topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

Secretaria de Saúde lança plano para redução de homicídios Leia!

com Secom PB

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, lançou nesta terça-feira (19), no auditório do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, o Plano para Redução da Vulnerabilidade e Risco de Morte por Homicídios na idade de 15 a 29 anos, que será desenvolvido em parceria com as Secretarias da Segurança e Defesa Social e da Educação.

O projeto pretende beneficiar, nesse primeiro momento, 23 municípios paraibanos, que foram escolhidos por causa do número elevado de homicídios ou pela acentuação de óbitos a partir do ano de 2009, tendo como base os dados analisados pela SES coletados no período de 2005 a 2010, quando foram registradas 5.656 mortes na faixa etária escolhida, sendo 55,7% de homens.

Segundo a gerente executiva de vigilância em saúde, Júlia Vaz, além de reduzir a vulnerabilidade e o risco de morte por homicídios na faixa etária dos 15 a 29 anos, o plano pretende implementar a vigilância epidemiológica das violências nas Secretarias de Saúde dos 23 municípios classificados como prioritários. “Esse plano pretende juntar as Secretarias de Saúde, Educação e Segurança em busca de um único objetivo: trazer a tranquilidade aos nossos lares”, esclarece a gerente.

Para isso, segundo Júlia Vaz, serão realizadas oficinas de discussão com todos os envolvidos na ação, bem como será incorporado o tema ‘Cultura de Paz’ nas salas de aula. A emissão de boletins epidemiológicos semestrais, realização de visitas para executar oficinas com donos de estabelecimentos, bem como visitações aos municípios participantes são outras ações previstas no plano. “Essa ação conjunta vai utilizar uma metodologia extremamente educativa, por isso a necessidade desse encontro com os representantes da Educação e Segurança”, observou.

De acordo com o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Coelho Lima, o projeto é de suma importância para a sociedade paraibana. “É muito importante desenvolver planos que visam educar nossa juventude para a problemática que estamos vivenciando nos dias de hoje. Acredito que a educação pode sensibilizar e influenciar nossos jovens para uma cultura de paz”, ressaltou.

Já a representante da secretária de Estado da Educação, Edla Barbosa, acredita que o Plano de Redução da Vulnerabilidade e Risco de Morte por Homicídios vem a somar com todos os projetos que são desenvolvidos pelo órgão. “É muito importante acrescentar ações que visem diminuir a violência em nosso Estado, por isso estamos de braços abertos para participar desse Plano”, afirmou.

Municípios classificados como prioritários

João Pessoa
Campina Grande
Santa Rita
Bayeux
Cabedelo
Patos
Guarabira
Caaporã
Mamanguape
São Bento
Congo
Alcantil
Campo de Santana
Catingueira
Curral Velho
Diamante
Ibiara
Igaracy
Junco do Seridó
Olho d´água
Olivedos
Santana dos Garrotes
Brejo dos Santos

Postado Por: Soares

author

Este post foi escrito por: Soares

Receba E-mail atualizações gratuitas !

Postar um comentário

«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top