topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...
CARLOS CHAGAS

DOIS TESTES - As centrais sindicais, inclusive a CUT, programam greve geral para a próxima sexta-feira. Fica difícil imaginar sucesso no movimento, que imaginam ser nacional, menos pelo desgaste que as atingiu desde a posse do Lula, mais porque o trabalhador deixou de sensibilizar-se por reivindicações fantasiosas como a redução das jornadas de trabalho. O operário quer ganhar mais e sabe que só trabalhando conseguirá melhorar seu salário. De qualquer forma, é bom aguardar a manifestação.

Para uma semana depois, no Sete de Setembro, as redes sociais começam a convocar o povo sem rosto, não propriamente os baderneiros mascarados, mas quantos jovens e velhos sintam-se incomodados e indignados com a qualidade de vida que lhes fornecem o governo e o Estado. 

Desde junho que esses protestos vêm acontecendo com sucesso inegável, não obstante os execráveis excessos. Terá a Nação oportunidade de comparar quem mais influi na realidade: as centrais sindicais ou as redes sociais? O importante é que não se unam, sequer no infinito, como as duas paralelas da Física.
Postado Por: Soares

Ministro repudia ameaça de médicos brasileiros a cubanos Leia!


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta segunda-feira (26) que repudia e lamenta veementemente a declaração do presidente do CRM (Conselho Regional de Medicina) de Minas Gerais, João Batista Gomes Soares, que aconselhou médicos brasileiros a não socorrerem erros de profissionais de saúde cubanos.

— Não sei em qual juramento ele se baseou para fazer essa declaração. É omissão de socorro e é afronta ao código de ética médica. Nenhum profissional pode se negar a atender ou socorrer qualquer brasileiro ou brasileira.

Padilha disse confiar nos médicos mineiros.


— Eles vão se pautar pelo código que nos rege. Quer fazer crítica? Pode fazer crítica. Mas nenhuma atitude que ameace a saúde da nossa população será admitida. Temos segurança jurídica. Não admitimos qualquer incitação ao preconceito ou à xenofobia. Temos de receber de braços abertos os médicos e médicas que aceitaram convite do governo brasileiro, muitos deles colocando dinheiro em segundo plano.

Postado Por:  Soares

No Brasil do desperdício, comida vai parar no lixo Leia!


O Brasil esbanja recursos naturais. De tudo se perde. A cada ano, 26,3 milhões de toneladas de comida são jogadas fora: volume suficiente para distribuir 131,5 kg para cada brasileiro ou 3,76 kg para cada habitante do planeta.

Toda essa comida alimentaria facilmente os 13 milhões de brasileiros que ainda passam fome, nas contas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Poderia ainda facilitar o trabalho do Banco Central no combate à inflação. Com uma oferta maior de produtos, os preços não subiriam tanto e o país poderia até mesmo diminuir a importação de feijão preto da China.
Postado Por: Soares

PT prevê perda de 750 mil votos em SP sem mensaleiros Leia!

Felipe Patury

À medida em que se aproxima a fase final do julgamento do mensalão, com o mandado de prisão dos envolvidos condenadoso, o efeito eleitoral devastador do episódio no PT começa a se fazer sentir na própria estrutura do partido. 


Exemplo a sombrio previsão dos próprios petistas sobre as consequências. o PT perderá 700 mil votos em São Paulo na próxima eleição parlamentar.

''Feito pela cúpula do partido, o cálculo soma o eleitorado dos deputados condenados por envolvimento no mensalão e dos que se afastaram da vida pública. No primeiro caso, estão João Paulo Cunha e José Genoíno. Antonio Palocci é um exemplo do segundo.''
Postado Por: Soares

Aprovação de Dilma entre 40% e 44%, admitem aecistas Leia!

ISTOÉ

No início do próximo ano, o governo Dilma Rousseff será aprovado por algo entre 40% e 44% do eleitorado. 

A previsão é do comando da pré-campanha do senador Aécio Neves (PSDB-MG), que se baterá com Dilma.

A equipe de Aécio acredita que, nesse patamar, Dilma terá recuperado a competitividade, mas não o amplo favoritismo que desfrutava há dois meses.
Postado Por: Soares

O futuro somos nós, o passado está no governo, diz Aécio Leia!

O Globo 

Às vésperas da terceira visita de Dilma Rousseff a Minas Gerais em três semanas, o senador Aécio Neves fez críticas à intensa agenda da presidente da República no Estado e cobrou da petista “mais do que apenas promessas” em suas viagens. Em um evento em Belo Horizonte para tucanos mineiros, nesta segunda-feira, o presidente nacional do PSDB se eximiu da responsabilidade de convocar prévias em seu partido e assumiu de vez a postura de candidato da legenda ao Planalto em 2014.


''Estou cumprindo o papel que me foi delegado pela, praticamente, unanimidade do partido, de conduzir o PSDB para o futuro. O futuro somos nós, o passado são esses que estão no governo'', disse Aécio.
Postado Por: Soares


Licitação: STF autoriza investigação contra Bezerra Leia!

Folha de S.Paulo

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou a abertura de uma investigação contra o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, devido a suspeitas de contratação irregular de uma empresa em 2001, quando era prefeito de Petrolina (PE).

''De acordo com o Ministério Público, a prefeitura, num só dia, realizou todo o procedimento licitatório para o fornecimento de órteses e próteses, tendo contratado a SP Síntese Ltda. com inexigibilidade de licitação. A empresa foi criada três meses antes do contrato. A assessoria do ministro Fernando Bezerra disse que as acusações são improcedentes.''
Postado Por: Soares

Eduardo queria mesmo era ser vice de Lula Leia!

VEJA

um interlocutor que conversou a sós com Eduardo Campos nas últimas semanas saiu com a certeza de que o governador pernambucano queria mesmo é ser vice de Lula em 2014. Não podendo, as chances de ser candidato a presidente são de seis, numa escala de um a dez.

A revelação foi feita ontem de manhã num encontro com investidores promovido pela administradora de recursos GPS Pulsar.

Eduardo Campos também falou de Aécio Neves. Para ele, Aécio precisa antes de mais nada “dizer o que pensa sobre o Brasil”.


DEMITIR MINISTROS

Ainda sobre Eduardo Campos, Jardim relata que, no auge das manifestações de junho, o governador  sugeriu a Dilma Rousseff que mandasse para a rua boa parte do seu ministério. Aconselhou-a não só a trocar, mas a reduzir a quantidade de ministros. ''Dilma, como se vê, não deu muita bola para as opiniões de Campos.''

Enquanto isso, no GLOBO desta terça-feira, Ilimar Franco noticia que emissários de Eduardo Campos estão no Rio para reunião com o presidente regional do partido, Alexandre Cardoso. Foram comunicar que os socialistas terão candidato ao governo do Rio e que não haverá apoio ao PMDB
Postado Por: Soares

Fiscais federais do Ministério da Agricultura cruzam os braços Leia!



Fiscais federais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento realizam, a partir das 10h desta terça-feira (27), protesto contra “o caos administrativo e a ocupação política dos cargos” na pasta. A manifestação, que conta ainda com a presença de delegados sindicais de vários estados, ocorre em frente ao prédio-sede do ministério e, na ocasião, serão distribuídas duas toneladas de frango.

A categoria anunciou paralisação nacional por tempo indeterminado no último dia dezesseis. Entre as principais reivindicações da classe está a posição contrária dos fiscais federais agropecuários em relação à ocupação política dos cargos técnicos do ministério, em especial, na Secretaria de Defesa Agropecuária.

A Anffa Sindical reivindica ainda a meritocracia para ocupação dos cargos técnicos do ministério, concurso público e a criação da escola de formação profissional.
Postado Por: Soares

Jarbas destaca livro que expõe documentos secretos da ditadura Leia!


A publicação do livro “Confidencial: Documentos Secretos da Ditadura Militar”, do escritor, advogado e anistiado político Hiram Fernandes, foi saudada, ontem (26), pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE). “A obra é indispensável para se compreender as várias facetas aterrorizantes da ditadura militar implantada no Brasil em 1964”, disse o senador.

Com dois volumes e um DVD, o livro, editado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), contém depoimentos e 170 documentos inéditos coletados em órgãos oficiais, que apresentam dados relacionadas à história de Pernambuco e do Brasil durante o regime militar (1964-1985).

Entre outros registros, o livro traz o depoimento de Miguel Arraes (1916-2005), preso na Ilha de Fernando de Noronha após ser destituído no Palácio das Princesas de suas funções de governador pelo governo militar.

“Não capitulou. Os militares queriam que ele, ou renunciasse ou mudasse o secretariado, e desse uma nota de apoio ao movimento de insubordinação que assumiu o poder no Brasil. Mas ele não aceitou nem uma nem outra sugestão: saiu preso do Palácio das Princesas”, sublinhou Jarbas Vasconcelos.

O peemedebista observou, ainda, que a relação dos personagens mencionados no livro é expressiva, com muitos nomes conhecidos nacionalmente e outros que tiveram destaque no âmbito estadual, entre eles, o governador de Sergipe, João Seixas Dória, e o prefeito do Recife, Pelópidas da Silveira, ambos cassados pela golpe de 1964.

As histórias relatadas por Hiram Fernandes começam na década de 1950 e se estendem até 1985, quando a eleição de Tancredo Neves à Presidência da República pôs fim ao regime militar.
Postado Por: Soares

Bancos da Paraíba fecham nesta quarta-feira Leia!


As agências bancárias na Paraíba estaram fechadas nesta quarta-feira (28). Em comemoração ao Dia do Bancário, os bancos param suas atividades no Estado. O feriado foi instituído através da Lei nº 8.939, de 27 de outubro de 2009.
Os bancos estarão fechados em todos os municípios paraibanos e retornam as atividades normalmemte nesta quinta-feira.
Postado Po: Soares

Prefeitura de João Pessoa paga salários de agosto nesta quinta e sexta-feira Leia!


SECOM

Os servidores da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) recebem seus salários referentes ao mês de agosto na próxima quinta (29) e sexta-feira (30). O pagamento é feito através da Secretaria de Administração (Sead), que já fechou a folha. A garantia do pagamento sempre dentro do mês trabalhado faz parte da política de valorização do servidor implementada pelo prefeito Luciano Cartaxo.

O secretário de Administração, Roberto Wagner Mariz Queiroga, divulgou a tabela de pagamentos. O primeiro dia é dedicado aos aposentados e pensionistas do Instituto Previdenciário Municipal (IPM) de João Pessoa. Já no segundo dia de pagamentos, a sexta-feira, recebem os proventos os servidores de todas as secretarias da administração direta e indireta, autarquias e órgãos da PMJP.

Os pagamentos são feitos através das agências do Banco do Brasil e acontecem em apenas dois dias para todos os servidores efetivos, comissionados, prestadores de serviço e estagiários. "O prefeito Luciano Cartaxo investe nos servidores com reajustes, cursos de qualificação, benefícios. E o salário pago dentro do mês trabalhado é mais uma forma de demonstrar a preocupação da gestão com todos que fazem parte da PMJP", afirmou Roberto Wagner.

Postado Por: Soares

Ricardo tira Lúcio Flávio da Casa Civil Leia!

Lenilson Guedes
O governador Ricardo Coutinho exonerou o secretário chefe da Casa Civil, Lúcio Flávio. O ato foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (27). Ele será substituído por Walter Aguiar, que antes ocupava o cargo de secretário executivo do Turismo.

Lúcio Flávio permanacerá no governo, exercendo o cargo de chefe de gabinete do governador. Ele vai para o lugar de Waldir Porfirio, que por sua vez passará a ocupar o cargo de Assessor Institucional para Assuntos de Cidadania.
Houve também a exoneração de William Tejo Filho do cargo de Vice-Presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba ? FUNESC.
Ainda no Diário Oficial foi publicada a nomeação de Antônio Alcântara para o cargo de Gestor do Programa de Fortalecimento do Produto Turístico, vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, para gerir o Centro de Convenções de João Pessoa Poeta Ronaldo Cunha Lima.
Postado Por: Soares

RC inaugura Acadepol, destaca redução de crimes e se irrita com pergunta sobre Cássio Leia!

com WSCOM

O governador Ricardo Coutinho (PSB) demonstrou irritação ao ser indagado sobre a provável candidatura de Cássio Cunha Lima (PSDB), depois da declaração do advogado do PSDB nacional, Eduardo Alckmin, de que Cássio é elegível. Ricardo evitou falar sobre a probabilidade, e pediu respeito ao repórter que fez a pergunta, visivelmente irritado. A entrevista aconteceu durante inauguração da Academia de Polícia da Paraíba (Acadepol).

Durante a solenidade, o governador destacou os investimentos que estão sendo feitos em Segurança em todo estado e lembrou a redução no número de homicídios, segundo dados da Secretaria de Segurança.
Iremos aprimorar o setor de inteligência da Polícia Civil e intensificar o trabalho nas áreas de segurança pública do Estado. A Academia é importante para capacitação dos nossos policiais e para o planejamento de novas ações para a redução da criminalidade, declarou.

O repórter Fernando Braz, da rádio Arapuan, perguntou ao governador o que mudava no cenário político após a declaração de Eduardo Alckmin. Ricardo disse que não mudava nada e pediu respeito ao repórter. Estou aqui para dar uma entrevista, me respeite.

Já o vice-governador Rômulo Gouveia, disse que não tem duvidas sobre a elegibilidade do senador tucano, mas não acredita que ele seja candidato. A elegibilidade de Cássio não quer dizer necessariamente que ele seja candidato. Eu mesmo já disse que ele poderia ser candidato, mas nunca ouvir ele dizer isso, e acredito que ele não será.
Postado Por: Soares

TCU condena ex-prefeitos da Paraíba por desvio de verbas Leia!

Lenilson Guedes

Ex-prefeitos de três cidades paraibanas foram condenados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por irregularidades na execução de convênios com verbas federais. Os gestores condenados são Alberto Nepomuceno, ex-prefeito de Barra de Santa Rosa; Luiz José Monteiro de Farias, ex-prefeito de Taperoá e Gildivan Lopes da Silva, ex-prefeito de São José de Caiana. Também sofreram condenações as empresas envolvidas nas irregularidades.

Em Barra de Santa Rosa, Alberto Nepomuceno foi condenado em função de irregularidades na execução do convênio 1988/2001, tendo por objeto a reconstrução de 20 residências de famílias carentes. De acordo com a auditoria, a licitação contou com a participação de empresas fantasmas, com o objetivo de desviar os recursos federais. 

No presente caso, as evidências indicam que a empresa F. B. Construções Ltda. foi utilizada para fraudar o Convite 013/2002 e receber os recursos federais do convênio, sem executar as obras ou executando-as em desacordo com as especificações técnicas definidas, diz a auditoria.

Segundo consta nos autos, operações da Polícia Federal realizadas na Paraíba evidenciam que o esquema para fraudar licitações nas prefeituras funcionavam da seguinte forma: um grupo de pessoas constituía empresas de fachada para fraudar procedimentos licitatórios; em seguida, decidiam quem ficaria com o contrato; depois, utilizavam-se de empresas do mesmo proprietário a ser beneficiado ou empresas emprestadas por outro participante do esquema para vencer licitação realizada por algum dos municípios e finalmente, o município licitante executava com recursos próprios o objeto contratado e a verba federal era desviada em prol dos envolvidos.

Para o relator do processo, ministro Walton Alencar, a fraude ficou devidamente comprovada nos autos. É inequívoco, portanto, que o procedimento licitatório sob a modalidade Convite 013/2002 foi frustrado em seu caráter competitivo, tendo como principais artífices as empresas F.B. Construções Ltda. e Construtora Caiçaras, essas representadas pelo sócio proprietário Saulo José de Lima, além da Construtora Concreto.

O TCU decidiu condenar Alberto Nepomuceno a devolver os recursos desviados, no valor de R$ 120 mil, com juros e correção monetária. Além disso, foi aplicada multa de R$ 30 mil e a inabilitação do ex-gestor, por 5 anos, para o exercício de cargo em comissão ou função de confiança no âmbito da administração pública federal, declarando, ainda, inidôneas as empresas F.B. Construções Ltda. e Construtora Caiçara Ltda. para participarem, por 5 anos, de licitação promovida pela administração pública federal.

EM SÃO JOSÉ DE CAIANA

Já o ex-prefeito de São José de Caiana, Gildivan Lopes da Silva, foi condenado por irregularidades no convênio nº 435, celebrado com o Ministério da Integração Nacional, para a construção de duas passagens molhadas. Dos R$ 82.920,44 previstos para a execução do convênio, a prefeitura recebeu R$ 80.000,00, em uma única parcela. Ao analisar o caso, o TCU entendeu que houve prejuízo para o erário uma vez que o convênio não foi executado dentro do previsto.

Em 28/6/2002, o então presidente da Câmara Municipal denunciou ao ministro da Integração Nacional, dentre outras irregularidades, a não realização da obra e o superfaturamento de preços. Por determinação do ministério, essa denúncia motivou a realização, pela Caixa Econômica Federal, de duas fiscalizações in loco. Os relatórios concluíram que o percentual físico de execução das obras foi de 0,00%.

O relator do processo, ministro Walton Alencar Rodrigues, votou pela irregularidade das contas do ex-prefeito Gildivan Lopes da Silva, determinando a devolução da quantia de R$ 79.452,00 aos cofres públicos. Declarou ainda inidôneas para participar, por cinco anos, de licitação na Administração Pública Federal, as empresas Conivap - Construções e Empreendimentos do Vale do Piancó Ltda e Lorenark Empreiteira de Obras Bonitense Ltda.

PREJUÍZO EM TAPEROÁ SUPERA OS R$ 73 MIL

No município de Taperoá, as irregularidades ocorreram durante o convênio 3000/2001, firmado com a Funasa, para a construção de 62 privadas higiênicas domiciliares. Os recursos previstos para a obra foram no valor de R$ 73.685,00. Conforme a auditoria, houve a execução parcial do convênio, em desacordo com o plano de trabalho da Funasa.

Outro dado importante apontado no processo é que a empresa vencedora da licitação, Transamérica Construtores Associados, além de receber a totalidade dos recursos liberados do convênio, por um serviço que não foi totalmente efetuado, está envolvida em esquema de fraudes em licitações no Estado da Paraíba, sendo seus sócios meros ?laranjas'.

Na decisão, o TCU condenou o ex-prefeito Luiz José Monteiro de Farias, solidariamente com Deczon Farias da Cunha, Uilza Farias da Cunha, Maria da Luz Felipe da Cunha, Severina Gomes do Nascimento e a empresa Transamérica Construtores Associados Ltda a devolverem aos cofres públicos a quantia de R$ 70 mil, com juros e correção monetária. Decidiu ainda aplicar, individualmente, aos responsáveis o pagamento de multa de até R$ 30 mil.
Postado Por: Soares

Rede Globo utiliza termo pejorativo para ilustrar quadro no Fantástico sobre preconceito contra nordestinos Leia!

com Mais-PB

O termo pejorativo ‘Paraíba’ utilizado por pessoas de outras regiões para menosprezar cidadãos, principalmente das regiões Norte/Nordeste, foi utilizado pela Rede Globo para ilustrar o quadro “Vai Fazer o Quê”, no Fantástico, com o objetivo de avaliar a reação da população diante de uma situação de humilhação preconceituosa.

O quadro apresentado pelo jornalista Ernesto Paglia simulou uma pequena discussão entre uma vendedora de pipoca (com sotaque nordestino) e uma outra mulher (com sotaque do sul) onde a pipoqueira seria humilhada com agressões verbais e preconceituosas. Entre as falas da personagem da atriz que interpretava a sulista estão: “Paraíba é burro”. “Paraíba não sabe trabalhar”, “Paraíba volta para a sua terra”, “Gente nojenta”.

Diante das afirmações muitas pessoas, principalmente paraibanos reagiram indignado diante do massacre depreciativo que estaria sofrendo. Muitas chegaram a chorar diante as câmeras.

Do Editor: 

Não se joca pedra em árvore que não da bons frutos, nos paraibanos sabemos o quanto e honrosso ser Paraíba, eles tratam nos Paraibanos dessa forma pelo fato de saber que é aqui que o Sol nasce Primeiro, eles deveriam procurar justificativa com a mãe natureza, quem conhece a Paraíba sai daqui encantado (a) com nossas belezas naturais e com o nosso povo.
Postado Por: Soares

Reflexão do Editor Leia!

 

'Melhor é o pobre que anda na sua integridade do que o perverso de lábios e tolo'. (Provérbios 19-1)
Postado Por: Soares

Serenidade no Supremo Tribunal Leia!

 
Dois advogados de defesa de réus do mensalão, Márcio Thomaz Bastos, que representa a cúpula do Banco Rural, e José Luís Oliveira Lima, que defende o ex-ministro José Dirceu recomendam aos ministros do Supremo Tribunal Federal que "retomem o caminho da normalidade". 

"Episódios como o de quinta-feira não são normais", alerta Thomaz Bastos. "Criam ambiente impróprio para se analisar com a devida atenção e profundidade os argumentos de defesa. É o destino de pessoas que está em jogo e ter serenidade é essencial para se chegar à conclusão mais correta."
 
Oliveira Lima argumenta que "no meio jurídico a palavra 'chicana' é extremamente forte, não parece ser o clima mais adequado para busca da justiça, em especial na Corte Suprema". Ele assinala que "os advogados sempre usarão de todas as armas legítimas na defesa de seus clientes, pois o direito de ampla defesa é um dos princípios da democracia e da justiça".
Postado Por: Soares

Base aliada: 'não há partido satisfeito com o governo' Leia!

O Globo

A derrota do governo semana passada no Congresso e a iminência de ocorrerem outras nas próximas semanas não se deve exclusivamente à queda da popularidade da presidente Dilma Rousseff nas mais recentes pesquisas de opinião pública. 

Na avaliação de parlamentares dos mais diversos partidos, a crise que se avizinha foi construída dia após dia ao longo dos 30 primeiros meses do mandato da presidente. A recente queda de popularidade é vista por eles apenas como a faísca que faltava.
 
Entre os muitos motivos enumerados por parlamentares e líderes partidários estão uma postura de isolamento em relação ao Congresso – especialmente da Câmara -, a escolha de nomes sem trânsito no meio político como representantes do Palácio nas negociações e o esvaziamento dos líderes que até então mantinham o controle dos partidos da base aliada, que era a maior de um presidente desde a redemocratização.
Postado Por: Soares

Governo Lula: filtro barrava adversários em viagens Leia!

Folha de S.Paulo

Abertos à consulta pública pela primeira vez, documentos da Presidência da República revelam como funcionava o filtro usado pelo governo para barrar aliados infiéis ou desafetos nas viagens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu primeiro mandato (2003-2006).

Os papéis também mostram o tamanho das comitivas e o costume de autoridades e parentes de pegar carona nos voos presidenciais. Documentos chegaram em março ao Arquivo Nacional de Brasília. 

O material evidencia que de 2003 a 2004, o então assessor do ministro José Dirceu na Casa Civil, Waldomiro Diniz, na condição de subchefe de assuntos parlamentares do órgão, era o principal consultado na hora de o cerimonial colocar ou retirar parlamentares da lista de convidados. 
Postado Por: Soares

Reeleição: Dilma libera verba recorde a parlamentares Leia!

Folha de S.Paulo

Sob pressão dos partidos aliados e ameaça de derrotas no Congresso, o governo Dilma Rousseff promove neste mês uma liberação inédita de verbas de interesse direto de deputados e senadores.  

Apenas nos primeiros nove dias de agosto, as autorizações para despesas incluídas por congressistas no Orçamento --conhecidas como emendas parlamentares-- já atingiram o maior montante mensal do ano, com folga. 
 
As 20 iniciativas orçamentárias que mais concentram emendas receberam, no curto período, R$ 1,2 bilhão, pouco abaixo do R$ 1,4 bilhão autorizado ao longo dos sete meses anteriores. 
Postado Por: Soares

Perda de popularidade faz Dilma voltar às ruas Leia!

Diario de Pernambuco

A necessidade de recuperar a popularidade perdida após as manifestações de junho fez com que a presidenta Dilma Rousseff também resolvesse ir para a rua. Os estrategistas confirmaram que ela pretende viajar pelo menos duas vezes por semana para entregar realizações e anunciar recursos para obras nos estados.
 
Hoje ela estará em São Bernardo (SP) ao lado do prefeito Luiz Marinho liberando R$ 1,3 bilhão para obras de mobilidade urbana. Amanhã, estará em Ouro Preto (MG) confirmando R$ 1,6 bilhão incluídos no PAC Cidades Históricas. Na sexta, nova visita a São Paulo. 
Postado Por: Soares

Serra age para boicotar almoço de Aécio com tucanos Leia!

Folha de S.Paulo

''Corre risco o almoço de Aécio Neves com a bancada de deputados estaduais do PSDB paulista previsto para quinta-feira. 
 
Parlamentares próximos a José Serra dizem que é cedo para escolher o candidato à Presidência e apostam que o encontro será esvaziado. Tucanos relatam que Serra telefonou para pelo menos um deputado e recomendou que trabalhasse para cancelar o almoço.'' 
Postado Por: Soares

Mais Um: Novo partido assume direita e quer desestatização Leia!

PORTAL BR 247

Está em criação no Brasil um partido que se assume à direita do PSDB. O Novo, idealizado por João Amoedo, ligado ao Itaú, traz slogans como 'pessoas iguais a você' e 'o partido político sem políticos' e visa tentar fugir da 'hegemonia de esquerda' hoje em voga no País, como define o economista Rodrigo Constantino, presidente do Instituto Liberal e parte do grupo de apoiadores da legenda formado por expoentes da nova direita.  

Caso o partido não seja registrado a tempo de lançar uma candidatura em 2014, seus integrantes defendem o senador Aécio Neves, do PSDB, como a melhor opção para assumir a presidência no lugar de Dilma Rousseff.
 
Entre os principais pontos do discurso do Novo está a defesa de que o Estado deve sair de setores como petróleo, estradas e bancos – privatizando, desta forma, estatais como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica e a Petrobras. 

Para Amoedo, 'não faz sentido nenhum' a existência de um 'Estado empresário', uma vez que ele 'já cuida mal' de assuntos que são de sua obrigação, como saúde e educação. 

Amoedo condena o estado grande, o mesmo que acaba de multar o Itaú em R$ 18,7 bilhões.
Numa entrevista a Rodrigo Constantino, em sua coluna na revista Veja o partido prega que ficariam, então, nas mãos do Estado, a preservação da moeda, a educação básica, a segurança, a defesa de fronteiras e a saúde – esta última área, segundo Amoedo, ainda poderia ser desenvolvida um pouco mais pela iniciativa privada. 

A legenda também é contra o programa Bolsa Família – definido como 'caridade' pelo conselheiro do Itaú – e as cotas raciais, outra coisa que 'não faz sentido' Afirma.
Postado Por: Soares

Papiloscop​istas protestam contra veto do Governo Federal Leia!

Policiais federais de todo o país organizam um abaixo-assinado com o objetivo de derrubar o veto da presidenta Dilma Rouseff (PT) ao projeto de lei que reconhece a profissão dos peritos papiloscopistas. 
 
“São evidentes as retaliações do Governo federal contra as categorias dos escrivães, papiloscopistas e policiais federais. Entendemos que esta seja mais uma postura do Governo Federal em favor do corporativismo, cada vez mais crescente no âmbito do departamento policial. Desta vez, atendendo aos peritos criminais federais que não admitem o crescimento funcional dos papiloscopistas, mesmo isto sendo um retrocesso na eficiência da investigação criminal”, argumentou o presidente do Sinpef.

Alexandre Galindo, diretor de comunicação da Associação Brasileira de Papiloscopistas Policiais Federais, disse que sem o reconhecimento, a perícia papiloscópica deixaria de existir. “O pior de tudo isso é que milhares de criminosos, que já foram condenados e presos, poderão ser soltos”, ressaltou.

Os papiloscopistas são experts em identificação civil e criminal (inclusive pós-morte) através das impressões digitais, palmares e plantares (papilas dérmicas), além da confecção da representação facial humana, gerenciamento da identificação civil e criminal (antecedentes criminais) e controle dos passaportes em todo o território nacional.
Postado Por: Soares

Sousa: Manifestações simultâneas fecham BR-230 e todas as entradas Leia!

Radar Sertanejo

Revoltados com a falta de água para o consumo humano e irrigação, centenas de moradores da região da cidade de Sousa, No Alto Sertão da Paraíba, bloquearam desde as primeiras horas do dia desta segunda-feira (19) várias rodovias em volta da cidade.

Os manifestantes queimaram pneus, colocaram máquinas agrícolas para bloquear vias públicas e exibiram faixas, cartazes, além de copos e latas vazias simbolizando a escassez de água no perímetro irrigado de São Gonçalo e Várzeas de Sousa.

Para chamar atenção dos governos, os manifestantes fecharam dois pontos da BR-230, na altura do núcleo 1, saída para Cajazeiras e para Aparecida, além das estradas de São José da Lagoa Tapada, Uiraúna, bem como a Rodovia da Produção.

O que eles querem é que o Governo Federal acelere as obras de transposição do Rio São Francisco, para abastecer os mananciais que abastecem a região. Uma fila enorme de veículos e caminhões ficaram presos no trânsito, inclusive, pessoas que iam para o trabalho e estudantes.

Segundo o morador João Estrela, apenas 15% do abastecimento está funcionando e eles querem água, mesmo que seja através de um canal do açude Coremas, até que seja concluída a transposição.
Postado Por: Soares

Reaproximação: Dilma na posse do presidente paraguaio Leia!

 
A posse do presidente paraguaio, Horacio Cartes, no próximo dia 15, terá a presença de Dilma Rousseff e de outros cinco mandatários, além de delegações de mais de 100 países, informaram nesta segunda-feira as autoridades em Assunção. Cartes, 57 anos, do tradicional Partido Colorado, será empossado às 8h30 local (9h30 Brasília) em uma cerimônia nos jardins do Palácio de López, sede do governo. O novo chefe de estado substituirá Federico Franco, do Partido Liberal.
 

Força-tarefa investiga ação de pirâmides financeiras Leia!

 
Uma força-tarefa formada pelos ministérios públicos federal e estadual de todo o país investiga a atuação de 30 empresas suspeitas de atuar com modelo de pirâmide.
 
Esse esquema de receita atrelada à atração de novos 'clientes investidores' é considerado crime contra a economia popular e prevê penas de até dois anos de prisão.

A procuradora Mariane Oliveira atribui às redes sociais o crescimento 'impressionante' de tais negócios. 'É preciso haver uma regulamentação séria desse mercado de marketing multinível e de vendas eletrônicas e penas mais pesadas', diz. 
Postado Por: Soares

Barbosa muda ordem no julgamento do mensalão Leia!

Portal BR247

A alteração foi motivada por um imprevisto ocorrido nesta segunda-feira (12): a morte da mulher do ministro Teori Zavasck, Maria Helena Marques de Castro Zavascki, vítima de câncer; com a inversão na pauta, a Corte começa a julgar na quarta os 26 embargos declaratórios apresentados pelos réus.
 
Esse recurso questiona possíveis omissões e contradições no julgamento e, segundo a tradição do Supremo, raramente mudam as decisões. O primeiro da lista é do advogado Rogério Tolentino, ligado a Marcos Valério.
Postado Por: Soares

Aécio já tem na manga o Plano Serra Leia!

Lauro Jardim

Aécio Neves e seus aliados sabem exatamente o que fazer com a indecisão de José Serra: nada, pelo menos por enquanto, passado o dia 3 de outubro, prazo máximo para a turma mudar de partido, os aecistas começarão a trabalhar para construir a candidatura de Serra ao Senado.

‘’Agora, só falta combinar com o próprio, claro’’, diz Jardim. ‘’A propósito, Roberto Freire e companhia andam dizendo por aí que estão mais esperançosos com a possibilidade de José Serra, enfim, decidir sair do PSDB para candidatar-se ao Palácio do Planalto pelo PPS. 

Estão se apegando a recados vindos de São Paulo de que Serra está prestes a tomar um rumo. Na semana que vem, a cúpula dos progressistas deve se reunir com Serra.’’
Postado Por: Soares

Marqueteiros: Dilma recupera popularidade neste ano

ÉPOCA

Um trabalho dos marqueteiros do Planalto mostra que presidentes, governadores e prefeitos perdem popularidade em meados do terceiro ano de governo.
 
Parte do prejuízo -- diz o colunista -- é recuperada em seguida. Ao apresentar os números, os marqueteiros  ponderaram que a presidente Dilma Rousseff ainda lidera as pesquisas e que, mesmo hoje, seria reeleita.

Mais: que recuperará 15 pontos neste ano.
Postado Por: Soares

Um 'leão na jaula' a partir pra cima da oposição Leia!

Ilimar Franco

O ex-presidente Lula está se segurando para não entrar na luta política aberta contra a oposição, o  governador Jaques Wagner o descreve como 'um leão na jaula'. 

Os petistas explicam que Lula está contido para não ressuscitar o 'volta Lula' e para não ofuscar a presidente Dilma. Eventual candidatura do ex-presidente só é considerada num quadro de 'terra arrasada.'
 
A presidente Dilma vai responder entrevistas por escrito dos jornais regionais. Quer se aproximar dos municípios e resolver demandas locais. Busca solucionar reclamação do PT de que os governadores se apropriam de obras federais.
Postado Por: Soares

PT vai saindo aos poucos do fundo poço Leia!

Folha de S.Paulo

PT voltou a se recuperar na preferência do eleitorado, como ocorreu com a presidente Dilma Rousseff. Está agora com 21%, segundo o Datafolha, contra 19% de junho, mês das manifestações pelo Brasil. O PSDB oscilou de 5% para 6% e o PMDB, de 4% para 5% da preferência. 
 
A série histórica do Datafolha mostra que a preferência partidária pelo PT alcançou o patamar dos 20% em 2002, na eleição de Lula. Teve queda drástica na crise do mensalão, baixando a 15%. No fim da era Lula, recuperou terreno e chegou ao recorde de 31% em abril de 2012, primeiros meses do governo Dilma Rousseff. 

Em agosto do ano passado, o julgamento do mensalão voltou a acionar a gangorra, e a preferência pelo partido despencou para 17%. Subiu a 29% em março deste ano. E voltou a despencar em junho, mês dos protestos. '
Postado Por: Soares

Guerra de escândalos entre petistas e tucanos Leia!

A revelação do lobista e ex-funcionário da Petrobras João Augusto Henriques de que havia um esquema de corrupção na estatal, que beneficiava o PMDB e ajudou, com caixa dois, a campanha da presidente Dilma Rousseff, provocou um bate-boca entre integrantes de PSDB e PT, nesta segunda-feira, no plenário do Senado.
 
Enquanto tucanos falam em criar a CPI da Petrobras e convocar o denunciante, petistas agem da mesma forma, mas com outro alvo: as denúncias de que empresas formaram um cartel em São Paulo, sob administrações tucanas, para atuar no metrô e na empresa de trens urbanos do estado.

No entanto, a decisão desta segunda-feira do presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), de instalar duas novas CPIs tornou mais difícil a criação da CPI da Petrobras, que já tem requerimento na Casa com as assinaturas necessárias. Uma suposta comissão do caso Siemens, que nem pedido tem, é ainda mais remota.
Postado Por: Soares

Serra nega cartel no metrô: "Fizemos uma luta anticartel" Leia!

 
O ex-governador de São Paul José Serra comentou ontem à noite as acusações de que um suposto cartel operou nas licitações de trem e metrô do Estado de São Paulo de 1998 a 2008. 

Ele voltou a dizer que promoveu uma ação "anticartel" em sua gestão e negou novamente que tenha se encontrado ou negociado com empresários da Siemens, como relatado por um executivo da multinacional alemã --em e-mail revelado pela Folha que integra o a investigação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). "Nós fizemos uma luta anticartel", afirmou.

Serra deu a declaração durante palestra de mais de uma hora a empresários da Associação Comercial de São Paulo. O ex-governador fez uma análise sobre o panorâmico econômico do país e fez críticas ao governo da presidente Dilma Rousseff, dizendo que falta "capacidade de governar" à atual gestão. "Há uma incapacidade até para fazer projeto errado", disse, após comentar falhas na administração da Petrobras e o projeto do trem-bala. "Com os R$ 70 bilhões [que o governo gastaria com o trem-bala], eu entupia as grandes cidades de metrô".
Postado Por: Soares

Alckmin anuncia processo contra Siemens Leia!

 
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), decidiu processar a multinacional alemã Siemens por formação de cartel. A decisão foi tomada depois que a equipe dele teve acesso por ordem da Justiça aos documentos relativos a investigação contra as companhias que operam o metrô. 

Alckmin deve anunciar também que pedirá ressarcimento ao cofres públicos do dinheiro pago a mais às empresas por superfaturamento nos preços. O escândalo vem causando desgaste ao PSDB, partido do governador. 

Conforme a Folha revelou em julho, a empresa alemã Siemens delatou às autoridades antitruste do país que participou de um cartel para o fornecimento de equipamentos para metrôs e trens em São Paulo e no Distrito Federal. Os casos relatados vão de 1998 a 2008.

Na denúncia, a Siemens aponta que as empresas Alstom (França), Bombardier (Canadá), Mitsui (Japão) e CAF (Espanha) eram as que operavam em cartel no país.
Amanhã estão previstas em São Paulo manifestações de sindicalistas e do MPL (Movimento Passe Livre) por causa dos problemas do metrô. 
Postado Por: Soares

TRT garante a Rômulo que não fechará postos de atendimentos Leia!

com Assessoria

O vice-governador Rômulo Gouveia visitou na tarde desta terça-feira(13) o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba, desembargador Carlos Coelho de Miranda Freire, e saiu do encontro com a convicção da ampliação da Justiça do Trabalho no Estado e descartando a possibilidade da diminuição de atendimentos na Paraíba.

Rômulo disse o desembargador descartou a possibilidade de reduzir a ação do Tribunal. “O que vai acontecer é um remanejamento para que as varas onde a demanda é pequena possa auxiliar os locais onde existe uma maior procura da cidadão e, assim, dar maior agilidade ao processos”, disse.

Carlos Coelho garantiu que as cidades onde houver remanejamento das varas terão as estruturas da Justiça do Trabalho mantida para que o atendimento a população continue sendo executado sem prejuízo.

Gouveia destacou a identidade que tem com o TRT da 13ª Região, sediado na Paraíba, e lembrou da luta que travou na década de 90 quando a permanência do TRT na Paraíba esteve ameaçada. Neste período, Rômulo era presidente da Assembleia Legislativa.

Rômulo Gouveia ainda disse que a Justiça do Trabalho tem um papel fundamental na garantia do direito do trabalhador e parabenizou o atendimento do TRT aos cidadãos.

O desembargador Carlos Coelho de Miranda Freire é o 14º presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba e esta em seu primeiro ano como presidente. Bacharel em direito pela Universidade Federal da Paraíba , doutor em direito pela USP, ele Tomou posse como desembargador no Tribunal do Trabalho da Paraíba em 15 de agosto de 2005.
Postado Por: Soares

Polícia apreende uma tonelada de carne de jumento em Limoeiro Leia!

 
Mais de uma tonelada de carne de jumento foi apreendida na madrugada desta terça-feira (13), em Limoeiro, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, a carga seria transportada para a Região Metropolitana do Recife por um homem de 58 anos e um adolescente de 17, que foram detidos.

Segundo a polícia, o transporte era feito em uma Kombi. Gilson Gino Belarmino, condutor do automóvel, e um ajudante menor de idade eram responsáveis pela carga, que pesou aproximadamente 1.300 quilos. A polícia informou que o produto seria comercializada no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, cidade vizinha ao Recife.

Ainda segundo a Polícia Civil, Gilson já tinha passagem pela polícia pela mesma prática. Os suspeitos e o material foram levados para a delegacia do município.
Postado Por: Soares
«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top