topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

Reflexão do Editor Leia!


'Muitos se deixam acomodar pelos favores do príncipe, e cada um é amigo daquele que dá presentes'. (Provérbios 19:6)
Postado Por: Soares

TRE-PB: Servidores ameaçam greve e eleição pode ficar prejudicada Leia!

PoliticaPB

Os servidores do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) bem como outras categorias do judiciário em todo o país ameaçam entrar em greve a partir do dia 13 de junho. A categoria reivindica a aprovação do Plano de Cargos e Salários (PCS) e consequentemente um reajuste salarial.

Segundo o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado da Paraíba (Sindjuf-PB), Marcos Lopes, a greve pode prejudicar a eleição começando pelo registro de candidaturas. “Existe muita gente insatisfeita em todo o país, com tudo isso o processo eleitoral pode ser prejudicado caso nada seja feito”, disse.

Marcos Lopes disse que na próxima semana a categoria deve se reunir em Assembleia para resolver se entra em greve a partir do dia 13.
Postado Por: Soares

Pâmela Bório insinua que #voltaagra está sendo instigado pela ala de Nonato Bandeira Leia!


A primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, voltou a “borear” no twitter. Desta vez, a troca de desafetos na rede foi com os defensores do #voltaagra que ressurgiu no dia de ontém, após o envio de uma carta ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Em seu novo post, Pâmela cutucou o prefeito Luciano Agra (PSB) e o ex-secretáriode comunicação Nonato Bandeira. Pâmela, ao defender a pré-candidata do partido a prefeita da capital, Estelizabel, disparou: “Os que estão instigando o #voltaagra são os mesmos que apoiam outro candidato - que não é representante do projeto. Sejam mais inteligentes!” postou.


bORIO

Postado Por: Soares

Presidente do PRTB justifica apoio à Daniella: “Ela já faz muito na ALPB e vai fazer por CG” Leia!

Com paraibaonline

O presidente do PRTB-CG, João Targino, concedeu entrevista e comentou sobre a união partidária entre a legenda dele e o PP visando à disputa pela Prefeitura de Campina Grande.

Ele afirmou que “um partido que ajuda a eleger, também ajuda a governar e nosso acordo está montado em cima disso”. - O PRTB está apoiando a pré-candidatura de Daniella Ribeiro à PMCG, pois ela já fez muito no parlamento mirim e está trabalhando muito na Assembleia Legislativa. Essa união é coletiva e nada foi feito individualmente – frisou João Targino.

O presidente da legenda ainda informou que o PRTB tem atualmente um quadro de 30 pré-candidatos ao parlamento campinense. As declarações repercutiram nesta quarta-feira, 30, na Rádio Campina FM.
Postado Por: Soares

Senador Cássio abre consulta popular para ideias que visem sustentabilidade Leia!


O senador Cássio Rodrigues da Cunha Lima (PSDB-PB), um dos representantes do Senado na Rio+20, está promovendo uma consulta pública (PARAIBANARIO+20) para receber sugestões e propostas que possam ser levadas à Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Até o próximo dia 15 de junho, através do site www.cassiocunhalima.com.br, será possível participar dessa iniciativa, que busca reunir ideias que tenham por finalidade a sustentabilidade socioambiental local e global e aproximar as pessoas da Rio+20.

“Quero ser o porta-voz das propostas inovadoras para os problemas que afligem o nosso semiárido e prejudicam a qualidade de vida saudável das pessoas”, afirmou Cássio Cunha Lima. Nessa nova iniciativa do seu Gabinete Parlamentar, Cássio também usará as redes sociais (twitter e facebook) para receber as sugestões entre os dias 31/05/2012 e 14/06/2012.

“Todas as pessoas poderão contribuir com sugestões e propostas que tenham, por finalidade, indicar ações concretas e rápidas para o enfrentamento dos graves problemas ambientais que ameaçam a vida do planeta”, justifica o senador paraibano. O documento final da consulta será divulgado em todos os espaços de debates, oficiais e paralelos da Rio + 20.

Consulta pública - Entre os dias 20 e 22 de junho 2012 acontecerá no Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio +20) com o objetivo de avaliar os compromissos assumidos e tentar restabelecer os rumos do Planeta para o Desenvolvimento Sustentável. Durante a ECO 92, os três principais documentos gerados foram a Agenda 21; a Convenção sobre a Diversidade Biológica (CBD) e a Convenção quadro para Mudanças Climáticas.

Agora, duas décadas depois, como representante do Senado Federal na Rio + 20, o Senador Cássio Cunha Lima estará promovendo entre os dias 31/05/2012 e 14/06/2012 uma CONSULTA PÚBLICA “PARAIBANARIO+20”, da qual todas as pessoas podem – e devem – contribuir com sugestões ou propostas que tenham por finalidade atingir a sustentabilidade socioambiental local e global.

Importante: Os resultados da CONSULTA PÚBLICA “PARAIBANARIO+20” serão divulgados em todos os espaços de debates, oficiais e paralelos durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, no Rio de Janeiro, a partir do dia 19 de junho.
Ao acessar o site www.cassiocunhalima.com.br, o internauta clica no banner da Rio +20, preenche o formulário e envia a sua ideia.

Também está disponibilizado o email paraibanario20@cassiocunhalima.com.br, como mais uma opção de envio das propostas. Para facilitar sua participação foram fixados eixos temáticos, subdivididos em linhas específicas:

1) Semiárido e Sustentabilidade da Caatinga
2) Sociedade Justa e Sustentável
3) Economia Verde e Solidária
4) Ambiente Saudável
5) Outros (especifique)
Postado Por: Soares

Campina Grande: Maior São João do Mundo começa nesta sexta-feira com show de Flávio José e com a ‘Festa do Cangaço’ Leia!

Codecom CG

O São João de Campina Grande abre sua temporada de 31 dias de festa nesta sexta-feira, 01 de junho, em grande estilo: estreando o novo Parque do Povo totalmente revitalizado e apresentando o melhor da música nordestina.

A festa que espera receber cerca de 100 mil pessoas na noite de abertura começa às 21h com o espetáculo ‘’A Festa do Cangaço’, onde terá a participação de 200 bailarinos dançando o xaxado no palco do Arraial Hilton Mota. Logo em seguida apresenta-se Os 3 do Nordeste, às 21:30, Jairo Madruga às 23:30h, o cantor Flávio José será às 00:00h e Capilé às 01:30h.

Seguidor do Rei do Baião, o cantor Flávio José é a atração mais esperada da primeira noite da festa que homenageia Luiz Gonzaga pelo seu centenário. Paraibano da cidade de Monteiro, o poeta-cantador reproduz no forró a cultura nordestina em composições que conseguem, ao mesmo tempo, informar, encantar e animar.

No domínio da sanfona, Flávio José traz no repertório poesias em forma de música: ‘A Natureza Das Coisas’, ‘A Casa da Saudade’, ‘Seu Olhar Não Mente’, ‘É Sempre Assim’, ‘Tareco e Mariola’, estão entre os grandes sucessos do cantor. No Parque do Povo o forró ainda pode ser dançado na Pirâmide Jackson do Pandeiro (a partir das 20:30h) e nas três Ilhas de Forró – Zé Lagoa, Zé Bezerra e Seu Vavá, a partir das 20:30h.

Por volta das 23:30h, o cantor Jairo Madruga anunciará ao som da tradicional ‘Olha pro Céu’ o espetáculo de 1,5 tonelada de fogos de artifício que iluminarão o céu do Parque do Povo durante 15 minutos. O show pirotécnico acontecerá em três balsas distribuídas pelo Açude Velho, e contará com a presença do Corpo de Bombeiros para garantir a segurança com o manuseio do material.

Programação

Ilha Zé Lagoa (20h)- Trio Jeito Nordestino, Trio Tome Xote, Trio Acerola e Os Pequeninos do Forró.

Ilha Zé Bezerra (20h)- Trio Galantese, Pancadão do Forró, Macambira do Forró e Trio Gavião.

Ilha Seu Vavá (20h)- Os 4 Lá de Casa, Canarinho do Forró, Brilhante do Forró e Trio Caipira.

Pirâmide Jackson do Pandeiro (20:30)- Rivaldo Vikings Show, Banda Apaixonada e Forró Sarrabufado.
Postado Por: Soares

PSB: Cúpula aceita inclusão do nome de Luciano Agra na convenção Leia!


O presidente do Diretório Estadual do PSB da Paraíba, Edvaldo Rosas, afirmou que é legítima a inclusão do nome do prefeito Luciano Agra na convenção do partido, prevista para acontecer no dia 10 de junho, após decisão de antecipar a data.

Em nome do partido, o dirigente afirmou que respeita a decisão de seu companheiro de partido, já que está amparado no estatuto da sigla. Por outro lado, mandou um aviso ao prefeito: “Espero que ele também respeito a decisão da maioria”.

Ontem, a assessora de comunicação nacional do PSB, Vera Canfran, referindo-se a intenção de Agra de voltar a disputar a reeleição em João Pessoa, confirmou que é assegurado o direito de qualquer filiado PSB de se lançar candidato a prefeito.

Quem também tratou do assunto foi o vereador Bira. Defendendo que tudo seja conduzido em um processo democrático, o socialista cobrou que seu partido ‘não feche os olhos’ para a nova conjuntura que surge com o retorno de Luciano Agra.

“Não podemos desconsiderar em hipótese alguma a inclusão de um nome que, além de ser o prefeito, lidera todas as pesquisas. O debate em torno dessa possibilidade tem que ser garantido. É, no mínimo, prudente por parte do nosso partido”, destacou o vereador, lembrando do arco de alianças que se renova com a presença de Luciano Agra na disputa.
Postado Por: Soares

PC do B bate o martelo e confirma apoio a Estelizabel Leia!

Assessoria

Na manhã desta quinta-feira (31), o presidente Estadual do Partido Comunista do Brasil, Cristiano Zenaide, a Coordenadora estadual das mulheres, Lúcia Rocha, o ex-deputado Simão Almeida do PC do B, junto com o governador Ricardo Vieira Coutinho e a pré-candidata do PSB, Estelizabel Bezerra, confirmaram o apoio à pré-candidatura.

O PC do B apóia e indica um nome para a composição da majoritária que certamente será analisado e debatido em conjunto com os partidos que compõem a base da aliança que vem contado com as sempre presentes legendas do PSD, PV, PRP.


O PSB ainda dialoga com PRB, DEM e PDT.
Postado Por: Soares

Dilma bate duro no Estadão: ''Informações falsas'' Leia!

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

A presidenta Dilma Rousseff desmentiu informação do jornal O Estado de S.Paulo de que ela vê crise institucional na briga entre o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Dilma nega ter tratado do assunto em encontro com o presidente do STF, Ayres Britto, na última terça-feira.
“A Presidência da República informa que são no todo falsas as informações contidas na reportagem que, em uma de suas edições, apareceu com o título ‘Para Dilma, há risco de crise institucional’'.

Leia a íntegra da nota

A Presidência da República informa que são no todo falsas as informações contidas na reportagem que, em uma de suas edições, apareceu com o título 'Para Dilma, há risco de crise institucional', publicada hoje no diário O Estado de S. Paulo.

Em especial, a audiência de ontem da presidenta Dilma Rousseff com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ayres Britto, tratou do convite ao presidente do STF para participar da Rio+20 e de assuntos administrativos dos dois poderes. Reiteramos que o conjunto da matéria e, em especial, os comentários atribuídos à presidenta da República citados na reportagem são inteiramente falsos.

Contrariando a prática do bom jornalismo, o Estadão não procurou a Secretaria de Imprensa da Presidência para confirmar as informações inverídicas publicadas na edição de hoje. Procurada a respeito da audiência, a Secretaria de Imprensa da Presidência informou ao jornal Estado de S. Paulo e à toda a imprensa que, no encontro, foram tratados temas administrativos e o convite à Rio+20.

Postado Por: Soares

Lula indireto: "Tem gente(Gilmar) que não gosta de mim" Leia!

Josias de Souza

O ex-presidente Lula esteve em Brasília nesta quarta (30). Discursou no V Fórum Ministerial de Desenvolvimento. Foi sua primeira aparição desde que o ministro Gilmar Mendes, do STF, acusou-o de fazer lobby pelo adiamento do julgamento do mensalão.

Ao chegar, Lula entrou pela garagem, fugindo do assédio dos microfones. Saiu sem dirigir palavra aos jornalistas. Foi almoçar com Dilma Rousseff, no Palácio da Alvorada. Antes, ao discursar, fustigou Gilmar sem mencioná-lo:

“Vou falar de pé, porque senão podem dizer que eu estou doente. [...] Você sabe que tem muita gente que gosta de mim, mas tem algumas que não gostam. Eu tenho que tomar cuidado contra essas. São minoria, mas estão aí, né, no pedaço.”.

Postado Por: Soares

Câmara incinera calcinha misteriosa surgida no plenário Leia!

O Globo

A Câmara dos Deputados incinerou nesta semana um inusitado objeto perdido por um parlamentar: uma calcinha branca e vermelha.

Segundo
reportagem a peça íntima caiu do bolso de um deputado há cerca de 15 dias, enquanto o parlamentar corria para votar na Ordem do Dia.

Avisado do incidente por um segurança, um assessor do presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS) recolheu a calcinha, que passou a ser examinada por jornalistas e assessores. O objeto foi enviado ao setor de achados e perdidos da Câmara e, como ninguém reclamou sua propriedade, acabou incinerado.
Postado Por: Soares

Se Dirceu fala, os 38 réus do mensalão passam a ser 39 Leia!

Carlos Chagas

No meio da conversa, (na casa de Jobim) o Lula teria dito que José Dirceu está “desesperado” com a possibilidade de ser condenado e até de parar na cadeia.

Em pleno desespero, quem garante que o ex-chefe da Casa Civil não venha a aprofundar a afirmação feita às vésperas de sua cassação, sobre nada do que fez ter sido feito sem o conhecimento do então presidente? Aqui mora o perigo, se o Lula estava ciente do que se passava no palácio do Planalto e se o mensalão era mesmo mensalão, nunca uma simples coleta de dinheiro para saldar dívidas com o caixa dois.

Se no auge da emoção, às vésperas de ser condenado, Dirceu abrir o jogo e envolver o Lula, os 38 réus passarão a ser 39.
Postado Por: Soares

É legítimo Lula opinar sobre julgamento, diz ministro Leia!

Folha de S.Paulo

O ministro Marco Aurélio Mello, o segundo mais antigo dos 11 integrantes do Supremo Tribunal Federal, disse ontem considerar 'legítimo' e 'normal' que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifeste sua opinião sobre a data que considera mais conveniente para julgamento do mensalão.

'Admito que o ex-presidente pudesse estar preocupado com a realização do julgamento no mesmo semestre das eleições. Isso aí é aceitável', afirmou o ministro. Listou em seguida os motivos:

'Primeiro, porque é um leigo na área do direito. Segundo, porque integra o PT. Portanto, se o processo envolve pessoas ligadas ao PT, obviamente, se ocorrer uma condenação, repercutirá nas eleições municipais'. Sobre Mendes ter dito que se sentiu pressionado por Lula para atrasar o julgamento, Marco Aurélio diz não ter entendido 'o espaço de tempo entre o ocorrido, o encontro, e a divulgação do encontro'.

Embora se recuse a comentar, Marco Aurélio admite não ter uma boa relação com Mendes -'é estritamente institucional'. No STF, em geral, a convivência entre os ministros não é amena: 'O Supremo é composto de ilhas. Nós não temos uma convivência social maior (...) Infelizmente, já até se proclamou que o colegiado é um ninho de víboras'.

Postado Por: Soares

Oi é obrigada a devolver R$ 15 milhões em bônus aos usuários da PB Leia!

com Jornal da Paraíba

A telefonia Oi terá de devolver R$ 15 milhões em bônus a todos os usuários da Paraíba que compraram o plano promocional da operadora "Fale Ilimitado". O bônus, que serve como uma espécie de ressarcimento pela má prestação de serviço da telefonia, será dividido igualmente entre os consumidores que compraram o plano nas últimas semanas.

A devolução faz parte das medidas do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que foi assinado, ontem, pelos representantes do Ministério Público da Paraíba, do Procon da Paraíba e de João Pessoa e os diretores da operadora.

O promotor do consumidor Glauberto Bezerra, que vai detalhar as medidas do TAC na coletiva hoje às 9h30, em João Pessoa, também afirmou que vai acompanhar com as demais entidades todos os investimentos anunciados pela companhia de R$ 78 milhões para melhorar e ampliar os serviços prestados.

Na última terça-feira, uma audiência pública foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado com a participação de representantes da casa, do Ministério Público, dos órgãos de proteção ao consumidor, da Agência Nacional de Telecomunicação e das empresas. Entre as diretivas apontadas no documento final da sessão especial estava a sugestão ao Ministério das Comunicações da suspensão das vendas de novos planos e chips das operadoras de telefonia celular na Paraíba.

Com falhas de cobertura e panes constantes, o Procon de João Pessoa vai autuar a telefonia móvel Oi Paraíba pela má prestação de serviço aos consumidores da capital e as outras três empresas (Claro, Tim e Vivo) por propaganda enganosa na venda de planos promocionais que prometiam ligações “ilimitadas”. O órgão não acatou a defesa da Oi para as falhas nas ligações ocorridos com a campanha promocional 'Fale Ilimitado'.

Postado Por: Soares

Luciano Agra diz que "não abre nem para um trem", nas eleições 2012 Leia!

com Assesoria

O prefeito de João Pessoa Luciano Agra (PSB) deu a prova definitiva que não está disposto a rever sua decisão de lutar pela reeleição. Um dia após enviar carta à direção nacional do partido comunicando sua disposição de entrar na briga, o Agra anunciou a realização de um grande evento de apoio à sua pré-candidatura.

“Minha posição de disputar a prefeitura é irrevogável. Agora não abro nem para um trem”, disparou o prefeito, nesta quinta-feira (31).

Evitando rebater os ataques do grupo oposicionista, que, segundo ele, buscam evitar seu retorno à disputa, Luciano Agra comunicou que o evento será realizado próximo sábado, no clube Cabo Branco, com início às 10h.

“Chegou a hora de darmos voz aos que me convenceram de recolocar meu nome na disputa: o povo. A plenária será o momento em que a sociedade, a verdadeira militância socialista e aqueles que acreditam que é importante que nosso projeto para João Pessoa siga em frente, mostre sua força”, destacou.

O prefeito esteve ontem reunido com lideranças políticas e militantes do PSB, onde articularam os próximos passos até a convenção. Uma coletiva do prefeito pode ser anunciada a qualquer instante.

Postado Por: Soares

Reflexão do Editor Leia!


'O homem mau, o homem iníquo tem a boca pervertida'. (Provérbios 6:12)
Postado Por:Soares

Monteiro: Carlos Batinga desiste de concorrer a prefeitura Leia!

PB Agora

O sonho acabou. O ex-deputado estadual Carlos Batinga (PSC) revelou nesta terça-feira (29) que está definitivamente retirada sua pré-candidatura a Prefeitura de Monteiro pelo bloco da oposição.

Em entrevista a imprensa de Campina Grande Batinga admitiu que sonhava em disputar a prefeitura de Monteiro, mas após consultar familiares resolveu retirar o seu nome da corrida a prefeitura da cidade caririzeira.

O ex-deputado disse ainda que nenhum momento chegou a manifestar publicamente a sua pré-candidatura, mas apenas colocou seu nome a disposição para unir as oposições, no intuito de formar uma frente coesa de combate à candidatura da atual prefeita Edna Henrique.

“Estou envolvido com muitas atividades profissionais, minha família não quer que eu seja candidato, tenho parecer médico para não enfrentar uma campanha e por isso decidi retirar minha pré-candidatura”, afirmou Batinga.**** Segundo ele, o grupo de oposição vai marchar unido e os nomes que se colocam a disposição para candidatura são os dos vereadores Conrado, Paulo Sérgio e o ex-vereador Chuta.

De acordo com Carlos Batinga a chapa de oposição será anunciada até o próximo final de semana e com as oposições unidas, a candidatura terá força para enfrentar a atual gestora. Ele disse por fim que participará mesmo sem ser candidato ativamente da disputa este ano.

Além da pressão familiar para que ele não disputasse a prefeitura de Monteiro e as reais possibilidades do mesmo assumir a titularidade do mandato nos próximos meses, outro fator que pesou na decisão do ex-prefeito teria sido os resultados de pesquisas eleitorais realizadas recentemente, uma vez que a atual prefeita Edna Henrique (PSDB) aparece com uma vantagem significante sobre ele e os demais concorrentes.

A desistência de Batinga disputar a prefeitura de Monteiro não foi bem vista por alguns de seus aliados que entendem que sua candidatura seria a única com chances de disputar em pé de igualdade com Edna Henrique. O lançamento de sua candidatura a prefeito de Monteiro estava marcado para o dia 02 de junho.
Postado Por: Soares

Governo da Paraíba envia nota de esclarecimento sobre rebelião no PB1, PB2 e Róger Leia!

Secom-PB

Às 20h desta terça-feira (29) o serviço de inteligência do Sistema Penitenciário tomou conhecimento de um princípio de rebelião no complexo de segurança máxima PB1 e PB2, em João Pessoa.

De imediato, foi mobilizado um efetivo policial e criado um comitê formado pelas Secretarias de Segurança e Defesa Social, Administração Penitenciária, Comando da PM, Bombeiros e Pastoral Carcerária com intuito de estabelecer um canal de negociação com os presos amotinados.

O grupo de negociações é formado pelo secretário de Administração Penitenciária, tenente-coronel Washington França; secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima; gerente executivo do Sistema Penitenciário, tenente-coronel Arnaldo Sobrinho; comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel Paulo Almeida Martins; comandante do 5º Batalhão, tenente-coronel Lívio Carvalho; comandante da 4ª Companhia, Carlos Roberto de Sena; comandante do Batalhão de Operações Especiais, major Jerônimo Bisneto; comandante da Policia Metropolitana, tenente-coronel Américo, e o coordenador estadual da Pastoral Carcerária, padre João Bosco.

Nos dois presídios, as negociações continuam. No PB2, as autoridades conseguiram a liberação de um detento ferido. A vítima, ainda sem identificação, foi encaminhada para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, onde está internada em estado grave.

Os trabalhos contam com o apoio do Corpo de Bombeiros e Samu. O juiz da Vara de Execuções Penais, Carlos Neves da Franca Neto, se encontra no complexo penitenciário acompanhando as negociações.

As autoridades ainda não têm conhecimento sobre a extensão dos danos causados pelos detentos.

Outro princípio de motim foi registrado no Presídio de Segurança Média Desembargador Flósculo da Nóbrega, no bairro do Roger, mas a situação já foi controlada.
Postado Por: Soares

Senador Cássio alerta para que prefeituras enviem até o dia 08 de junho as suas propostas ao MDS Leia!

Assessoria

Oito de junho. Este é o prazo final para que as prefeituras encaminhem para o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) as propostas para seleção pública de Unidades de Apoio à Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar.

Na Paraíba poderão participar 91 municípios que pertencem ao Programa Territórios da Cidadania e participam do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O alerta é feito pelo Senador Cássio Rodrigues da Cunha Lima (PSDB), que continua atento a todo o processo de execução dos programas sociais do Governo Federal.

Para tanto, Cássio determinou prioridade aos técnicos do seu gabinete, em Brasília, para prestar aos administradores municipais, todas as informações necessárias para o credenciamento aos editais. "O que não pode acontecer, é uma prefeitura deixar de receber recursos por falta de orientação ou erro na elaboração de um plano de trabalho", justificou o senador paraibano.

Segundo informações colhidas pela assessoria do senador, o MDA vai investir R$ 30,6 milhões para o financiamento de projetos de arquitetura e engenharia, execução de obras, aquisição de veículos, equipamentos, materiais permanentes e de consumo novos, no valor máximo de R$ 450 mil por proposta.

O Senador Cássio aponta que um dos maiores gargalos na comercialização dos produtos da agricultura familiar é a logística. Com a instalação dessas unidades de distribuição, além da organização entre as cooperativas e associações, haverá um espaço para o agricultor familiar levar seu produto, que passará por uma pré-seleção. Lá, segundo prevê o projeto, os alimentos serão armazenados temporariamente, para que possam chegar nas cozinhas comunitárias, restaurantes populares, creches ou escolas.

Instituído em 2008, o programa Territórios da Cidadania tem por objetivo promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. Ao todo, são 120 deles nas cinco regiões do Brasil. A Paraíba é contemplada com cinco territórios, beneficiando 91 dos 223 municípios. Esse é o segundo edital do MDS para construção de unidades de apoio a comercialização da agricultura familiar.

O primeiro, lançado em 2011, destinou R$ 11 milhões para implantação de 26 unidades em 13 estados, que estão atualmente em fase de elaboração do projeto. O Edital 003/2012, com as informações detalhadas da seleção pública, está disponível na página do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) www.mds.gov.br.

Relação dos Municípios da PB no Território da Cidadania

Território Borborema - abrange uma área de 3.341,70 Km² e é composto por 21 municípios: Algodão de Jandaíra, Arara, Areial, Campina Grande, Esperança, Pilões, Puxinanã, Queimadas, Remígio, Serra Redonda, Solânea, Alagoa Nova, Areia, Borborema, Casserengue, Lagoa Seca, Massaranduba, Matinhas, Montadas, São Sebastião de Lagoa de Roça e Serraria. A população total do território é de 671.244 habitantes, dos quais 143.258 vivem na área rural, o que corresponde a 21,34% do total. Possui 24.725 agricultores familiares, 1.661 famílias assentadas e 3 comunidades quilombolas. Seu IDH médio é 0,67.

Território Cariri Ocidental - abrange uma área de 7.075,10 Km² e é composto por 17 municípios: Amparo, Assunção, Camalaú, Congo, Coxixola, Livramento, Monteiro, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro, Serra Branca, Sumé, Taperoá, Zabelê, Ouro Velho, Parari, Prata e São José dos Cordeiros. A população total do território é de 121.544 habitantes, dos quais 45.483 vivem na área rural, o que corresponde a 37,42% do total. Possui 10.548 agricultores familiares, 896 famílias assentadas, 1 comunidades quilombolas e 2 terras indígenas. Seu IDH médio é 0,61.

Território Curimataú - abrange uma área de 3.264,50 Km² e é composto por 10 municípios: Baraúna, Barra de Santa Rosa, Cacimba de Dentro, Cuité, Nova Floresta, Picuí, Sossêgo, Damião, Frei Martinho e Nova Palmeira. A população total do território é de 99.217 habitantes, dos quais 37.202 vivem na área rural, o que corresponde a 37,50% do total. Possui 8.665 agricultores familiares, 762 famílias assentadas. Seu IDH médio é 0,58.

Território Médio Sertão - abrange uma área de 6.037,70 Km² e é composto por 24 municípios: Catingueira, Condado, Desterro, Imaculada, Junco do Seridó, Mãe d'Água, Malta, Maturéia, Passagem, Patos, Quixabá, Salgadinho, Santa Luzia, Santa Teresinha, São José de Espinharas, São José do Bonfim, São Mamede, Teixeira, Várzea, Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Cacimbas, São José do Sabugi e Vista Serrana. A população total do território é de 232.614 habitantes, dos quais 55.707 vivem na área rural, o que corresponde a 23,95% do total. Possui 8.836 agricultores familiares, 1.049 famílias assentadas e 4 comunidades quilombolas. Seu IDH médio é 0,63.

Território Zona Da Mata Norte - abrange uma área de 3.647,30 Km² e é composto por 19 municípios: Baía da Traição, Cruz do Espírito Santo, Itapororoca, Jacaraú, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mari, Mataraca, Riachão do Poço, Rio Tinto, Santa Rita, Sapé, Capim, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Pedro Régis, Sobrado e Cabedelo. A população total do território é de 431.170 habitantes, dos quais 106.639 vivem na área rural, o que corresponde a 24,73% do total. Possui 11.229 agricultores familiares, 2.402 famílias assentadas e uma terra indígena. Seu IDH médio é 0,62.

Postado Por: Soares

Febre aftosa: Ministro da Agricultura vem à Paraíba encerrar 1ª etapa da campanha Leia!


Assessoria

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Alberto Mendes Ribeiro Filho, vem à Paraíba nessa quinta-feira (31) para o encerramento da primeira etapa da campanha contra febre aftosa na Paraíba. O evento será realizado a partir das 15h, na granja do Laticínio Ideal (BR 101, saída para o Recife).

Estarão presentes ao evento o Superintendente Federal de Agricultura na Paraíba, o governador da Paraíba Ricardo Coutinho, o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca Marenilson e representantes dos produtores.

A campanha contra a febre aftosa acontece em duas etapas, a primeira será encerrada amanhã e a segunda etapa será realizada no segundo semestre de 2012.

Na oportunidade, o ministro Mendes Ribeiro irá vacinar simbolicamente um animal do rebanho paraibano para representar o esforço do Governo Federal em erradicar a febre aftosa no Brasil.

A agenda do Ministro na Paraíba contempla, ainda, uma audiência com o governador e demais autoridades do Poder Executivo estadual.

Postado Por: Soares

Boa Vista: Prefeito Edvan Leite anuncia fim de carreira política Leia!

com Jornal Paraíba Verdade

O prefeito do Município de Boa Vista, Edvan Leite, não escondeu suas mágoas com a política em recente entrevista concedida a órgãos locais de imprensa.

Perguntado se será candidato à reeleição, Edvan foi enfático: “Termino minha vida pública no dia 31 de dezembro”.

O prefeito acrescentou que sequer cogita a possibilidade de rever sua decisão: “Inclusive reuni minha família, acordei com ela que não mais iria me candidatar a nada”.

Edvan atribuiu seu desencanto com a política ao que chamou de atuais práticas: “Hoje se faz política da forma mais esdrúxula possível. Ninguém respeita ninguém. Criaram uma fábrica de mentiras e se leva para a justiça as mais absurdas denúncias infundadas, e nós temos que contratar advogados, perder tempo e dinheiro, para lá na frente o juiz mandar arquivar o processo”, disse Edvan.

Sucessão - O prefeito voltou a surpreender ao afirmar que não vai participar do próximo pleito eleitoral em nada. “Não estarei no palanque de ninguém. Quem quiser ser candidato que seja, eu apenas quero concluir meu mandato e me aposentar”.

Outro desânimo que o gestor tem da vida política seria o que chamou des “falsos amigos”: “Já me decepcionei com muitos que se vestiram de cordeirinhos e acabaram me apunhalando pelas costas. Chegou a minha hora, saio de cabeça erguida e honrosa para a minha aposentadoria da vida pública.
Postado Por: Soares

PSB: Cúpula municipal decide antecipar convenções para ‘bater o martelo’ sobre candidatura em JP Leia!

com assessoria

O Diretório do PSB de João Pessoa demonstrou ter pressa em definir a situação na Capital para disputa eleitoral de outubro próximo. Nesta quarta-feira (29) o partido definiu que ‘baterá o martelo’ sobre o nome que irá encabeçar a chapa da sigla para prefeitura, assim como também, a indicação para dos representantes para briga pelas 27 vagas disponíveis na Câmara de Vereadores.

O partido teria até o dia 30 de junho para realizar a convenção, mas em caráter extraordinário decidiu por determinar quem serão seus candidatos em João Pessoa no dia 10 do mesmo mês, primeiro dia estabelecido pela Justiça Eleitoral. A sigla publicou Edital que convoca o Congresso Municipal Extraordinário que ocorrerá no Lyceu Paraibano.

De acordo com o Edital, o Congresso Extraordinário irá discutir e deliberar sobre a Indicação definitiva, em caráter convencional, da candidatura do partido à Prefeitura no Município de João Pessoa; Indicação dos candidatos do partido às eleições proporcionais no Município; Atribuição e delegação para a Comissão Executiva Municipal sobre construção e homologação da política de alianças (coligações), bem como a homologação definitiva dos(as) candidatos(as) do partido às eleições proporcionais.

De acordo com os Estatutos e Regimento do Partido e segundo a Resolução aprovada pela unanimidade dos diretorianos do PSB da capital, em reunião realizada nesta terça-feira (29), terão direito a participar do congresso com direito a voz e voto, todos os filiados e filiadas devidamente regularizados e aptos ao Congresso 2011 e que se encontrem em dias com as contribuições financeiras do partido.

Veja abaixo a íntegra do EDITAL:

PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO – PSB
CONGRESSO MUNICIPAL EXTRAORDINÁRIO JOÃO PESSOA - PARAÍBA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO - PSB EM JOÃO PESSOA – ESTADO DA PARAÍBA, através de seu Presidente, com fundamento no que dispõe a letra “b” do artigo 20, do Estatuto Partidário e o artigo 7º do Regimento Interno do PSB, nos termos da Resolução Municipal nº 02/2012, de 29 de maio de 2012, convoca todos os congressionais, aptos a votar, a comparecerem no dia 10 de junho de 2012, a partir das 09:00 horas, no Lyceu Paraibano, situada no Município de João Pessoa, Estado da Paraíba, para CONGRESSO MUNICIPAL EXTRAORDINÁRIO, a fim de discutir e deliberar sobre a seguinte pauta:

(I) Indicação definitiva, em caráter convencional, da candidatura do partido à Prefeitura no Município de João Pessoa; (II) Indicação dos candidatos do partido às eleições proporcionais no Município de João Pessoa; (III) Atribuição e delegação para a Comissão Executiva Municipal sobre construção e homologação da política de alianças (coligações), bem como a homologação definitiva dos(as) candidatos(as) do partido às eleições proporcionais.

Todos os congressionais, aptos a votar, nos termos da Resolução Municipal nº 02/2012, deverão se credenciar no início dos trabalhos e terão garantidos os direitos a voz e a voto e, no fim da votação, será procedida a apuração final, proclamando-se os resultados, e encerrando-se o Congresso com a lavratura da Ata.
Postado Por: Soares

Fontes de Lula são ''gangsters e bandidos'', diz Gilmar Leia!

BR-247

Imediatamente após abrir uma crise institucional, ao atribuir, pelas páginas da revista Veja, ao ex-presidente Lula a realização de uma pressão direta para o adiamento do julgamento do caso do Mensalão, o ministro Gilmar Mendes, do STF, radicalizou ainda mais.

Em entrevista, ele classificou Lula como uma “central de divulgação” de notícias contra ele e, como que paramostrar sua disposição para a briga, taxou as fontes de informação do ex-presidente como “gangsters” e “bandidos”.

O ministro atribuiu ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a responsabilidade pela divulgação de informações sobre a viagem à Europa que, segundo ele, nada tem de ilegal. Segundo Mendes, Lula recebeu essas informações de 'gângsters' e 'bandidos' interessados em plantar notícias falsas.

Perguntado por jornalistas se Lula seria a fonte dessas notícias, Mendes respondeu:. 'As notícias que me chegaram são que sim, que ele era a central de divulgação disso, o próprio presidente'. E completou:'Colegas de vocês [jornalistas] que me disseram isso'.

Postado Por: Soares

Denúncia de Gilmar pode impedi-lo ante júri do mensalão Leia!


As recentes declarações do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, sobre o suposto pedido do ex-presidente Lula para que fosse adiado o julgamento do mensalão trouxeram luz ao seu posicionamento.

Ao optar por tornar pública a reunião com o ex-presidente e seu devido conteúdo, Mendes deu a entender sua opinião quanto à realização do julgamento do mensalão no prazo estipulado, posição considerada rigorosa, visto que evitaria a possível prescrição de alguns crimes.

Além disso, a partir do momento em que o ministro se mostrou contrário à intervenção de Lula - aliado de longa data de muitos réus que serão julgados pelo processo - se posicionou em lado oposto ao ex-presidente e seus aliados pendendo, portanto, pela condenação dos acusados.

A dúvida que paira é se a atitude do ministro de divulgar o teor do encontro, e de certo modo emitir previamente opinião sobre o caso, está amparada pela legislação.

De acordo com a legislação brasileira, um magistrado não pode pré-julgar ou emitir juízo antes de um processo em que votará, sob pena de suspeição de parcialidade, conforme disposto no artigo 135 do Código do Processo Civil. Para o presidente da seccional do Rio de Janeiro da Ordem de Advogados do Brasil (OAB-RJ), Wadih Damous, se um juiz antecipar um valor pessoal sobre o caso que vai julgar, comete um ato ilegal

Postado Por: Soares

Demorou a chiar: PSOL quer explicação de Gilmar Leia!



O PSol decidiu pedir abertura de investigação contra o ministro Gilmar Mendes, do STF, por conta das denúncias sobre pressão do ex-presidente Lula pelo adiamento do julgamento do mensalão.

'Do nosso ponto de vista, o comportamento do ministro não foi normal', diz o deputado Chico Alencar (RJ), líder do PSol na Câmara. A conversa entre Gilmar Mendes e Lula ocorreu em 26 de abril, no escritório do ex-ministro Nelson Jobim.

O ministro levou um mês para declarar-se publicamente 'perplexo' com o que teria ouvido de Lula. 'O fato de o ministro ter demorado um mês para se manifestar merece explicação. A perplexidade dele parece que custou a se consolidar', acrescenta Chico Alencar.

Segundo o deputado, 'não parece adequado que o ministro se encontre, fora do ambiente do Supremo, com uma pessoa notoriamente vinculada aos réus do mensalão'. E acrescenta Alencar: ''Achamos que ninguém ficou bem nessa história. O Lula ficou mal. O Jobim ficou mal. E o Gilmar Mendes também ficou mal', resume Chico Alencar.
Postado Por: Soares

Dilma à equipe de governo: Fora da briga Lula-Gilmar Mendes Leia!


Preocupada com o acirramento dos ânimos às vésperas do julgamento do mensalão, a presidenta Dilma Rousseff disse que o governo não entrará na briga entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal.

Dilma avalia que a situação é perigosa, tem potencial de estrago que beira a crise institucional nas relações entre Executivo e Judiciário, e transmitiu esse recado na conversa mantida nesta terça-feira, (29), com o presidente do STF, Ayres Britto.
O encontro durou uma hora e dez minutos, no Planalto.

Embora petistas estejam fazendo desagravos públicos a Lula, a presidenta ordenou silêncio aos auxiliares após falar com ele por telefone. A ordem é blindar o Planalto dos torpedos vindos da CPI do Cachoeira e dos ataques de Mendes.

Postado Por: Soares

Os efeitos da defesa de Demóstenes no Senado Leia!


Demóstenes Torres passou cinco horas, ontem, falando no Conselho de Ética do Senado sobre as relações dele com o bicheiro Carlinhos Cachoeira e, mesmo com todo o tempo gasto no depoimento, foram poucos os parlamentares que se aventuraram a avaliar os argumentos apresentados.

Os senadores, que acompanharam boa parte do depoimento, dizem que Demóstenes continua muito enrolado no Conselho, mas “saiu melhor do que entrou” do interrogatório porque apresentou uma defesa técnica, segundo o Radar Online.

A leitura é que Demóstenes será fatalmente cassado no colegiado, onde o voto é aberto, mas tem hoje chances reais escapar da cassação no plenário do Senado, onde o voto é secreto. Se for, de fato, absolvido, Demóstenes terá sido poupado, na avaliação dos senadores, porque conseguiu se benefeciar do sentimento corporativista do parlamento (senadores não cortam na própria carne) e porque as maiores bancadas do Senado (leia-se PT e PMDB) decidiram mantê-lo e não criar precedentes para a cassação de outros parlamentares. Afinal, ninguém sabe o que pode sair da infinidade de documentos em poder da CPI mista do Cachoeira.

Postado Por: Soares

Após carta de Luciano Agra, PSB nacional convoca reunião de urgência em Brasília Leia!


A direção nacional do PSB deve realizar ainda na manhã desta quarta-feira (30) uma reunião de emergência para deliberar sobre a carta protocolada pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB), que pediu ao partido para reconsiderar sua decisão de desistir da reeleição e disputar internamente o direito de ser candidato na eleição deste ano.

A informação foi repassada a imprensa na manhã desta quarta-feira pela Assessoria de Comunicação do PSB em Brasília.

Oficialmente, segundo a Assessoria, a carta ainda não chegou ao diretório nacional. Integrantes da direção nacional socialista foram acionados pela coordenação do partido. O secretário-geral do partido, Carlos Siqueira, foi chamado às pressas à sede da direção nacional.

O presidente Eduardo Campos, governador de Pernambuco, tomou conhecimento da repercussão da carta durante agenda no Rio de Janeiro, onde participa de entrevista coletiva sobre a Copa do Mundo.
Postado Por: Soares

TRE-PB iniciará na terça-feira (05) o julgamento de recurso movido pelo ex-governador José Maranhão Leia!

com Jornal Correio

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) deve iniciar na próxima terça-feira o julgamento do recurso movido pelo ex-governador e pré-candidato a prefeito de João Pessoa pelo PMDB, José Targino Maranhão, contra a decisão que reprovou as contas da campanha eleitoral de 2010, na qual ele disputou à reeleição.

O juiz Tércio Chaves de Moura, que atua como relator do recurso - Embargos de Declarações com efeitos modificativos - interposto pelo peemedebista, pediu ontem que o processo fosse incluído na pauta de julgamento da próxima semana.

Com o pedido de inclusão do recurso em pauta, o magistrado que passou a integrar a Corte Eleitoral na semana passada, cumpriu o que anunciou durante a solenidade de posse, que uma de suas primeiras ações como integrante do TRE-PB seria a análise do recurso de Maranhão e que um dos seus primeiros despachos seria para colocar o processo em mesa para julgamento.

O juiz Tércio Chaves assumiu a vaga na Corte Eleitoral em substituição ao juiz João Batista Barbosa, que encerou seu biênio no último dia 10 e que atuou no processo inicial de prestação de contas de maranhão.

Os Embargos de Declarações com efeitos modificativos, objetivam reformular o acórdão contendo a decisão, com o argumento de que houve omissão no julgamento das prestações de contas de Maranhão em relação ao princípio da proporcionalidade.

Segundo o advogado Rogério Varela, integrante da defesa do peemedebista, o que está sendo atacado no recurso, é a flagrante ofensa ao princípio da proporcionalidade e a mais de 200 precedentes existentes em todo o país que contrariam a decisão da Corte Eleitoral paraibana, dos quais 36 são do próprio TRE-PB.

A manutenção da decisão pode deixar o peemedebista inelegível para disputa eleitoral deste ano. No entanto, o peemedebista afirma que estar confiante na reversão do julgamento, com base no que vem sendo fundamento por sua defesa.

Postado Por: Soares

Roberto Freire cancela vinda a PB, mas garante presença em junho Leia!

com PPS

O presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire, adiou sua presença nesta quinta-feira, na Paraíba, para homologar as pré-candidaturas a prefeito de vários municípios paraibanos, transferindo a visita para o dia 29 de junho, data da convenção do PPS em João Pessoa.

De acordo com a presidenta estadual do PPS, deputada estadual Gilma Germano, existia duas datas para a agenda de Roberto Freire na Paraíba, "então em comum acordo com ele e o diretório de Alagoas, onde ele vai estar dia 30 de junho, nos resolvemos transferir para o dia 29, data da convenção em João Pessoa", informou.

Postado Por: Soares

Reflexão do Editor Leia!


'O resgate da vida de cada um são as suas riquezas, mas o pobre não ouve ameaças'. (Provérbios 13:8)
Postado Por: Soares

PTB: Armando Abílio revela data da decisão sobre sucessão municipal Leia!

Lana Caprina

Depois de uma prolongada indefinição sobre os rumos que tomará na disputa pela prefeitura de João Pessoa, o PTB prepara-se para bater o martelo. O presidente estadual da legenda, Armando Abílio, prevê que no dia 31 deste mês sairá a fumaça branca, mas não deu qualquer pista sobre a tendência que vai prevalecer.

A agremiação convive com divergências em torno do assunto. Abílio, pessoalmente, inclina-se por uma aliança com o PSB, em apoio à pré-candidata Estelizabel Bezerra. A equação permitiria o seu aproveitamento na equipe do governo Ricardo Coutinho, possivelmente ocupando a secretaria de Saúde, que ele corteja. Fontes oficiais não confirmam essa hipótese.

Por sua vez, o presidente do diretório municipal petebista, Aristávora Santos (Tavinho) insiste em que a composição deve ser feita com partidos de oposição aos governos de Ricardo Coutinho e Luciano Agra. O ex-governador José Maranhão, pré-candidato pelo PMDB, espera o apoio da legenda. Mas o senador Cícero Lucena, pré-candidato pelo PSDB, parece estar avançando nas articulações.

Cícero ofereceria compensações concretas aos petebistas. Poderá se licenciar do mandato para favorecer a ascensão do suplente Carlos Dunga. Além do mais, “Tavinho” Santos pode vir a ser indicado candidato a vice na chapa encabeçada por Lucena.

As conversações estão sendo aprofundadas. Armando Abílio já se reuniu com o presidente nacional Roberto Jefferson, a quem traçou uma radiografia da conjuntura paraibana. Ficaram de se encontrar novamente para definir a tomada de posição. Petebistas estão interessados, também, em garantir espaços para candidatos às eleições proporcionais na capital, ampliando a bancada na câmara de vereadores.

Desde 2010, o PTB enfrenta um visível enfraquecimento. Naquela disputa, o partido apoiou a candidatura de José Maranhão ao governo, depois de Abílio ter feito pregação entusiasmada em favor da candidatura de Ricardo Coutinho. Com a derrota de Maranhão nas urnas, a desagregação foi inevitável.

Abílio, que é primeiro suplente de deputado federal, já que não conseguiu se reeleger em 2010, assumiu recentemente a titularidade com licença requerida pela deputada peemedebista Nilda Gondim, mãe do senador Vital Filho e do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital. A sua expectativa era a de que o PMDB promovesse um rodízio entre seus deputados para facilitar a sua continuidade no posto titular.

Entretanto, o deputado Benjamin Maranhão, sobrinho de JM, que seria o próximo a abrir vaga, recusou-se a fazê-lo, o que levou Armando Abílio a reatar canais com o governador Ricardo Coutinho.

O vereador Aristávora Santos ressalta que não está participando ativamente das articulações, mas vem se inteirando do que ocorre. Para ele, é urgente uma tomada de posição, até porque as bases petebistas estão indóceis em diversos municípios do Estado. Seja como for, o quadro está se afunilando e a decisão vai ser finalmente concretizada.

Postado Por: Soares

São Francisco: Quadrilha assalta agência dos Correios e leva gerente como refém Leia!

Charley Garrido

Quatro elementos fortemente armados, assaltaram na manhã desta terça-feira (29), a agência dos Correiros do Município de São Francisco, Sertão da Paraíba.

Até o momento não há informações se a quadrilha conseguiu subtrair dinheiro. O grupo foragiu em um veículo corsa de cor prata, levando como refém o gerente da agência, Paulo Sérgio, com destino ao Município de Santa Cruz.

Segundo testemunhas, um dos acusados estava armado com uma metralhadora, e saiu efetuando vários disparos para cima.

A Polícia Militar de São Francisco, e BOPE estão realizando diligências no intuito de localizar e prender os assaltantes.

Neste momento, a População está em alerta e assustada por conta da ação violenta dos assaltantes.

Postado Por: Soares

Governador Ricardo já encara nome de Nonato como de oposição Leia!


O governador Ricardo Vieira Coutinho (PSB) fez uma revelação na noite desta sexta-feira (29) que pode colocar fim na diplomacia entre ele e o ex-secretário de Comunicação do Estado, Nonato Bandeira (PPS) e traçar uma nova conjuntura no cenário político pessoense.

Pela primeira vez o chefe do executivo falou como entende a postulação do pré-candidato a prefeito de João Pessoa. Em entrevista ao programa Conexão Arapuã o socialista foi questionado sobre a pré-campanha do ex-secretário e sem arrodeios não escondeu o descontentamento afirmando que “não acha que esse seja o melhor caminho a seguir".

“Nonato sabe disso, ele sabe que eu tenho razão”, intensificou.

O discurso recorrente de Nonato Bandeira é de que o PPS é um partido aliado ao Governo, e por isso, sua pré-candidatura não indica um racha com o grupo socialista, pelo contrário, ele garante que o lançamento do seu nome na disputa municipal é para dar continuidade à gestão comandada pelo governador.

Apesar da ‘boa vontade’ do postulante, Ricardo não compreende da forma: “Como é que um partido que faz parte do Governo lança uma candidatura contra uma majoritária?”, indagou sem reprimir que já encara com de oposição a atitude do ex-auxiliar.

O gestor estadual também descartou a possibilidade da candidatura de PPS atuar como um plano B a da pré-candidata de Estelizabel Bezerra (PSB). “O que eu acho que a Paraíba precisa é que a gente mantenha nossa base de apoio ao Governo, esse é o projeto”, avisou.

Por fim, o governador em tom de recado ainda alfinetou Nonato Bandeira: “Nós não vamos ter ao mesmo tempo dez governadores, vamos ter um. Assim como não teremos dez prefeitos, vamos ter um”.
Postado Por: Soares

Diário do Legislativo confirma arquivamento de CPI que visava derrubar RC do poder Leia!

com ALPB

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), através de Despacho da Presidência da Casa de Epitácio Pessoa, determina o arquivamento do pedido de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os depósitos de dinheiro na conta de campanha do então candidato a governador Ricardo Vieira Coutinho, feitos pela Ideia Digital, empresa que instalou o projeto “Jampa Digital”, em João Pessoa.

O requerimento foi apresentado pelo deputado Aníbal Marcolino (PSL) e subscrito por 14 parlamentares. e tinha um objetivo claro: criar subsídios para pedir o impeachment do governador.

O Despacho, assinado pelo presidente da Assembleia, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), foi publicado no Diário do Poder Legislativo (DPL). De acordo com o despacho, “a investigação das contas de campanha do então candidato a governador Ricardo Vieira Coutinho é da competência exclusiva do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB)”.

O segundo parágrafo do Despacho tem o seguinte texto: “Quanto à apuração das denúncias do projeto da Prefeitura de João Pessoa, mencionados na justificativa do requerimento, além de ser atribuição legítima da Câmara Municipal de Vereadores da Capital, encontra-se hoje em extensa e aprofundada investigação por parte da Polícia Federal e do Ministério Público”.

A decisão da Presidência ressalta que “o objeto do requerimento tem caráter genérico e indefinido, não atendendo aos requisitos constitucionais e legais que dispõem sobre a determinabilidade do fato, condição imprescindível à constituição de Comissão Parlamentar de Inquérito”.

O Despacho tem o seguinte desfecho: “Pelas razões expostas, esta Presidência decide pelo arquivamento da referida propositura, determinando a publicação deste DESPACHO e respectiva comunicação aos seus autores”.
Postado Por: Soares

Em nota, Lula insinua que Gilmar Mendes mentiu Leia!

Assessoria de Imprensa do Instituto Lula

A nota divulgada na noite desta segunda-feira pelo presidente Lula desmente a versão do ministro Gilmar Mendes de que ele teria tentado barganhar em torno do jugamento do mensalão, na casa do ex-ministro Nelson Jobim, conforme denúncia da revista Veja. ''A reunião existiu, mas a versão da Veja sobre o teor da conversa é inverídica'', diz a nota distribuída pela assessoria de Lula.

Veja a íntegra da nota da assessoria de Lula:

Sobre a reportagem da revista Veja publicada nesse final de semana, que apresenta uma versão atribuída ao ministro do STF, Gilmar Mendes, sobre um encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 26 de abril, no escritório e na presença do ex-ministro Nelson Jobim, informamos o seguinte:

1. No dia 26 de abril, o ex-presidente Lula visitou o ex-ministro Nelson Jobim em seu escritório, onde também se encontrava o ministro Gilmar Mendes. A reunião existiu, mas a versão da Veja sobre o teor da conversa é inverídica. “Meu sentimento é de indignação”, disse o ex-presidente, sobre a reportagem.

2. Luiz Inácio Lula da Silva jamais interferiu ou tentou interferir nas decisões do Supremo ou da Procuradoria Geral da República em relação a ação penal do chamado Mensalão, ou a qualquer outro assunto da alçada do Judiciário ou do Ministério Público, nos oito anos em que foi presidente da República.

3. “O procurador Antonio Fernando de Souza apresentou a denúncia do chamado Mensalão ao STF e depois disso foi reconduzido ao cargo. Eu indiquei oito ministros do Supremo e nenhum deles pode registrar qualquer pressão ou injunção minha em favor de quem quer que seja”, afirmou Lula.

4. A autonomia e independência do Judiciário e do Ministério Público sempre foram rigorosamente respeitadas nos seus dois mandatos. O comportamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o mesmo, agora que não ocupa nenhum cargo público.

Postado Por: Soares

É feia a briga entre Jobim e Gilmar Mendes Leia!

Folha de S.Paulo

Nunca antes a relação entre Gilmar Mendes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), e o ex-ministro Nelson Jobim, amigos de longa data, esteve tão abalada.

Os dois trocaram mensagens duras por e-mail no fim de semana. E, a interlocutores, têm feito considerações nada abonadoras um sobre o outro. Jobim se dedicou no sábado e no domingo a desacreditar o depoimento de Gilmar Mendes em relação ao que este entende ter sido uma tentativa do ex-presidente Lula de pressioná-lo no julgamento do mensalão. Mendes mantém tudo o que disse e ainda acrescenta detalhes. Ele e Jobim estavam escrevendo um livro juntos -- agora sem data de publicação.

A raiva de Gilmar Mendes em relação a Lula cresceu do dia do encontro, há um mês, à sua revelação, no sábado, na revista 'Veja'. No meio do caminho, o ministro ouviu de jornalistas que todo o tiroteio contra ele por ter se encontrado há tempos (antes do escândalo Cachoeira) com Demóstenes Torres em Berlim partiria de Lula. Foi aí que o caldo entornou.

Postado Por: Soares

Collor cobra de volta mandato presidencial cassado Leia!

Josias de Souza

''
Alguma coisa subiu à cabeça do Senador Fernando Collor de Mello. E não parece coisa boa. Duas décadas depois de ter sido escorraçado do Planalto, o agora senador insinua que deveriam devolver-lhe o mandato de presidente da República.

“Fui absolvido pelo Supremo”, disse ele. “E meu mandato? Não deveria tê-lo de volta?”, questionou. Collor falou à Record News. Um pedaço da entrevista foi ao ar na noite da segunda (28).

Vivo, Bussunda gritaria: “Fala séééério, excelência!”

Postado Por: Soares

E a Dilma, como fica? Leia!


Nessa história surrealista da conversa entre o ex-presidente Lula e o ministro Gilmar Mendes, uma indagação não pode deixar de ser feita: e a presidente Dilma, como fica?

Claro que solidária com o antecessor, em todas as situações, mas estaria confortável diante de mais essa intromissão do Lula em assuntos de seu governo? Afinal, o primeiro-companheiro teria tentado interferir nas prerrogativas do Judiciário, a começar pela marcação de data de seus julgamentos.

Outra iniciativa igualmente indevida do ex-presidente veio no reverso da medalha: dispôs-se a blindar políticos e empresários nos trabalhos da CPI do Cachoeira, ou seja, intrometendo-se na alçada exclusiva do Legislativo.

A chefe do Executivo vem mantendo o delicado equilíbrio entre os poderes da União, coisa que seu mentor e conselheiro quis abagunçar. Mesmo como líder inconteste do PT, que tenta salvar do naufrágio, o Lula agiu como condômino principal do governo, o que não terá agradado a sucessora.
Postado Por: Soares

Agora cerco a Gilmar: carona em avião de Cachoeira Leia!

Brasil247

Escutas interceptadas pela PF e divulgadas nesta segunda-feira levantam a suspeita de que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, “pegou carona” em um jatinho fornecido por Cachoeira, no dia 25 de abril de 2011, quando teria retornado da Alemanha ao Brasil, na companhia do senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO).

Agrava-se o ambiente de suspeição quanto às ligações do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes e seu ex-amigo Demóstenes Torres, senador de Goiás, ex-líder do DEM hoje no centro da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos da quadrilha de Carlos Augusto Ramos, o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

''Escutas telefônicas interceptadas pela Polícia Federal (PF), com autorização da Justiça, durante a Operação Monte Carlo, reveladas nesta segunda-feira, questionam se o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),Gilmar Mendes, “pegou carona” em um jatinho fornecido por Cachoeira, no dia 25 de abril de 2011, quando teria retornado da Alemanha ao Brasil, na companhia do senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO).''

Postado Por: Soares

Pela primeira vez Chávez vê possibilidade de derrota Leia!

O Globo

No mesmo dia em que disse que “até as pedras sabem” quem vencerá as eleições de outubro, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pediu nesta segunda-feira uma emenda à Constituição para manter os programas sociais criados ao longo de seus 13 anos de governo independentemente do resultado da votação.

É a primeira vez, ainda que de forma indireta, que Chávez admite não conseguir sua terceira reeleição como presidente. ''A Assembleia Nacional deve tomar a iniciativa de fazer uma emenda ou uma reforma constitucional para incluir as missões sociais socialistas na Constituição'', disse Chávez, numa sessão de perguntas e respostas com jornalistas, por telefone, na sede de seu Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV).

A proposta de Chávez é um resposta às declarações recentes de seu adversário nas eleições, Henrique Capriles, que defendeu uma iniciativa popular para obrigar que os programas de governo não beneficiem apenas os chavistas.
Postado Por: Soares

Governador Ricardo Coutinho determina liberação de R$ 10 mi para enfrentamento à seca Leia!


O governador Ricardo Vieira Coutinho determinou a liberação de R$ 10 milhões de recursos próprios do Estado a serem aplicados em ações de combate à estiagem nos municípios paraibanos. O montante se soma aos outros R$ 10 milhões concedidos na semana passada pelo Governo Federal à Paraíba. “Se for preciso, vou deixar de iniciar determinadas obras, de projetar e programar outros investimentos ou gastos, para poder garantir a assistência ao povo paraibano atingido pela seca”, destacou.

As informações foram repassadas por Ricardo Coutinho durante o programa Fala Governador, transmitido pela rádio Tabajara. Segundo ele, os recursos encaminhados pelo Governo Federal foram apenas os primeiros de um total a ser liberado ao Estado para o enfrentamento à estiagem.

O governador adiantou que os investimentos serão destinados, prioritariamente, à reativação de poços artesianos. De acordo com ele, a Paraíba tem, aproximadamente, 12 mil poços, dos quais apenas metade está funcionando. “Seis mil estão inativos por não possuírem bomba, por estarem sujos, por faltarem fiação, entre vários outros problemas. Para mim, é inconcebível cavar mais poços, enquanto temos tantos inativos que podem ser reparados”, explicou.

A aplicação dos recursos na reativação dos poços também ocorrerá levando em consideração prioridades. “Quanto maior a população atendida por um poço, maior preferência ele terá. Os que tiverem a maior capacidade de volume de água também receberão ações prioritárias, pois não adianta investir em poço que está seco”, acrescentou.

Hoje, ainda conforme informações do governador, o Exército atende a 91 municípios paraibanos com ações de combate aos efeitos da seca. Exatos 363 carros-pipa estão sendo utilizados para serviços de fornecimento de água à população.

Na semana passada, Ricardo se reuniu com a Frente Parlamentar contra a Seca e anunciou a criação de uma Comissão de Acompanhamento das Ações Públicas de Combate à Seca. “Quero que todos os órgãos que tenham representatividade civil participem fundamentalmente fiscalizando o emprego dos recursos, para que seja garantida a aplicação deles da melhor maneira possível”, destacou.

O governador comentou ainda no programa radiofônico que esses valores iniciais estão muito aquém das necessidades mais elementares, diante da grande seca, caracterizada como a pior dos últimos 30 anos. Exatamente por isso, determinou a liberação de recursos próprios, para complementar o investimento federal.

A Paraíba possui, atualmente, 170 municípios com decreto local de emergência, fora 25 localizados na região do Brejo, que tiveram a situação emergencial decretada pelo próprio governador. Juntos, eles somam uma população de cerca de 2,6 milhões de habitantes. “É algo desesperador, que requer medidas rápidas, não para que a seca deixe de existir, mas para minorar o pacto da estiagem na vida dessas pessoas”, declarou.

Documentação pendente – Também no programa radiofônico, o governador chamou atenção para o fato de, dos 170 municípios paraibanos com decreto local de emergência, apenas 100 prefeituras encaminharam os documentos necessários para que o decreto seja reconhecido na esfera federal.

“Se a documentação não for repassada, a população que reside nessas localidades não terá direito a nenhuma política que está sendo colocada, como o Garantia Safra. Sem o Garantia Safra, por sua vez, o agricultor familiar também não tem direito ao Bolsa Estiagem, criado pelo Governo Federal”, alertou Ricardo.

Postado Por: Soares

«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top