topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

Dilma assume Mercosul sob crise paraguaia Leia!


A presidenta Dilma Rousseff assume na sexta-feira, 29, a presidência pró-tempore do Mercosul com uma crise política de grandes proporções em curso: a reação negativa internacional ante à troca de Fernando Lugo por Federico Franco no Paraguai, num processo de empeachment que ganhou contornos de “golpe parlamentar”.

O enfrentamento da questão já é considerado o primeiro teste de política externa para a presidenta Dilma, que tentou, sem sucesso, na quinta, uma mobilização de última hora dos chanceleres da Unasul – União das Nações Sulamericanas - para evitar o desfecho que encurtou o mandato de Lugo. A reunião do Mercosul que acontece em Mendoza, na Argentina, na quinta e sexta-feiras desta semana,

Dos 12 países integrantes da Unasul, 4 anunciam que não reconhecem Franco como novo presidente do Paraguai: Argentina, Equador, Bolívia e Venezuela. Caberá à presidente Dilma papel fundamental na gestão da crise. A última situação semelhante vivida pela região foi a deposição do presidente de Honduras, Manuel Zelaya, em 2009. A grita internacional foi enorme e o Brasil virou protagonista da crise ao abrigar Zelaya na embaixada brasileira em Tegucigalpa, em setembro daquele ano.

Postado Por; Soares

author

Este post foi escrito por: Soares

Receba E-mail atualizações gratuitas !

Postar um comentário

«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top