundo item da pauta na sessão plenária desta quinta-feira. Para o MPE, o parlamentar cometeu o crime de falsidade ideológica ao declarar à Justiça Eleitoral, por ocasião do pedido de registro de sua candidatura, que sabia ler e escrever
O STF vai avaliar um pedido do Ministério Público Eleitoral de São Paulo, que recorreu da decisão da Justiça Eleitoral paulista, que absolveu Tiririca das acusações de ser analfabeto e ter omitido bens em sua declaração.
Postado Por: Soares

Dilma e Lula alertas: 'ataque especulativo' da oposição Leia!

Folha de S.Paulo

Além de discutirem o novo cenário eleitoral, com a dobradinha Eduardo Campos e Marina Silva, Dilma Rousseff e Lula conversaram sobre a necessidade de evitar que partidos médios deixem a aliança e migrem para candidatos de oposição.
 
A lista das siglas sob risco de ataque especulativo inclui PP, PR, PSD e PDT. Segundo interlocutores do Planalto, ficou "subentendido" que a reforma ministerial, prevista para dezembro, vai fidelizar os partidos para a reeleição da presidente.
Postado Por: Soares

Eleição: governo parcela R$ 680 bilhões de empresas Leia!

O Estado de S.Paulo

A apenas um ano das eleições e de olho num reforço extra de caixa, o governo aceitou renegociar e parcelar R$ 680 bilhões de débitos tributários de empresas, entre elas grandes bancos, seguradoras e multinacionais. 

A operação, porém, provocou uma rebelião na máquina governamental. A Receita Federal é totalmente contrária a esse tipo de medida. Se confirmada a previsão mais otimista, a equipe econômica da presidente Dilma Rousseff ganhará um fôlego adicional para atingir a meta de 2,3% do PIB de superávit primário das contas públicas em 2013, que corre grande risco de não ser alcançada.
 
A expectativa do Ministério da Fazenda é arrecadar ainda este ano entre R$ 7 bilhões e R$ 12 bilhões com os três tipos de parcelamentos de dívida. O teto da previsão é quase o tamanho da receita esperada de R$ 15 bilhões com o leilão do campo de petróleo de Libra da camada do pré-sal da Bacia de Campos.
Postado Por: Soares

Lula se reúne com Dilma e manda PT isolar Eduardo Leia!

Folha de S.Paulo

Em reunião que durou mais de cinco horas no Palácio da Alvorada e da qual participaram a presidente Dilma Rousseff e seu núcleo político, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu ontem que o PT antecipe a tática de isolar o PSB, de Eduardo Campos, nos Estados.
Lula quer evitar que petistas e outros partidos governistas se aliem ao partido de Campos, agora com seu projeto presidencial reforçado pela ex-senadora Marina Silva. 

Também estiveram no encontro o presidente do PT, Rui Falcão, o marqueteiro João Santana, o ex-ministro Franklin Martins e o ministro Aloizio Mercadante (Educação). 

Lula acreditava que o governador de Pernambuco pudesse recuar de sua pré-candidatura ao Planalto caso não decolasse nas pesquisas. Por isso, chegou a pedir que o PT mantivesse o diálogo com ele mesmo depois que o PSB entregou os cargos no governo, no final de setembro.

FECHAR ESPAÇOS DE EDUARDO 

Segundo interlocutores, após a filiação de Marina, o ex-presidente passou a considerar o PSB como oposição.

O ex-presidente aponta como prioridade a consolidação de alianças regionais com outros partidos da base de Dilma, como PMDB, PR e PTB. 

O objetivo é montar o maior número de palanques distante do PSB e 'fechar os espaços de Campos', nas palavras de um aliado do ex-presidente. 

Ao deixar o encontro, Mercadante procurou enfatizar que o governo não está preocupado com o 'quadro dos outros concorrentes' e elogiou o vigor da base governista. 

'Temos leque de alianças muito sólido. Mesmo com a saída do PSB, parte importante do PSB não acompanhou a saída. Uma militância representativa ficou no governo, como é o caso do governador Cid Gomes [Ceará]', disse.

EDUARDO: FALAR MAIS PARA DENTRO DO QUE PARA FORA 

Ele reconheceu a aproximação de Campos com Marina como 'novidade política'. 'Nós tínhamos uma candidatura com um patamar nas pesquisas acima de 20% [Marina] que aderiu a uma candidatura num patamar em torno de 5% [Campos]. É uma novidade política, de qualquer forma, precisa ver como isso vai evoluir', disse. 

Um dos presentes à reunião disse que Eduardo Campos terá de falar 'mais para dentro do que para fora' nos próximos meses, prevendo dificuldades de relacionamento entre a Rede, sigla de Marina, e o PSB para 2014.
Postado Por: Soares

Aliados de Dilma priorizam palanques estaduais Leia!

Exame. 

A presidente Dilma Rousseff (PT) se reuniu longamente com seus conselheiros políticos na noite de ontem (10) e recebeu do grupo, que inclui o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a avaliação de que o quadro para a eleição presidencial segue indefinido e que o foco deve estar na negociação dos palanques estaduais para a campanha à reeleição.

De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que integra o núcleo de conselheiros da presidente e participou do encontro, assim como o marqueteiro João Santana, ainda não está claro quais devem ser os principais adversários de Dilma em sua tentativa de se reeleger em 2014.

"Nós estamos a muito tempo da eleição. Estamos... analisando o palanque nos Estados. É isso que mais atenção exige nesse momento, porque dentro da própria base do governo, nós teremos situações de mais de uma candidatura. São muitos partidos, são muitas candidaturas competitivas e essa é a preocupação central das nossas conversas", disse Mercadante.

As bancadas do PMDB no Congresso Nacional têm mostrado inquietação com as mudanças recentes no cenário político, que inclui ainda a filiação de alguns parlamentares a legendas recém-criadas, e querem uma definição rápida da presidente sobre os palanques estaduais.

Os adversários mais prováveis de Dilma que aparecem com mais força na disputa pela Presidência da República no ano que vem são o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), e o presidente do PSB, governador Eduardo Campos, agora aliado à ex-senadora Marina Silva, que se filiou ao PSB e disse que a candidatura do pernambucano já está posta.

Mercadante, no entanto, fez a avaliação de que nenhuma das duas candidaturas está confirmada, lembrando que Aécio ainda pode enfrentar a concorrência interna do ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e que Marina, melhor colocada que Eduardo nas pesquisas eleitorais, pode postular a candidatura pelo PSB.

O ministro disse, ainda, que a ordem agora é se concentrar "na qualidade do governo" e que há uma segurança em relação ao leque de alianças atual de Dilma, que o ministro classificou como "muito amplo, muito sólido, muito consolidado com os principais partidos do país". "Esperávamos três candidaturas, agora temos duas. Não está claro ainda quem serão os candidatos em nenhum dos dois partidos. A priori, se consolidam dois nomes."

Mercadante disse que Dilma deve promover uma reforma ministerial no fim do ano, de forma a liberar os ministros que pretendem ser candidatos nas eleições do ano que vem em seus Estados, mas destacou que esse assunto não foi tratado no encontro desta quinta-feira.  
Postado Por: Soares

Câmara Federal vai cortar supersalários de 1.370 servidores Leia!

 
A partir deste mês, os 1.370 servidores da Câmara dos Deputados, entre ativos e inativos, que recebem mais do que o teto do funcionalismo público - R$ 28.059,29 - vão ter os seus vencimentos reduzidos ao teto do funcionalismo. Decisão nesse sentido foi tomada ontem (10) pela direção da Câmara Federal, após o Tribunal de Contas da União (TCU) determinar o corte nos vencimentos dos servidores que recebem mais do que o teto salarial.

A decisão ocorre no mesmo dia em que a Mesa Diretora do Senado tomou decisão semelhante em relação aos seus servidores que recebem acima do teto, também valendo a partir deste mês de outubro.

De acordo com a Diretoria-Geral da Câmara dos Deputados, o corte já consta na folha de pagamento deste mês, cujos salários serão depositados no próximo dia 24. Com o corte nos vencimentos dos que ganham acima do teto, a Casa fará uma economia mensal de R$ 6,5 milhões e uma economia anual de R$ 78,5 milhões, em valores atuais.

Levantamento feito pela Câmara Federal, segundo a Diretoria-Geral, na folha de pagamento do mês de agosto, receberam  mais do que o teto salarial 676 servidores da ativa e 694 aposentados. Dos 676 servidores da ativa, 270 recebem a função gratificada acima do teto salarial, enquanto que mais 406 servidores terão desconto parcial da função.

Os cortes nos vencimentos dos servidores variam de R$ 50 a R$ 8 mil por mês, segundo dados da diretoria.  No final do ano passado, a Câmara dos Deputados corrigiu as irregularidades apontadas pelo TCU, mas entendeu à época que as gratificações [cargos comissionados] pagas aos servidores estariam fora do teto.
Postado Por: Soares

Eduardo volta a atacar política econômica do governo Dilma Leia!


Valor.

Após assistir na noite de quinta-feira (10) ao programa de televisão do Partido Socialista Brasileiro, o governador Eduardo Campos respondeu, por cerca de 40 minutos, a perguntas enviadas por internautas. Nas questões relacionadas à economia, o gestor defendeu, entre outros pontos, maior disciplina fiscal do governo e uma estratégia para o comércio internacional que vá além do Mercosul.

Eduardo disse estar preocupado com a possibilidade de o país desperdiçar as conquistas das últimas décadas, citando, como exemplos, a estabilidade econômica e a inclusão de milhões de brasileiros ao mercado de trabalho. “A inflação está sempre rondando o nosso imaginário”, disse o governador, que também criticou o baixo crescimento econômico dos últimos anos.

Na sua avaliação, o Brasil precisa retomar a rota de corte na taxa básica de juros, o que só será possível com disciplina fiscal por parte do governo e reestabelecimento da confiança do setor privado, por meio de regras claras para investimentos.  

“Precisamos construir uma política articulada que reponha o processo que vivemos no passado recente, que recomponha a taxa de juros para limites de padrão mundial. Isso é um dever de casa que temos que fazer com muito zelo, entendendo que ele exige disciplina e precisamos ter essa disciplina, porque o Brasil não pode ficar como o campeão de juro real do mundo”, disse Eduardo. 

O presidenciável também cobrou uma visão de longo prazo do governo acerca do comércio mundial. Na sua avaliação, após a eclosão da crise financeira, em 2008, as principais forças econômicas do planeta revisaram seus planos estratégicos e o Brasil deveria ter feito o mesmo.  

“O Brasil não pode ficar amarrado aos mecanismos de um Mercosul sem olhar as tantas mudanças que ocorrem na geografia econômica global. Precisa olhar para a produtividade da economia, com investimento em infraestrutura e estímulo à inovação. É um trabalho complexo, possível, dá pra fazer, mas é preciso olhar para além das eleições”, completou.

O governador direcionou as críticas à gestão da presidente Dilma Rousseff (PT), poupando o antecessor. De acordo com ele, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez o Brasil subir alguns degraus e hoje há o receio de se “deixar a economia degradar e descer vários degraus rapidamente”.  
Postado Por: Soares

Collor: Aécio não será candidato a Presidente da República Leia!

Terra

O senador Fernando Collor (PTB) disse, em Alagoas, que o colega dele Aécio Neves (MG) não será candidato a presidente da República. Nem o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que abriria mão de ser cabeça de chapa para apoiar Marina Silva (PSB). 

Campos viraria vice de Marina. As declarações foram dadas em Maceió, após encontro estadual de contabilidade. "Não me baseio em pesquisas nem o Aécio me disse nada. Mas, o [José] Serra tem essa obsessão em ser candidato a Presidente da República. E ele vai esperar o Aécio derrapar, como um carro de corrida da Fórmula 1 que escorrega na pista e sai da prova", disse Collor. Quanto a Marina Silva, Collor diz que a chapa no PSB está "de cabeça para baixo": 

"Marina teve 20 milhões de votos na eleição presidencial. Como ela será vice de Eduardo Campos, que faz um trabalho interessante em Pernambuco, se ele não é conhecido no País. O Eduardo será vice de Marina", explicou. Collor apoia a reeleição da presidente Dilma Rousseff. "Eu não digo isso por apoiar a reeleição da Presidente. Mas, Marina está no PSB. Vem uma questão: quem será o candidato? Eduardo e Marina como vice? A coligação está de cabeça para baixo". 

Em Alagoas, o senador disputa a reeleição com o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) e a vereadora Heloísa Helena (PSOL). Pesquisa Vox Populi, divulgada na primeira semana de agosto, diz que Heloísa venceria a eleição.
Postado Por: Soares

Campina Grande: Problema de saúde afasta o Senador Cássio da festa de aniversário Leia!

Roberto Targino
 
O Senador Cássio Rodrigues da Cunha Lima (PSDB) justificou nesta sexta-feira (11) os motivos dele não poder participar hoje das comemorações de aniversário da Cidade de Campina Grande. Cássio alegou problema de saúde para ficar longe do seu povo durante a data festiva.

“Em 30 anos essa é a segunda vez que não estou em CG nesta data. Retirei 5 pólipos do intestino, benignos, e realizo outros exames médicos”, postou o tucano no Twitter pela manhã.

Ainda no Twitter, Cássio prestou suas homenagens a Rainha da Borborema.

“A Campina meu melhor e mais escolhido agradecimento e a renovação do meu compromisso de por ela trabalhar sempre!”, postou o senador.

Cássio também citou o prefeito e o vice-prefeito da cidade, Romero Rodrigues e Ronaldo Cunha Lima, aos quais, ele disse que merecem todo apoio.

“Romero e Ronaldo Filho, merecem nosso reconhecimento e apoio pelo trabalho realizado até aqui. Vamos juntos construir uma cidade melhor”.

Postagem de Cássio no Twitter



No início da manhã,  Cássio postou no You Tube um vídeo parabenizando Campina Grande pela passagem da data.
Postado Por: Soares

The Voice Brasil: “Você é muito linda”, diz Lulu Santos à paraibana Leia!

 
A cantora paraibana e integrante do Clã do Brasil foi aprovada na noite desta quinta-feira (11) no programa ‘The Voice Brasil’, da Rede Globo.

Lucy subiu ao palco e cantou a “Qui nem Jiló”, uma das músicas mais conhecidas do rei Luiz Gongaza.

No primeiro após o primeiro solo da sanfona e o primeiro verso da música Carlinhos Brown virou a cadeira para conhecer a dona da voz sendo seguido posteriormente por Lulu Santos.

Para nós é uma imensa surpresa quando a gente vira e dá de cara com um coisa linda como você. Você é muito linda”, disse o cantor afirmando que a canção escolhida pela pessoense seria a “mais bonita na noite”.

Carlinho Brown disse que a primeira voz da de Lucy teria sido a sanfona que lhe teria feito sentir saudade de Dominguinhos, que faleceu recentemente.
Apesar de estar tentando uma carreira nacional, Lucy Alves já é conhecida em todo o Nordeste juntamente com o Clã Brasil, grupo musical formado em 2011 e composto por ela e pelas irmãs Laryssa, Lizete e Maria José, além do pai José Hilton mais conhecido como BADU.

O grupo já gravou dois DVDs e acumula grandes parcerias com ícones do forró e do baião, como Marinês, Sivuca, Três do Nordeste, Pinto do Acordeon  Elba Ramalho e Dominguinhos.
Postado Por: Soares

Greve dos Bancários: Chega ao fim a mais longa greve de todos os tempos Leia!

ClickPB
Brasília - Uma nova proposta, que eleva para 8% (aumento real de 1,82%) o índice de reajuste salarial, foi apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ao Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), na madrugada de hoje (11). A proposta, apresentada após o 22º dia de greve, será levada agora às assembleias para ser votada.
O comando de greve está orientando os sindicatos a promover assembleias até segunda-feira (14) e a aceitar a nova proposta, que inclui ainda reajuste de 8,5% do piso salarial (ganho real de 2,29%) e de 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela individual da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). A proposta também eleva de 2% para 2,2% o lucro líquido a ser distribuído linearmente na parcela adicional da PLR.
As negociações feitas ontem com a Fenaban durararam 16 horas. A compensação dos dias parados será feita de segunda a sexta-feira, até 15 de dezembro, com uma hora extra diária.
Edição: Graça Adjuto
Leia a nota do Contraf_CUT sobre o assunto:
Greve arranca reajuste de 8% e bancos recuam sobre dias parados
Jailton Garcia/Contraf-CUT
Após mais de 16 horas de tensas negociações, a Fenaban apresentou ao Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, nesta sexta-feira 11 uma nova proposta elevando para 8,0% (aumento real de 1,82%) o índice de reajuste sobre os salários e as verbas, para 8,5% sobre o piso salarial (ganho real de 2,29%) e 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela adicional da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). A proposta também eleva de 2% para 2,2% o lucro líquido a ser distribuído linearmente na parcela adicional da PLR.
Após a negociação com a Fenaban, o Comando Nacional se reuniu separadamente com os negociadores do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste para receber as propostas das reivindicações específicas dos bancários dos três bancos públicos federais.
Diante da dura resistência do Comando, os bancos recuaram da proposição inicial de compensar todos os dias de greve em 180 dias. Evoluíram para a proposta do ano passado, de compensação de duas horas diárias até o dia 15 de dezembro. Finalmente aceitaram compensar no máximo uma hora extra diária, de segunda a sexta-feira, até 15 de dezembro.
A nova proposta da Fenaban, apresentada após o 22º dia da greve, que fechou 12.140 agências, inclui ainda três novas cláusulas: proibição de os bancos enviarem SMS aos bancários cobrando resultados, abono-assiduidade de um dia por ano e adesão ao programa de vale-cultura do governo, no valor de R$ 50,00 por mês.
Em razão desses avanços, o Comando Nacional está orientando os sindicatos a realizarem assembleias até a segunda-feira 14 e a aceitarem a nova proposta, que garante aumento real de salário pelo décimo ano consecutivo, valorização do piso e novas conquistas econômicas e sociais.
"A forte mobilização e a unidade da categoria foram fundamentais para romper a intransigência dos bancos e garantir avanços importantes, especialmente aumento real de salário e avanços nas condições de trabalho", avalia Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional.
A nova proposta da Fenaban
Reajuste: 8,0% (1,82% de aumento real).
Pisos: Reajuste de 8,5% (ganho real de 2,29%).
- Piso de portaria após 90 dias: R$ 1.148,97.
- Piso de escriturário após 90 dias: R$ 1.648,12.
- Piso de caixa após 90 dias: R$ 2.229,05 (que inclui R$ 394,42 de gratificação de caixa e R$ 186,51 de outras verbas de caixa).
PLR regra básica: 90% do salário mais valor fixo de R$ 1.694,00 (reajuste de 10%), limitado a R$ 9.087,49. Se o total apurado ficar abaixo de 5% do lucro líquido, será utilizado multiplicador até atingir esse percentual ou 2,2 salários (o que ocorrer primeiro), limitado a R$ 19.825,86.
PLR parcela adicional: aumento de 2% para 2,2% do lucro líquido distribuídos linearmente, limitado a R$ 3.388,00 (10% de reajuste).
Antecipação da PLR até 10 dias após assinatura da Convenção Coletiva: na regra básica, 54% do salário mais fixo de R$ 1.016,40, limitado a R$ 5.452,49. Da parcela adicional, 2,2% do lucro do primeiro semestre, limitado a R$ 1.694,00. O pagamento do restante será feito até 3 de março de 2014.
Auxílio-refeição: de R$ 21,46 para R$ 23,18 por dia.
Cesta-alimentação: de R$ 367,92 para R$ 397,36.
13ª cesta-alimentação: de R$ 367,92 para R$ 397,36.
Auxílio-creche/babá: de R$ 306,21 para R$ 330,71 (para filhos até 71 meses). E de R$ 261,95 para R$ 282,91(para filhos até 83 meses).
Requalificação profissional: de R$ 1.047,11 para R$ 1.130,88.
Adiantamento emergencial: Não devolução do adiantamento emergencial de salário para os afastados que recebem alta do INSS e são considerados inaptos pelo médico do trabalho em caso de recurso administrativo não aceito pelo INSS.
Gestores ficam proibidos de enviar torpedos aos celulares particulares dos bancários cobrando cumprimento de resultados.
Abono-assiduidade (novidade): 1 dia de folga r
emunerada por ano.
Vale-cultura (novidade): R$ 50,00 mensais para quem ganha até 5 salários mínimos, conforme Lei 12.761/2012.
Prevenção de conflitos no ambiente de trabalho - Redução do prazo de 60 para 45 dias para resposta dos bancos às denúncias encaminhadas pelos sindicatos, além de reunião específica com a Fenaban para discutir aprimoramento do programa.
Adoecimento de bancários - Constituição de grupo de trabalho, com nível político e técnico, para analisar as causas dos afastamentos.
Compromissos
Inovações tecnológicas - Realização, em data a ser definida, de um Seminário sobre Tendências da Tecnologia no Cenário Bancário Mundial.
Prevenção de conflitos no ambiente de trabalho - Reunião específica para discutir aprimoramento do processo.
Discutir um novo modelo de PLR antes da campanha nacional de 2014.
Postado Por: Soares

Eduardo enaltece Marina e afaga militância da Rede Leia!

Diario de Pernambuco.

Depois de caminhar pelas obras de expansão do Hospital do Câncer de Pernambuco, no bairro de Santo Amaro, Zona Norte do Recife, o governador Eduardo Campos (PSB) não escondeu o clima de otimismo. Sorridente, o gestor afirmou que a ex-senadora Marina Silva (PSB) reagiu com visão ao que poderia ter sido um golpe fatal após ter negado o registro da sua Rede Sustentabilidade pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


“Ela se levantou de uma maneira extraordinária. Viu ao longe um movimento que a política tradicional não enxergava e construiu o mais forte ato político dos últimos anos da política brasileira”, disse Eduardo.

Indagado como se portaria diante de causas polêmicas, como o aborto e o casamento gay, que são condenadas por Marina Silva em virtude de sua religião, o governador respondeu como se a ex-senadora ainda estivesse na Rede Sustentabilidade e não no PSB.
“Nós tivemos uma aliança programática e reconhecemos as diferenças que temos, tanto que somos dois partidos, um que tem 60 anos e outro que tem um ano e foi recém-criado com novos valores. 

Mas vamos aprender um com o outro. Para o PSB, será muito importante essa convivência com a Rede, para que a gente aprenda com sua militância, para que a gente renove o nosso partido”, declarou.

Postado Por: Soares

Inconformado, Ciro Gomes dispara: "Dois zeros" Leia!

Brasil 247.


Ainda “mordido de cobra”, como se diz no interior nordestino, o atual secretário da Saúde do Ceará, Ciro Gomes (PROS), disse que a união entre o governador Eduardo Campos e a ex-senadora Marina Silva, que se filiou ao PSB no último sábado (5), corresponde a “dois zeros”. Ciro, que juntamente com o irmão, o governador cearense Cid Gomes (PROS), já havia dito que a candidatura de Eduardo Campos era um “zero à esquerda”.

'Eles não têm proposta para o Brasil. São dois zeros. O Brasil precisa de reflexão, propostas. O debate que está aí é alienado. Exceto a [presidente] Dilma [Rousseff], quais dos pré-candidatos têm propostas? O que a Marina entende de economia? O Brasil tem jeito e para cada desafio tem quatro soluções, mas os candidatos não têm essas soluções. Não têm planos', disse Ciro.

De acordo com o líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados, o cearense José Guimarães, a aliança entre Eduardo e Marina afeta, sobretudo, o PSDB. 'Quem deve estar muito preocupado com essa aliança é o PSDB. Ficou o tempo todo dando corda para a ex-senadora', escreveu o parlamentar em sua conta no Twitter.

Na avaliação do partido da presidente, quem mais sai abalado com a aliança entre Marina e Eduardo é o senador Aécio Neves (PSDB), cujo projeto presidencial com discurso opositor terá forte concorrência agora.

Postado Por: Soares

Guerra: "Ida de Marina Silva ao PSB favorece o PSDB" Leia!

Tauan Saturnino

O deputado federal e presidente do PSDB de Pernambuco, Sérgio Guerra, considerou a ida da ex-senadora Marina Silva ao PSB como algo bom para a democracia por quebrar a polarização do PSDB com o PT e dar mais chances de levar a eleição presidencial do próximo ano para o segundo turno.

Guerra disse acreditar que a aliança é boa para o governador Eduardo Campos por lhe dar “musculatura” na disputa à Presidência da República. “Essa aliança é boa para o PSB, pois fortalece Eduardo Campos, e é boa para a democracia. Marina Silva precisava de um partido e Eduardo de musculatura para a eleição majoritária e ambos conseguiram isso. Isso também é bom para a candidatura do senador Aécio Neves (PSDB), pois ele vai poder disputar em pé de igualdade”, afirmou.


O deputado considerou importante a consolidação de uma terceira via e disse que a rivalidade entre PSDB e PT no plano nacional nunca foi boa para os tucanos. Ele disse achar 'sem sentido' a declaração de alguns petistas, que, no último fim de semana, afirmaram que o maior perdedor com o acordo de Marina Silva e Eduardo Campos seria o PSDB.

“Se o nosso partido tiver competência, e ele tem, vamos disputar em condições de igualdade essa eleição. Isso que se falou sobre nossa perda é irrelevante, pois ninguém sabe o que vai acontecer”, pontuou.
Postado Por: Soares

 
 

Aliado de Marina garante que "Plano C" surpreendeu Eduardo Leia!

Tauan Saturnino

O ex-deputado estadual Roberto Leandro, um dos coordenadores nacionais da Rede Sustentabilidade, ao comentar nesta segunda-feira (7) a reunião da direção do partido que decidiu filiar a ex-senadora Marina Silva ao PSB, disse que, em sua opinião, a decisão de filiar uma pré-candidata à Presidência da República a uma sigla que já tem um pré-candidato não foi uma “solução ótima”, mas foi a melhor possível dentro das circunstâncias.

Leandro disse que o “Plano C” partiu da própria Marina Silva, surpreendendo toda direção nacional da Rede Sustentabilidade e o próprio governador Eduardo Campos (PSB).

“Depois da decisão do Tribunal Superior Eleitoral negando o registro da Rede, nos reunimos e tinha gente que defendia a entrada de Marina Silva em um partido que já tivesse demonstrado interesse em tê-la no seu quadro e pessoas que queriam que ela desistisse de ser candidata. A ideia de se filiar ao PSB, o 'Plano C', partiu da própria Marina. O próprio Eduardo Campos viajou para Brasília sem saber do que se tratava”, afirmou.


O ex-deputado negou que a decisão da Rede tenha sido uma opção eleitoreira. Entretanto, reconheceu que o processo carrega uma série de contradições internas.

“Não tivemos moeda de troca com o PSB. Nossa discussão foi política e programática. É uma filiação temporária e transitória. Marina disse na reunião que a disputa institucional era importante, mas não o principal, que seria colocar em discussão uma nova forma de fazer política. Se fosse uma decisão pragmática poderíamos entrar em outros partidos para disputar a eleição. O PSB tem contradições, mas não havia uma solução ótima”, comentou.


Em relação à participação em uma eventual chapa de Marina Silva e Eduardo Campos na disputa presidencial, Roberto Leandro repete o mantra adotado pelo governador, de que “2014 se discute em 2014”. Apesar de admitir que o PSB tem a primazia na escolha de um nome para a sucessão presidencial, ele disse que a Rede pode contribuir para o debate interno do PSB no futuro.

“A Rede não existe formalmente enquanto partido, logo, não tem candidatura presidencial. Já o PSB tinha uma discussão interna sobre isso e não seríamos nós que íamos bater no partido e dizer quem seria o candidato. Entendemos que existe a possibilidade de compor uma chapa com Marina em 2014, mas isso será feito sem estresse.”

Ao falar sobre a falta de diálogo com a militância da Rede sobre a decisão, Roberto Leandro disse esperar a compreensão de todos. “Tomamos em dois dias uma decisão que poderíamos levar dois meses discutindo. Fizemos o máximo de consultas possíveis, mas estávamos espremidos pelo tempo e não havia uma posição ideal. Acredito que a maioria da Rede vai entender essa decisão”, avaliou.
Postado Por: Soares
«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top