topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

Pagando o pato Leia!

Folha de S.Paulo

O PT parece não aprender com os próprios erros. Contrariado, aposta no confronto como melhor caminho para atingir seus objetivos. Sinceramente, de um partido no poder esperava-se mais profissionalismo. Vejamos. 
 
No ano passado, a cúpula petista fez de tudo para adiar o julgamento do mensalão, disparando inclusive torpedos na direção de ministros do STF. Tática condenada até pelos advogados dos mensaleiros, que só fez acirrar os ânimos contra o partido dentro do Supremo. 

Agora, deputados do PT articularam a votação de uma emenda constitucional que tira poderes do STF. Exatamente no instante em que o tribunal está para concluir o julgamento e réus petistas sonham em rever suas penas de prisão. 

Nada mais amador. A ideia provocou tamanha reação contrária que a Câmara dos Deputados retirou a proposta da pauta de votação. E o clima no tribunal em relação ao PT, que já não era bom, piorou. 

Hoje, diante do prejuízo irreversível, petistas defendem nos bastidores que a presidente Dilma Rousseff indique para o Supremo ministros que tenham certa afinidade com o partido. O sonho é formar no STF um grupo de confiança para evitar derrotas em temas sensíveis.

Nada indica, contudo, que a presidente seguirá tal conselho. Sem falar que nem sempre dá certo. Ao virar ministro do Supremo, Luiz Fux despertou no petismo a ideia de que não iria condenar o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu. Condenou. 

Enfim, o novo embate entre PT e STF de nada serviu aos mensaleiros. E complicou ainda mais a escolha, pela presidente, do próximo ministro do Supremo -- há uma vaga aberta desde o ano passado. 

O indicado corre o risco de pagar pelos erros alheios. Sua vida pode ser revirada pelo avesso para ser aprovado no Senado. Tanto que, no tribunal, o comentário corrente é que ninguém gostaria de estar na pele do futuro colega.
Postado Por: Soares

São Paulo: Outra máfia, a do asfalto Leia!

 
Empresas do empreiteiro Olívio Scamatti — considerado chefe da chamada Máfia do Asfalto, organização acusada de fraudar, em prefeituras do interior paulista, licitações com recursos de emendas parlamentares e de ministérios — fechou entre 2008 e 2010 contratos com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), importante autarquia do governo de São Paulo. 

Somados os contratos chegam a R$ 321 milhões em valores atualizados pela inflação.
Força tarefa da Polícia Federal e do Ministério Público identificou, no curso da operação fratelli, a infiltração de Scamatti, apontado como chefe da quadrilha, nos bastidores do DER, naquele período. Segundo as investigações a quadrilha tinha acesso a 'informações privilegiadas' e sabia de detalhes de licitações antes da publicação dos editais da autarquia.
Postado Por: Soares

Congresso versus Judiciário: um confronto que vai longe Leia!

 
O Congresso prepara para outubro um pacote de medidas que tem como um dos objetivos limitar o campo de atuação do Judiciário e do Ministério Público. A tarefa cabe à Comissão Especial de Aprimoramento das Instituições Brasileiras, gestada pela cúpula petista. 

A fixação de 'limites e competências dos Poderes' é, para o relator Rogério Carvalho (PT-SE), 'debate central' da comissão. Sua intenção é fortalecer os Poderes eleitos (governo e parlamentares), sob o argumento de que o julgamento das urnas inibe a formação de 'instituições absolutistas'.
 
Para ele, a concentração de prerrogativas no Judiciário cria 'um desequilíbrio entre poderes'. Segundo o petista, há hoje cerca de mil projetos tramitando no Congresso, estabelecendo regras de funcionamentos entre os Poderes. 

Outra questão que a comissão vai analisar é a do Ministério Público. 'Se há risco de formação de instituições com caráter absolutista, temos que rever as bases que dão margem para isso', disse Carvalho. 
Postado Por: Soares

FHC encosta Serra na parede: é hora de apoiar Aécio Leia!

Ilimar Franco

Os tucanos relatam que foi dura, e franca, a última conversa entre o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-governador José Serra,  ele pontuou na mesa o apoio à candidatura do senador Aécio Neves à presidência e a eventual saída de Serra do PSDB.

''Contam os tucanos que FH disse a Serra que o partido 'fez tudo a vida toda' por ele. Destacando que ele concorreu ao que quis, na hora que quis e teve o apoio de todos os tucanos. Lembrou as campanhas a presidente, Senado, governador e prefeito. Mas agora, completou FH, está na hora de Serra fazer uma reflexão e ceder, apoiando Aécio Neves a presidente e colocando de uma vez por todas um fim nas disputas internas.''
Postado Por: Soares

Eduardo: relação 'ótima' com Dilma e 'consenso' com PT Leia!

O Estado de S. Paulo

O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, demonstrou ter gostado da publicidade partidária gratuita do PT na televisão, na qual a presidente Dilma Rousseff disse que 'é possível fazer cada vez mais' - frase muito semelhante à adotada por ele há algum tempo ('É possível fazer mais'). Ao ser perguntado sobre como viu a publicidade partidária gratuita do PT, Campos disse: 'Construímos um consenso.'
 
Além disso, negou que haja conflitos na relação com Dilma. 'Minha relação com a presidente é a mesma de sempre - e vocês (jornalistas) sempre disseram que era ótima'.  De acordo com ele, 'é muito importante que o PSB e a presidente falem na mesma linha'. 

''O PSB compreende que essa é uma caminhada, que vem de longe, na qual muitos colaboraram, e chegamos até aqui - e é fundamental que possamos ter a compreensão de que sempre é possível fazer mais'', disse. 'Quem está na vida pública tem de sempre sonhar em fazer mais.
Postado Por: Soares

Reflexão do Editor Leia!

 

'Como as águas profundas é o conselho no coração do homem; mas o homem de inteligência o trará para fora'. (Provérbios 20:5)
Postado Por: Soares

A charge do dia Leia!






















Postado Por: Soares

Programa nacional do PT rebate o ataque do PSB L


O PT tenta reforçar a imagem da presidente Dilma Rousseff como “moralizadora do setor público” nas inserções nacionais que serão veiculadas nos próximos dias na televisão. De olho na classe média, o partido destaca também as ações da presidente para valorizar o consumidor e melhorar o serviço público.

Em uma das seis inserções que  serão veiculadas nesta semana em todo o país, o locutor diz que a presidente “está superando a miséria, valorizando a mulher e o consumidor, investindo em saúde, educação e infraestrutura e moralizando o setor público”. Enquanto isso é exibida uma mulher caminhando com uma bandeira vermelha nas mãos. Ao fundo, está a palavra “moralização”.

A vinculação de Dilma com a “limpeza” da máquina pública foi explorada pelo partido durante os dois primeiros anos da gestão da petista para explicar a demissão de ministros, e durante o julgamento do mensalão, como tentativa de descolar a presidente do episódio que manchou a imagem da sigla.

Nessa mesma inserção, o partido dá indicações que Dilma tentará a reeleição ao afirmar que a presidente está preparando o “segundo grande salto brasileiro”, o “salto mais definitivo da nossa história”.

Na TV, o PT adota o mote de que é possível fazer “mais e melhor”, o mesmo que o governador Eduardo Campos (PSB) tem usado para criticar o governo Dilma. Em resposta a Eduardo, possível adversário do PT em 2014, Lula e Dilma falam como em um jogral que “os brasileiros já aprenderam que é possível ter sempre mais” e que “nosso governo também aprendeu que é possível fazer cada vez mais e melhor”.

As propagandas foram produzidas por João Santana, responsável pela campanha da presidente Dilma em 2010 e provável marqueteiro da campanha de 2014.

Postado Por: Soares

Armando se diz preocupado com queda nas exportações Leia!


O senador Armando Monteiro (PTB-PE), em discurso na noite de ontem (29), no plenário da Casa, mostrou-se preocupado com os resultados das contas externas do país que, em 2012, registrou queda de 35% no superávit comercial sobre igual período do ano anterior, ocasionando uma redução de U$ 10 bilhões. Não bastassem os resultados negativos do ano passado, os primeiros meses de 2013 mostram tendência semelhante de retração - o país já acumula um déficit de U$ 5 bilhões, o maior já registrado no período desde 2001.

Segundo Armando, fatores conjunturais e estruturais explicam a piora nas contas externas. De um lado, o fraco desempenho das vendas das exportações pode ser explicado pelo redirecionamento das vendas de petróleo bruto para o mercado interno. 


Do outro, as restrições impostas pelo governo argentino às compras externas ainda não foram flexibilizadas – fatores que afetam e, muito, as exportações brasileiras.  Além disso, a estabilidade da taxa de câmbio, resultado combinado ao mercado de trabalho ainda aquecido dão suporte ao aumento das importações.
 
Contudo, o senador chamou a atenção para antigos problemas que impactam na competitividade das exportações e cita a carga tributária elevada e a legislação de impostos complexa como principais fatores. 

Aliado a isso, destaca o excesso de burocracia, as deficiências de infraestrutura, além do alto custo da mão de obra, devido às leis trabalhistas “anacrônicas”. “A redução no número de empresas exportadoras leva a concentração da pauta e dos destinos das exportações, o que nos torna mais vulneráveis aos movimentos da economia internacional, sobretudo no mrecado das commodities”, salientou.
Postado Por: Soares

Shows de Ton Oliveira e Meire Lima homenageiam trabalhadores Leia!

Secom/JP

Ton Oliveira e Meire Lima fazem show nesta terça-feira (30), no Ponto de Cem Réis, em homenagem ao Dia do Trabalhador comemorado na quarta-feira dia 1º de maio. As apresentações começam a partir das 19h. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) por meio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) está apoiando o evento realizado pela Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB).

Ton Oliveira nasceu em Campina Grande. O gosto pelas raízes culturais nordestinas herdou de seu pai que era poeta, repentista e compositor. Aos 14 anos de idade, Ton Oliveira já acompanhava conjuntos musicais tocando triângulo e cantarolando músicas de Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Jackson do Pandeiro dentre outros nomes importantes da musica nacional e regional. Algumas de suas criações são conhecidas no Brasil inteiro, a exemplo de "Falta um Boi Vaqueiro", "Sem Preconceito", "As Três Coisas da Vida", e outros sucessos nacionais.

Meire Lima - O repertório da cantora Meire Lima vai ser de músicas regionais de compositores tradicionais. "Feira de Mangaio" e "Forró do Xenhenhém", entre outras composições de Sivuca, Antônio Barros e Cecéu e Pinto do Acordeon fazem parte do repertório.

Natural de Itabaina, Meire Lima mora em João Pessoa há 30 anos e canta há 14. Trabalha com as tradições nordestinas como o forró desde 2002. No show desta terça-feira, ela também vai cantar um pouco do seu próximo CD. "A previsão é lançar meu novo trabalho ainda este semestre, pois tenho CDs lançados com outros artistas, porém esse será completamente meu. Cerca de 80% são de músicas inéditas, incluindo compositores paraibanos.", afirmou.
Postado Por: Soares

TJPB bloqueia contas de 20 prefeituras paraibanas para pagar precatórios Leia!

Assessoria

Dando continuidade ao bloqueio de contas bancárias de prefeituras paraibanas para pagamentos de precatórios, o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) determinou, nesta terça-feira (30), o sequestro de 20 novas contas bancárias de municípios. Os débitos somados das edilidades chegam ao valor de R$ 1.209.997,22, e são referentes ao execícios financeiros de 2010 e 2011. No último dia 22, o Poder Judiciário estadual já havia feito o sequestro em 21 prefeituras.

Segundo o juiz auxiliar da Presidência do TJPB, Carlos Eduardo Leite Lisboa, o sequestro das contas foi necessário para garantir o pagamento dos precatórios. Ele explicou que emenda constitucional n° 62/2009 determinou que os municípios poderiam escolher entre duas opções para regularizar o pagamento de precatórios, o regime especial de 15 anos, quando os débitos seriam somados e divididos em 15 anos, ou a adesão de 1% da receita corrente líquida da prefeitura, com desconto mensal.

"As prefeituras que escolheram o regime especial simplesmente ignoraram os repasses e os credores ficaram sem receber o seu dinheiro", afirmou o magistrado responsável no Tribunal para conduzir os processos de precatórios junto aos municípios e governo do Estado.

Desta forma, o Tribunal, então, abriu um processo administrativo contra cada município e informou que durante o período de 2010 e 2011 não haviam sido feito nenhum depósito pelas edilidades.

Conforme a publicação, disponibilizado na edição eletrônica do Diário de Justiça, os municípios que não depositaram os respectivos valores constitucionais referentes aos precatórios são: Algodão de Jandaíra, Campo de Santana, Lastro, Cabaceiras, Umbuzeiro, Riacho dos Cavalos, Barra de Santana, Cubati, Gurinhém, São João do Rio do Peixe, Monte Horebe, Queimadas, Rio Tinto, Igaracy, Triunfo, São José de Piranhas, Cuitegi, Sapé, Boa Ventura e Picuí.

As três prefeituras com os maiores valores são: Sapé (R$ 473.159,87), Lastro (R$ 112.093,25) e Triunfo (R$ 107.786,26). Já os municípios que possuem menores débitos são: Igaracy (R$ 2.000,00), Umbuzeiro (R$ 2.116,31) e Riacho dos Cavalos (R$ 2.636,14).

Abaixo a relação dos municípios e débitos:
  1. Algodão de Jandaíra - R$ 11.405,27
  2. Campo de Santana - R$ 47.676,87
  3. Lastro - R$ 112.093,25
  4. Cabaceiras - R$ 7.693,46
  5. Umbuzeiro - R$ 2.116,31
  6. Riacho dos Cavalos - R$ 2.636,14
  7. Barra de Santana - R$ 7.914,80
  8. Cubati - R$ 3.545,60
  9. Gurinhém - R$ 78.247,83
  10. São João do Rio do Peixe - R$ 31.446,83
  11. Monte Horebe - R$ 13.767,04
  12. Queimadas - R$ 16.596,35
  13. Rio Tinto - 37.499,61
  14. Igaracy - R$ 2.000,00
  15. Triunfo - R$ 107.786,26
  16. São José de Piranhas - R$ 152.366,04
  17. Cuitegi - R$ 14.550,94
  18. Sapé - R$ 473.159,87
  19. Boa Ventura - R$ 9.190,65
  20. Picuí - R$ 78.304,1
Postado Por: Soares

Sem resistência de bancadas, ALPB aprova medalha de honra ao mérito ao Senador Cássio Leia!

 
Após a Câmara de João Pessoa aprovar o título de cidadão pessoense ao senador Cássio Rodrigues da Cunha Lima (PSDB), agora é a vez da Assembleia Legislativa da Paraíba aprovar a entrega da medalha de honra ao mérito Senador Humberto Lucena ao tucano.

A propositura, de deputada estadual Léa Toscano, não sofreu resistência de nenhuma bancada no Poder Legislativo e foi aprovada por unanimidade.

Amedalha de honra ao mérito Senador Humberto Lucena é concedida a personalidades com relevantes serviços prestados a Paraíba.
Postado Por: Soares

Tribunal de Contas bloqueia contas de duas prefeituras e três câmaras municipais da Paraíba Leia!

TCE-PB

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), conselheiro Fábio Túlio Nogueira, determinou o bloqueio das contas bancárias de duas prefeituras e três Câmaras de municípios paraibanos na tarde desta segunda-feira (29). Com a decisão, as prefeituras de São José dos Ramos e Tavares, e também as Câmaras Municipais de Catolé do Rocha, Curral de Cima e Juazerinho, ficarão impedidas de movimentar os recursos dos municípios. 

O bloqueio foi determinado porque os prefeitos e os presidentes das Câmaras desses municípios não encaminharam as prestações de contas anuais, referente ao exercício de 2012 ao Tribunal. O prazo legal para a remessa ao TCE-PB era o dia 31 de março último.

Com a medida, as atuais gestões podem apenas realizar depósitos ou transferências para aplicação financeira que preserve o poder aquisitivo dos recursos, e somente podendo ser levantado dito bloqueio por autorização do Tribunal. As prefeituras e as Câmaras de Vereadores ficam impedidas de movimentar suas contas bancárias por meio de cheque ou qualquer outro documento hábil.
Postado Por: Soares

Ex governador defende Santiago na chapa de Vené e alerta RC sobre possível traição de prefeitos Leia!

com PB Agora

Aliado histórico do ex-governador José Maranhão demonstrou convicção ao afirmar que o ex-senador Wilson Santiago, atual presidente do PTB, estará inteiramente ligado ao projeto do PMDB. Ele defendeu o nome do uiraunense como candidato a senador na chapa encabeçada por Veneziano.

Eu acho que Wilson estará alinhado com o projeto Veneziano. Aqui ele sempre será um grande general. É um grande nome para disputar a vaga de senador conosco, salientou Paulino.

O ex-governador enumerou alguns motivos que distanciam Wilson Santiago de Ricardo Coutinho:
Lá, ele será tratado como soldado. 
Do lado de lá ele não tem espaço. A gente sente isso porque as lideranças ligadas ao governo não aceitam Wilson Santiago. Querem que ele seja apenas mais um apoio.

Sobre a adesão de prefeitos do PMDB à reeleição de Ricardo Coutinho, o líder político minimizou a importância desses anúncios: Ainda tem muita água para rolar, muitos prefeitos também me enganaram em 2002. Quantas fotos tirei com aqueles que na hora H votaram no candidato da oposição (Cássio).

Alertando o governador sobre possível traição que deverá sofrer, o ex-governador deixou um recado:
Existem prefeitos leais e esses, que tem coragem, vão estar verdadeiramente com o PMDB e com Veneziano; arrematou Paulino.
Postado Por: Soares

Socialista diz que Luciano Agra é um desconhecido que nasceu morto Leia!

com MaisPB

O vereador Zezinho do Botafogo (PSB) rebateu a declaração do vereador Bruno Farias (PPS) sobre uma suposta aliança de Luciano Agra (sem partido) com o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) em 2014. O socialista disse que não acreditar na aliança, afirmou que Agra é um desconhecido e garantiu que o governador Ricardo Coutinho seria reeleito mesmo sem o apoio de Cássio.

Cássio é parceiro de Ricardo, disse o vereador, afirmando que só a oposição é que prega o fim da aliança do ex-governador com o atual governador da Paraíba, porém disse que não está preocupado com a aliança de Cássio e Ricardo, segundo o vereador, a preocupação para este ano é administrativa.

Zezinho aproveitou para criticar o ex-prefeito de João pessoa, afirmando que a história de Ricardo é diferente de alguns que já nasceram mortos. Nesse time, tem gente que não teve nem a oportunidade de votar neles disparou o vereador, fazendo uma referência a Luciano Agra e Nonato Bandeira (PPS) que foram eleitos como vice-prefeito.

Usando termos futebolísticos, a exemplo de Bruno, Botafogo disse que o time escalado pelo filiado do PPS não entrará em campo. O vereador disse que Luciano Agra é um desconhecido que a Paraíba não sabe quem é. Sobre a perda de Cássio na composição de 2014, o vereador admitiu que seria prejudicial.
Postado Por: Soares

De olho em 2014: Depois de receber Vene, ex-prefeito Agra agora encontra com Cícero Lucena Leia!

PB Agora

Depois de receber a visita do ex-prefeito Veneziano Vital, do PMDB, agora o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, recebeu, na manhã desta segunda-feira (29), o senador Cícero Lucena (PSDB), retribuindo a visita que Agra lhe fez recentemente em seu gabinete, em Brasília.

Por mais de uma hora, os ex-prefeitos de João Pessoa conversaram sobre as respectivas gestões e os últimos avanços da Capital paraibana. "Foi uma boa troca de experiências, uma ótima conversa", avaliou o senador.

"Agradeço a visita do senador Cícero e sou testemunha de que ele buscou recursos para os projetos para a Capital e o nosso Estado", comentou Agra.

Em pauta, eles também discutiram os cenários políticos e as perspectiva para as eleições de 2014.

Agra é um possível pré-candidato ao Governo do Estado.
Postado Por: Soares

PF vai investigar contratos do Minha Casa, Minha Vida Leia!

 
A Polícia Federal vai investigar a contratação de obras no maior programa habitacional do governo Dilma, o Minha Casa, Minha Vida. 
 
O Ministério das Cidades divulgou nota anteontem informando que o pedido para a PF apurar fraudes foi feito ao ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), que determinou a "abertura do inquérito". 

Segundo reportagem publicada pelo jornal "O Globo", construtores subcontratados em municípios de até 50 mil habitantes afirmam pagar propina à uma empresa de ex-funcionários do Ministério das Cidades. A taxa teria inviabilizado o trabalho dos subcontratados, que deixaram as obras. 
Postado Por: Soares

STF pode reabrir processo e beneficiar mensaleiros Leia!

 
Os recursos que os condenados do mensalão devem apresentar nesta semana poderão levar o STF (Supremo Tribunal Federal) a rediscutir um dos temas mais controversos do julgamento realizado no ano passado. Vários dos 25 réus no processo foram condenados pelo crime de formação de quadrilha porque a maioria dos ministros do Supremo concluiu que eles se associaram para participar de um esquema criminoso. 
 
Mas essas condenações foram decididas com placar muito apertado, e em todos os casos os réus receberam quatro votos a favor da absolvição. A maioria dos ministros do Supremo entendeu que o grupo se uniu com um objetivo comum de comprar a fidelidade de parlamentares ao governo petista, formando, portanto, um grupo criminoso. 

Outros, porém, argumentaram que um grupo só pode ser considerado quadrilha se formado com o objetivo de viver do cometimento de crimes, em uma associação estável que pode envolver diferentes atividades -- como o bando de Lampião, segundo exemplo de uma ministra. 

Como a questão dividiu o plenário, os condenados poderão apresentar agora um recurso conhecido como embargo infringente, que, se for aceito, levará a um novo julgamento sobre esse ponto. Entre os que poderão ser beneficiados estão o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.
Postado Por: Soares

Ex-ministro Saulo Ramos morre aos 83 anos Leia!

 
O jurista, escritor e ex-ministro da Justiça Saulo Ramos morreu ontem aos 83 anos. Segundo amigos, ele tinha problemas cardíacos e fazia hemodiálise. Foi hospitalizado durante a semana, mas teve alta no sábado. Morreu em casa em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. 
 
Consultor-geral da República e ministro da Justiça do governo de José Sarney (1985-1990), José Saulo Pereira Ramos deu formato jurídico às inovações de vários economistas para os planos Cruzado 1 e Cruzado 2. 

Em 1992, atuou como advogado do Senado contra Fernando Collor de Mello no processo que garantiu a cassação dos direitos políticos do então presidente, que chegou a renunciar ao cargo para tentar evitar o impeachment. 

Na ditadura militar (1964-1985), Ramos defendeu políticos e intelectuais de esquerda processados pelo regime. Contou que, certa vez, chegou a furtar um processo da Justiça criminal para livrar um prefeito de Santos e seu chefe de gabinete. 
Postado Por: Soares

Dilma escala Temer para desmontar palanques de Eduardo Leia!

Vera Magalhães,

O vice-presidente MichelTemer está ativo na costura de apoios para a presidenta Dilma em 2014, depois de comandar a migração do empresário Júnior Batista, do grupo J&F, do PSB para o PMDB em Goiás, tenta desarticular outras alianças de Eduardo Campos.

''Na semana passada, Temer levou o governador André Pucinelli e o senador Valdemir Moka, ambos do PMDB do Mato Grosso do Sul, que estavam em tratativas adiantadas com Campos, para audiência com Dilma. A presidente mostrou disposição em atender os pleitos do Estado.'' 
Postado Por: Soares

Aécio em acordo com Eduardo para o 2º turno em 2014 Leia!

 
A defesa que Aécio Neves fez do mandato de cinco anos sem reeleição, de pronto subscrita por Eduardo Campos, é vista por petistas e peemedebistas como a senha para acordo entre os dois em eventual segundo turno contra Dilma.  

Como são políticos da mesma geração, Aécio e o governador de Pernambuco estariam, assim, demonstrando disposição de que, se um deles for eleito num pacto PSDB-PSB, cederá espaço ao outro em 2018. diz atmbém que, mesmo em namoro com a Força Sindical, Edduardo Campos não deve ir ao showmício da entidade no Dia do Trabalho.
Postado Por: Soares

Para Lula, Eduardo não retira mais sua candidatura Leia!

O Estado de S.Paulo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já considera difícil de ser revertido o lançamento da candidatura do presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, ao Palácio do Planalto em 2014. Em conversas com aliados, o líder do PT avaliou que o Eduardo aumentou ainda mais o tom das críticas ao Governo Federal na propaganda partidária da sigla, que foi ao ar na noite da última quinta-feira, o que o afasta ainda mais do projeto de reeleição de Dilma Rousseff em 2014.

Nos últimos dias, interlocutores de Eduardo Campos informaram ao líder do PT que o governador gostaria de se reunir com ele em maio, em São Paulo, para discutir o cenário eleitoral de 2014. Lula, no entanto, ainda considera cedo para ter essa conversa. Na avaliação dele, ela deve ocorrer apenas no segundo semestre, quando o cenário eleitoral estiver mais definido. Na opinião do petista, no cenário atual, seria muito arriscado para o socialista entrar numa disputa eleitoral, já que não haveria espaço na esquerda para mais uma candidatura presidencial.

Para viabilizar uma candidatura, Lula avalia que Eduardo terá de se aproximar da direita e, assim, abrir mão de bandeiras eleitorais do atual Governo Federal, como o combate à miséria e a ascensão à classe média. Campos disse em março à presidente Dilma Rousseff que o PSB decidirá pela candidatura própria apenas em 2014 e que, até lá, continuará na base aliada.

Postado Por: Soares

Reflexão do Editor Leia!

 

'Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde'. (Provérbios 12:18)
Postado Por: Soares

A charge do dia Leia!

 
Postado Por: Soares

Aliados cobram nova postura de Bezerra Coelho Leia!

Taísa Alencar

Após as críticas feitas pelo governador Eduardo Campos (PSB) ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT), as cobranças em cima do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), com relação a sua permanência no partido, aumentaram significativamente. As informações são de aliados do ministro.

Durante o último fim de semana, Bezerra Coelho visitou obras nos municípios de Lagoa Grande e Dormentes, no Sertão do São Francisco, e chegou a ser questionado pelas lideranças locais sobre a pressão que estaria sofrendo dentro do seu próprio partido. As especulações dos sertanejos reproduzem o que tem sido fomentado a nível nacional: acredita-se que a presidente Dilma acolheu o ministro e irá lança-lo candidato ao Governo do Estado.

Por onde andou, Bezerra Coelho ouviu comentários de que não será o candidato de Eduardo Campos na disputa pelo governo estadual em 2014. Questionado sobre os motivos que o levam a suportar a hostilidade dos aliados do governador, o ministro se manteve cauteloso. Abriu um sorriso, pediu calma e mudou de assunto.

Postado Por: Soares

Reeleição de Dilma traz Palocci de volta ao jogo político Leia!


O ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci vem recuperando aos poucos o papel de articulador político no PT. Palocci, que deixou o governo em 2011, em meio a denúncias de suposto enriquecimento ilícito, vem sendo consultado com frequência pela presidente Dilma Rousseff e pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na definição da estratégia que vai guiar a campanha de reeleição.

Palocci já esteve em pelo menos duas reuniões com Dilma e Lula para discutir a eleição do ano que vem. Em uma delas, estiveram presentes também nomes como o presidente do PT, Rui Falcão, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ambos envolvidos nas discussões sobre a campanha.

O ex-ministro também tem conversado reservadamente com a presidente. Além de trocar telefonemas com Dilma, ele se reúne ocasionalmente com ela na base aérea em São Paulo, entre embarques e desembarques da presidente na capital paulista.

De acordo com um petista com trânsito no Planalto, o pedido para que Palocci retomasse um assento na cúpula encarregada de debater a campanha partiu do ex-presidente Lula. Há no partido, entretanto, quem atribua a participação a uma suposta demanda do setor produtivo pela interlocução com o ex-ministro.

Depois de Lula, Palocci foi o principal articulador da campanha que elegeu Dilma, em 2010. O ex-ministro foi escolhido pelo então presidente para atuar como o principal pilar da estratégia eleitoral. Dali, se consolidou também como articulador político do novo governo e acabou assumindo o comando da Casa Civil.

Postado Por: Soares

Dilma não participará de comemorações do Dia do Trabalhador Leia!

Valor.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou nesta segunda-feira (29) que a presidente Dilma Rousseff (PT) “certamente” não vai participar das comemorações do Dia do Trabalhador.

Carvalho disse ainda que ainda não há definição do Governo Federal sobre a pauta de reivindicações apresentadas pelos sindicalistas a Dilma em março. Entre os pontos, está a redução da jornada de trabalho semanal de 44 para 40 horas, o fim do fator previdenciário e regulamentação do direito de greve.

“A presidenta recebeu as centrais, estamos olhando a pauta das centrais, mas ela não vai ao 1º de maio. Amanhã vamos ter uma definição sobre as posições do governo”, disse, após participar de um seminário do Senado sobre a relação entre o governo e organizações não-governamentais.

Na terça, Dilma faz um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão e deve anunciar novas medidas à população. Uma delas será o subsídio do Governo Federal à compra de eletrodomésticos pelos beneficiados do Minha Casa, Minha Vida.

Os detalhes do programa ainda estão sendo finalizados, mas a ideia é que o subsídio varie de acordo com a faixa de renda do comprador. A aquisição de fogão, geladeira e máquina de lavar roupas deve ser oferecida no momento em que o mutuário fizer o contrato de financiamento do imóvel, de tal forma que a casa será entregue já com os eletrodomésticos incluídos.

Postado Por: Soares

Dilma é vaiada por ruralistas durante ato em Campo Grande (MS) Leia!

 
A presidente Dilma Rousseff (PT) foi vaiada duas vezes por produtores rurais durante cerimônia de entrega de 300 ônibus escolares em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, na manhã desta segunda-feira (29). Ao ser anunciada no microfone, a presidente ouviu longas vaias, seguidas de palmas e gritos de "Dilma, Dilma" de apoiadores.

A segunda vaia ocorreu após o prefeito da capital, Alcides Bernal (PP), descrever Dilma como "a melhor presidenta". Antes de discursar, Dilma acenou para o público ao subir ao palco, enquanto era vaiada.

Os produtores rurais protestam contra demarcações de terras indígenas no Estado. Eles afirmam que cerca de 800 ruralistas estão presentes à cerimônia, que ocorre no Hipódromo de Campo Grande.

Além de entregar os ônibus do programa Caminho da Escola, Dilma recebeu o título de cidadã sul-mato-grossense.

Postado Por: Soares

Vereador Zezinho estuda licença e pode abrir vaga para Sandra Marrocos voltar à CMJP Leia!

MaisPB

Depois de passar mal em seu gabinete na última semana e ser socorrido para um hospital em João Pessoa, o vereador Zezinho do Botafogo (PSB)  estuda a possibilidade de tirar uma licença médica no próximos dias.

O parlamentar revelou que tem realizado vários exames médicos para diagnósticar sua enfermidade. Com suspeita de ulcera e o agravamento de dores em um Hernia de disco, zezinho já teria conversado com o presidente da Casa, Durval Ferreira (PP) a possibilidade de solicitrar a licença.

Zezinho disse ao MaisPB que tem que  dedicar parte do dia para o tratamento médico e que está tentando evitar a licença. Ele ainda não decidiu se vai solicitar 30 ou 120 dias de licença para tratamento de saúde.

Caso se licencie por mais de 120 dias, a ex-vereadora Sandra Marrocos (PSB) assume o mandato na CMJP e terá de deixar a presidência da Fundac.
Postado Por: Soares

Velório de Fernanda Ellen atrai multidão e causa comoção em familiares; crime chocou o país Leia!

com PB Agora

O velório da estudante Fernanda Ellen, 11, assassinada brutalmente pelo vizinho, em João Pessoa, atraiu uma multidão, na tarde desta segunda-feira e causou uma grande comoção popular. O corpo da adolescente será enterrado em um cemitério localizado no bairro do José Américo.

Segundo um tio da menina, Wellington Oliveira, o velório não deve durar mais do que duas horas por conta do estado em que se encontra. Mesmo assim, a família programou um culto, que será presidido por um pastor da Igreja Presbiteriana, com homenagens dos parentes à menina.

Wellington reafirma que este não era o desfecho que a família esperava para o caso desde que Fernanda sumiu, no dia 7 de janeiro, mas que agora é tempo de dar um ponto final à história e esperar que a justiça seja feita, se referindo a Jefferson Luís Oliveira Soares, de 25 anos, que confessou ter matado a menina.
O corpo foi encontrado enterrado no quintal do suspeito no último dia 8 e o resultado do exame de antropologia forense, divulgado no dia 14, confirmou que era mesmo de Fernanda.

Outros exames, como o de DNA, ainda precisavam ser realizados, mas neste sábado (27), o diretor do Instituto de Polícia Científica (IPC), Humberto Pontes, confirmou que o corpo será liberado na manhã desta segunda-feira (29).

O suspeito confessou a morte de Fernanda Ellen e disse que a matou com o objetivo de conseguir dinheiro para comprar drogas. Jefferson está preso no Complexo Penitenciário Romeu Abrantes, o PB1, para onde foi transferido após ter sido levado para a Penitenciária Flósculo da Nóbrega, o Roger.
Postado Por: Soares

Senado trabalha pela elegibilidade de Cássio, revela deputado paraibano Leia!

Roberto Targino

O deputado estadual José Aldemir Meireles (PEN) declarou nesta segunda-feira (29) que existe uma movimentação dentro do Senado Federal para viabilizar a candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) ao Governo do Estado, caso o tucano seja considerado inelegível para as eleições 2014.

Esta se trabalhando esse instrumento para garantir essa elegibilidade; no congresso, dentro do Senado da República, afirmou o parlamentar durante entrevista ao Correio Debate, da 98 FM.

Além da articulação buscar garantir sua possibilidade de disputar o pleito em 2014, Aldemir Meireles afirma acreditar piamente que o Cássio terá legibilidade, já que existe uma tese jurídica bastante plausível.

A ilegibilidade de Cássio iria até 30 de setembro (data da condenção). Portanto, no dia cinco de outubro ele estará elegível, podendo ser candidato, afirmou.
Postado Por: Soares

Cachoeira, preso por dirigir embriagado paga fiança e sai Leia!


Portal Mais Goiás
O empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, foi preso na madrugada deste domingo (28/4) após sair de um show em Anápolis(GO). A prisão aconteceu em uma blitz da Lei Seca realizada Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-060.
Após deixar um show sertanejo na cidade de Anápolis, Carlinhos Cachoeira foi flagrado dirigindo sob o efeito de álcool. Cachoeira estava acompanhado da esposa, Andressa Mendonça e de um casal de amigos. 
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Carlinhos Cachoeira estava visivelmente embriagado e se negou a fazer o teste do bafômetro. O empresário foi encaminhado para o 6º DP de Anápolis onde foi autuado em flagrante. Ele pagou uma fiança de R$ 22 mil reais e foi liberado por volta das 6h. 
Postado Por: Soares

1º de Maio quente para Dilma: Centrais vão incendiar Leia!


Vera Magalhães

Em resposta do governo sobre a pauta de 12 itens encaminhada a Dilma Rousseff ao final da marcha de março, as principais centrais sindicais transformarão o 1º de Maio em palanques hostis à presidente. 

Além da Força Sindical, que franqueará seu showmício a presidenciáveis da oposição e proporá reajustes salariais trimestrais contra a inflação, a CUT, até agora alinhada ao Planalto, ameaça mudar o tom, discutindo calendário de paralisações a partir do Dia do Trabalho. 

Segundo a colinista, cientes dos entraves conjunturais para a redução de jornada e o fim do fator previdenciário, sindicalistas afirmam que a presidente sinalizara que agiria para deter a alta rotatividade no mercado de trabalho, o que contemplaria o pleito de ratificação da Convenção 158 da OIT.

''Diante do impasse, Lula avisou que não irá ao ato promovido pela entidade. Dilma enviará os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e Manoel Dias (Trabalho) aos dois eventos. Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB) devem comparecer à festa da Força.''
Postado Por: Soares

Compensa: Ela assessora projetos bilionários de multis Leia!


O Globo

Pouco mais de dois anos e meio após ser demitida da Casa Civil em meio a denúncias de tráfico de influência, a ex-ministra Erenice Guerra (foto ao lado) tem defendido interesses de grandes multinacionais que buscam conquistar negócios junto ao governo federal, inclusive em obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). 

O escritório Guerra Advogados, do qual é sócia, está representando empresas do setor de energia.

Erenice era consultora jurídica do Ministério de Minas e Energia quando a presidente Dilma Rousseff era titular da pasta. Ex-braço-direito de Dilma, de quem foi secretária-executiva na Casa Civil no governo Lula, Erenice assumiu o comando da pasta quando a petista saiu para disputar a Presidência em 2010.
Postado Por: Soares

No picadeiro Leia!


Folha de S.Paulo

A 'crise' entre o Supremo Tribunal Federal e o Congresso não está longe de um espetáculo de circo, daqueles movidos pelos tombos patéticos e tapas barulhentos encenados por Piolim e Carequinha. É nesse reino que está a 'crise', na qual quase nada é verdadeiro, embora tudo produza um efeito enorme na grande arquibancada chamada país.

Não é verdade, como está propalado, que o Congresso, e nem mesmo uma qualquer de suas comissões, haja aprovado projeto que submete decisões do Supremo ao Legislativo. 

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara nem sequer discutiu o teor do projeto que propõe a apreciação de determinadas decisões do STF pelo Congresso. 

A CCJ apenas examinou, como é de sua função, a chamada admissibilidade do projeto, ou seja, se é admissível que seja discutido em comissões e eventualmente levado a plenário. A CCJ considerou que sim. E nenhum outro passo o projeto deu.

Daí a dizer dos parlamentares que 'eles rasgaram a Constituição', como fez o ministro do STF Gilmar Mendes, vai uma distância só equiparável à sua afirmação de que o Brasil estava sob 'estado policial', quando, no governo Lula, o mesmo ministro denunciou a existência de gravação do seu telefone, jamais exibida ou comprovada pelo próprio ou pela investigação policial.

De autoria do deputado do PT piauiense Nazareno Fonteles, o projeto, de fato polêmico, não propõe que as decisões do STF sejam submetidas ao Congresso, como está propalado. Isso só aconteceria, é o que propõe, se uma emenda constitucional aprovada no Congresso fosse declarada inconstitucional no STF. Se ao menos 60% dos parlamentares rejeitassem a opinião do STF, a discordância seria submetida à consulta popular. A deliberação do STF prevaleceria, mesmo sem consulta, caso o Congresso não a apreciasse em 90 dias.

Um complemento do projeto propõe que as 'súmulas vinculantes' -decisões a serem repetidas por todos os juízes, sejam quais forem os fundamentos que tenham ocasionalmente para sentenciar de outro modo- só poderiam ser impostas com votos de nove dos onze ministros do STF (hoje basta a maioria simples). Em seguida a súmula, que equivale a lei embora não o seja, iria à apreciação do Congresso, para ajustar, ou não, sua natureza.

O projeto propalado como obstáculo à criação de novos partidos, aprovado na Câmara, não é obstáculo. Não impede a criação de partido algum. Propõe, isso sim, que a divisão do dinheiro do Fundo Partidário siga a proporção das bancadas constituídas pela vontade do eleitorado, e não pelas mudanças posteriores de parlamentares, dos partidos que os elegeram para os de novas e raramente legítimas conveniências. Assim também para a divisão do horário eleitoral pago com dinheiro público.

A pedido do PSB presidido pelo pré-candidato Eduardo Campos, Gilmar Mendes concedeu medida limitar que sustou a tramitação do projeto no Congresso, até que o plenário do STF dê a sua decisão a respeito. Se as Casas do Congresso votassem, em urgência urgentíssima, medida interrompendo o andamento de um processo no Supremo Tribunal federal, não seria interferência indevida? Violação do preceito constitucional de independência dos Poderes entre si? Transgressão ao Estado de Direito, ao regime democrático? E quando o Supremo faz a interferência, o que é?

Ao STF compete reconhecer ou negar, se solicitado, a adequação de aprovações do Congresso e de sanções da Presidência da República à Constituição. Outra coisa, seu oposto mesmo, é impedir a tramitação regimental e legal de um projeto no Legislativo, tal como seria fazê-lo na tramitação de um projeto entre partes do Executivo.

O ato intervencionista e cogerador da 'crise', atribuído ao STF, é de Gilmar Mendes -e este é o lado lógico e nada surpreendente do ato. Mas o pedido, para intervenção contra competência legítima do Congresso, foi de um partido do próprio Congresso, o PSB, com a aliança do PSDB do pré-candidato Aécio Neves e, ainda, dos recém-amaziados PPS-PMN.
Com o Congresso e o STF, a Constituição está na lona.
Postado Por: Soares

Na TV, Dilma copia Eduardo: ''É possível fazer mais'' Leia!

Folha de S.Paulo

Com o objetivo de neutralizar o discurso do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), a presidente Dilma Rousseff decidiu adotar na TV o slogan 'é possível fazer mais'.
A frase pronunciada por Dilma é praticamente a mesma repetida nos últimos meses por Campos, possível adversário da petista na corrida ao Palácio do Planalto em 2014.

Desde ontem, o PT começou a veicular quatro propagandas de 30 segundos nos intervalos comerciais das TVs

Os filmes serão transmitidos ainda no dia 30 deste mês e nos dias 2 e 4 de maio. Ao todo, serão 40 inserções na programação nacional de todas as emissoras.

O 'é possível fazer mais' foi repetido por Eduardo Campos -- pelo menos oficialmente ainda é aliado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma -- no programa de TV nacional do PSB veiculado na quinta-feira. O slogan tenta transmitir a ideia de que o Brasil está indo bem, mas há como melhorar.

No caso de Dilma, ela aparece interagindo com Lula em um dos comerciais petistas. 'Os brasileiros já aprenderam', diz o ex-presidente, 'que é possível ter sempre mais', completa ela.
Mais adiante, após o comercial mencionar que os brasileiros já têm 'geladeira, a casinha, o carro' e 'o curso médio, a universidade, depois, o doutorado no exterior', Dilma diz na tela: 'É possível fazer cada vez mais'.

A única nuança entre o slogan de Campos e o de Dilma é que ela inclui um 'cada vez' na sua frase. É uma estratégia do marqueteiro João Santana, contratado pelo PT para fazer o lote de comerciais.

A lógica de Santana é que o discurso de Campos tem alguma eficácia, ao se mostrar como algo novo e que pode avançar sobre conquistas do país. Era assim que o PT se apresentava no passado.

A tática do marqueteiro indica que o PT, para continuar no poder, terá de penetrar no imaginário do eleitor como o partido mais habilitado a fazer 'cada vez mais'.

Há também a presença marcante de Lula nos quatro comerciais, até porque os filmes são para celebrar os dez anos do PT no comando do governo federal, completados em janeiro.
Nota-se a tentativa do marqueteiro de buscar alguma linguagem diferente da tradicional. Evita usar só as caras de políticos na tela da TV.

Em um filme, imagens de Lula e de Dilma se projetam sobre corpos despidos. Os dois dizem: 'Nosso Brasil vai ser cada vez mais o Brasil de todos os brasileiros'.

Num outro comercial é usada uma técnica de computação gráfica conhecida como 'morphing'. O recurso permite sobrepor imagens de várias pessoas enquanto suas faces vão se fundindo na tela, com naturalidade.

O comercial com pegada mais eleitoral mostra pessoas correndo e saltando 'obstáculos' cenográficos: palavras como 'atraso', 'miséria' e 'discriminação'. Dilma Rousseff é apresentada como a presidente que 'ampliou o Bolsa Família' e está 'moralizando o setor público'.

Ao final, aparecem pessoas com bandeiras do Brasil e do PT enquanto o locutor diz: 'O governo Dilma prepara o segundo grande salto brasileiro. O salto mais definitivo da nossa história'. Fica subentendido que a referência é à possível campanha de reeleição de Dilma, em 2014.
Postado Por: Soares

PT pressiona Dilma a romper com Eduardo Campos Leia!


Folha de S.Paulo

Integrantes da cúpula do PT estão pressionando Dilma Rousseff a declarar seu divórcio do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que ameaça romper com o governo para desafiá-la nas eleições de 2014.

O objetivo é afastar o que os petistas veem como um aliado ambíguo, que critica o governo publicamente sem abrir mão dos cargos na administração federal.

No PT, os que defendem o expurgo de Campos e seus aliados argumentam que assim teriam maior liberdade para tratá-lo como adversário e revidar seus ataques.

ENTREGUE OS CARGOS 

Além disso, os petistas querem os cargos que ele controla na máquina para contemplar outros partidos comprometidos com o apoio à reeleição de Dilma.

O PSB controla o Ministério da Integração Nacional, a Secretaria de Portos e a Chesf, uma das maiores estatais do setor elétrico.

O PP, que apoia Dilma e tem o Ministério das Cidades, já deixou claro que gostaria de assumir também a Integração Nacional, hoje nas mãos de Fernando Bezerra, indicado por Campos.

Bezerra defende a reeleição de Dilma. Políticos de Pernambuco apostam que ele trocará o PSB pelo PT para disputar o governo do Estado com o apoio da presidente. Ele nega que esteja de mudança de partido.
Postado Por: Soares

Lula e Dilma não querem transformar Eduardo em vítima Leia!


Folha de S.Paulo 

A presidente Dilma não respondeu a nenhuma das críticas que o governador  Eduardo Campos fez contra sua gestão, embora as tenha considerado acima do tom. A presidente hesita em ceder às pressões do PT porque teme transformar Campos em vítima. 


O ex-presidente Lula concorda. No início de abril, num encontro reservado com Dilma, Lula disse que Eduardo ainda pode desistir de concorrer à Presidência. Exatamente por isso, Lula tem adiado um encontro com o governador. Quer lhe dar tempo para rever seu projeto.

Enquanto isso, o governador pernambucano continua mandando suas indiretas contra o governo de Dilma. Na semana passada, ele usou o programa de TV do PSB para dizer que o partido pode fazer o Brasil avançar mais. 
Postado Por: Soares
«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top