topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

Reflexão do Editor Leia!!


'O resgate da vida de cada um são as suas riquezas, mas o pobre não ouve ameaças'. (Provérbios 13:8)

TSE lança site e logomarca da Justiça Eleitoral Leia!

TSE

A nova página de internet do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entrará no ar na próxima segunda-feira (30) com um novo layout e com mais funcionalidade aos usuários. No centro da pagina haverá um espaço dedicado às notícias, com destaque para as três principais do dia.

Os vídeos também ganharão espaço ao lado direito da página e as outras notícias de destaque ficarão abaixo do box principal para serem visualizadas com mais rapidez. Ao abrir a página de notícias será possível acessar aquelas publicadas em anos anteriores, o que facilita as pesquisas por parte de advogados, jornalistas e eleitores.

De acordo com a coordenadora da Seção de Editoração e Publicações (Sedip) do TSE, Patrícia Serra, o eleitor será beneficiado com o fato de ter notícias muito mais visuais com imagens na página inicial e, ao lado disso, também as notícias por vídeos e os serviços disponíveis na página inicial.

Serviços ao Eleitor

No canto superior esquerdo está a opção “Serviços ao Eleitor”, onde será possível obter, por exemplo, a certidão de quitação eleitoral. Logo abaixo o conteúdo é para os advogados que atuam na Justiça Eleitoral e que utilizam os chamados serviços judiciais como o acompanhamento processual.

A reformulação do portal foi um pedido da presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha. Além dessas mudanças, a ministra Cármen Lúcia solicitou destaque para o Voto Limpo, pois desde que assumiu a Presidência da Corte, ela tem ressaltado a importância da escolha consciente dos candidatos por parte dos eleitores. Para ter mais informações sobre o tema, o usuário poderá acessar o link que estará disponível na parte superior da página.

Com essas mudanças, o portal servirá de modelo para a padronização e integração dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais. A ideia é criar uma identidade única para os sites da Justiça Eleitoral e as informações que vão abastecer o portal do TSE poderão ser reutilizadas por qualquer TRE.

Logomarca

Também será lançada na segunda-feira a logomarca da Justiça Eleitoral. De acordo com a secretária da SGI (Secretaria da Gestão da Informação), Daniela Tamanini, a logomarca representa a interação entre o cidadão e a urna eletrônica, que é um produto genuinamente brasileiro. Por essa razão, a opção foi utilizar a bandeira nacional como pano de fundo da criação da marca.

O círculo azul celeste com as 27 estrelas brancas representa as 26 Unidades da Federação e o Distrito Federal, que simbolizam o eleitor brasileiro. A cor verde na logomarca simboliza a urna eletrônica e a cor amarela representa a integração entre o cidadão e a urna eletrônica por meio da atuação do TSE. A nova logomarca também estará estampada no portal do TSE e será adotada por todos os tribunais regionais.
Postado Por: Soares

Bananeiras: Governador RC visita projeto de piscicultura Leia!

Secom-PB

O governador Ricardo Vieira Coutinho visita neste domingo (29), às 10h, o Projeto Empreender Piscicultura, na comunidade Lagoa do Mathias, no distrito de Roma, município de Bananeiras.

O projeto integra um empreendimento conjunto com a participação de duas associações de produtores, a Prefeitura e o Governo do Estado. São três atividades produtivas distintas – piscicultura, bananicultura e fabricação de doces e a hortifruticultura –, porém interligadas pela estratégia operacional do Empreender de manter um gestor executivo na responsabilidade de coordenar as atividades e manter um sistema de gestão. O projeto beneficia diretamente 65 famílias no município de Bananeiras.
Postado Por: Soares

Festa das Neves 2012: Terá Wanderléia, Zeca Baleiro e Jerry Adriani Leia!

Secom-JP

Nomes como Zeca Baleiro, Wanderléia, Jerry Adriani, Odair José e Renato e Seus Blue Caps se apresentam no Ponto de Cem Réis durante a Festa das Neves 2012, que acontece de 1º a 5 de agosto.

A programação foi anunciada na manhã desta sexta-feira (27), durante coletiva concedida à imprensa pela direção da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). O homenageado desta edição é o cantor e compositor paraibano Genival Macedo (1821-2008), autor da música “Sublime Torrão”, conhecida popularmente como o “Hino da Paraíba”.

Durante o anúncio, o diretor executivo da Funjope, Lúcio Vilar, ressaltou que a intenção é resgatar o clima de décadas atrás. “O poder público tem a responsabilidade de resgatar a tradição da festa. Existia antes um espaço mais profano chamado ‘Bagaceira’, onde se reuniam artistas, intelectuais, políticos e outras pessoas que preferiam ficar mais reservados da agitação da festa. Então, este ano vamos tentar resgatar um pouco disso. Nesse espaço teremos barracas com comidas típicas e programação artística”, disse. Sobre o perfil da programação cultural, Lúcio comentou que o objetivo é incluir atrações de diferentes gerações culturais.

“As programação vai mesclar estilos, com uma cara mais popular, porque estamos falando de uma festa popular. Daí a idéia de inserir grupos e artistas de várias gerações”, argumentou. Três espaços de apresentações culturais – No Ponto de Cem Réis, será instalado um palco para os shows das atrações locais e nacionais, a partir das 21h. Na mesma praça, porém do lado da Rua Duque de Caxias, ficará um tablado. No local, por volta das 18h, começam a se apresentar os grupos da cultura popular, durante a segunda edição do projeto ‘Brincantes Brasileiros na Paraíba’.

Além dos shows do Ponto de Cem Réis, uma das novidades para a versão 2012 da Festa das Neves é a criação de um espaço alternativo, na Praça Rio Branco. O local será chamado de “Bagaceira”, resgatando assim uma tradição na festa. Nele ficarão barracas de comidas típicas nordestinas e de bebidas. Assim, as pessoas poderão curtir uma programação musical que inclui cultura popular e diferentes estilos, com atrações em dois horários, ao meio-dia e após as 19h30. No dia 5 de agosto, quando a cidade comemora 427 anos de fundação, acontecerá um desfile de carros antigos.

A concentração está programada para as 11h, no Parque Solon de Lucena. Depois, os veículos seguirão em direção ao Altiplano, passando pela Estação Cabo Branco e pela orla da Capital. À noite, também no dia do aniversário da cidade, a Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa (CCJP) vai executar, no palco do Ponto de Cem Réis, o “Concerto Para a Cidade”. No repertório, serão incluídas músicas do homenageado da festa – o compositor paraibano, já falecido, Genival Macêdo – entre as quais, “Sublime Torrão”. Augusto das Letras – Ainda durante a coletiva, o coordenador da Divisão de Literatura da Funjope, jornalista Carlos Aranha, chegou a adiantar alguns detalhes de outro evento, desta vez ligado à área literária, que faz parte do calendário fixo da Funjope e também acontece em agosto. Segundo Aranha, o ‘Agosto das Letras’ este ano será chamado de ‘Augusto das Letras’, em alusão ao poeta Augusto dos Anjos, cujo livro “Eu” completou 100 anos em 2012.

Também de acordo com Aranha, a programação do ‘Augusto das Letras’, que acontece de 24 a 31 de agosto, vai incluir dança, shows musicais, recitais com Oliveira de Panelas, além de debates com especialistas em Augusto dos Anjos. Nomes como Carlos Heitor Conny e Bráulio Tavares já estão confirmados. Confira abaixo a programação completa da Festa das Neves 2012: 01/08 (quarta-feira) Local: Palco de shows (Ponto de Cem Réis) 21h – shows de Paulo Vinícius e Odair José Local: Tablado do ‘Brincantes Brasileiros na Paraíba’ (Ponto de Cem Réis) 18h – inicio das apresentações da cultura popular Local: Tablado da Praça Rio Branco 12h – Cultura popular 21h – programação musical 02/08 (quinta-feira) Local: Palco de shows (Ponto de Cem Réis) 21h – shows de Totonho e Zeca Baleiro Local: Tablado do ‘Brincantes Brasileiros na Paraíba’ (Ponto de Cem Réis) 18h – cultura popular Local: Tablado da Praça Rio Branco 12h – cultura popular 21h – programação musical 03/08 (sexta-feira) Local: Palco de shows (Ponto de Cem Réis) 21h – shows de Mamma Jazz e Wanderléia Local: Tablado do ‘Brincantes Brasileiros na Paraíba’ (Ponto de Cem Réis) 18h – cultura popular Local: Tablado da Praça Rio Branco 12h – cultura popular 21h – programação musical 04/08 (sábado) Local: Palco de shows (Ponto de Cem Réis) 21h – shows de Luzinete e Renato e Seus Blue Caps Local: Tablado do ‘Brincantes Brasileiros na Paraíba’ (Ponto de Cem Réis) 18h – cultura popular Local: Tablado da Praça Rio Branco 19h30 – programação musical 05/08 (domingo) Local: Palco de shows (Ponto de Cem Réis) 20h – Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa (OCCJP); shows da Banda Omelete e Jerry Adriani Local: Tablado do ‘Brincantes Brasileiros na Paraíba’ (Ponto de Cem Réis) 18h – cultura popular Local: Tablado da Praça Rio Branco 19h30 – programação musical.
Postado Por: Soares

Deusdete Queiroga diz que não chamou Gervásio e Vituriano de ‘desonestos’ Leia!

com assessoria

O presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, utilizou as redes sociais para negar que tenha chamado durante entrevista a uma emissora de rádio de João Pessoa os deputados Gervásio Maia Filho e Vituriano de Abreu de desonestos, conforme chegou a ser disseminando por alguns veículos de comunicação.

Através de sua conta no microblog Twitter, Deusdete, que já foi deputado estadual pela Paraíba, se reportou ao assunto. “Não é verdade que eu tenha acusado de desonestidade qualquer deputado. Esse tipo de fala não condiz com o meu caráter. Apenas disse que considero desonesta a forma como vem sendo tratada, por alguns setores da oposição, a questão do empréstimo da Cagepa, buscando confundir a opinião pública, ao tentarem distorcer os dados apresentados pela Cagepa e ao afirmarem que eu estou mentindo”, explicou o presidente da Cagepa.

“Eu não tenho porque mentir, e mesmo que quisesse não podia, pois a Cagepa é uma empresa pública e todos os seus dados financeiros/contábeis são obrigatoriamente publicados e fiscalizados pelo TCE e por toda a sociedade”, acrescentou Deusdete Queiroga.

O presidente da Cagepa aproveitou para desmentir a informação de que tenha também chamou o prefeito Luciano Agra de desonesto. “Quanto ao prefeito Luciano Agra, na minha entrevista, eu falei apenas que houve um equívoco da parte dele, pois o documento que ele assinou não era aval para empréstimo da Cagepa e sim de um Termo de Compromisso entre PMJP e Cagepa, que trata do Plano Municipal de Saneamento de João Pessoa, e que isso é necessário para que recursos do PAC possam ser recebidos pelo Estado para investimento em obras de saneamento na cidade de João Pessoa”, enfatizou.

Deusdete, por fim, lamentou a postura de alguns “setores da imprensa”, que segundo ele, vêm tentando politizar a grave situação financeira pela qual passa a Cagepa. “Lamentavelmente, alguns setores da imprensa jogam ainda mais lenha na fogueira, quando tratamos de um assunto tão importante para o futuro da nossa Cagepa. Realmente lamentável. Boa noite!”
Postado Por: Soares

Governo da Paraíba convoca mais 133 agentes penitenciários Leia!

Secom-PB

O Governo do Estado da Paraíba convocou mais 133 candidatos classificados no último concurso público para agente penitenciário da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap).

A convocação foi publicada na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (27). Eles vão compor as turmas da quarta etapa do Curso de Formação para Agente Penitenciário.

Os convocados deverão comparecer ao Centro Administrativo Estadual, no Bloco III, 3º andar, situado na Av. João da Mata, s/nº, Jaguaribe, João Pessoa, no prazo de até 30 dias a partir da publicação do ato de nomeação no Diário Oficial do Estado, munidos da documentação exigida para investidura no cargo.

O Curso de Formação para Agente Penitenciário vai ser realizado ainda este ano, na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), no bairro de Mangabeira. Entre as disciplinas cursadas pelos alunos estão: Administração Penitenciária; Saúde e Qualidade de Vida; Segurança e Disciplina; Relações Humanas e Reinserção Social; e Atividades Práticas.
Postado Por: Soares

Jampa Digital volta a funcionar em pontos de João Pessoa Leias!

Assessoria

Depois da orla, no trecho entre o Hotel Tambaú e o Busto de Tamandaré, a Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Arte e o Ponto de Cem Reis, no Centro de João Pessoa, a internet gratuita também já pode ser acessada em oito praças da zona sul na capital paraibana.

A Ideia Digital, empresa contratada pela Prefeitura para a execução do Projeto, concluiu a instalação de links (Hot Spots) nas Praças Coqueiral (Mangabeira), Soares Madruga (Valentina), Bela (Funcionário II), Pascoal Carrilho (Geisel), Da Amizade (Rangel), Mangueira (Alto do Mateus), Da Paz (Bancários), Cristo Redentor (Cristo Redentor) e Castelo Branco (Castelo Branco).

A oferta do serviço gratuito de internet sem fio em praças públicas da cidade faz parte do projeto Jampa Digital, desenvolvido pela Prefeitura de João Pessoa, com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia.

O projeto prevê, inicialmente, que dez logradouros públicos sejam contemplados. Nestes locais, utilizando qualquer dispositivo com capacidade para internet móvel (Wi-Fi), o usuário poderá ter acesso livre e ilimitado à rede mundial de computadores com velocidade de 300 kilobits (kbps). “Para acessar basta o usuário possuir um computador portátil (notebook ou laptop), celulares ou smartphones com tecnologia de conexão WI FI (Sem fio), ir até a praça de sua preferência e navegar à vontade”, afirma Rafael de Santana Carvalho, supervisor de telecomunicações da Ideia Digital. O serviço pode ser acessado num raio de até 400 metros a partir do ponto de disponibilidade do sinal.

De acordo com Rafael Carvalho, a oferta de acesso gratuito em logradouros públicos segue a orientação da Prefeitura de João Pessoa de promover a inclusão digital, oferecendo à população a oportunidade de dispor do serviço de internet de forma rápida e gratuita. Dos 10 pontos nas praças, apenas dois ainda não estão 100% finalizados.

Segundo Rafael, esse pontos serão concluídos ainda este mês. “Esses dois pontos serão concluídos até o final de julho, prazo necessário para instalação dos equipamentos além da implantação da Estação Rádio Base do Bairro da Torre, necessária ao funcionamento da rede”, disse o supervisor de telecomunicações da Ideia Digital.

Haverá ainda pontos de acesso no Paço Municipal (Centro), Lauro Wanderlay (Oitizeiro), Cristo Redentor (Cristo Redentor), Castelo Branco (Castelo Branco) e CAM (Água Fria). O projeto Jampa Digital contempla ainda a interligação de 260 unidades assinantes, compostas por escolas públicas municipais, postos de saúde, unidades administrativas, estações digitais, dentre outros órgãos da Prefeitura da capital.

O que é o Jampa Digital -
O projeto “Jampa Digital” se constitui no acesso à Internet sem fio, através de banda larga gratuita, em um trecho da orla da capital paraibana, em 10 praças públicas da cidade e em mais 260 pontos distribuídos entre escolas, postos de saúde e unidades administrativas da Prefeitura. O projeto contempla ainda a instalação de 36 câmeras de monitoramento que serão operadas em parceria pela Superintendência de Mobilidade Urbana - Semob, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano - Sedurb e Guarda Municipal de João Pessoa.

Postado Por: Soares

Irmão de Demóstenes será investigado Leia!

Radar Online

Chegou à Procuradoria-Geral da República o relatório da Polícia Federal que traz indícios da participação do procurador-geral de Justiça de Goiás, Benedito Torres, nos negócios de seu irmão, Demóstenes, e do bicheiro Carlinhos Cachoeira.

O caso, que já era investigado disciplinarmente no âmbito do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), vai agora ganhar contornos criminais.

No relatório enviado, a PF pede que a Procuradoria faça as “diligências que entender cabíveis” para apurar se Benedito usou o cargo de chefe do Ministério Público de Goiás para perseguir adversários do bicheiro e ajudar aliados.

Postado Por; Soares

Minha Casa Minha Vida é aposta dos governistas Leia!

Poder Online

Na campanha eleitoral de 2006, a grande estrela foi o programa Bolsa Família

Teve uma importância tão grande que a crise do Mensalão só conseguiu mudar o voto das elites. Em 2006 não ocorreu o chamado “Efeito pedra no lago” das eleições anteriores, segundo o qual o voto dos formadores de opinião acaba se alastrando pelas camadas mais pobres da população.

E o ex-presidente Lula se reelegeu.

Agora, nas eleições deste ano, governistas do País inteiro estão apostando na força do programa “Minha Casa, Minha Vida”, que já resultou na contratação de cerca de 1,8 milhão de casas e apartamentos para famílias de renda baixa e média.

Postado Por: Soares

The Economist faz matéria com o mensalão Leia!


A revista britânica "The Economist "diz, em sua edição desta semana, que o julgamento do escândalo do mensalão é um sinal de que o Brasil está fazendo avanços na luta contra sua "cultura de impunidade dos poderosos", segundo a BBC Brasil.

O STF (Supremo Tribunal Federal) começará a julgar o caso no dia 2 de agosto. "Que o caso do 'mensalão' tenha pelo menos chegado ao tribunal é um progresso: a prisão de políticos corruptos (no Brasil) pode ainda ser improvável, mas não é mais impensável", afirma a Economist.

Citando o retorno de Fernando Collor ao Senado após o impeachment de 1992 e a eleição de Paulo Maluf para o Congresso, a matéria, intitulada "Justiça Atrasada", ressalta que uma má reputação nunca foi impedimento para que políticos desonestos continuassem a avançar em suas carreiras no Brasil.
Segundo a Economist "uma maior transparência sobre os gastos públicos" está dificultando o roubo de recursos do tesouro" no Brasil.

Postado Por: Soares

Força-tarefa combate fraudes no seguro desemprego Leia!

Camarotti

O Governo decidiu montar uma força-tarefa para combater fraudes na concessão do seguro desemprego. A expectativa é que, só neste ano, o valor pago pelo Governo para trabalhadores desempregados chegue a 28 bilhões de reais.

Para evitar fraudes, será desenvolvida uma campanha de duas frentes: uma na fiscalização e outra na comunicação. Para o ministro do Trabalho, Brizola Neto, a grande rotatividade em alguns setores tem estimulado fraudes na concessão do seguro.

No setor da construção civil, por exemplo, de cada 100 trabalhadores, 93 não completam um ano com carteira assinada. Isso estimula muito a solicitação do seguro desemprego por parte dos trabalhadores. Também há grande rotatividade no setor bancário.

O Ministério do Trabalho vai fiscalizar casos em que trabalhadores continuam recebendo o seguro, mesmo depois que conseguem um novo emprego.

Postado Por: Soares

Superlotação no julgamento do mensalão preocupa ministro Leia!

Poder Online
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, está avaliando como fará para comportar todo o público que acompanhará o julgamento do mensalão, a partir da semana que vem.

O plenário da corte tem 240 cadeiras fixas. Cada um dos 37 reus poderá acompanhar o julgamento. Os advogados também poderão levar um auxiliar cada. Para a imprensa foram reservadas 57 cadeiras.

Centenas de entidades que solicitaram credenciamento já tiveram seus pedidos rejeitados e, portanto, só poderão ocupar os assentos que sobrarem.

Postado Por: Soares

Carteira de Identidade Estudantil 2012 entra em vigor na próxima quarta-feira Leia!

Assessoria

Os estudantes que ainda não receberam suas Carteiras de Identidade Estudantil 2012 devem se apressar e resgatar seus documentos na sede do Conselho Municipal de Carteiras (CMC), localizado na Rua Treze de Maio, 84, no Centro de João Pessoa.

Isto porque a partir da próxima quarta-feira, 1º de agosto, só terão acesso à meia entrada em eventos culturais e ao desconto de 50% na compra de passagens de ônibus em João Pessoa quem apresentar a carteira estudantil edição 2012, que entra em vigor na referida data.

Segundo o Coordenador Administrativo do CMC, Francisco Andrade, para receber a nova carteira o estudante deve apresentar apenas o comprovante de pagamento referente à solicitação do documento. Até o momento, Francisco estima que mais de 71 mil carteiras já foram entregues a alunos secundaristas de todo o município de João Pessoa.

Uma emenda do deputado estadual João Gonçalves estabeleceu o retorno da exigência da Carteira Estudantil no estado da Paraíba. A lei Nº 9.811, promulgada recentemente pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo, alterou o dispositivo anterior de dispensabilidade e voltou a tornar obrigatória a apresentação da carteira estudantil para fins dos benefícios da meia entrada. Mas, quem ainda não requereu a carteira de estudante 2012 não precisa se preocupar, pois a solicitação ainda pode ser feita tanto na sede do CMC como através do site www.estudante10.com.br.

Na página, o estudante encontrará um ambiente onde ele deverá preencher um formulário com seus dados pessoais, anexar uma foto e, posteriormente, gerar um boleto para pagamento da taxa correspondente ao serviço. Após o procedimento, inteiramente online, o pagamento deverá ser feito em qualquer agência bancária. Depois de concluído o pagamento, o estudante deve se dirigir à sede do CMC no período de recebimento da carteirinha para resgatar o documento mediante apresentação da declaração da instituição de ensino comprovando sua condição de aluno devidamente matriculado.

"O processo hoje é 100% online e isso facilita muito a vida do estudante, que antes tinha que pegar formulário na instituição, preencher e enfrentar longas filas para pagar e entregar a documentação", afirma o coordenador administrativo do Conselho Municipal de Carteiras (CMC), Francisco Lopes de Andrade.

Junto a outros membros do CMC, formado agora por coordenações, Francisco afirma que deseja tornar esse procedimento ainda mais ágil. "Agora, o Conselho é formado por coordenações e não por uma diretoria, que centralizava as ações. Essa é uma nova gestão que se diferenciará da anterior por ter uma proposta de garantir ainda mais qualidade na entrega das carteiras", defende o coordenador.

A nova gestão do CMC, de acordo com o coordenador operacional da entidade, Thiago Ferreira, pretende firmar parcerias com gráficas e com a Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP) para dar mais agilidade aos processos que ocorrem no âmbito do CMC. Thiago frisa, inclusive, que o objetivo da nova gestão também é dar mais transparência a todo o processo de solicitação e entrega das carteiras estudantis.

"Na próxima segunda-feira, dia 30 de julho, faremos uma visita institucional aos membros do Ministério Público, AETC, Procons e Setrans para apresentar a nova gestão e comunicar a todos as melhorias que estão sendo feitas para os estudantes e cidadãos em geral", afirma o coordenador operacional.

Postado Por: Soares

Após ‘vassourada’ na PMJP, Luciano Agra já fala em transição Leia!

Roberto Targino

O prefeito de João Pessoa Luciano Agra (sem partido) anunciou que a minirreforma em seu secretariado realizada nesta semana representa os últimos passos administrativos de sua gestão. Já em tom de despedida, Luciano afirmou que está se aproximando o momento de preparar a Prefeitura para a “transição de Governo”, em que vai entregar a administração municipal aos próximos gestores.

“Não planejo novas mudanças no secretariado. O próximo passo será preparar a transição do governo para os próximos gestores”, declarou.

Peças mudadas - Com relação à substituição dos novos auxiliares, Luciano Agra confirmou que o chefe de gabinete, o ex-deputado Carlos Dunga, e o diretor da Funjope, Milton Dornelas, estão entre os próximos gestores que deixarão a administração municipal nesta última “leva”.

Na manhã de hoje, Luciano Agra nomeou Valdeci Araújo para a Receita Municipal, no lugar de Ednaldo Ribeiro Soares, exonerado da pasta.

Outra mudança já realizada pelo gestor foi feita na Secretaria de Infraestrutura, com a saída de Marcelo Cavalcante. O secretário adjunto, Luiz Rabelo, comanda interinamente a pasta.

O prefeito também fez grande varredura na gestão do Orçamento Democrático (OD) de João Pessoa. Vinte e cinco coordenadores do órgão foram exonerados pelo chefe do Executivo Municipal.
Postado Por: Soares

Itaporanga: Prefeitura bota abaixo um dos patrimônios históricos Leia!

Folha do Vale

Na tarde desta quarta-feira, 25. Um dos patrimônios históricos de Itaporanga dá os seus últimos suspiros. Árvores e bancos que abrigavam idosos, estudantes, namorados e passarinhos vão desaparecendo pela força do trator e do machado.

A Praça Balduino de Carvalho, inaugurada no último dia de dezembro de 1980, fica em frente a outro patrimônio histórico, a escola Semeão Leal. No local, deverão permanecer apenas duas palmeiras e a estátua do homenageado, o médico e ex-deputado Balduino de Carvalho.

Com a praça, morrem uma sombra acolhedora e um pouco de nossa própria história, mas a Prefeitura argumenta que essa transformação do espaço urbano tem uma justificativa importante: é que no local, segundo ela, vai funcionar um projeto federal chamado Academia da Saúde, destinado a atividades físicas e recreativas. Independentemente da importância ou não da obra, é mais um patrimônio histórico local que desaparece.
Postado Por: Soares

Decisão do TCU não deve alterar julgamento do Mensalão Leia!


Para integrantes do Supremo Tribunal Federal, não deve alterar o rumo do julgamento do Mensalão a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de considerar regular o fato da DNA Propaganda ter se apropriado de um bônus de 2,9 milhões de reais durante a execução de um contrato com o Banco do Brasil. A DNA era uma das agências de publicidade do empresário Marcos Valério, segundo o blog do Camarotti.

O contrato com o BB previa o repasse do bônus ao banco. Mas uma lei aprovada em 2010, pelo Congresso Nacional, passou a autorizar a retenção desse bônus de volume pelas agências de propaganda.

Na avaliação de um ministro do STF, esse era apenas um dos problemas apontados do chamado valerioduto. Portanto, Valério ainda terá que responder por várias denúncias.

Postado Por: Soares

Cachoeira terá que falar na Justiça Leia!

Agência Brasil

O pedido da defesa do empresário Carlinhos Cachoeira para que ele permanecesse calado durante o depoimento que dará em juízo na próxima quarta-feira (25), foi negado hoje (23), pelo juiz federal Alexandre Franco, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Alexandre está substituindo o desembargador Fernando Tourinho Neto, que está de férias.

Os advogados de Cachoeira acreditam que conseguiriam resultado similar ao que garantiram durante o depoimento do bicheiro na Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI), quando o acusado de comandar esquemas de corrupção e exploração ilegal de jogos no Centro-Oeste, se negou a responder às perguntas dos parlamentares.

Desta vez, a Justiça está ansiosa para ouvir as suas declarações, afinal, será a primeira vez que Cachoeira vai abrir a boca. O depoimento dele e de outros réus na Justiça Federal, em Goiás, é fase fundamental para que o processo avance.

Amanhã (24), serão ouvidas testemunhas de defesa e de acusação. Hoje, o empresário do ramo do jogo do bicho foi transferido para Goiânia e está na Superintendência da Polícia Federal na capital goiana. Além do recurso negado no TRF1, o empresário sofreu outro revés no início desta noite no Superior Tribunal de Justiça (STJ), já que o presidente do STJ, Ari Pargendler, que trabalha em regime de plantão, disse que não cabe ao um ministro plantonista revisar decisão pendente de julgamento no colegiado.

Postado Por: Soares

Hospital de Trauma divulga gabarito do processo seletivo nesta quarta-feira Leia!

Secom-PB

O gabarito do processo seletivo do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena será divulgado nesta quarta-feira (25) e ficará disponibilizado no site www.hospitaldetrauma.pb.gov.br. As provas foram aplicadas no último domingo (22). Dos 4.200 candidatos inscritos, 806 faltaram às provas. Três candidatos foram eliminados por uso de aparelho celular.

Os candidatos concorrem as 57 vagas destinadas para os cargos de fisioterapeuta, enfermeiro, psicólogo, assistente social, nutricionista, farmacêutico, técnico em enfermagem e em radiologia. O cargo mais procurado foi o de técnico de enfermagem, com 1.733inscritos, seguido por enfermeiro 1.078, fisioterapeuta 401, técnico em radiologia 305, assistente social 236, psicólogo 220, nutricionista 199 e farmacêutico com 28 candidatos.

A seleção prevê a contratação de pessoal pela Cruz Vermelha Brasileira (CVB-RS), regido pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, ou seja, os contratados não serão considerados funcionários públicos, não tendo estabilidade ou quaisquer benefícios regidos pela Lei nº 8212/90, mesmo que anteriormente tenham sido contratados pelo Poder Público para exercer atividade idêntica à qual irá prestar.

De acordo com o coordenador do núcleo de estágios, capacitações e eventos do Hospital, Carlos Jayves, o processo seletivo aconteceu dentro da normalidade. "Quase não tivemos incidentes e desrespeitos por parte dos candidatos", avaliou.

O resultado dos aprovados para a segunda fase da seleção também será exposto no site do Hospital de Trauma, depois de encerrada a etapa de correção das provas.

Postado Por: Soares

Campina Grande: Justiça anula atos do PT estadual e mantém candidatura própria Leia!

Assessoria

O Juiz Substituto, que responde pela 5ª Vara Cível da Capital, Inácio Jário Queiroz de Albuquerque, concedeu decisão suspendendo os efeitos das reuniões que, indevida e injustificadamente, haviam aprovado a destituição de Alexandre Almeida da Presidência do Partido dos Trabalhadores em Campina Grande, assim como sua expulsão e a suspensão da Dirigente Flávia Maria Silva Barbosa dos quadros partidários.

O Magistrado constatou que houve lisura nos atos praticados pelos demandantes, assim como o respeito dos preceitos estatutários do partido e das decisões judiciais, observando que as reuniões do Diretório Municipal do dia 26 e 29 de junho estiveram em descompasso com o Estatuto do PT.

A decisão Judicial julgou indevida a alteração da Direção do PT de Campina Grande por parte do Diretório Estadual, bem como a resolução emitida pelo Secretário Nacional de Organização do PT que declarou nulo o Plesbicito realizado em 28 de Junho e referendou a aliança com o PP que havia sido proibida através de medida cautelar emanada da 5ª Vara Cível de Campina Grande e que teve sua eficácia confirmada pelo Tribunal de Justiça da Paraíba.

No caso do Secretário Nacional de Organização, decisão justicial compreendeu que além de duvidosa sua competência para realizar o mencionado ato, há indícios que a decisão administrativa contrariou decisão judicial proferida no processo 001.2012.014.837-2 que foi referendada pelo TJPB.

Com a decisão judicial foram suspensos os efeitos das deliberações ocorridas nas reuniões ocorridas nos dias 26 e 29 de Junho, assim como foi tornado sem efeito o ato do Diretório Estadual do PT que modificou indevidamente a representação do Diretório Municipal do PT de Campina Grande, fazendo valer a Comissão Executiva na forma como foi deliberada pelo Plebiscito e Encontro Municipal ocorrido no dia 28 de Junho e tornando sem efeito a Resolução da Comissão Executiva Nacional de 29 de Junho de 2012.

Com a confirmação da validade do Encontro Municipal que deliberou pela Candidatura Própria e da Comissão Executiva Municipal, fica valendo a Convenção partidária realizada na manha do sábado 30 de Junho, na sede do Partido dos Trabalhadores, onde foi escolhido como Candidato a Prefeito o Presidente do PT Municipal Alexandre Almeida, tendo como companheira de chapa concorrendo ao cargo de vice-prefeita a Economista Flavia Maria. A chapa foi aclamada pela unanimidade dos convencionais presentes.

A candidatura petista foi a primeira a se inscrever no Tribunal Regional da Paraíba, na segunda feira, 02 de julho e segundo o dirigente petista Gustavo Pontinelle, "tem empolgado a militância, que defende o PT de verdade, o cumprimento das normas e o protagonismo partidário do PT".

Para o candidato s prefeito pelo PT, Alexandre Almeida, as reiteradas decisões judiciais sobre a questão do PT de Campina Grande, demonstram que a Justiça não se curva aos arbítrios e rompantes tirânicos de dirigentes que parecem ignorar as regras e estatutos partidários e os próprios princípios basilares do estado de Direito, "As decisões judiciais neste caso, deixam cada vez mais claro que ninguém esta acima da lei e da norma constitucional." Concluiu.
Postado Por: Soares

João Pessoa: Primeiro debate na TV entre candidatos a prefeito já está agendado Leia!

com assessoria

O primeiro debate eleitoral dos candidatos a prefeito de João Pessoa na televisão está marcado: irá acontecer na noite da próxima segunda-feira (30) na TV Arapuan, às 21:30 h. O debate será realizado no Teatro do Sesi, no Centro da cidade, próximo ao Hotel JR e ao Pavilhão do Chá, com transmissão ao vivo.

Os candidatos Antônio Radical (PSTU), Cícero Lucena (PSDB), Estela (PSB), Lourdes Sarmento (PCO), Luciano Cartaxo (PT), Renan Palmeira (PSol) e Zé Maranhão (PMDB) confirmaram presença na ocasião.

Segundo informações repassadas epla TV, o confronto será dividido em quatro blocos. No primeiro bloco, os candidatos terão tempo para sua apresentação. Ainda nesse primeiro momento, iro responder perguntas sobre temas específicos, sorteados ao vivo durante o debate. Todos terão direito a comentar as respostas entre si.

No segundo e terceiro blocos, o confronto é ainda mais direto: candidato fará pergunta a candidato.

No blobo final, será dado tempo igual a todos para que exponham suas considerações finais.
Postado Por: Soares

Dilma fora das eleições municipais Leia!


A presidenta Dilma Rousseff pretende não participar das eleições municipais. Para garantir sua ausência, a presidenta organizou sua agenda para o segundo semestre de 2012 com compromissos internacionais. Dilma deve visitar países latino-americanos e europeus e talvez volte a visitar a África.

As únicas cidades que receberão Dilma, em princípio, serão Belo Horizonte, onde ela se envolveu diretamente na articulação política que levou ao lançamento da candidatura do petista Patrus Ananias, e São Paulo, onde vai apoiar seu ex-ministro da Educação Fernando Haddad.

Postado Por: Soares

TSE abre licitação para propaganda Leia!

Radar Online

O TSE abriu licitação para contratar a agência de propaganda que ficará responsável por criar as peças de comunicação para esclarecer o eleitor. Nas últimas eleições, temas como compra de votos, denúncias e a pesquisa do passado dos candidatos foram usados pelo TSE.

Uma pesquisa a ser feita pela agência vencedora junto aos eleitores deverá reunir as principais dúvidas para dar rumo à produção das peças publicitárias, que serão veiculadas no rádio e na televisão.

Em 2010, os gastos com as agências que criaram as peças ficaram em quatro milhões de reais.

Postado Por: Soares

Detran-PB inicia processo para emissão das primeiras habilitações sociais Leia!

com Assessoria

O Departamento Estadual de Trânsito da Paraiba (Detran-PB) iniciou, nesta segunda-feira (23), a inscrição dos 1.234 candidatos selecionados na primeira fase do Programa Habilitação Social no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach). O cadastro no Renach significa a inclusão destes candidatos no banco nacional de dados e o primeiro passo no processo de formação dos condutores.

Na sede do Detran, em Mangabeira, foi montado um setor exclusivo para atendimento dos candidatos selecionados. Até o dia 27 de julho, eles devem procurar qualquer unidade do Detran e iniciar o processo de emissão ou classificação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por meio do Programa de Habilitação Social , que disponibiliza a CNH de graça para candidatos carentes.

A lista com os nomes dos 1.234 candidatos que tiveram as inscrições confirmadas, após a apresentação de documentos, está disponível no site www.habilitacaosocial.pb.gov.br.

Após a inscrição no Renach, o Detran agenda os exames de vista e psicotécnicos dos candidatos atendidos pelo Programa Habilitação Social. Quando forem aprovados nos exames, eles estarão aptos para o encaminhamento aos 40 Centros de Formação de Condutores (CFC's) que aderiram ao programa, onde serão tratados como um candidato comum.

A diferença é que o Detran não vai cobrar pelas taxas de serviço e bancará, junto aos Centros, todo o custo das 3 mil carteiras. Para os candidatos habilitados na categoria "A”, referente aos motociclistas, o Detran ainda fará a doação de um capacete, incentivando o uso do equipamento de segurança.

Novo listão - Já os 1.766 candidatos convocados no segundo listão, que desde sexta-feira (20) está publicado no site www.habilitacaosocial.pb.gov.br, devem procurar os locais indicados para apresentação dos documentos e confirmação da inscrição online.

Em João Pessoa, a apresentação dos documentos acontece no Centro Social Urbano de Mandacaru, no Centro Social Urbano do Rangel e no Programa Cidadão do Varadouro. Nas demais regiões geoadministrativas, os selecionados serão atendidos nas Ciretrans, Sines e Centros Sociais Urbanos indicados a cada candidato na própria lista.

Postado Por: Soares

José Maranhão recebe Trocolli e defende nome de Burity no Centro de Convenções Leia!

Marcos Wéric

José Targino Maranhão (PMDB), candidato a prefeito de João Pessoa, recebeu hoje o deputado estadual Trocolli Júnior que retorna ao PMDB da Capital após oito meses filiado ao PSD. Maranhão comparou Trocolli ao filho pródigo e falou sobre a polêmica de escolha do nome do Centro de Convenções de João Pessoa.

O governador enviou mensagem a Assembleia nominando o Centro de Convenções de Ronaldo Cunha Lima, o que causou revolta na família do ex-governador Tarcísio de Miranda Burity, (In"Memoria), idealizador do projeto Costa do Sol, onde está localizado o equipamento.

Sobre o retorno de Trocolli, Maranhão disse que o PMDB está em festa e com o sentimento de evangélico. “Recebemos Trocolli como um filho muito querido do PMDB e uma pessoa que embora tenha sido arrastado para uma atitude de mudança de partido, ele se portou com muito ética, até mesmo dizendo que estava com o coração partido”.

Maranhão disse ainda que o deputado soma muito para sua campanha, por que tem um grande prestigio em João Pessoa.

Sobre a polêmica da escolha do nome do Centro de Convenções, Maranhão evitou comentários mais duros, mas deixou claro que a Paraíba deve a Tarcísio Burity uma homenagem. Ele lembrou que o ex-governador construiu o Espaço Cultural e não quis dar seu nome.

“Homenagear Tarcísio Burity, que foi o construtor do Espaço Cultural, deveria espirar melhor os atuais governantes”.

Postado Por: Soares

Rômulo deseja ‘boa sorte’ a Trócolli Jr. no PMDB e dispara: “Ninguém se perde na volta” Leia!

Roberto Targino

O presidente estadual do PSD e vice-governador, Rômulo Gouveia, desejou, nesta segunda-feira (23), boa sorte ao deputado estadual Trócolli Júnior, que deixou a legenda para retornar ao PMDB. Parafraseando o escritor paraibano José Américo de Almeida, Rômulo declarou que “ninguém se perde na volta” se referindo à escolha do deputado.

O vice-governador contou que recebeu a notícia da saída de Trócolli do PSD com muita naturalidade, pois segundo Rômulo foi o próprio deputado que o procurou para se filiar ao PSD.

“Como ele (Trócolli) queria ser candidato a prefeito da Cidade de Cabedelo e estava enfrentando problemas no PMDB nos procurou e nós, naturalmente, o recebemos”, explicou o vice-governador.

Com relação à diminuição da bancada do PSD na Assembleia, Rômulo disse que não viu a saída do ex-aliado como uma perda muito grande. Para o vice-governador, a legenda está muito bem representada pelo deputado Wilson Braga, Manuel Ludgero e Eva Gouveia.
Postado Por: Soares

Confira como vão ficar as novas notas de R$ 10 e R$ 20 a partir desta segunda-feira Leia!

IstoÉ Dinheiro

O Banco Central irá colocar em circulação, a partir de segunda-feira (23), as novas cédulas de R$ 10 e R$ 20, pertencentes à segunda família do Real. As novas notas entrarão em circulação por meio dos bancos comerciais, dos caixas automáticos e da rede de comércio.

A substituição das cédulas da primeira família será feita aos poucos, à medida que as cédulas atualmente em circulação forem sendo retiradas em decorrência do desgaste natural. Dessa forma, não há necessidade de trocar as cédulas atuais pelas novas na rede bancária, pois as duas famílias conviverão em circulação até a completa substituição das atuais.

Em 2013, chegarão as novas cédulas de R$5 e R$2.

O projeto da segunda família do Real vem sendo desenvolvido desde 2003 pelo Banco Central em conjunto com a Casa da Moeda do Brasil (CMB), responsável pela produção do dinheiro brasileiro.

O objetivo é a modernização das cédulas, com a adoção de recursos gráficos mais sofisticados, capazes de impor obstáculos mais sólidos às tentativas de falsificação, além de promover a acessibilidade aos portadores de deficiência visual, oferecendo mais recursos para o reconhecimento das cédulas por essa parcela da população.

De acordo com o BC, a temática da primeira família – efígie da República nos anversos e animais da fauna brasileira nos reversos – foi mantida, porém os elementos gráficos foram redesenhados, de forma a agregar segurança e facilitar a verificação da autenticidade pela população.

A segunda família também mantém a diferenciação por cores predominantes, aspecto que facilita a rápida identificação dos valores nas transações cotidianas, inclusive por pessoas com visão subnormal. As novas cédulas do Real também atendem a uma demanda legítima de parte dos deficientes visuais, que até então enfrentavam dificuldade em reconhecer os valores das notas.

Com tamanhos diferenciados e marcas táteis em relevo aprimoradas em relação às atuais, a segunda família de cédulas vai facilitar a vida dessa importante parcela da população.

Postado Por: Soares

Pesquisa: José Maranhão perde a liderança e Cícero empata com 27% Leia!

Jornal da Paraíba

A corrida eleitoral em João Pessoa mostra que José Targino Maranhão (PMDB) perdeu a liderança e está empatado com Cícero Lucena Filho (PSDB), com 27% das intenções de voto. Os números são da pesquisa Ipespe, realizada entre os dias 14 e 16 de julho, após os registros das candidaturas na Justiça Eleitoral. Na comparação com a pesquisa publicada em junho, Maranhão subiu 5 pontos percentuais, e Cícero, 6. O peemedebista tinha 22%, contra 21% do tucano, o que é considerado um empate técnico.

A nova pesquisa mostra ainda um crescimento da candidatura de Luciano Cartaxo (PT), que passou de 8% para 12%. Estelizabel Bezerra (PSB) também melhorou seu desempenho, saindo de 5% em junho para 7% em julho. Lourdes Sarmento (PCO) aparece com apenas 1%. Antônio Radical (PSTU) e Renan Palmeira (PSOL) não pontuaram. Os que dizem votar em branco, anular ou não votar em nenhum dos candidatos somam 13% (ante 14% em junho). Já os entrevistados que disseram não saber em quem votar ou não responderam somam 14%.

Um dos líderes da pesquisa, Maranhão, viu suas intenções de voto crescerem, principalmente entre os homens (de 22% para 34%), entre aqueles de 16 a 24 anos (de 21% a 29%), no grupo dos que possuem ensino médio (de 21% para 31%) e na fatia dos que possuem renda mensal familiar entre dois e cinco salários mínimos (de 19% para 28%).

Também liderando a disputa em João Pessoa, Cícero Lucena ganhou 16 pontos na fatia dos eleitores com mais de 45 anos (de 10% para 26%). Entre os eleitores com até a 4ª série do ensino fundamental, ele saltou de 16% para 26%. Houve ainda um crescimento entre aqueles que têm renda mensal familiar entre dois e cinco salários mínimos (de 18% para 31%).

Luciano Cartaxo, segundo a pesquisa, avançou no grupo de eleitores com ensino médio (de 8% para 15%) e na fatia dos que possuem renda mensal superior a cinco salários mínimos (de 8% para 15%). Entre as mulheres, passou de 5% para 12%.

Já Estelizabel caiu entre os eleitores que têm renda mensal familiar de dois a cinco salários mínimos (de 8% para 6%). Dentre os que possuem nível superior, ela passou de 8% para 16%. Entre as mulheres, ela subiu de 6% para 7%, e entre os homens, de 5% para 6%. Na faixa etária de 25 a 44 anos, a socialista subiu de 5% para 7%.

A pesquisa Ipespe é a primeira do período eleitoral encomendada pelo JORNAL DA PARAÍBA. Foram entrevistadas 800 pessoas em vários bairros de João Pessoa. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral, sob o protocolo nº 00023/2012.

Empate também na espontânea
Na pesquisa espontânea, quando nenhum nome é mostrado aos eleitores, Maranhão e Cícero novamente aparecem na liderança empatados em 15%. Em comparação com os números da pesquisa passada, o peemedebista teve um crescimento de 9 pontos. Já o tucano subiu 8. A seguir aparece Luciano Cartaxo com 7%, e Estelizabel com 3%.

Quase a metade dos entrevistados (47%) disseram não saber citar nenhum nome de forma espontânea ou não responderam, enquanto 13% responderam que votariam branco, nulo ou em nenhum dos candidatos.

No cenário atual, Cícero leva vantagem sobre Maranhão entre os eleitores com idade de 16 a 24 anos (14%), entre os que têm da 5ª à 8ª série fundamental (18%) e os com nível superior (16%).
Já o peemedebista tem mais aceitação que o tucano nos eleitores entre 25 e 44 anos (15%), naqueles que têm até a 4ª série fundamental (16%) e com o ensino médio (18%),

Postado Por: Soares

TJPB resiste à divulgação de contracheques Leia!

O Estado de S. Paulo

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), continua resistindo a divulgação de contracheques pela internet para a implantação da Lei de Acesso à Informação. Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, a planilha dos magistrados paraibanos, por exemplo, trocou as colunas referentes a valores líquidos e brutos.

Leia a reportagem completa:

Embora mostrem forte resistência na divulgação dos salários pela internet, pelo menos 11 presidentes de Tribunais de Justiça (TJs) do País ganham mais que o teto constitucional, também recebido pela presidenta Dilma Rousseff - R$ 26.723,13. Nove Estados (Amazonas, Bahia, Acre, Paraná, Roraima, Piauí, São Paulo, Amapá e Tocantins) encaminharam à reportagem as cópias dos contracheques dos presidentes, conforme solicitado em questionário que incluía perguntas sobre número de servidores, gastos com combustível de carros oficiais e medidas tomadas para a aplicação da Lei de Acesso à Informação.

Nos casos de Sergipe, Paraíba e Maranhão, a informação foi obtida por meio da divulgação nominal na internet, nem sempre da forma mais clara. A planilha dos magistrados paraibanos, por exemplo, trocou as colunas referentes a valores líquidos e brutos. No Maranhão, o mecanismo de busca dificulta a vida do cidadão em busca dos vencimentos. Só na 17.ª lista é possível chegar ao salário do presidente do TJ.

Embora considere a lei um "avanço pleno", o presidente do TJ paulista, Ivan Sartori, vê com preocupação a divulgação nominal no caso de alguns servidores. "Hoje estão sequestrando por causa de R$ 2 mil, R$ 3 mil. Temos servidores que trabalham e moram em área de risco." O salário bruto de Sartori é de R$ 31.096,85 (R$ 22.255,81 líquidos).

Para o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Henrique Nelson Calandra, a divulgação nominal pode causar constrangimentos. "Se colocam aqui outras situações, pessoas que ganham salários pequenos e que se sentem humilhados quando se divulga.

Qual a mulher que vai querer namorar uma pessoa que ganha mal?", questionou Calandra, após reunião na quarta-feira com os presidentes dos TJs e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ayres Britto.

Postado Por: Soares


Reflexão do Editor Leia!


'Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão'. (Provérbios 17:17)
Postado Por: Soares

Emas: MP recomenda interdição de escola estadual Leia!

MPPB

O promotor de Justiça Elmar Thiago Pereira de Alecar recomendou que o Estado interdite a Escola Estadual Professora Margarida Remígio Loureiro, localizada em Emas, a partir do segundo semestre de 2012. O prédio da escola está em total inadequação para utilização educacional, pondo em risco a integridade física dos estudantes.

Foi verificado que o local apresenta uma péssima condição na estrutura física. Em 2010 algumas vigas do teto chegaram a desabar, atingindo um aluno. “Mesmo após o acidente, o madeiramento não foi trocado e a situação só vem se agravando, o que coloca em risco não só os alunos, mas professores e servidores”, observou o promotor.

A recomendação foi enviada nesta quinta-feira (19) para a Secretaria de Educação do Estado, especificamente para a 6ª Gerência Regional de Educação, situada em Patos e ainda pede o remanejamento dos 210 alunos, para outro prédio da localidade, enquanto durarem as obras de reconstrução da outra unidade escolar. Também foi pedida, em caráter de urgência, a reconstrução da unidade educacional da Escola Margarida Remígio Loureiro e o encaminhamento para a Promotoria, no prazo de 15 dias, informações sobre as providências adotadas.

A inspeção foi realizada na última terça-feira (17) pelo promotor e equipe do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Educação (Caop da Educação), do Ministério Público da Paraíba (MPPB). Foram visitadas escolas das redes públicas estadual e municipal de Emas e Catingueira. Ainda em Emas a situação da Escola Municipal Vicente Nunes Tavares foi considerada sem anormalidades.

Catingueira - No município de Catingueira foram visitadas três escolas. Turma multisseriada, com apenas uma professora para turmas do pré-escolar ao 4º ano do Ensino Básico. Esta foi a irregularidade encontrada na Escola Municipal Joaquim Soares Leite. Inclusive, para se ter acesso ao local é preciso atravessar um curral com cabras.

Na Escola Municipal Maria Celeste Leite, havia um aluno com deficiência auditiva, no entanto não havia intérprete de Libras para que ele acompanhe adequadamente o conteúdo dado em sala de aula. Ainda neste estabelecimento de ensino, há uma quadra de esportes cujo teto de zinco está desabando e uma obra desativada de uma creche no terreno.

Na Escola Estadual Inácio da Cantingueira há uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental tendo aulas no meio do pátio, que está descoberto. As salas de aulas estão superlotadas e a condição física da escola está péssima, com ventiladores quebrados, por exemplo.

Hospital de Trauma realiza processo seletivo neste domingo Leia!


O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena realiza neste domingo (22) o processo seletivo para a contratação de pessoal. As provas serão aplicadas na Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança – Facene/Famene, que fica localizada na av. Frei Galvão, 12, em Gramame, João Pessoa, das 9h às 12h para os candidatos a cargo de nível superior, e das 14h às 17h para os que estão concorrendo a nível médio.

Foram inscritos 4.200 candidatos, que concorrerão as 57 vagas destinadas para os cargos de fisioterapeuta, enfermeiro, psicólogo, assistente social, nutricionista, farmacêutico, técnico em enfermagem e radiologia. O regime de contratação dos empregados da Cruz Vermelha Brasileira será o da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sem prejuízo das normas oriundas da convenção ou acordo coletivo da categoria profissional do contratado ou exceções previstas nos contratos de gestão.

O cargo mais procurado foi o de técnico de enfermagem, com 1.733 inscritos, seguido por enfermeiro, 1.078; fisioterapeuta, 401; técnico em radiologia, 305; assistente social, 236; psicólogo, 220; nutricionista, 199, e farmacêutico, com 28 candidatos.

De acordo com o superintendente da Cruz Vermelha Brasileira, Saulo Esteves, os inscritos devem chegar com no mínimo uma hora de antecedência ao local de prova, munidos do comprovante de inscrição e um documento oficial com foto. Os retardatários não terão direito a entrar na sala após o início das atividades.

A contratação do candidato selecionado será feita por um período de experiência, por prazo de 45 dias, com uma única prorrogação. Mais informações podem ser adquiridas pelo site www.hospitaldetrauma.pb.gov.br.
Postado Por: Soares

ALPB: Comissão fiscalizará obra do São Francisco Leia!

ALPB

O deputado Francisco de Assis Quintans (DEM) revelou que no próximo mês de agosto a comissão da Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB), criada pelo presidente Ricardo Marcelo (PEN), irá fiscalizar as obras da bacia leste do projeto de Transposição de Águas do Rio São Francisco, que desemboca na cidade paraibana de Monteiro.

Quintans declarou que no último dia 20 de junho foi designado pelo presidente Ricardo Marcelo para visitar as obras executadas pelo Exercito Brasileiro no Eixo Norte, região de São José de Piranhas (PB), e não ficou satisfeito com o que viu. Segundo ele, as obras estão fora do cronograma divulgado pelo Governo Federal.

“Existe uma divulgação falsa do Governo Federal, uma distância muito grande no que é divulgado e o que realmente está acontecendo. Realmente já existem obras concluídas pelo Exercito Brasileiro e entregues ao Ministério da Integração, mas tem outras paradas e muitas em passo de tartaruga, por isso, em agosto iremos visitar as obras do Eixo Leste para mostrar a população que as obras não ainda às mil maravilhas”, disse.

O deputado disse também que a ALPB já está entrando em contato com os senadores paraibanos para formar uma comissão dos representantes dos estados que compõem a bacia receptora do Projeto de Transposição (Paraíba, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte) para visitar o Eixo Leste, a partir de Monteiro, e verificar como realmente está o andamento das obras.

“Já falei com Cássio, com Cícero, que já sinalizaram de forma positiva, e vou ligar para Vitalzinho para em agosto toda a bancada federal e estadual da Paraíba visitar as obras do Eixo Leste e, assim, vermos como realmente a obra está”, afirmou.

Postado Por: Soares

Sousa: TJ instala mais duas varas judiciais Leia!

TJ-PB

A população da cidade de Sousa, ganhou mais duas unidades da Justiça Estadual. Foram instaladas no final da manhã desta quinta-feira (19), as 6ª e 7ª Varas Mistas, em solenidade que aconteceu na sede do fórum da comarca e presidida pelo desembargador, Carlos Martins Beltrão, que representou o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, ainda com as presenças do juiz José Normando Fernandes, diretor do Fórum, do assessor especial da presidência do Tribunal, Robson Cananéa, do presidente da OAB local, Cláudio Roberto Diniz, além de magistrados, advogados, assessores, servidores e autoridades.

A instalação das novas varas faz parte de uma série de medidas que o desembargador-presidente vem tomando para garantir eficiência e maior celeridade nos serviços prestados à sociedade paraibana.

Antes da leitura do termo de instalação, o advogado João Estrela destacou a importância das novas unidades judiciárias como forma de desafogar a demanda de processos que tramitam nas varas já existentes.

O desembargador Carlos Beltrão expressou sua alegria em voltar à cidade onde atuou, junto com o desembargador Abraham Lincoln, no início da carreira de magistrado, e rever os amigos. Além de destacar a importante missão a ele confiada para instalar, como representante do presidente do TJPB, as duas varas, que trarão maior comodidade aos cidadãos de Sousa.

“O desembargador-presidente, quando me designou para essa missão, fiquei feliz. Primeiro por voltar a Sousa, onde eu já trabalhei, alguns anos atrás, e segundo, por representar o Tribunal numa solenidade importante como esta, em que a comarca de Sousa, uma das mais importantes do Estado, vem a receber do Tribunal esta atenção e este cuidado”, ressaltou o desembargador.
Postado Por: Poares

Governador Ricardo Coutinho recebe empresários chineses interessados em investir na Paraíba Leia!

Secom PB

Empresários chineses do setor de obras de infraestrutura e energia estão visitando a Paraíba para conhecer as oportunidades e projetar futuros negócios. Nesta sexta-feira (20), representantes da GHCB (Bureau de Construção Hidroelétrica) e da Associação Luso-Chinesa para Cooperação e Desenvolvimento se reuniram com o governador Ricardo Coutinho e auxiliares, no Palácio da Redenção, e abriram um processo de diálogo para firmar parcerias em áreas estratégicas como portos, ferrovias, estradas, construção de pontes e infraestrutura turística.

Nos últimos dias, os chineses visitaram o Porto de Cabedelo, as obras do Centro de Convenções e outras oportunidades do Estado. Na reunião, o secretário de Planejamento do Estado, Gustavo Nogueira, falou sobre os eixos de desenvolvimento do Estado, como renovação da malha viária estadual, infraestrutura logística e ferroviária e ampliação e modernização do Porto de Cabedelo. Gustavo ressaltou o interesse do Estado em firmar Parcerias Público Privadas (PPP) com grupos nacionais e estrangeiros para viabilizar obras estruturantes.

O governador ressaltou que o Estado está de braços abertos para receber grupos que queiram investir não só em obras, mas também na instalação de indústrias. "Acho que o Brasil e a Paraíba representam grandes espaços para a produção dos mais variados bens de consumo. O Estado oferece condições diferenciadas e um bom ritmo de diálogo e construções internas que permitem instalações de empresas e investimentos com retorno financeiro nos mais variados campos”, completou.

O vice-gerente geral da GHCB, o engenheiro Quin Qihuan, disse que a reunião foi muito importante para conhecer as oportunidades e as condições oferecidas pelo governo para futuros investimentos. Segundo ele, a Paraíba reúne todas as condições de crescimento e de oportunidades para se investir.

O presidente da Associação Luso-Chinesa para a Cooperação e Desenvolvimento, Victor kang Li, destacou a área portuária e infraestrutura viária como viáveis para investimentos no Estado e que se adequaria a modelos de PPP's, que já são utilizados na China.

Participaram da audiência os secretários de Planejamento, Gustavo Nogueira; de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano; a presidente da Cinep, Margarete Bezerra, e o presidente da Companhia Docas, Wilbur Holmes.

A Empresa – Fundada em 1958, a GHCB (Bureau de Construção Hidroelétrica) cobre obras de conservação de água, de energia hídrica, de energia termal, estradas e pontes, edifícios civis e industriais, obras municipais, de tratamento de fundação, transmissão e distribuição de energia, fabricação e ereção de equipamentos eletromecânicos e estrutura metálica. A empresa está localizada na província de Guangi, na China.
Postado Por: Soares

Eliana: ''Vou atrás dos últimos bandidos de toga'' Leia!


Faltando dois meses para deixar a Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, afirma que vai 'correr atrás dos últimos bandidos escondidos atrás das togas'.

Em Vitória nesta quarta-feira a ministra, conhecida por fortes declarações, também defendeu a realização de uma reforma política no país: 'a reforma política é a revisão dos financiamentos de campanha. O ovo da serpente está aí', disparou.

'Vou correr atrás dos últimos bandidos escondidos atrás das togas. Foi uma gestão muito conturbada porque eu inovei, mas acho que foi positivo na medida que uma coisa aconteceu no poder Judiciário: a publicidade. Com a publicidade, dois resultados: o povo brasileiro começou a falar do poder Judiciário, coisa que não fazia, e a imprensa perdeu o medo do Judiciário. Essas duas coisas vieram com a publicização que eu dei àquilo que estava nas entranhas e ocultado.’’
Postado Por: Soares

Governo quer comprar um AeroDilma igual ao de Obama Leia!

Josias de Souza

Dilma Rousseff quer trocar de avião. O Airbus A319 comprado por Lula em 2004 já não a satisfaz, A presidenta, quer levar ao hangar um Boeing 747, modelo similar ao Air Force One, a aeronave usada pelo companheiro Barack Obama.

Brian Winter informa que as negociações do governo brasileiro com a Boeing já foram abertas. ''Confirmando-se a aquisição de asas novas, Dilma empurrará para dentro de sua biografia uma extravagância radioativa. Abalroado pela crise financeira internacional em pleno voo, o PIB brasileiro fará um pouso atravessado em 2012. Com sorte, aterrissará numa pista próxima dos 2%. Com azar, fará um pouso forçado em faixa abaixo de 1,5%,''..

''Dias atrás, em discurso no Planalto, Dilma dissera que, em tempos bicudos, “não se deve brincar à beira do precipício”. A brincadeira de um avião novo não levará o país para o buraco. Mas certamente conduzirá ao desfiladeiro a imagem da usuária brincalhona.''

Postado Por: Soares

Jefferson atacará Lula como ''chefe da quadrilha'' Leia!

Folha de S.Paulo

Oadvogado de Roberto Jefferson, Luiz Barbosa, vai usar metade da uma hora a que tem direito na sustentação oral do STF para bater na Procuradoria-Geral da República. A defesa do denunciante do mensalão vai desqualificar a denúncia por não incluir o ex-presidente Lula, que será apontado como comandante do esquema.

A defesa também pretende desferir ataques ao relator do processo, o ministro Joaquim Barbosa, chamado de 'zaga do Lula'' pelos advogados de Jefferson. Gurgel estará na mira não só da defesa de Jefferson, mas dos demais réus. Uma estratégia comum será acusá-lo de negligência pelo fato de ter retido por três anos a Operação Vegas, que continha indícios da relação do senador cassado Demóstenes Torres com o empresário acusado de contravenção Carlinhos Cachoeira.

Em um ponto, a defesa de Jefferson contradiz a tese do mensalão, levantada por ele. Os advogados vão desqualificar a parte da denúncia que diz que os empréstimos do PT junto aos bancos Rural e BMG foram forjados para encobrir desvio de dinheiro público. Em maio, o PT anexou ao processo a quitação das dívidas.

Postado Por: Soares

A charge do dia Leia!






























Postado Por: Soares

Ministro convoca reunião com operadoras de celular Leia!

Radar Online

Depois da proibição de venda de chips, o ministro das comunicações Paulo Bernardo resolveu convocar, para a semana que vem, uma reunião com as operadoras de telefonia celular.

Além dos problemas tratados pela Anatel, Bernardo quer discutir a Lei Geral das Antenas. Um dos convocados disse que a reunião tratará da “agenda macro das operadoras”.
Postado Por: Soares

Países de língua portuguesa homenageiam Lula Leia!

O Estadão

Nesta sexta-feira, 20, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganhou o prêmio José Parecido de Oliveira, concedido pela Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) na IX Conferência de Chefes de Estado e de Governo, realizada na cidade de Maputo, em Moçambique.

O prêmio representa uma homenagem ao ex-presidente, por defesa dos objetivos da Comunidade, como a cooperação política entre os membros e a difusão da língua portuguesa. Lula, que não poderá comparecer à cerimônia de entrega do prêmio por conta do tratamento médico contra o câncer, gravou um vídeo de agradecimento.

Postado Por: Soares

Cajazeiras: Justiça Federal nega mais uma vez liminar a Carlos Antonio Leia!

com Diário do Sertão

O desembargador da 5ª Vara da Justiça Federal, Francisco Cavalcante, negou nesta sexta feira (20), o pedido de liminar ajuizado pelos advogados do candidato a prefeito de Cajazeiras, o médico Carlos Antônio (DEM), que tentava anular as duas condenações do ex-prefeito junto ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Esta semana a juíza Cristina Garcez já havia negadou o pedido de liminar que solicitava a mesma anulação. Essa é a segunda negativa judicial contra o ex-gestor cajazeirense.

O Agravo negado foi ajuizado no TRF na última quarta-feira (18), pelo advogado Marcelo Weick, de Carlos Antônio para tentar conseguir um amparo na Justiça Federal que possibilitasse o registro de sua candidatura.

O registro de candidatura do ex-prefeito aguarda julgamento do Juiz da 42ª Zona Eleitoral, já que existem dois pedidos de impugnações, sendo um do Ministério Público e o segundo da Coligação "Cajazeiras de Mãos Limpas".

O advogado de Carlos Antonio, Marcelo Weick revelou que não vai recorrer ao Tribunal de Justiça (TJ), e vai aguardar a decisão da justiça eleitoral.

Postado Por: Soares

«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top