topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

Presidente da AL diz que bandidos agem melhor do que a Polícia da Paraíba Leia


O Presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Marcelo, classificou de lamentável e estarrecedora a ação protagonizada por bandidos na cidade de Princesa Isabel na manhã de ontem. Ele disse que ações de bandidos como aquelas, só aconteciam 'no tempo de Lampião' e não havia  justificativa para isso acontecer nos dias de hoje.

"Tá faltando algo, investimento tecnologia e treinamento, não podemos praticar a segurança de forma empírica, os bandidos estão muito bem armados e monitorando melhor que a polícia", disse o presidente.
As declarações de Ricardo Marcelo foram feitas durante audiência com o Procurador-Geral do Ministério Público Oswaldo Trigueiro que afirmou que irá ingressar com uma ação civil pública, para proibir que instituições bancárias se estabeleçam no estado sem o mínimo de segurança aos cidadãos.
Postado Por: Soares

Primeira juíza da Paraíba será homenageada hoje à tarde no TJPB Leia!


 
A primeira mulher a ingressar na magistratura do Estado da Paraíba, a juíza aposentada Helena Alves de Souza, será homenageada pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, em evento a ser realizado na tarde desta quarta-feira (29), às 17h, no Salão Nobre do Palácio da Justiça. Na ocasião, a presidente do TJPB, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, fará a entrega de uma placa comemorativa a Helena Alves, atualmente com 90 anos de idade.
 
O evento está sendo organizado pela Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário do Estado, presidida pelo desembargador Marcos Cavalcanti. A homenagem faz parte da Agenda Cultural do Tribunal de Justiça. De acordo com a programação, após a entrega da placa à magistrada, o desembargador Marcos Cavalcanti fará um discurso, discorrendo sobre a vida da magistrada. Ao final, Helena Alves irá falar aos presentes.
 
Ao comentar sobre a homenagem, a juíza Helena Alves disse estar satisfeita porque o seu trabalho e sua dedicação ao Poder Judiciário paraibano estão sendo reconhecidos em vida. “Estou podendo participar dessa homenagem que será feita em vida. Estou muito feliz com essa iniciativa do Tribunal”, declarou a magistrada.
 
Ela terminou o Curso Clássico no Lyceu Paraibano e esperou cinco anos pela criação da faculdade de Ciências Jurídicas da Paraíba, em 1951, quando se submeteu ao vestibular para o curso de Direito.
 
Helena Alves integrou a primeira turma de Direito e estudou com com o advogado Yanko Cirilo; o ex-presidente do TJPB, desembargador Joaquim Sérgio Madruga; e a professora Ofélia Gondim, a primeira vereadora de João Pessoa.
 
Quando se inscreveu para o concurso de juiz de Direito da Paraíba, figurava como a única mulher a concorrer ao cargo. “Eu passei muitos anos sozinha como juíza. Foi uma luta para entrar, mas tudo que eu queria era ser juíza do meu estado”, disse.
 
Ingressou na magistrautura em 1957. Sua primeira comarca foi Pilões, onde ficou um ano e seis meses. Logo depois foi criada a comarca de Cabedelo e ela foi transferida para comandar os trabalhos da Justiça naquela cidade portuária, tendo sido a escolhida entre sete candidatos.
 
Além da magistratura, Helena abraçou também a magistério. Quando era juíza de Cabedelo, juntamente com o desembargador Júlio Aurélio Moreira Coutinho (ex-presidente do TJPB), que na época era promotor daquela comarca, criaram o Colégio Estadual. ”Eu fui nomeada para a disciplina de português e também fui diretora do colégio”, ressaltou.
 
Em 1969 foi afastada do cargo de juíza pelo AI 5, quando estava na Comarca de Cabedelo, juntamente com nove juízes da Paraíba. “Eu nunca soube porque me afastaram da magistratura. Fiquei revoltada, sofri muito, mas Deus me reservou outros afazeres e me dei muito bem no magistério”, comentou.
 
Durante os onze anos em que ela ficou sem atuar como juíza, Helena Alves se dedicou ao magistério, lecionando no Colégio Santa Júlia, a disciplina Organização Social e Politica do Brasil e Moral e Cívica. Quando veio a anistia, apenas quatro juízes paraibanos foram chamados para retornar ao trabalho e Helena estava entre eles. “Foi uma injustiça, chamaram apenas quatro dos nove que estavam afastados!”, desabafou.
 
Ao retornar a sua função na magistratura, a juíza Helena Alves de Souza foi designada para a comarca de Piancó, onde ficou pouco tempo, tendo sido promovida para a terceira entrância. “Foi aí que eu requeri minha aposentadoria. Eu estava decepcionada!”, frisou.
 
Agenda Cultural – A agenda foi aberta no dia 17 de abril, com o lançamento da Revista do Foro. No dia 15 de maio, o calendário cultural do TJPB teve seguimento com o lançamento do livro “Manual de Direito Processual Civil”, de autoria do juiz de Direito da 3ª Vara Cível da comarca de Campina Grande, Manuel Maria Antunes de Melo.
Postado Por: Soares

Estado deve nomear em 20 dias candidatos aprovados em curso de Formação da Civil Leia!

 com TJPB

O Governo do Estado da Paraíba tem 20 dias para proceder a nomeação dos candidatos aprovados no I Curso de Formação, do Concurso Público para Polícia Civil, regido pelo Edital 01/2008 SEAD/SEDES. A decisão monocrática foi proferida nessa segunda-feira (27), pelo juiz Antônio Carneiro de Paiva Júnior, titular da 4ª Vara da Fazenda Pública do Estado.

De acordo com a decisão, a nomeação dos candidatos havia sido determinada por efeito de antecipação da tutela, ocorrida em 20/08/2010 e 13/10/2010. Porém, a Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba suspendeu parcialmente os efeitos da liminar, mantendo-os apenas em relação aos candidatos que estavam no curso preparatório.

O magistrado afirma que dois anos se passaram da decisão superior, sem que os candidatos aprovados, que se submeteram ao curso de Formação, fossem nomeados.

Em relação aos candidatos, o juiz enfatiza: “muitos deles foram compelidos a deixar suas ocupações, desligarem-se de possíveis vínculos profissionais, permaneceram o período do Curso sem percepção de salários, limitados a possíveis bolsas auxílios, tudo na crença de que, ao final, seriam nomeados e, finalmente, passariam a integrar os quadros da Polícia Civil da Paraíba”.

Os autos apontam que 424 candidatos já foram aprovados no Curso. Desse total, 145 foram nomeados, restando 279 aguardando nomeação.
Postado Por: Soares

Eduardo da Fonte comemora redução da conta de luz Leia!

 
A Câmara dos Deputados regulamentou, na tarde de ontem (28), a Medida Provisória encaminhada pela presidenta Dilma Rousseff (PT) que garante a redução em 18% da conta de energia do país.

O reajuste foi anunciado pela presidenta em janeiro deste ano, período em que começou a vigorar. “A aprovação desta MP é uma conquista do povo brasileiro. A redução significa mais dinheiro no orçamento familiar”, destacou o deputado Eduardo da Fonte (PP).


A matéria segue, agora, para votação no Senado Federal.
Postado Por: Soares

Governo da Paraíba contrata consultor de imagem e crise Leia!

ÉPOCA

A Secretaria de Comunicação da Paraíba contratou um consultor de Portugal, especializado em gestão de imagem e crise. “Ele vai cuidar do governo e da minha imagem também”, diz Pâmela Bório, primeira dama do estado. 

Segundo a colunista, a contratação ocorreu após a divulgação dos resultados de uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado que encontrou indícios de superfaturamento nas compras da residência oficial do Governo.
 
Miss Bahia 2008 e apresentadora de TV, Pâmela foi apontada como a responsável pela situação, mas declara ser inocente. Celso Greco, o consultor português, aconselhou a formação de um time de mídia para ela.  

''A primeira dama  tem uma equipe. Em qualquer lugar que ela vai, até para visitar escola, tem foto e texto divulgando. Prometeram que iam me dar uma equipe, e até agora ninguém fez nada'',  diz Pâmela.
Postado Por: Soares

Tiririca já sabe o que faz um deputado: trabalha muito, produz pouco Leia!

Poder Online

O deputado Tiririca afirmou em entrevista ontem que continuará na vida pública o que, na prática, significa que deverá disputar a reeleição para outro mandato na Câmara dos Deputados.  

Se durante a campanha em 2010 usou o mote de que aprenderia o que faz um deputado para contar aos eleitores, ele parece ter descoberto. “Trabalha muito e produz pouco”, disse o deputado.
 
Tiririca falou a respeito daquilo que o motivou a continuar sua carreira política: a frustração de não conseguir aprovar projetos apesar de ser um dos mais presentes. Revelou que rescindiu o contrato com a TV Record depois de ter negado o pedido por um programa próprio e que dedicará mais tempo para a política. 
Postado Por: Soares

Má notícia no PT: Metade do PMDB quer fim da aliança Leia!

Cláudio Humberto

Para desespero do vice-presidente Michel Temer, levantamento interno revela que, se a convenção fosse hoje, mais de metade do PMDB rejeitaria a aliança com o PT da presidenta Dilma. 

Ambos os partidos estão em pé de guerra em doze estados, que somam 314 dos 477 delegados do PMDB. Além do Rio, estão na lista Ceará, Paraná, Acre, Bahia, Santa Catarina, Minas, Pernambuco, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul e gaúchos.

Os mesmos delegados seriam responsáveis por 470 votos, dos 739, o que definiria um rompimento oficial com o PT. A cúpula do PMDB avalia que o partido pode repetir o racha entre o grupo da Câmara e o do Senado, como aconteceu no governo Lula. 
Postado Por: Soares

Bancada petista chega ao limite da irritação com Dilma Leia!

Lauro Jardim

A bancada petista do Senado chegou ao limite com a pouca flexibilidade política de Dilma Rousseff e seu governo, nove entre dez correligionários de Dilma na Casa não escondem a irritação com o contingenciamento de emendas, a letargia para dar início à melhorias já prometidas e a falta de interlocução com o Palácio do Planalto. 

''Resumindo, são as velhas queixas ao estilo de Dilma de tocar o barco''.  Um integrante da bancada afirma que o caldo está prestes a entornar:
''Tem uma hora em que não dá mais para segurar. As confusões durante a votação da MP dos Portos deveriam ter acendido o sinal amarelo da presidente porque, a qualquer momento, pode pintar o vermelho e o governo sofrer uma derrota vergonhosa, com participação da base aliada.''
Postado Por: Soares



Energia: Renan mantém palavra e não vota MPs de Dilma Leia!

O GLOBO 

O presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou nesta terça-feira que será mantido o acordo feito para a votação da MP dos Portos, assegurando que a Casa tenha ao menos sete dias para analisar uma medida provisória (MP).
 
Com isso, não serão lidas no Senado as MPs aprovadas ontem na Câmara, e a votação não acontecerá. Renan afirmou que, como não houve unanimidade a respeito da quebra desse interregno – a oposição manifestou-se contrária em reunião na tarde de ontem –, as MPs não deverão ser apreciadas no Senado.  
Postado Por: Soares

Mulher de Gurgel pegou propina de Dantas, diz Protógenes Leia!

O Estado de S.Paulo 

O deputado federal Protógenes Queiroz acusou a subprocuradora-geral da República Cláudia Sampaio de ter recebido R$ 280 mil do banqueiro Daniel Dantas, do Banco Opportunity.

Protógenes sugeriu que o dinheiro teria sido dado para que ela emitisse parecer ao Supremo Tribunal Federal favorável à quebra de seu sigilo telefônico, fiscal e bancário. Ele disse ainda que Dantas teria oferecido dinheiro ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, marido de Cláudia.  
Postado Por: Soares

Operação Corpus Christi de 2013: PRF inicia nesta quarta-feira Leia!

Assessoria

Começou a meia noite desta quarta-feira (29) em todo território nacional, a Operação Corpus Christi 2013 da Polícia Rodoviária Federal, que vai até às 23h59 do domingo (2). O principal objetivo da operação é diminuir o número de acidentes e vítimas nas rodovias federais, além de garantir a fluidez do trânsito, a segurança e a tranquilidade dos usuários de rodovias que pretendem viajar durante o feriadão. 

A Polícia Rodoviária Federal na Paraíba vai intensificar a fiscalização em todas as rodovias federais que cortam o Estado com reforço nas escalas de serviço nos 11 Postos fixos e rondas de patrulhamento móvel, principalmente em trechos onde é esperada grande circulação de veículos, como a rodovia BR-230, que além de absorver praticamente todo o trânsito oriundo dos bairros de João Pessoa, ainda é o principal corredor de ligação entre a capital e demais cidades do interior.  Também a BR-101 que margeia o litoral e a BR-104 na região de Campina Grande.

A PRF vai ser extremamente rigorosa na fiscalização principalmente quanto ao álcool e direção, ultrapassagem indevida, excesso de velocidade e condução indevida de motocicletas.  Em especial as de baixas cilindradas, onde a maioria dos condutores não obedece aos critérios exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Restrição ao Trânsito 

Os motoristas de combinações de veículos de carga (CVC), de combinações de transporte de veículos (CTV) e de outros veículos portadores de autorização especial de trânsito devem ficar atentos às restrições de tráfego nos trechos de pista simples. As restrições vão ocorrer na quarta-feira (29), das 16h às 22h, e no domingo (2), das 16h às 23h59.

Na Operação Corpus Christi de 2012, a Polícia Rodoviária Federal na Paraíba registrou em todas as rodovias federais no Estado, 56 acidentes com 29 feridos e cinco mortos durante 120 horas de Operação.

Dicas para uma viagem segura

Para quem vai viajar nesse feriadão a PRF recomenda aos senhores motoristas que planejem sua viagem e tenham atenção, cautela, tolerância no trânsito e praticar a direção defensiva. Antes de pegar a estrada, fazer uma revisão preventiva no carro ou moto, examinando as condições de freio, fluídos, suspensão, pneus e estepe. Verificar também os equipamentos obrigatórios e o sistema de iluminação e não esquecer a documentação obrigatória, tanto pessoal quanto ao do veículo.

Quando estiver dirigindo:

- Mantenha uma distância segura do veículo seguinte;
- Respeito à sinalização e aos limites de velocidade;
- Todos os ocupantes do veículo são obrigados a usar cinto de segurança;
- Antes de fazer qualquer manobra, o motorista deve sinalizar e só ultrapassar pela esquerda, nos locais devidamente sinalizados e seguro;

- Todos os ocupantes do veículo são obrigados a usar o cinto de segurança. Crianças com até dez anos de idade devem ser transportadas nos assentos traseiros, usando os dispositivos de segurança como o bebê-conforto, cadeirinha ou assento de elevação, conforme a idade;

- A cada duas horas de direção, recomenda-se parar o veículo e fazer um descanso por 15 minutos.
- O motorista também não deve esquecer que toda a circulação no trânsito é feito pela faixa da direita. A faixa da esquerda apenas deve ser utilizada para realizar ultrapassagem e dar preferência aos veículos de maior velocidade;

- Não faça uso de bebida alcoólica se for dirigir.

A PRF disponibiliza o telefone 191 (disque PRF) que atende 24 horas. O serviço deve ser usado para a comunicação de acidentes, denúncia, orientação, queixa de roubo ou furto de veículos e outras informações. A ligação é gratuita e atende em qualquer parte do País.
Postado Por: Soares

Senador Cássio critica manobra do governo no Senado classificando como “contrabando de leis” Leia!

Assessoria

"Leis são como salsichas: é melhor não saber como são feitas". Foi assim, citando a frase célebre do diplomata prussiano Otto Von Bismarck, que o senador Cássio Cunha Lima deu início ao seu discurso, nesta quinta-feira (28/05), contra a aprovação da Medida Provisória nº 600 de 2012, que empurra, goela abaixo, em uma canetada só, 18 leis, a respeito de 18 assuntos, que não guardam semelhança alguma entre si.

Cássio lembrou que foi constituinte e, como tal, não poderia votar contra a Carta Magna que ele próprio subscreveu, e sublinhou que a Lei Complementar nº 95, que deu a forma correta da tramitação e da elaboração das leis, diz com toda clareza que as leis não poderão conter mais de um objeto.

"Essa aqui tem 18 objetos, matérias desconexas e díspares que saíram do Palácio do Planalto em número de 11 e aqui, no Congresso Nacional, teve sete incongruências acrescentadas. O Senado está
contrabandeando leis!" - ironizou o senador, lembrando que o "contrabando de leis acontece nas barbas da Polícia Federal". (Ele se referia aos policiais que aguardavam, no plenário, a aprovação do PLC 132/2012, que concede maior autonomia de atuação aos delegados).

O "PLV-salsicha", decorrente da MP 600, legisla sobre assuntos tão diferentes quanto aeroportos, BNDES, Dnit, reforma de escolas e parcelamentos de dívidas. Mesmo ferindo de morte a Constituição, a proposta foi aprovada, conforme antecipara Cássio Cunha Lima no início do seu pronunciamento.
Postado Por: Soares

2014: TSE aprova calendário das eleições Leia!

TSE

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na sessão administrativa desta terça-feira (21), o calendário das Eleições 2014. A eleição ocorrerá no dia 5 de outubro, em primeiro turno, e no dia 26 de outubro, nos casos de segundo turno. O calendário traz as principais datas do processo eleitoral a serem observadas por partidos políticos, candidatos, eleitores e pela própria Justiça Eleitoral.

Em 2014, os eleitores vão eleger o presidente da República, governadores dos Estados, senadores (renovação de um terço do Senado), deputados federais e deputados estaduais ou distritais.

Principais datas do calendário

Um ano antes da eleição, até o dia 5 de outubro de 2013, todos os partidos que desejarem participar das eleições devem estar com seus estatutos registrados no TSE. Também os futuros candidatos de 2014 devem ter seu domicílio eleitoral na jurisdição onde pretendem concorrer e estarem filiados ao partido um ano antes do pleito.

A partir de 1º de janeiro de 2014, os institutos de pesquisa ficam obrigados a registrar suas pesquisas perante a Justiça Eleitoral.

As convenções para a escolha dos candidatos devem ocorrer entre os dias 10 e 30 de junho. As emissoras de rádio e TV estão proibidas de transmitir programas apresentados por candidato escolhido em convenção.

Os pedidos de registros dos candidatos devem ser feitos, pelos partidos ou coligações, até o dia 5 de julho de 2014. No dia seguinte, passa a ser permitida a realização de propaganda eleitoral, como comícios e propaganda na internet (desde que não paga), entre outras formas.

A íntegra do calendário eleitoral estará disponível no portal do TSE logo após sua publicação no Diário de Justiça.
Postado Por: Soares

Bolsa Família: Ministro da Justiça suspeita de ação 'orquestrada' Leia!


O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse ontem que a velocidade com que os boatos sobre o fim do Bolsa Família se espalharam levanta a suspeita de que a ação possa ter sido orquestrada.

"Isso chama a atenção porque tivemos a eclosão [dos boatos] em vários pontos diferentes do território nacional e com uma velocidade espantosa.

Não podemos afastar a hipótese de ter havido orquestração desses boatos sabe-se lá por que razão", disse.
Postado Por: Soares

Ministro da Previdência Garibaldi Alves vem à João Pessoa inaugurar novas instalações do INSS Leia!


O Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho virá nesta sexta-feira, 24 a esta Capital, para inaugurar as novas instalações do edifício sede da Gerência Executiva do INSS, localizado à Rua Barão do Abiaí, nº 73 – Centro. A solenidade terá início as 10h30min e contará também com a presença do Presidente do INSS, Lindolfo Neto de Oliveira Sales, do Superintendente Regional Nordeste João Maria Lopes e do Gerente Executivo em João Pessoa, José Antonio Cavalcanti, além de autoridades municipais, estaduais e federais.

Construído na década de 1970, o edifício acolheu equipes de funcionários públicos federais, porém, não poderia mais continuar servindo numa estrutura antiga, precisando adequar o espaço dentro da evolução tecnológica. O grande difirencial do projeto de reforma é que foi mantido os critérios de segurança e acessibilidade, tanto para os servidores quanto para o público externo.

Utilizando-se a técnica de Retrofit, a qual mantém as características do edifício e acompanha a modernização tecnologia, os técnicos melhoraram todo o sistema de automação do edifício, que vai desde a iluminação, aos elevadores. Com isto, será possível uma economia de até 60% de energia, pois, de acordo com o fabricante dos elevadores esta economia é obtida durante a descida dos mesmos, onde é gerada energia que é armazenada em baterias para serem reutilizadas posteriormente.

Vale destacar, também, um recurso importante de segurança que foi adotado no prédio. Foram instalados detectores de fumaça em todos os ambientes, atendendo as normas de segurança de prevenção contra incêndio. Nas escadarias foi implantado um sistema de ventilação e exaustão para evitar problemas com asfixiamento, em caso de incêncidio.

Com a conclusão da reforma, a cidade de João Pessoa terá não somente os serviços da Previdência Social oferecidos de uma forma mais digna, mas também, um dos grandes marcos da verticalização do centro da capital totalmente restaurado e revitalisado, contando com uma infraestrutura que atende aos mais elevados padrões de qualidade em automação predial, segurança, responsabilidade socioambiental e conforto para seus funcionários e público previdenciário.

Governo anuncia corte de R$ 28 bilhões no Orçamento Leia!

 
O governo federal anunciou, nesta quarta-feira, um corte de 28 bilhões de reais no Orçamento deste ano. A medida deve ajudar no cumprimento da meta fiscal deste ano, de 155,9 bilhões de reais. Com a redução, os gastos totais previstos caem para 937,9 bilhões de reais. 

O governo ainda elevou sua expectativa de inflação neste ano de 4,9% para 5,2%. Contudo, a expectativa de crescimento da economia foi mantida em 3,5%. O Ministério do Planejamento ainda prevê que os investimentos devem crescer de 3,5% de 2012, para 6% neste ano. Já a previsão de receita foi encurtada em 67,8 bilhões de reais, o que deixou o total atualizado em 1,18 trilhão de reais.

De acordo com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o contingenciamento tem como objetivo a preservação da geração de emprego e dos investimentos no país – o que, segundo o governo, serviria para impulsionar a retomada do crescimento econômico. “As contas estão e continuarão sólidas; continuaremos controlando despesas correntes dentro do governo e maximizando os investimentos do setor público, que estão crescendo ao longo do tempo”, afirmou Mantega, durante o anúncio do corte.

Os maiores cortes, em volume absoluto, atingiram os ministérios das Cidades (5 bilhões de reais) e da Defesa (3,6 bilhões). Outros 5 bilhões foram retirados do total destinado a operações de crédito. De acordo com o governo, foram integralmente poupados os investimentos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no Minha Casa, Minha Vida e nas áreas de Ciência e Tecnologia, Saúde e Educação. Os gastos relativos à Copa do Mundo de 2014, à Olimpíada de 2016 e ao programa Brasil Sem Miséria também foram poupados.

Segundo as contas federais, o corte de despesas não poderia ser muito grande, dado o fraco ritmo de arrecadação de tributos. Nos primeiros quatro meses deste ano, a Receita Federal recebeu 0,34% menos recursos, em termos reais, do que em igual período do ano passado.

Dos 155,9 bilhões de reais da meta fiscal, o governo pode, por lei, abater até 65,2 bilhões de reais – sendo 45,2 bilhões de reais em investimentos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e os 20 bilhões de reais restantes em desonerações tributárias.

Além disso, um outro esforço para a garantia de cumprimento do superávit primário vem sendo feito com base na “contabilidade criativa”. Na segunda-feira, foi publicada no Diário Oficial da União uma medida provisória que permitirá que o Tesouro faça uso antecipado de créditos de Itaipu.

Postado Por: Soares

Jarbas endossa críticas de Barbosa ao Congresso Leia!


Em comunicação inadiável, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) manifestou nesta quarta-feira (22) sua solidariedade ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, que fez discurso criticando duramente os partidos políticos e o Congresso Nacional. Para ele, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi infeliz ao afirmar que Barbosa pronunciou-se aos alunos do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb) como "professor", e não como "chefe de Poder".

“É o que o povo pensa, o que o povo acha e o povo tem dito reiteradamente em relação à classe política, aos partidos e estas duas Casas legislativas”, alertou Jarbas.

O senador citou a coluna de hoje de Dora Kramer no jornal O Estado de São Paulo, na qual a jornalista apoia as críticas do presidente do STF à falta de "nitidez ideológica" dos partidos e chama a atenção para as falhas no sistema representativo do país.

“A coluna dela ficaria mais perfeita se relembrasse os episódios da semana passada na Câmara e no Senado com respeito à tramitação da MP dos Portos, um exemplo que caberia plenamente naquilo que Dora Kramer pinçou”, alfinetou.

Jarbas lembrou ainda que as declarações de Joaquim Barbosa – que classificou os partidos brasileiros como "de mentirinha" e criticou a submissão do Congresso Nacional à vontade do Poder Executivo – também geraram repercussão na coluna do jornalista Ancelmo Gois, no jornal O Globo de hoje.

Jarbas leu mensagens de leitores em apoio ao colunista, que criticou os partidos que chamou de "inodoros, insípidos e assexuados".
Postado Por: Soares

Fala muito, cala muito Leia!

CARLOS BRICKMANN

O ministro Joaquim Barbosa disse uma série de verdades sobre a vida política brasileira: que o Congresso é ineficiente, incapaz de deliberar, dominado pelo Executivo; que os partidos políticos "são de mentirinha", sem identificação com os eleitores, sem consistência ideológica e programática. 

Tudo certo - menos um ministro do Supremo, que deveria falar nos autos, proclamar sua opinião sobre tudo numa palestra para estudantes do Instituto Superior de Direito, em Brasília. E sua desculpa, de que não falou como ministro, mas como "acadêmico e universitário", é difícil de engolir: o cargo no Supremo não se despe junto com a toga.

Mas o pior não é o que Joaquim Barbosa falou (e que, vamos repetir, é verdade); o pior é o que ele preferiu calar. Não quis falar sobre a reportagem de O Estado de S.Paulo sobre gastos do Supremo com viagens de primeira classe para parentes de ministros. Nem sobre convites para que jornalistas acompanhem ministros ao Exterior e publiquem matérias sobre suas atividades. Nem sobre pagamento de viagens em períodos de recesso, ou para ministros em licença médica - como o próprio Barbosa, licenciado para tratamento de saúde, que viajou 19 vezes para Fortaleza, Rio, Salvador e São Paulo.

São gastos legais - passagens de primeira classe para parentes são pagas pelo Supremo quando sua presença na viagem for indispensável para o evento. Mas quando é indispensável essa presença, e por conta do contribuinte?

Boa pergunta. Mas Joaquim Barbosa disse, e com dureza, que não queria falar sobre o assunto.

Postado Pore: Soares

Por que não uma boquinha mais para os ex-presidentes? Leia!

Lauro Jardim

O senador Luiz Henrique anda pleiteando uma ocupação a mais para José Sarney, Fernando Collor, FHC e Lula. Se conquistada, a vaguinha não prevê remuneração, mas prestígio e – dependendo do caso – uma boa dose de influência na ponta do poder.  

Está na pauta da CCJ do Senado um projeto de Luiz Henrique para incluir todos os ex-presidentes da República entre os integrantes do Conselho da República. O colegiado se reúne quando convocado pelo presidente e, em tese, participa de decisões sobre intervenções federais, estados de defesa e de sítio, entre outros temas.
 
O grupo é formado pelo presidente da República, seu vice, os presidentes de Câmara e Senado, líderes da maioria e da minoria nas duas Casas, ministro da Justiça, seis cidadãos, dois nomes indicados pelo presidente da República, dois pela Câmara e dois pelo Senado
Lula, com a influência que já exerce sobre Dilma Rousseff, não precisa de cadeira para dar pitacos nas decisões do Palácio do Planalto. 

Quanto aos demais, se Dilma já torce o nariz para receber integrantes da base aliada do governo e boa parte dos seus ministros, imagina quando daria ouvidos a considerações de Collor e FHC sobre o que quer seja. 
Postado Por: Soares

É hoje: corte de até R$ 30 bi no Orçamento preocupa Leia!

Ilimar Franco 

O corte no Orçamento que o governo anuncia hoje deve se situar entre R$ 25 e R$ 30 bilhões, Este valor equivale ao que o Congresso inflou para custear as emendas parlamentares. 

Os governistas estão apreensivos com a reação da base aliada, caso se comprove este corte. Para preparar suas reeleições, os parlamentares dependem da execução destas emendas.

Dia ainda o colunista que o senador e presidente da CNT, Clésio Andrade (MG) propôs e os senadores do PMDB aprovaram sua proposta. Clésio quer chamar um dirigente da FEBRABAN para falar sobre a possibilidade de uma crise econômica chegar e afetar o Brasil.

Postado Por: Soares

Dobradinha com Eduardo é estratégia de Aécio Leia!

Poder Online

A ideia de montar uma espécie de “dobradinha” com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, deve começar a ficar visível no giro que o senador mineiro Aécio Neves (PSDB-MG) pretende iniciar em breve pelo País. Com a missão de ganhar visibilidade nos principais colégios eleitorais, Aécio pretende dar atenção a todas as regiões brasileiras. Mas aliados admitem que o Nordeste não é necessariamente a prioridade do tucano.
 
Isso porque a avaliação do PSDB é a de que Campos será de fato candidato ao Planalto e, assim, ajudará a dividir os votos da presidente Dilma Rousseff em solo nordestino. Assim, uma das prioridades do presidenciável tucano deve ser mesmo o Sudeste, mais especificamente São Paulo. 

Ali, o PSDB tem um patamar histórico de aproximadamente 30% a 35% dos votos. Aécio precisa conseguir “no mínimo isso”, avalia um colega de partido. 
Postado Por: Soares

A charge do dia Leia!























Postado Por: Soares

Trabalhadores rurais protestam na Esplanada dos Ministérios Leia!

G1.

Manifestantes ligados à Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (Contag) organizaram, nesta quarta-feira (22), uma marcha em direção à Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Eles reivindicam a retomada e o fortalecimento das políticas agrícolas e sociais e reforma agrária.

Cerca de quatro mil trabalhadores participavam da marcha, segundo estimativa da Polícia Militar. Às 11h20, o trânsito na Esplanada estava congestionado. Os manifestantes ocupavam três faixas da pista que dá acesso ao Congresso Nacional.

Os trabalhadores pararam em frente ao Ministério do Trabalho antes de seguir na passeata até a Praça dos Três Poderes.  Novamente, o grupo ocupava metade das faixas da via.

Postado Por: Soares

Câmara aprova prioridade para processos de corrupção Leia!

Com informações da Exame.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que dá prioridade na Justiça para a tramitação de processos que tratem de crimes de corrupção, peculato e lavagem de dinheiro. A proposta tem caráter conclusivo e pode ir direto ao Senado, salvo se for apresentado recurso para votação em plenário.

O projeto é do deputado Fábio Trad (PMDB-MS). O texto aprovado, porém, é um substitutivo apresentado por Assis Melo (PCdoB-RS). A prioridade passaria a constar no Código de Processo Penal.

O projeto prevê o tratamento prioritário em processos penais relativos aos crimes de peculato, concussão, corrupção passiva, tráfico de influência, corrupção ativa, impedimento, perturbação ou fraude de concorrência, crimes de "lavagem" ou ocultação de bens, direitos e valores e crimes de responsabilidade de prefeitos municipais.

"A população brasileira não mais tolera a impunidade, principalmente referente aos abusos cometidos contra a coisa pública", disse o relator em seu voto. O projeto entraria em vigor 90 dias após sua sanção.

Postado Por: Soares

Cidades, Defesa e Turismo são os mais afetados por corte Leia!

 Exame.

Os ministérios das Cidades, da Defesa e do Turismo foram os mais afetados pelo corte de R$ 28 bilhões no Orçamento Federal. Segundo os números divulgados hoje (22) pelos ministérios do Planejamento e da Fazenda, somente nestas três pastas, o bloqueio de verbas chega a R$ 10,65 bilhões.

No Ministério das Cidades, o corte totalizou R$ 5,02 bilhões, o maior em valores absolutos. Nos ministérios da Defesa e do Turismo, o bloqueio corresponde a R$ 3,67 bilhões e R$ 1,96 bilhão, respectivamente, em relação aos valores aprovados pelo Congresso Nacional na Lei Orçamentária de 2013.

O Ministério da Integração Nacional teve corte de R$ 1,62 bilhão; o Ministério do Esporte, de R$ 1,5 bilhão; e da Agricultura, de R$ 1,46 bilhão. Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, as projeções são revistas a cada bimestre. “É mais um parâmetro para organizar o orçamento, poderá ser revisto”, disse.

O contingenciamento não atingiu programas considerados prioritários pelo governo como investimentos, políticas sociais e grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Os ministérios da Saúde, da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação também tiveram o orçamento totalmente preservado. Saúde terá disponível R$ 83,9 bilhões. Os demais terão R$ 40,1 bilhões e R$ 7,1 bilhões, respectivamente.

Postado Por: Soares

Prefeito Luciano Cartaxo visita clínica e verifica andamento de cirurgias de catarata lEIA!

 Assessoria

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, visitou nesta quarta-feira (22) a Central de Olhos Stropp para verificar in loco o andamento das cirurgias de catarata oferecidas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) como parte do programa "Veja Bem". A clínica é uma das cinco unidades de saúde privadas contratadas para suprir a demanda do Município. Na ocasião, Luciano Cartaxo ainda conversou com pacientes e constatou a qualidade do serviço oferecido à população.

"O que impressiona é a felicidade e a satisfação das pessoas em poder recuperar a plenitude de sua visão", afirmou o prefeito. "Enxergar é uma das principais portas de contato com o mundo e assegurar a visão é garantir melhorias na saúde e na autoestima desses pacientes. Com esta visita pudemos perceber a dimensão e o alcance do programa "Veja Bem" na prática, atendendo a quem mais precisa", complementou o prefeito.

O secretário municipal da Saúde, Adalberto Fulgêncio, garantiu que o programa está funcionando normalmente em todas as clínicas. "As cinco instituições contratadas estão recebendo os pacientes com muita atenção e seriedade. Aqui no Centro de Olhos temos uma média de 35 cirurgias por dia e este número se repete nas demais clínicas, o que nos dá a segurança de que toda a fila de espera será atendida rapidamente", afirmou.

A preocupação e a atitude da Prefeitura em favor dos pacientes com catarata foram elogiadas pelo diretor do Centro de Olhos, Gilberto Stropp. "É um grande presente para estes pacientes, muitos com a idade avançada, e que agora poderão voltar a ter qualidade de vida. Esta parceria entre a Prefeitura e as clínicas será decisiva na vida dessas pessoas", defendeu.

Pacientes - Durante a visita, o prefeito Luciano Cartaxo teve a oportunidade de acompanhar um procedimento cirúrgico e conversar com pessoas que acabaram de fazer a intervenção. Severino Gomes, de 78 anos, era um deles. "Não tenho do que reclamar, só a agradecer. Cheguei aqui e fui muito bem atendido e operado rapidamente. Depois da recuperação vou poder enxergar bem de novo", declarou.

Maria José da Silva, de 56 anos, veio de São Miguel de Itaipú, e também foi beneficiada com o programa implantado pela Prefeitura de João Pessoa. "Sofri muito com a dificuldade para ver com meu olho direito e agora estou sendo atendida. É muito bom que nós possamos receber esse serviço, que não encontramos em nossa cidade, e sermos atendidos com tanta qualidade", afirmou.

"Veja Bem" - O programa é uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Secretária Municipal de Saúde (SMS) com o objetivo de diminuir a demanda por cirurgias de catarata, zerando a fila de espera pelo serviço. No total, serão realizadas 1.192 cirurgias, que atendem pacientes da Capital e de mais 12 municípios do Estado. Os investimentos somam R$ 700 mil.

Para garantir o atendimento da demanda, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) contratou cinco clínicas da rede privada: a Oftalmoclínica, o Centro de Olhos Stropp, o Centro Médico Audiovisual, a Oftalmológica e o Memorial Santa Luzia.

Estão sendo atendidos pacientes de João Pessoa, Alhandra, Baía da Traição, Conde, Cuité de Mamanguape, Gurinhém, Marcação, Mataraca, Pedro Régis, Rio Tinto, Sobrado, Sapé e Riachão.
Postado Por: Soares

Confirmada a Morte do Jornalista Fernando Gabeira pelo HET Leia!

Clilson Júnior

O Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa acaba de confirmar que o radialista e jornalista Fernando Gabeira veio a óbito nesta manhã, precisamente às 05h30 desta quarta-feira.. Gabeira foi internado no último sábado e passou por procedimento cirúrgico de emergência no Hospital de Trauma , após sofrer um AVC em sua residencia na Praia do Poço.

 Sergio Fernando Silva Mangabeira, 49 anos, vítima de acidente vascular cerebral (AVC), procedente do município de Cabedelo. O paciente veio conduzido por ambulância do SAMU. Passou pelos procedimentos médicos de emergência e após período de internação na UTI não resistiu e veio a óbito na manhã de hoje por volta de 05h30. declarou o Hospital de Trauma.

Gabeira fez muito sucesso nas rádios de João Pessoa na década de 80 e 90, ao lado de Edilane Araújo e Bertrand Freire no auge da programação musical ao vivo da rádio Arapuan. No governo Cássio Cunha Lima chegou a dirigir a Rádio Tabajara FM.  
Postado Por: Soares

Ronaldo Filho destaca ações em favor da segurança no Maior São João do Mundo Leia!

Assessoria

Incumbido pelo prefeito Romero Rodrigues para a coordenação geral do Maior São João do Mundo, o vice-prefeito Ronaldo Cunha Lima Filho disse que uma das maiores preocupações da atual gestão na organização da maior festa de Campina Grande este ano , quando o evento completa 30 anos de fundação, é com o setor de segurança. Segundo ele, deverá ser um dos pontos altos da festa, porque todas as providencias essenciais para garantir a tranquilidade nos 30 dias vêm sendo tomadas, em conjunto com o Governo do Estado.

De acordo com Ronaldo Filho, por parte da Prefeitura, estão assegurados investimentos na contratação de equipes de segurança para o Parque do Povo, além da instalação de 68 câmeras em praticamente todos os pontos da principal arena do Maior São João do Mundo. Ademais, no contato permanente com a Secretaria de Segurança e com o Comando Geral da Polícia Militar, tem sido intensificado uma parceria ainda mais ampla este ano, quando é aguardado um público recorde ao evento.Tabus precisam ser enfrentados.

Considerando a segurança um ítem fundamental para o sucesso de qualquer grande evento público, Ronaldo Cunha Lima Filho demonstra preocupações com esse setor que vão além do foco do Maior São João do Mundo, a ser aberto oficialmente no próximo dia 7 de junho. "Como homem público, vejo o avanço da sensação de insegurança como um grave sinal que precisa ser enfrentado com determinação pelas instituições e pela sociedade", observa o vice-prefeito campinense.

Abordado sobre o tema, Ronaldo Filho diz ser favorável  à diminuição da maioridade penal, acreditando que essa medida, embora muito polêmica, pode ter o efeito de impactar um avanço considerável da violência nos grandes centros urbanos, onde drogas como o "crack" se espalham com uma ferocidade alarmante. A adoção de regimes rígidos de punição como a prisão perpétua é também, na visão do vice-prefeito e advogado, uma iniciativa necessária para o enfrentamento do problema da insegurança.
Postado Por: Soares

Raniery chama Ricardo Barbosa para ir a Assembleia Leia!

com Assessoria

O deputado estadual, Raniery Paulino (PMDB), rebateu as declarações do Executivo do PAC e superintendente da Suplan, o ex-deputado Ricardo Barbosa, de que a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) é um atraso para o Estado e que essa é a mais fraca das últimas legislaturas. "Ele está desinformado sobre o trabalho que desenvolvemos aqui, o convido para visitar esta Casa e dialogar com os deputados", disse.

De acordo com Raniery, é lamentável a postura doeste ex-deputado que tentou por várias vezes voltar a essa Casa e, certamente, tentará voltar aqui mais uma vez. "A Assembleia Legislativa nunca esteve tão independente, como situação e oposição convivendo em equilíbrio", comentou.

O peemedebista convidou o ex-deputado a ir à Assembleia e dialogar com os deputados para ter noção do trabalho que vem sendo desenvolvido pelos parlamentares. "A ALPB nunca esteve tão perto do povo da Paraíba e o que é melhor, trabalhando verdadeiramente na defesa dos interesses da população".
Postado Por: Soares

Itaporanga: Polo têxtil cresce e empresas querem ser mais competitivas Leia!

com Assessoria

Entre tramas e fios, a 450 quilômetros de João Pessoa, as possibilidades de desenvolvimento e geração de emprego e renda não param de crescer para pelo menos 35 empresas localizadas no Vale do Piancó, uma das regiões mais afetadas pela seca prolongada. Boa parte delas concentra-se no município de Itaporanga, onde um terço da população está envolvida direta ou indiretamente com o setor têxtil e o cenário é de novas oportunidades de crescimento.

 Panos de chão, de pratos, flanelas, aventais e coadores são os principais produtos que exigem mão-de-obra relativamente qualificada, equipamentos apropriados, principalmente teares e máquinas de costura, além de muito trabalho. Uma das indústrias mais antigas, a Itatex, emprega 350 funcionários, investe em panos de prato, de chão e toalhas.

 Boa parte das empresas que se instalaram aqui na região começaram como terceirizados da nossa empresa, mas foram crescendo e ganhando seu próprio espaço no mercado, afirma Danielle Fernandes, gerente da empresa fundada há 17 anos e atual presidente da Associação das Empresas Têxteis do Vale do Piancó, que reúne 10 indústrias associadas. 

Entre os que foram terceirizados, estava o empresário Marconi Costa, proprietário da MC Flanelas. Começou na década de 90 como representante, depois montou uma pequena estrutura de produção num espaço de 15 metros quadrados em casa e conseguia produzir 5 mil flanelas mês. Comprava o rolo de tecido, costurava e embalava em máquinas caseiras, mas percebi que tinha espaço para crescer e precisava de gente qualificada para trabalhar, lembra Marconi. 

Com recursos próprios, o empresário foi ampliando a sua produção de flanelas, associada ao trabalho de representação que ainda mantinha com outras empresas. Decidi investir no ramo de tecelagem e em 2008 construí uma estrutura com de 1.700 metros quadrados de área. Foi quando vi que precisava de pessoal com mais conhecimento técnico de produção e não só de acabamento de produtos, explica.
A MC Flanelas contratou mecânicos, técnicos em acabamento, em tingimento, importou máquinas e hoje o proprietário conhece todos os detalhes do processo produtivo. A área total da empresa ocupa hoje um espaço de 3.700 metros quadrados, com 104 funcionários, sendo 10 deles só no apoio administrativo da pequena indústria.

Inovar para competir

As indústrias, em geral, são empreendimentos com particularidades em seu funcionamento, que se não tiverem os processos produtivos bem organizados, sofrem com desperdício, demissões frequentes e perda de lucratividade. Diante do crescimento rápido, o proprietário da MC Flanelas não hesitou em procurar ajuda.

 Tinha problemas com rotatividade de funcionários e organização da produção. Após um ano de consultoria com o apoio do Sebrae, mudei o conceito de que comprar mais equipamentos e contratar pessoal era o único sinal de crescimento, avalia Marconi. Segundo explica o engenheiro e consultor de empresas Germano Márcio Gomes, muitas medidas de baixa complexidade provocaram melhorias significativas e 30% a mais em produtividade.

Muitas vezes o empresário acha que inovar é adquirir maquinário novo, mas quando se trabalha num monitoramento mais preciso da produção, organização do processo produtivo, das etapas mais simples às mais complexas e se engaja os funcionários nesse compromisso com o resultado da empresa, eleva o grau de competitividade do negócio e todos ganham com isso, esclarece o consultor.

 No caso da MC Flanelas, com a otimização da produção, foi possível extinguir o turno de trabalho aos sábados, algo impensável para as demais empresas do setor, além de estabelecer políticas de bonificação.  Este é um exemplo muito positivo de que, pelo comprometimento do líder da empresa e de seus colaboradores e acompanhamento contínuo, é possível a pequena empresa competir mais, avalia Ana Stefânia, analista da agência regional do Sebrae, em Patos.
Postado Por: Soares

Secretário chama deputados de jumentos e revolta parlamentares na ALPB Leia !

com WSCOM

Desde ontem que o secretário estadual de Obras e superintendente da Suplan, Ricardo Barbosa, faz severas criticas a Assembleia Legislativa do Estado, classificando a legislatura atual como a pior de todos os tempos e de improdutiva. Hoje pela manhã em entrevista a Rádio Arapuan, ele foi mais longe e fez um ataque aos próprios parlamentares afirmando que existiam alguns que eram verdadeiros jumentos.

O secretário lembrou de uma história onde um morador da cidade de Campina Grande chamou os vereadores da cidade de burros, por que segundo ele, não sabiam nem contar, foi aí que ele fez a comparação com a Assembleia. Claro que não são todos, mas tem um jumentos sim ali (na ALPB).
O fato repercutiu imediatamente na Casa Epitácio Pessoa, onde alguns deputados usaram a tribuna para repudiar as declarações do auxiliar do governo.

Aníbal Marcolino (PEN) lembrou que o Instituto Ethios, colocou a oposição da Paraíba como uma das mais qualificadas do país e o Transparência Brasil, uma ONG que avalia os parlamentos no Brasil, destacou vários projetos da Assembleia com os mais relevantes. Ele é um desinformado e tem que respeitar essa Casa, declarou.
Postado Por: Soares

Força Nacional desembarca na Paraíba para ajudar a combater o crime organizado Leia!

Agência Brasil

O Ministério da Justiça autorizou o envio de homens da Força Nacional de Segurança Pública ao estado da Paraíba para apoiar as ações do Programa Brasil Mais Seguro, que tem o objetivo de reduzir a violência e conter a atuação do crime organizado. A portaria com a decisão foi publicada na edição desta terça-feira (21) do Diário Oficial da União.

A tropa deverá permanecer no estado por 90 dias, a partir desta terça-feira (21), prazo que pode ser prorrogado caso haja necessidade. De acordo com a portaria, a atuação ocorrerá em caráter episódico e planejado, sob o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de segurança pública estaduais. Sem detalhar o número de profissionais que apoiará as ações do programa, diz apenas que o quantitativo obedecerá ao planejamento definido pelos entes envolvidos na operação.

De acordo com o secretário de Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, serão enviados ao Estado cerca de 20 homens. Aqui na Paraíba já tem um grupo de policiais da Força Nacional com cerca de 16 policiais. Os policiais vêm apenas para somar a estes que já estão aqui. Não é uma ação grande, não. É importante, mas para nós é uma ação pequena. Eles não disseram quantos policiais virão. Eu espero que mande pelo menos uns 20, explicou.

Segundo Cláudio Lima, esse contingente que deve chegar à Paraíba ainda nesta terça-feira, é pouco diante da demanda do Estado. O secretário esclareceu ainda que o Governo do Estado já enviou para a Força Nacional mais de 60 homens. Nós temos mais de 60 policiais na Força Nacional, policiais civis inclusive. É importante que eles venham para haver troca de experiências, disse.

De acordo com a publicação, o envio das tropas atende à manifestação expressa do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, quanto à necessidade de apoio do Governo federal nas ações de segurança pública e defesa civil para preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, conforme solicitação feita em ofício de 26 de abril.

Os policiais da Força Nacional deverão atuar, segundo o secretário, na Região Metropolitana de João Pessoa, principalmente na Capital, Bayeux e Santa Rita. Nós tínhamos e ainda temos um passivo muito elevado de homicídio em apuração. Só na delegacia de homicídios tinha 1500 casos, nós temos todos os inquéritos instaurados mais ainda temos um passivo muito grande. O principal objetivo é que eles venham diminuir esse passivo. Eles vem principalmente trabalhar esse inquéritos que recebemos desde 2010, de muitos anos atrás.

Cláudio Lima destacou que a parceria com o Ministério da Justiça é importante principalmente pela obtenção de recursos para a segurança da Paraíba. Isso é uma parceria que se materializa com o repasse de recursos do Governo Federal que chega a quase 100 milhões. Segundo ele, a parceria envolve várias ações como como aquisições de equipamentos, por exemplo, simulador de tiros e uma das partes dela é a troca de experiência.

O Programa Brasil Mais Seguro foi lançado na Paraíba, pelo Ministério da Justiça, no início de maio. Ao todo, o governo federal prevê investimento de R$ 91,2 milhões para apoiar a política local de enfrentamento à violência. De acordo com o Ministério da Justiça, os recursos serão aplicados no fortalecimento da Polícia Civil, da perícia criminal, do sistema prisional, do oliciamento ostensivo, do sistema de inteligência de segurança pública estadual, entre outros. 

O Brasil Mais Seguro também prevê ações articuladas com o Judiciário, como a implantação de uma Casa de Direitos na Paraíba para prestação de serviços itinerantes, a agilização da destruição de armas de fogo, e a implementação de curso de aperfeiçoamento de magistrados na gestão das varas do Tribunal do Júri.
A Paraíba é o segundo estado a receber as ações do Brasil Mais Seguro. O programa foi lançado inicialmente, em caráter piloto, em Alagoas, onde foi criado, em junho de 2012. Segundo o ministério, a iniciativa ajudou a reduzir em 12% os índices de criminalidade violenta no estado.

Em outra portaria publicada na edição desta terça-feira (21) do Diário Oficial da União, o Ministério da Justiça prorrogou a atuação dos agentes da Força Nacional de Segurança Pública que participam da Operação Tambiá, também na Paraíba. A operação tem o objetivo de solucionar casos de homicídios ocorridos na região metropolitana de João Pessoa e contribuir para a queda da taxa de assassinatos. A Força Nacional, que está no local desde agosto de 2011, continuará atuando na operação por mais 120 dias. Em dezembro do ano passado, a permanência da tropa já havia sido prorrogada pelo Ministério da Justiça. 
Postado Por: Soares

Gurjão : Câmara Municipal concede título de cidadão para o Governador Ricardo Coutinho Leia!

Paraiba Mix

A Câmara Municipal de Gurjão realizou na última sexta-feira (17) uma sessão ordinária onde vários assuntos e requerimentos foram debatidos entre os vereadores de situação e oposição.

Foi apresentando na Câmara um Projeto de Lei, proposto pelo Presidente da Casa Legislativa Edvan dos Santos no qual oferece um título de cidadão ao governador Ricardo Coutinho. A propositura foi aprovada por unanimidade.

Segundo Edvan, o título de cidadão é mais do que justo, tendo em vista a quantidade de beneficios que o governador tem implantado na cidade de Gurjão, mesmo o atual prefeito do município tendo votado no candidato adversário nas eleições de 2010.

“Esse título é um reconhecimento dos gurjãoenses a esse governador que tanto faz por nossa cidade O atual gestor da cidade votou contra Ricardo em 2010, mas nosso governador mostra grandiosidade e que governa para o povo, quando investe forte em Gurjão, trabalhando por todos” disse Edvan.

Segundo o Presidente da Câmara, Ricardo Coutinho já confirmou que em breve virá a Gurjão para receber o título.
Postado Por: Soares

TRE-PB anuncia melhoria no atendimento no cadastro biométrico Leia!



O horário para atendimento aos eleitores de João Pessoa que ainda não fizeram o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral foi ampliado. Agora, o procedimento poderá ser feito nos dois expedientes no Fórum Eleitoral Desembargador José Martinho Lisboa, Rua Odon Bezerra, 308, Tambiá. A medida tem como objetivo melhorar o tempo de espera dos interessados. Além disso, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Marcos Cavalcanti informou que outros postos poderão efetivar o cadastramento, a exemplo do Tribunal de Justiça, Fórum Criminal e Casa da Cidadania de Mangabeira. Ainda esta semana, o presidente do TRE terá audiências com representantes do DNOCS e UFPB para que ambos os órgãos sejam parceiros no cadastro biométrico dos eleitores da Paraíba.
 
- Aqui em João Pessoa, são cinco zonas e vamos atender todos os eleitores de manhã e à tarde. Esperamos que os eleitores não deixem para a última hora. Queremos que o eleitor venha o quanto antes. Estamos oferecendo todo o conforto. Quem perdeu o prazo de 25 de abril porque deixou de votar, pode regularizar a situação e paga uma multa de R$ 3,50 e pode tirar um novo título.
 
Na Paraíba, passarão pelo cadastramento biométrico os eleitores dos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Boa Vista, Lagoa Seca, Logradouro, Mamanguape, Cuité de Mamanguape, Mataraca, Catingueira, Aguiar, Nova Olinda, Massaranduba, Caiçara, Serra da Raiz, Capim, Itapororoca, Emas, Olho D´água e Igaracy. 
 
Nas eleições gerais de 2014, os eleitores destes municípios já serão identificados por meio da impressão digital, pelo sistema biométrico da Justiça Eleitoral. 
Postado Por: Soares

Senado: Os apressadinhos Leia!

CARLOS CHAGAS

Na tarde de quinta-feira, no Senado, um novo argumento foi utilizado pelo presidente Renan Calheiros para obter a aprovação rápida da medida provisória dos Portos: a necessidade de muitos de seus colegas não perderem os vôos das 20 horas para seus estados. 

Quase perderam, apesar de não estarem mais em Brasília, na sexta-feira, a maioria dos 53 senadores que votaram a favor, os 7 que votaram contra e os 5 que se abstiveram.
Já o senador Cristóvam Buarque vaticinou que se a votação da medida provisória, no Senado, demorasse um pouco maiôs e passasse da meia-noite, dúvidas inexistiriam: 

Os relógios seriam atrasados. Não se trata de novidade, porque dia 23 de janeiro de 1967 o presidente do Congresso, Auro de Moura Andrade, atrasou em 12 horas os relógios do plenário para que a nova Constituição pudesse ser votada, sob pena de prevalecer um texto ditatorial. 

O então presidente Castello Branco soube do expediente, mas não tomou providências, comentando que o projeto do Congresso era melhor do que o dele.
Será que a presidente Dilma se acomodaria ao atraso dos relógios do Senado, se tivesse acontecido? 
Postado Por: Soares

A charge do dia Leia!























Postado Por: Soares

Financial Times critica estilo 'mandão' de Dilma Leia!

Carlos Cavalcanti

O Brasil precisa correr para aproveitar o capital internacional existente, que atualmente é barato e abundante, para aumentar o investimento na economia. A sugestão é do jornal Financial Times. Em editorial publicado nesta segunda-feira (20), a publicação diz que a sensação de que tudo corre bem no Brasil é apenas uma “fachada” e diz que o estilo “mandão” de Dilma Rousseff (PT) é bom para evitar a corrupção, mas estaria atrasando a economia, especialmente o investimento, e critica a escolha do governo que, em vez de reformas amplas, apoia setores “mimados”, como as montadoras.

“A aparente sensação de bem-estar do Brasil é uma fachada. O crescimento da economia no ano passado foi de menos de 1%, pouco melhor que a zona do euro. Este ano, o Brasil está crescendo menos que o Japão. A inflação está corroendo a confiança do consumidor e há uma sensação de mal-estar. A causa é o abrandamento do investimento, tendência que começou em meados de 2011 e continua. Mais investimento é exatamente o que o Brasil precisa para manter os empregos e tornar-se a potência global a que aspira ser”, afirma o periódico.

O texto lembra que o investimento brasileiro equivale a 18% do Produto Interno Bruto (PIB), bem menos que os 24% destinados pelos vizinhos latino-americanos e os quase 30% dos países da Ásia. A culpa, diz o FT, é dos governantes e o problema não vem de hoje. “Brasília deve ter grande parte dessa culpa. A extravagância do modelo econômico impulsionado pelo consumo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se esgotou. O modelo Dilma, apesar dos primeiros sinais promissores, está provando (apenas) ser um pouco melhor."

“O estilo ‘mandão’ dela não é adequado para a persuasão colaborativa exigida pelo tipo particular de política de coalizão do Brasil. A tomada de decisão tem sido centralizada, o que evita a corrupção, mas retarda o processo. Dilma também tem evitado consistentemente as reformas orientadas para o mercado em favor do protecionismo de alguns setores preferidos e seus lobbies, como as mimadas montadoras”, critica o texto.

De acordo com o Financial Times, outro exemplo dessa falta de foco do governo brasileiro está na infraestrutura. “O Brasil quer captar bilhões de dólares para a construção de novos portos, aeroportos, viadutos e estradas. Existe o interesse e o compromisso firme dos investidores. No entanto, surpreendentemente, o marco regulatório em vigor não é apropriado para permitir a construção dessa nova infraestrutura. O dinheiro está sendo deixado sobre a mesa desnecessariamente.”

Postado Por: Soares

Dilma chega à Suape ao lado de Eduardo Leia!

Adriano Roberto

A presidente Dilma Rousseff (PT) acaba de chegar ao Estaleiro Atlântico Sul. Ovacionada pelo público presente, a petista inaugura aqui o segundo navio construído no Porto de Suape, o Zumbi dos Palmares.

Dilma chegou acompanhada do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão e do governador Eduardo Campos (PSB). A imprensa, isolada das autoridades, está situada numa área estratégica: próxima ao navio, mas sem possibilidade alguma de realizar entrevistas com os convidados.
Postado Por: Soares

Em Suape, Dilma inspeciona navio Zumbi dos Palmares Leia!

Adriano Roberto

A presidenta Dilma Rousseff (PT) chegou ao Estaleiro Atlântico Sul e foi direto para o convés do navio Zumbi dos Palmares. Ao lado do governador Eduardo Campos (PSB) e ministros, Dilma realizou uma inspeção na finalização dos trabalhos da embarcação.

Içada por um elevador até o convés, a cena foi mostrada num telão colocado no palco. A imprensa, que foi colocada no auditório da instalação, onde está localizado o palco, assistiu tudo pelo telão, de longe do acontecimento.
Postado Por: Soares

Após AVC, estado de saúde do jornalista paraibano é grave, diz Trauma Leia!

com Portal Correio

O jornalista Sérgio Fernando Silva Mangabeira, conhecido  como Fernando Gabeira, está em estado gravíssimo no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. O estado de saúde do comunicador foi informado pela assessoria de imprensa da unidade hospitalar, na manhã desta segunda-feira (20).

Gabeira passou mal na noite do último sábado (18), quando estava na companhia de familiares em uma casa na praia do Poço, na cidade de Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa.

O comunicador foi socorrido às pressas para o Trauma de João Pessoa. Enfermeiros disseram que o estado de saúde do jornalista se agravou após três paradas cardiorrespiratórias.

De acordo com o último boletim médico, a vítima está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após se submeter a uma cirurgia para conter os problemas provocados por um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O problema de saúde de Gabeira pegou de surpresa os comunicadores da Paraíba. Para muitos amigos e ex-companheiro de batente de Gabeira, o jornalista é um dos melhores apresentadores de rádio do Estado.

Além de locutor, apresentador,  repórter de rádio e televisão e também por participação em peças publicitárias, Gabeira é lembrado por fazer imitações, principalmente de figuras políticas.
Postado Por: Soares
«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top