topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

Governador Ricardo Coutinho recebe grupo de empresários do Haiti Leia!

Secom-PB

O Governador Ricardo vieira Coutinho recebeu nesta segunda-feira (31), uma delegação de empresários do haiti. A reunião foi às 16h30, no Salão Rosa do Palácio da Redenção, e contou com representantes de entidades importantes do segmento comercial, como Fiep (Federação das Indústrias da Paraíba), CDL (Câmara de Dirigentes Logístas), Fecomércio (Federação do Comércio de Bens e Serviços), Sinduscon - PB (Sindicato Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado da Paraíba) e de algumas indústrias com perfil de investimento.

Pelo governo do Estado, estarão também presentes na reunião o presidente da Companhia Docas, Wilbur Jacome, a presidente da Cinep, Margarete Bezerra Cavalcanti, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano, e o secretário executivo de Indústria e Comércio, Marcos Procópio.

Em pauta, a exposição sobre as possibilidades e o cenário comercial daquele país, linhas de financiamento por meio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e acordos bilaterais entre a Paraíba e o Haiti.

"Esta reunião é fruto da missão comercial de Cuba, onde o governador Ricardo Coutinho encontrou-se com o cônsul do Haiti, naquela ocasião. As missões de relacionamento internacionais são muito importantes para a atração de investimentos entre os países. Os haitianos têm interesse em prospectar empresas paraibanas que exportam”, adiantou Wilbur Jacome. 
Postado Por: Soares

Deputado Wilson Braga visita bairro inagurado por ele há 27 anos Leia!

Assessoria 

O  ex-governador e atual deputado estadual Wilson Leite Braga (PSD) foi a personalidade política mais cumprimentada no encerramento das comemorações alusivas aos 27 anos de fundação do Conjunto Valentina de Figueiredo, situado na Zona Sul de João Pessoa, último domingo último (30).

Em companhia da esposa, a ex-deputada Lúcia Braga (PSD), Wilson Braga  fez questão de dizer palavras que bem traduziram o sentimento de respeito e de consideração que ele sempre nutriu pelos moradores do Valentina, que foi totalmente construído e entregue em sua gestão de Governador do Estado da Paraíba (1983-1986).

Os organizadores do evento lembraram as realizações do seu Governo, em benefício da estruturação sócio-cultural do Valentina, mencionando, dentre tantas, a construção do Hospital-maternidade, da Escola Profissionalizante Deputado Antônio Cabral (CEPDAC), do Quartel do 5º Batalhão de Polícia Militar, sem contar com os equipamentos comunitários constantes da própria planta que deu origem às 4.401 casas que compõem aquele o núcleo habitacional.
Postado Por: Soares

Ex. Ministro Orlando Silva quer disputar eleições municipais em SP

O ex-ministro do Esporte, Orlando Silva, disse que pretende se candidatar nas eleições municipais de 2012. 

Silva afirmou que ainda precisa discutir com seu partido o cargo que irá pleitear no ano que vem, se prefeito ou vereador. Mas ele adiantou que, apesar de ser baiano, concorrerá na cidade de São Paulo, seu atual domicílio eleitoral. 
 
"Se tudo der certo, eu vou ser candidato em 2012. Eu tenho que sentar com o partido e conversar. Eu não sei, tem que olhar. Vai ser em São Paulo, é a única coisa que eu sei", declarou. 

Orlando Silva disse ainda que tem conversado com o ex-presidente Lula sobre sua possível candidatura. Segundo disse, o petista seria seu "conselheiro" para as eleições de 2012.
Postado Por: Soares

Chefes de Estado prestam solidariedade a Lula Leia!

Folha Online  
O ex-presidente Lula recebeu telefonemas de vários chefes de Estado desejando sua pronta recuperação. 

Já se comunicaram com o Brasil a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, da Venezuela, Hugo Chávez, o dirigente de Cuba, Raúl Castro, e o presidente do Peru, Ollanta Humala, entre outros. 

Todos tiveram de deixar recado com a assessoria de Lula já que, por recomendação médica, o político deve evitar falar.
Postado Por: Soares

ONGs com irregularidades terão que devolver dinheiro Leia!

A presidenta Dilma Rousseff determinou que ONGs que estejam com convênios irregulares terão prazo de dois meses para sanear os problemas em seus contratos. 

Do contrário, serão obrigadas a devolver o dinheiro recebido do governo. A determinação consta de decreto presidencial publicado hoje pelo “Diário Oficial” da União que suspende, por 30 dias, a liberação de recursos para todas as entidades sem fins lucrativos com contratos com o governo federal.
 
A medida obriga ministros e diretores de órgãos federais a passarem um “pente-fino” em todos os convênios assinados com a União no prazo de um mês, quando a liberação dos recursos ficará totalmente bloqueada.
Postado Por: Soares

Dilma visita Lula no hospital Leia!

Portal Uol

A presidenta Dilma Rousseff chegou por volta das 18h35 desta segunda-feira (31) ao hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo, para visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva -- internado hoje para iniciar o tratamento contra um câncer de laringe, diagnosticado no fim de semana.

Dilma chegou de helicóptero e deve ficar no local cerca de uma hora, antes de seguir para outro compromisso na capital paulista. O ex-presidente tem um tumor maligno na laringe de agressividade intermediária, de acordo com a equipe médica. 

Lula chegou ao hospital para se submeter à primeira sessão de quimioterapia por volta das 10h, desta segunda-feira (31). Ele deve passar a noite no hospital e voltar para seu apartamento, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, na terça-feira (1º).

Segundo o médico Paulo Hoff, que, ao lado dos colegas Roberto Kalil Filho, Artur Katz e Luiz Paulo Kowalski, concedeu uma entrevista coletiva no hospital mais cedo, o tumor na laringe do ex-presidente é o mais comum nesta região.

'O resultado da biópsia foi claro. Nossa expectativa é de que ele responda bem ao tratamento', afirmou. Hoff disse que o tumor está 'relativamente em um estado inicial', que é localizado e não se espalhou pela laringe. 'O fato de ser um tumor localizado é muito importante. A chance de cura é muito maior', declarou.

Cerca de três a quatro semanas após o fim do ciclo de sessões de quimioterapia, o ex-presidente deve se submeter ao tratamento com radioterapia. 'As sessões de radioterapia devem começar entre os dias 10 e 12 de janeiro', disse Artur Katz. O médico afirmou que 'não há nenhum planejamento de cirurgia no cronograma de tratamento'.
Postado Por: Soares

TCE-PB: Pauta da 2ª Câmara contém 54 processos Leia!

Assessoria
A 2ª Câmara Deliberativa do Tribunal de Contas da Paraíba vai se reunir, nesta terça-feira (01), a partir das 14 horas, para o exame de 54 processos, 42 deles referentes a pedidos de registro de aposentadorias e pensões para servidores públicos estaduais e municipais, ou seus dependentes.

Compõem a pauta de julgamentos contratos, concorrências, pregões presenciais e tomadas de preços oriundas, caso a caso, do Departamento de Estradas de Rodagem, das Prefeituras de Cabedelo, Cacimba de Dentro, Campina Grande, Esperança, Santa Cruz, Santa Terezinha e Umbuzeiro.

Também, da Secretaria de Estado da Administração, das Câmaras Municipais de São José de Piranhas e Patos e da Companhia de Água e Esgotos. A Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado tem processo decorrente de inspeção especial do TCE, enquanto o Instituto de Previdência Municipal de Queimadas apresenta para julgamento as contas de 2008. Presididas pelo conselheiro Arnóbio Viana, as sessões da 2ª Câmara Deliberativa ocorrem sempre às quartas-feiras.
Postado Por: Soares

O Senador diplomado Cássio se solidariza com Lula Leia!

Assessoria
O Senador diplomado Cássio Rodrigues da Cunha Lima declarou hoje que a exemplo de milhões de brasileiros, está na torcida pela recuperação do ex.presidente Luís Inácio Lula da Silva que teve diagnosticado um tumor na laringe no último final de semana.

Cássio disse ainda que o presidente Lula é um lutador e com a força da fé em Deus e da corrente de orações do povo brasileiro, bem como dos médicos do hospital Sírio Libanês sairá deste tratamento com a sua saúde revigorada.

Ele aproveitou também para se solidarizar com toda a família do presidente e em especial a dona Marisa por quem ele nutre grande admiração.
Postado Por: Soares

IFPB divulga gabarito de provas de concurso para professor efetivo Leia!

                                                                                                                                             G1-PB
Dos 5.905 inscritos para concorrer às 112 vagas de professor efetivo no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), 906 candidatos faltaram às provas escritas aplicadas na manhã do domingo (30).

De acordo com Márcia de Oliveira Alves, presidente da Comissão Permanente de Concurso (Compec), responsável pela organização, o certame aconteceu dentro da normalidade, sem maiores problemas. O gabarito oficial foi publicado às 19h (horário local) no site oficial da Compec e já pode ser consultado

Os recursos contra os gabaritos oficiais da prova escrita devem ser apresentados nesta segunda-feira (31) até a terça-feira (1), das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, no Setor de Protocolo do IFPB, no campus de João Pessoa.

Os candidatos aprovados nesta primeira fase serão submetidos à prova de desempenho, que está marcada inicialmente para acontecer entre os dias 5 e 20 de dezembro. A relação dos aprovados será divulgada no dia 25 de novembro no site do IFPB.

A terceira fase do concurso será a análise de títulos, a ser realizada de 11 a 18 de janeiro, no campus João Pessoa. A relação dos candidatos habilitados para esta prova será divulgada até o dia 9 de janeiro. Conforme o edital, o resultado final do concurso público será divulgado no dia 3 de fevereiro.

Vagas

As vagas estão distribuídas entre os 10 campi da instituição (João Pessoa, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande, Picuí, Monteiro, Patos, Princesa Isabel, Cabedelo e Guarabira), com 71 formações diferentes. Após o resultado final do concurso, será publicado um novo edital com as vagas por campus. O candidato habilitado, obedecida a ordem de classificação, será convocado para fazer opção do campus para a lotação inicial, de acordo com as vagas existentes no novo edital que será publicado.

Em 2012, a instituição vai expandir suas atividades a partir de 2012 para Santa Rita, Esperança, Itabaiana, Itaporanga e Catolé do Rocha, e os candidatos podem ser convocados durante a validade do concurso para os novos campi, se existir necessidade.

Os salários variam de R$ 2.130,33 a R$ 3.678,74, em regime de trabalho de 40 horas semanais. Também são adicionados valores referentes a auxílio-alimentação (R$ 304), auxílio pré-escolar, auxílio-transporte, adicional de insalubridade ou periculosidade).
Postado Por: Soares

Mais uma vez adolescentes realizam rebelião Leia!

Mais um princípio de rebelião foi registrado no Centro Educacional da Juventude localizado no bairro de Mangabeira em João Pessoa. Este é o segundo ‘motim’ em menos de quatro dias.

De acordo com informações, os jovens queimaram os colchões e se recusaram a comer nas últimas horas.

A polícia investiga o motivo da rebelião, mas trabalha com a hipótese de que seja briga entre facções criminosas rivais  Al Qaeda x EUA. O tumultuo já foi apaziguado.

A direção do CEJ acionou a Policia Militar que encaminhou integrantes do pelotão de Choque para controlar a ação dos jovens infratores. Também foi solicitada uma equipe do Corpo de Bombeiros para o combater o princípio de incêndio nos colchões.

O Centro Educacional da Juventude é uma instituição para reabilitação de jovens infratores com idade entre 18 e 21 anos. 
Postado Por: Soares

O ainda Senador Wilson Santiago ingressa ação na justiça pedindo cassação do diploma do senador diplomado cássio Leia!

JP Online

Parece que o ainda Senador Wilson Santiago (PMDB) não vai vender barato a sua cadeira no Senado Federal. É que seus advogados ingressaram com processo na Justiça Eleitoral pedindo a cassação do diploma de Cássio Rodrigues da Cunha Lima (PSDB).
 
Ele ajuizou um Recurso Contra Expedição de Diploma, que foi protocolado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), mas que deverá ser encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
 
Segundo explicou o advogado Michel Saliba, a Lei da Ficha Limpa beneficiou Cássio apenas no ato do registro da candidatura ao Senado. É que o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que ela não valeria para o pleito de 2010.
 
Contudo, como a diplomação de Cássio ocorreu depois das eleições (25 de outubro de 2011), ele está inelegível em razão das duas condenações que resultaram na cassação do seu mandato de governador. Com base nesse argumento, a defesa de Wilson Santiago confia que Cássio não assumirá o mandato de Senador da República.
 
POSSE
 
O advogado Luciano Pires, que defende o Senador diplomado Cássio Rodrigues da Cunha Lima, não mostrou preocupação com a tentativa de Wilson Santiago de barrar a entrada dele no Senado Federal.
 
"A meu sentir todos os fatos que dizem respeito à elegibilidade de Cássio foram tratados no Supremo Tribunal Federal no julgamento do registro de sua candidatura. Não me preocupa, nem me intranquiliza qualquer que seja o argumento atacado no Recurso Contra Expedição de Diploma manejado por Wilson Santiago", afirmou o advogado.
 
A Mesa Diretora do Senado marcou a posse do Senador diplomado Cássio Rodrigues da Cunha Lima para o próximo dia (07) de novembro, às 10h30. A decisão foi tomada durante reunião da Mesa Diretora no último dia 26.
 
Até esta data Wilson Santiago terá direito a cinco sessões ordinárias para apresentar sua defesa. O primeiro-secretário do Senado, Cícero Lucena, tem garantido que não haverá problema algum e que a posse se dará mesmo no dia (07).
Postado Por: Soares
 

Deputado Doda de Tião corre o risco de ser expulso do PMDB e de perder mandato Leia!

 
O deputado estadual Doda de Tião senti na pele o peso do PMDB paraibano. É que depois de afirmar ter deixado a legenda para se filiar ao PSD, o parlamentar viu seu pedido de ingresso na legenda do vice-governador Rômulo Gouveia negado. Sem abrigo no novo partido, Doda deve permanecer no PMDB se quiser continuar com seu mandato.


Segundo o presidente estadual do PSD, vice-governador Rômulo Gouveia, o deputado Doda não deve se filiar ao partido por questões localizadas, ou seja, por ser inimigo político de Jacó Maciel no município de Queimadas. “Não temos nada contra Doda. Pelo contrário, o deputado é sério e integro, mas por questões pessoais ele não deve se filiar”, disse.


Já o presidente estadual do PMDB, Antônio Souza, disse que vai convocar Doda para uma reunião que deve acontecer na próxima semana. “Lá ele vai se explicar. Até agora não recebemos nenhum pedido de desfiliação do deputado que continua na legenda. Caso ele não compareça vamos acioná-lo no Conselho de Ética e dependendo poderá até mesmo ser expulso do PMDB”, revelou.
Postado Por: Soares

Vice-Governador Rômulo Gouveia confirma impedimento em filiação de Doda de Tião no PSD Leia!

O presidente estadual do PSD da Paraíba, vice-governador Rômulo Gouveia, confirmou na tarde desta segunda-feira (31), impedimento para concretizar o pedido de filiação do deputado Doda de Tião (PMDB), nos quadros da sigla recém criada – o PSD.

Segundo Rômulo, desavenças locais, principalmente no que diz respeito ao deputado Manoel Ludgério, que dirige a sigla em Campina Grande e ao ex-deputado Jacó Maciel, que assim como Doda, tem bases eleitorais no município de Queimadas, impedem a união política do grupo principalmente no que diz respeito a 2012.

“Coloquei claramente as dificuldades para Doda de Tião. Expliquei que se tratava de uma questão localizada e eu não poderia passar por cima da decisão do deputado Manoel Ludgério, que teve um papel importantíssimo no processo de criação do partido. Então, em função dessas questões, fica extremamente difícil a filiação de Doda nos quadros do PSD”, explicou.

Com o impedimento, restará a Doda de Tião permanecer no PMDB e enfrentar um processo de infidelidade partidária, dentro do partido, já que não segue a orientação do partido para fazer oposição ao Governo Ricardo Coutinho, na Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB).

Apesar de não ter cogitado se filiar em outra legenda, sem ser o PSD, Doda ainda tem a opção de se filiar ao PPL (Partido da Pátria Livre), que também foi criado recentemente e teve o registro autorizado junto ao Tribunal Superior Eleitoral.
Postado Por: Soares

Coluna do Blog Leia!

                                                                                               Lula sem a sua arma
 
A notícia de que o ex-presidente Lula tem um câncer na laringe e será submetido a um tratamento quimioterápico entristeceu o País e provocou imediata repercussão no mundo inteiro. Não poderia ser diferente.

Afinal, não existe, hoje, um político com mais afinidade e cheiro de povo do que o ex-líder metalúrgico, forjado nas ruas, em portas de fábricas, lutando permanentemente e incansavelmente em defesa dos trabalhadores explorados e injustiçados.

O rastro de abatimento se explica também não somente pelas transformações que Lula empreendeu em seu governo, do ponto de vista de redução da pobreza e das disparidades regionais, mas principalmente pela enorme capacidade de falar.

É no palanque que se conhece o político eloqüente. E é pela fala que multidões vão ao delírio com Lula. Por ironia do destino, o câncer se instala justamente num órgão que mexe com a fala, a maior arma de Lula no contato direto com a gente simples. No passado, só o saudoso Getúlio Vargas tinha a grande proeza de mobilizar multidões com a sua fala.

Com o avanço da medicina não há dúvida de que Lula vencerá mais esse grande desafio de sua vida. Mas, superada a pior fase via sessões de quimioterapia, fica a torcida brasileira para que o restabelecimento do líder se dê de forma plena.

Mais do que isso, que possa, após o seu restabelecimento, voltar usar a sua voz com a mesma intensidade e a mesma capacidade de mexer com corações e mentes, como fez a vida inteira. 
Postado Por: Soares

MPF determinou e UFCG vai usar ponto eletrônico para controlar expediente de funcionários Leia!

                                                                                            Assessoria do MPF

O Ministério Público Federal (MPF) em Campina Grande (PB) recomendou à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) a implantação integral do controle eletrônico de presença de todos os servidores.
A medida visa garantir a permanência dos funcionários da universidade no local de trabalho durante o expediente.

A recomendação resultou dos fatos apurados no Procedimento Administrativo n.º 1.24.001.0000141/2011-96, instaurado de ofício pelo MPF, a partir de notícias de que a jornada de trabalho dos servidores da UFCG não teria efetivo controle, sobretudo com relação aos servidores lotados no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC).

A UFCG enviou ofício ao Ministério Público, informando que acatou a recomendação e determinou o cadastramento imediato dos servidores lotados no HUAC para a implantação do controle de jornada de trabalho, por meio do sistema eletrônio de ponto do tipo biométrico. Segundo a universidade, as adaptações necessárias para a implantação do sistema no hospital universitário serão concluídas no prazo recomendado pelo MPF (60 dias).

Com relação aos demais servidores, a UFCG informou que está realizando estudo acerca do quantitativo de equipamentos e dos custos necessários à implantação do sistema eletrônico de ponto biométrico em todos os setores, inclusive nos campi de Patos, Sousa, Cajazeiras, Pombal, Cuité e Sumé.

De acordo com a universidade, tão logo seja concluído o estudo, será aberto processo licitatório para a aquisição do equipamento necessário para implantar o ponto eletrônico biométrico em toda a UFCG, o que poderá ocorrer ainda no exercício de 2011. Para o MPF é imperativo o tratamento isonômico entre todos os servidores do quadro da UFCG não sendo razoável que apenas os servidores plantonistas do HUAC sejam mantidos ao controle de ponto biométrico.

A universidade ainda acatou a recomendação do Ministério Público de criar uma comissão especial para fiscalização, acompanhamento da instalação dos equipamentos e conscientização dos servidores acerca da necessidade do registro de ponto e os gravames que podem ser impostos em caso de descumprimento desse dever. Conforme informado ao MPF, o tema será encaminhado ao Colegiado Pleno do Conselho Universitário para deliberação sobre a composição e atribuições.

Enriquecimento sem causa - Para o Ministério Público Federal, o descumprimento do expediente de trabalho mínimo e máximo pelos servidores da UFCG gera dano ao erário e ineficiência dos serviços públicos e de utilidade pública prestados. No caso do hospital universitário, ainda prejudica o interesse da saúde pública da comunidade atendida pelo HUAC.

O MPF também considerou a possibilidade de ocorrer enriquecimento sem causa, caso haja o pagamento salarial sem a comprovação de cumprimento da carga horária, o que para o órgão fiscalizador configura conduta de grave imoralidade administrativa. O Ministério Público tomou conhecimento que servidores do HUAC estariam se ausentando do local de trabalho, logo após baterem o ponto, retornando apenas para o registro da saída.

Ponto biométrico - De acordo com a Portaria nº 291 de 15 de março de 2010 expedida pelo Ministério da Educação, terão direito ao recebimento de Adicional de Plantão Hospitalar (APH) somente os hospitais universitários federais que tiverem implantado controle eletrônico, ponto biométrico, desde que sirva para todos os servidores lotados no hospital, permitindo a aferição das horas trabalhadas em regime de plantão hospitalar e daquelas correspondentes ao efetivo atendimento durante o plantão de sobreaviso.
Para o MPF, o sistema de registro de ponto abre a oportunidade de fiscalização, garantindo, assim, a efetividade da prestação do serviço público.
Postado Por: Soares

Deputado Hervázio Bezerra comenta propostas de Cássio para resolver impasse no PSDB Leia!


O líder da bancada governista na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o deputado estadual Hervázio Bezerra (PSDB), em entrevista comentou as possibilidades encontradas por Cássio Cunha Lima (PSDB) para tentar resolver o problema da mudança na direção do partido. Ele relatou quais são as três alternativas propostas por Cássio ao atual presidente estadual da legenda, senador Cícero Lucena.

“Cássio foi bastante incisivo e sem meias palavras disse que só existem três alternativas para Cícero: a primeira ele entender, compreender e abdicar da condição de presidente já que vem dirigindo o partido há algum tempo; a segunda encontrar alguém da confiança dos dois dentro do elenco do PSDB para comandar a legenda; e a terceira hipótese que seria uma disputa direta pelo voto dos convencionais do PSDB”.

Para Hervázio a terceira alternativa seria a mais traumática e lembraria a convenção do PMDB que ocorreu anos atrás em Campina Grande, onde houve o rompimento de Cássio e Ronaldo, além de outros dirigentes para o PSDB. “Seria de certa forma mais traumático já que enfrentei uma fatídica convenção do PMDB, quando acabei saindo na época para o PSDB”.
Postado Por: Soares

Tribunais de Contas: suspeitos na PF e réus na Justiça, Leia!


Folha de S.Paulo - Felipe Bachtold e Cíntia Alcântara

Reduto de ex-políticos semiaposentados, Tribunais de Contas dos Estados são presididos por suspeitos envolvidos em operações da Polícia Federal e réus em processos que tramitam na Justiça.

Três presidentes desses órgãos de fiscalização tiveram que deixar seus cargos nos últimos meses por suspeitas de irregularidades. Em ao menos sete Estados, o atual comando do órgão também é alvo de questionamentos. A Procuradoria-Geral da República assinou há duas semanas o pedido de afastamento do presidente do TCE do Rio de Janeiro, Jonas Lopes de Carvalho, ao denunciá-lo por suspeita de envolvimento em irregularidades apuradas na Operação Pasárgada, da Polícia Federal.

Dezesseis prefeitos foram presos na ação, de 2008, que apurava facilitação de benefícios a municípios. A cúpula do TCE de Minas também foi alvo de suspeitas na mesma operação. A mesma corte mandou afastar há um mês o então presidente do TCE de Roraima, Marcus Hollanda, que virou réu em uma ação penal ligada à Operação Gafanhoto, da PF. Quem assumiu o cargo dele foi Essen Pinheiro, que também é réu em outro processo no STJ. No Acre, o chefe do TCE responde a processo por peculato. No Amapá, a PF fez ação de busca e apreensão na casa do presidente em maio. Os presidentes no Ceará e no Espírito Santo acabaram deixando seus cargos.

Criados para fiscalizar e julgar ações dos governantes nos Estados, os TCEs se tornaram atrativos para nomeações políticas.

A maior parte dos integrantes é escolhida pelo Legislativo, o que garante presença de ex-deputados. O cargo tem status vitalício e salário de desembargador. O cientista político Bruno Speck, que fez estudo sobre os TCEs na Unicamp, diz que ''alguém indicado pelo governador vai ter dificuldade de julgar de forma isenta as contas do governo.''
Postado Por: Soares

Fatalidade: Acidente na PB 044 causa morte de três pessoas, entre elas um recém nascido Leia!



Uma colisão entre dois veículos deixou mortos mãe e filho por volta das 8h deste domingo (30), na PB-044, sentido Pitimbu/João Pessoa. O motorista que seguia sentido contrário também morreu.

De acordo com o repórter Emerson Machado da Tv Correio – um casal, identificado como Adriana kaline de Barros de 27 anos e Reinaldo Nunes Batista de 40 anos estava em um veículo - modelo Uno e placa MQE 1966/ JP - quando foi surpreendido por outro carro de placa KHO 5810/Itabaiana conduzido por um jovem identificado apenas como Paulo Roberto dos Santos de 44 anos.

Após a colisão frontal, Adriana morreu com o filho Ronald Henrique Barros Nunes de apenas 25 dias de nascimento que estava no colo.

Reinaldo e um outro casal, identificado como Josueli Galdino de Lima e Rivaldo Barros de França, que estava no banco traseiro do mesmo carro, ficaram feridos e foram socorridos para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena na Capital.

Paulo Roberto, condutor do outro veículo era funcionário do Fórum de Pedras de Fogo e morreu preso nas ferragens do seu carro também de modelo Uno.

Confira abaixo!

















































































Postado Por: Soares

De malas prontas Leia!


Uma excursão com destino à Brasília está sendo organizada pelos amigos do Senador diplomado Cássio Rodrigues da Cunha Lima (PSDB).

Os eleitores e admiradores pretendem participar da sessão de posse de Cunha Lima, na semana do dia (07), de novembro.

O organizador é Bernardo (Bê) Cunha Lima, sobrinho de Cássio, que esteve em Brasília na última quarta-feira (26).

As vagas são limitadas. Então corra!

Postado Por: Soares

Congresso em Foco noticia caso de Cássio e prevê posse a partir de 7/11 Leia!


Congresso em Foco
Mais de um ano após as eleições de 2010, o Senado dará posse ao primeiro Senador barrado pela Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10). O tucano Cássio Rodrigues da Cunha Lima deverá assumir uma das três cadeiras na Casa a que a Paraíba tem direito a partir de (07) de novembro. Quem perde o lugar é Wilson Santiago (PMDB-PB).

Diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) na última terça-feira (25), Cássio viajou a Brasília para entregar a documentação necessária para a posse ocorrer.

No dia seguinte, a Mesa Diretora do Senado se reuniu para decidir como o tucano vai entrar na Casa. Ficou decidido um método similar ao adotado anteriormente pela Câmara nos casos dos suplentes e dos barrados pela ficha limpa.

Wilson Santiago terá o prazo de cinco sessões ordinárias para apresentar sua defesa. De acordo com a Mesa Diretora, o período foi definido por analogia com a Constituição (art. 55, V §3º) e o Regimento Interno da Casa (art. 32, V), que prevêem o direito de ampla defesa aos parlamentares que tiverem a perda de mandato decretada pela Justiça Eleitoral.

Nas eleições de 2010, o tucano recebeu 1.004.183 votos e foi o mais votado entre os candidatos ao Senado pela Paraíba. Com o indeferimento da sua candidatura, elegeram-se os peemedebistas Vital do Rego Filho e Wilson Santiago, com 869.501 e 820.653 votos, respectivamente. Cássio tinha concorrido com o registro indeferido por decisão do TRE da Paraíba.

Em uma decisão apertada, os ministros do TSE mantiveram, em 21 de outubro do ano passado, o candidato mais votado ao Senado na Paraíba fora da disputa. A razão de ele ter sido barrado na época foi a condenação por abuso de poder político e conduta vedada a agente público em 2009 pelo próprio TSE em (17) de fevereiro de 2009.

A denúncia feita pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) apontou, na época, que Cunha Lima teria distribuído cheques para cidadãos de seu estado, por meio de um programa assistencial mantido pela Fundação Ação Comunitária (FAC), instituição ligada ao governo do estado. No julgamento realizado na época, os advogados do tucano argumentaram que ele não poderia ser cassado por causa do programa social.

Além disso, disseram que ele jamais participou de entrega de cheques do programa assistencial. De acordo com os três advogados que representaram o tucano no julgamento no TSE, o programa de assistência social administrado pela FAC em 2006 era previsto em lei estadual e recebia recursos do fundo de erradicação da pobreza do estado.

Mandato

Segundo Cunha Lima, seu mandato terá como base uma oposição de resultados, com fiscalização do Executivo e apresentação de alternativas. Ao deixar o Senado na quarta-feira, ele disse que sua posse é uma forma de fazer justiça ao povo da Paraíba e um ato de respeito à soberania do voto. O tucano afirmou que já foi deputado, prefeito e governador e nunca sofreu condenação ou teve contas rejeitadas. “Mais que uma ficha limpa, eu tenho uma vida limpa”, disse à Agência Senado.

No dia que esteve em Brasília, o tucano se encontrou com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), acompanhado da bancada do partido na Casa. Depois, passou pelo plenário e sentou na cadeira que passará a ocupar ainda na primeira quinzena de novembro. “Em breve, estarei sentado nesta cadeira definitivamente. O povo é quem decide quem pode sentar nela”, disse Cássio no Twitter, ao publicar uma foto sua dentro do plenário do Senado

Recursos

Em 23 de março, o Supremo Tribunal Federal (STF), por seis votos a cinco, decidiu que a Lei da Ficha Limpa não deveria ser aplicada nas eleições de 2010. Na visão da corrente majoritária da mais alta corte do país, as novas regras de inelegibilidade devem respeitar o princípio da anualidade previsto no artigo 16 da Constituição Federal.

A Carta Magna prevê que leis que alterem o processo eleitoral só passam a valer a partir de um ano após a sua publicação.

Aprovada em maio do ano passado pelo Congresso, a Lei da Ficha Limpa foi sancionada pelo então presidente Lula em )04) de junho de 2010. No mês seguinte, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em análise de duas consultas, decidiu que as novas regras teriam validade para o pleito de outubro. Na visão da corrente majoritária da corte superior, a ficha limpa criou critérios de inelegibilidade sem alterar o processo eleitoral. Para os ministros do TSE, o processo eleitoral só começa a partir das convenções partidárias.

Desde a decisão do STF em adiar a aplicação da ficha limpa para as eleições de 2012, Cássio entrou com recursos para assumir o mandato. Porém, uma série de embargos de declaração foram apresentados na mais alta corte do país. Por conta disso, a determinação para o tucano ser diplomado e assumir a cadeira no Senado foi sendo postergada.

Em (19) de outubro, os ministros do Supremo negaram três agravos regimentais que impediam judicialmente a diplomação de Cássio Rodrigues da Cunha Lima como Senador pela Paraíba. Na decisão, osministros da mais alta corte do país determinaram a imediata comunicação ao TSE para que ele receba o diploma e depois tome posse no Senado. Postado Por: Soares

ONGs: o país na caverna do Ali Babá Leia!


Carlos Chagas

NÚMERO ASSUSTADOR

Continua surpreendendo e indignando o número revelado esta semana pelo presidente das Organizações Não Governamentais do país: são 350 mil. Entre elas, é claro, muitas de relevantes serviços prestados à sociedade.

Mas quantas fajutas, criadas para enriquecer bandidos às custas dos cofres públicos? Sem falar nas estrangeiras, instaladas especialmente na Amazônia, empenhadas em erodir a soberania nacional? Seria hora de o governo rever seu relacionamento com as ONGs, passando o pente fino no conjunto.

A Controladoria Geral da União divulgou dados estarrecedores mas parciais, da ação abominável dessas instituições. Uma iniciativa ampla torna-se necessária, menos até para a recuperação dos bilhões jogados fora, mais para evitar a transformação do país na caverna do Ali Babá.
Postado Por: Soares

Mais onze Governadores ameaçados de cassação no TSE Leia!


Poder Online

Depois do julgamento da Governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), absolvida ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral, a Corte agora julgará pedidos de cassação de outros 11 governadores.


São eles:

Tião Viana (PT-AC), Teotonio Vilela (PSDB-AL), Omar Aziz (PMN-AM), Cid Gomes (PSB-CE), Siqueira Campos (PSDB-TO), Wilson Martins (PSB-PI), Anchieta Junior (PSDB-RR), Antonio Anastasia (PSDB-MG), Roseana Sarney (PMDB-MA), André Puccinelli (PMDB-MS) e Sérgio Cabral (PMDB-RJ).

Em sua maioria, os processos contra os Governadores se baseiam em acusações de abuso de poder econômico, abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Postado Por: Soares

Câncer veio quando Lula é mais dominante, diz Times Leia!


BBC Brasil

O jornal americano 'The New York Times' publicou uma reportagem na qual afirma que o diagnóstico do câncer acontece em um momento em que o ex-presidente é visto como dominante na política brasileira. O diagnóstico do câncer do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva repercutiu na imprensa internacional neste domingo (30).

'A revelação da sua condição acontece em um momento em que ele ainda é admirado aqui como o líder político contemporâneo mais dominante do Brasil', escreve o jornalista do 'New York Times' Simon Romero, do Rio de Janeiro.

'Desde que deixou a presidência, Silva, um ex-líder sindical, manteve ampla influência na política brasileira. Ele viajou muito dentro do Brasil e no exterior, fazendo discursos por cachês altos, e na semana passada ele apareceu ao lado da presidenta Dilma Rousseff na inauguração de uma ponte na cidade amazônica de Manaus.'

O 'New York Times' diz que a notícia sobre Lula mostra um 'contraste grande' em relação à forma como o presidente venezuelano, Hugo Chávez, revelou seu câncer, em junho. Enquanto o brasileiro optou por revelar rapidamente a doença, Chávez 'surpreendeu os venezuelanos' ao anunciar que já havia sido submetido a uma cirurgia, segundo o 'New York Times'. O jornal também lembra que o venezuelano nunca revelou o tipo de câncer que teve.

Postado Por: Soares

"44% dos deputados da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), têm processos na Justiça” diz Jornal da Paraíba deste domingo Leia!


Jornal da Paraíba

O Jornal da Paraíba traz na edição deste domingo (30), uma reportagem que aponta os deputados estaduais paraíbanos que atualmente repondem processos na justiça. A matéria é assinada pelo jornalista Lenilson Guedes que fez uma verdadeiros “raio x” na ficha de cada parlamentar que ocupa uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Confira a materia na íntegra:

Dos 36 deputados da ALPB, 16 têm processos

O site Transparência Brasil registra que 44% dos parlamentares respondem na Justiça

Lenilson Guedes

Na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), 44% dos deputados têm problemas com a Justiça, aponta um levantamento realizado pelo site Transparência Brasil (www.transparenciabrasil.org.br) em todos os Estados brasileiros.

O apanhado foi feito com base em informações disponibilizadas nos sites dos tribunais. Dos 36 deputados com assento no Legislativo estadual, 16 respondem a processos, dos mais variados tipos. Os parlamentares envolvidos são André Gadelha (PMDB), Anísio Maia (PT), Antônio Mineral (PSDB), Domiciano Cabral (DEM), Genival Matias (PT do B), Gilma Germano (PPS), Guilherme Almeida (PSC), Hervázio Bezerra (PSDB), José Aldemir (DEM), Léa Toscano (PSB), Márcio Roberto (PMDB), Olenka Maranhão (PMDB), Ricardo Marcelo (PSDB), Tião Gomes (PSL), Vituriano de Abreu (PSC) e Wilson Braga (PSD).

As informações foram colhidas em sites da Justiça Federal, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas da União, Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal Regional Federal, da 5ª Região.

De acordo a Transparência Brasil, o deputado André Gadelha responde processos no TRF e no TJ. No processo 0000611-96.2006.4.05.8202, em tramitação no TRF, consta que ele foi condenado em ação de improbidade administrativa. A ação foi movida pelo Ministério Público Federal e União sob a acusação de participação em esquema de fraude em licitações quando vice-prefeito de Sousa.

André Gadelha é alvo ainda de ação de improbidade administrativa na comarca de Sousa e de ação de execução fiscal. Essas ações contra o parlamentar tramitam na comarca de Sousa e no Tribunal Regional Federal da 5 ª Região, com sede em Recife, Pernambuco.

O deputado Anísio Maia, da bancada petista na ALPB, é parte do processo 041220100011687, na comarca de Alhandra. Ele é alvo de ação de execução fiscal movida pelo município do Conde. Também citado pelo site Transparência Brasil, o deputado Antônio Mineral aparece como tendo sido condenado pelo TCU (acórdão 625/2005) a devolver aos cofres públicos o montante de R$ 1.140,17 em virtude de irregularidades na aplicação de recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) à prefeitura de Areia de Baraúnas em 2000.

Domiciano Cabral é alvo de ações de execução fiscal movidas pela União. Os processos de 0104421-111900.4.05.8200, 0006278-35.2007.4.05.8200 e 0006929-77.2001.4.05.8200, tramitam no TRF. Na Justiça Federal da Paraíba tramita a ação penal 00030196620064058200 contra o deputado Genival Matias por crime contra a ordem tributária, proposta pelo Ministério Público Federal.

De execução fiscal a crime eleitoral

A deputada Gilma Germano, que exerce o primeiro mandato na ALPB, já responde a processo na Justiça. Ela é alvo de ação de execução fiscal movida pelo município de João Pessoa. O processo (20020001040621) tramita no Tribunal de Justiça. Nas informações disponibilizadas pelo site Transparência Brasil consta que o deputado Guilherme Almeida responde a um processo no Tribunal Regional Eleitoral. Diz o site que ele teve o mandato cassado por infidelidade partidária.

O caso tem a ver com a mudança de partido na legislatura passada. O deputado deixou o PSB para se filiar ao PSC. Mesmo cassado, ele tirou todo o seu mandato, disputou a eleição de 2010 e voltou à Assembleia Legislativa. Atual líder do governo na Assembleia Legislativa e ex. vereador de João Pessoa, o deputado Hervázio Bezerra (PSDB) é alvo de três ações civis públicas. Na Justiça Federal

ele responde a uma ação de improbidade administrativa movida pela União e pelo município de João Pessoa (processo 0002341-46.2009.4.05.8200). Os outros dois processos são na Justiça comum (200.2008.019.559-3 e 200.2009.017.341-6).

José Aldemir, que já foi deputado federal, tem seu nome no Cadastro de Responsáveis com Contas Julgadas Irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Ele foi condenado a ressarcir à Câmara dos Deputados em R$ 12.279,93 por uso de apartamento funcional depois do fim do mandato de deputado federal, além de pagar multa de R$ 4 mil. As informações podem ser conferidas no acórdão 506/2005 do TCU.

A deputada Léa Toscano, que já foi prefeita de Guarabira e é esposa do ex-deputado Zenóbio Toscano, tem processos no TCU, TRF e TJ. No TCU ela foi responsabilizada por irregularidades (ausência de licitação e inobservância de princípios constitucionais) na locação de imóvel pertencente ao seu marido. Na Justiça Federal ela é alvo de ação de improbidade administrativa referente a irregularidades na locação de imóvel pela prefeitura de Guarabira e também de uma ação de execução de título extrajudicial movida pela União. Na Justiça comum o processo trata de execução fiscal movida pela Fazenda Nacional. Acusada de fornecer alimento e transporte gratuito a eleitores,.

A deputada Olenka Maranhão responde a processo no Tribunal Regional Eleitoral. Já o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Marcelo, teve rejeitada sua prestação de contas da campanha de 2006. Tião Gomes, por sua vez, é alvo de ação na Justiça comum por crime contra o patrimônio.

O deputado Vituriano de Abreu, que já foi prefeito de Cajazeiras, responde a ações de execução fiscal movidas pela União e pelo INSS. O processo tramita no Tribunal Regional Eleitoral. Ele é alvo ainda de ações de execução fiscal e de ações movidas pela prefeitura de Cajazeiras por crimes contra a fé pública.

No levantamento realizado pelo site Transparência Brasil, o deputado Wilson Braga aparece com um processo no Tribunal Regional Federal. O processo (0001146-55.2011.4.05.8200) é uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal pelo recebimento de valor acima do teto estipulado para agentes públicos. Braga acumula várias aposentadorias, de deputado estadual, federal e governador do Estado.

Julgamento na próxima sexta

Quem deve ser julgada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na sessão do pleno da próxima sexta-feira (04) é a deputada estadual Olenka Maranhão (PMDB). Ela é acusada da prática ilícita de compra de votos, por ter fornecido alimentos e transporte gratuitos a eleitores durante campanha eleitoral de 2010.

Alegando desconhecimento das acusações impostas a ela pelo Ministério Público Eleitoral, Olenka disse que “precisava se inteirar do conteúdo das denúncias antes de tecer qualquer comentário sobre o assunto”.

Outro peemedebista na mira da Justiça, o deputado André Gadelha (PMDB), explicou que a ação de execução fiscal corresponde a uma condenação por propaganda política antecipada nas eleições para vereador de Sousa em 2003. “Fui condenado por ter colocado uma foto minha na lista telefônica com a inscrição "juventude e tradição" antes da campanha, mas já parcelei e estou pagando minha dívida”, disse o deputado André Gadelha.

Postado Por: Soares

Avenzoar Arruda vai assumir presidência do PSOL da Paraíba Leia!


O professor e ex-deputado federal Avenzoar Arruda deve ser confirmado hoje como novo presidente do diretório estadual do PSOL na Paraíba.

A expectativa gira em torno do encontro estadual do partido que começou às 9 horas no auditório do Sintep, no Centro de João Pessoa. O atual dirigente estadual, Nelson Júnior, adiantou que não disputará a reeleição e ao invés disso apoiará a candidatura de Avenzoar. Nelson também é pré-candidato a vereador na capital.

Pela manhã, a programação do encontro estadual do PSOL prevê a apresentação e discussão de teses nacionais, além da avaliação da conjuntura. À tarde, haverá um debate sobre a situação política da Paraíba e a votação da chapa para o diretório estadual e a escolha dos delegados do partido para o III Congresso Nacional do PSOL. O encontro termina às 17h30.
Postado Por: Soares

Congresso do PSB aponta candidaturas em 208 municípios paraibanos Leia!


Realizado na tarde e noite desta sexta-feira (28), no auditório do Hotel Ouro Branco, em João Pessoa, o 6º Congresso Estadual do Partido Socialista Brasileiro na Paraíba (PSB), reuniu cerca de 750 militantes entre delegados e delegadas, presidentes de diretórios e comissões municipais, deputados, prefeitos, vereadores e pré-candidatos de todas as regiões.

A mesa dos trabalhos que foi composta pelo presidente Edvaldo Rosas, governador Ricardo Coutinho, prefeitos Luciano Agra (João Pessoa), Flávia Galdino (Piancó) e Ricardo Aires (Cabaceiras), Secretário de Comunicação do governo de Pernambuco, Evaldo Costa, deputados estaduais Edmilson Soares, Adriano Galdino e Lea Toscano, vereadores Ubiratan Pereira, Zezinho Botafogo e Sandra Marrocos, teve também a participação de alguns partidos paraibanos, a exemplo do PT, representado pelo presidente Antônio Barbosa, PSDB, representado pelo deputado estadual João Gonçalves e o PC do B, representado também pelo seu presidente, Cristiano Zenaide.

Em sua fala, o governador Ricardo Coutinho, que também é o presidente de honra do partido, fez uma avaliação dos dez primeiros meses da gestão socialista no Estado e conclamou todos os diretórios, pré-candidatos e militantes a promoverem uma união de esforços em toda a Paraíba, para eleição do maior número de prefeitos e vereadores, lembrando que a cidade de João Pessoa, por ter gente de todos os municípios, é um espelho para as outras administrações e, que uma campanha integrada entre João Pessoa e todos os outros municípios do Estado pode trazer vitórias coletivas.

Após quase 06 horas de muitas intervenções, onde foram registradas as diversas pré-candidaturas para prefeituras e câmara municipais pelo PSB em 208 municípios, o plenário elegeu por aclamação a nova direção partidária estadual reconduzindo Edvaldo Rosas ao cargo de presidente, assim como aprovou o novo conselho fiscal, conselho de ética e a representação paraibana ao Congresso Nacional do PSB.

Bonifácio Rocha, Sandra Marrocos e Emília Correia Lima ficaram com a primeira, segunda e terceira vice-presidência, respectivamente, seguidos de Bira Pereira, Zido de Souza e Jailson Vilberto, com a secretaria geral, 1ª e 2ª secretaria, Cassandra Figueiredo e Edmilson Soares com a primeira e segunda secretaria de finanças. A Secretária de Comunicação Social ficou com o jornalista Ednaldo Alves.

Veja abaixo a nova composição da Executiva Estadual do PSB paraibano:
PRESIDENTE: Edvaldo Rosas
1º. VICE-PRESIDENTE: Bonifácio Rocha
2º. VICE-PRESIDENTE: Sandra Marrocos
3º. VICE-PRESIDENTE: Emília Correia
SECRETÁRIA GERAL: Bira Pereira
1º. SECRETÁRIO: Zildo de Souza
2ª. SECRETARIA: Jailson Vilberto
1ª. SECRETARIA FINANÇAS: Cassandra Figueiredo
2ª. SECRETARIA DE FINANÇAS: Edmilson Soares
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL: Ednaldo Alves
SECRETARIA DE CULT. E FORM. POLÍTICA: Júlio César
SECRETARIA DE ORGANIZAÇÃO: Ronaldo Benicio
SECRETARIA DE JUVENTUDE: Rômulo Alisson
SECRETARIA DE MULHERES: Walquiria Alencar
SECRETARIA DE MOVIM. POP. E MOBILIZAÇÃO: Tânia Brito
SECRETARIA DA DIVERSIDADE: Roberto Maia
SECRETARIA DE MOVIMENTO SINDICAL: Alexandre Arruda
SECRETARIA DO MOVIMENTO NEGRO: Ivanilda Matias
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE: Paula Frassinete
SECRETARIA DE POLÍTICA AGRÁRIA: Aluska Martins
SECRETARIA DE POLÍTICA URBANA: João Azevedo
SEC. DE AÇÃO PARLAMENTAR: João Nogueira
LIDER DE BANCADA: Léa Toscano
Postado Por: Soares

2014: Hillary venceria com mais facilidade que Obama Leia!


Hillary Clinton está rindo por último. A secretária de Estado americana, que perdeu a candidatura democrata na eleição presidencial de 2008 para Barack Obama, derrotaria hoje qualquer rival republicano com muito mais folga do que o presidente.

Segundo um levantamento da revista 'Time' com 838 eleitores, o qual acompanha um elogioso perfil na edição da revista que chega às bancas, Hillary derrotaria o atual favorito da oposição, Mitt Romney, por 55% a 38%.

A performance de Hillary como chanceler tem sido mais elogiada por analistas e a mídia locais do que a política externa de Obama em si. A lei eleitoral permite que ela dispute com o presidente a candidatura em 2012, mas movimentos assim são raros.

A ex-primeira-dama também diz que não vai concorrer em 2016, quando terá 69 anos. Seu nome é citado como possível vice de Obama em 2012. Ela nega querer o cargo.
Postado Por: Soares

Imprensa internacional repercute doença de Lula Leia!


O diagnóstico de um tumor na laringe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, divulgado na manhã deste sábado (29), repercutiu na imprensa internacional. O site da BBC, por exemplo, dá destaque para os oito anos de governo de Lula, citando o crescimento econômico vivido pelo País durante seu comando.

Inglaterra

O também britânico The Telegraph chama Lula de 'carismático e popular'. Já a CNN destaca no título da reportagem sobre o caso que o ex-presidente necessitará de quimioterapia. Citando a presidente Dilma Rousseff como uma sucessora escolhida a dedo por Lula, também destaca o crescimento econômico brasileiro.

Argentina

O Clarín, da Argentina, dá destaque para Lula em sua página inicial e lembra que Dilma também foi diagnosticada com câncer em 2009. Sem muito destaque e com uma curta notícia, o Washington Post, dos Estados Unidos, também fala de Lula neste sábado.

França

Na Europa, o francês Le Parisien destaca em sua capa o diagnóstico de Lula, caminho não seguido por jornais portugueses, como o RTP, que noticiaram apenas um resumo da nota oficial do hospital Sírio-Libanês. Na Ásia, o site do canal de televisão Al Jazeera traz foto de Lula levantando o braço da presidente Dilma no dia da sucessão presidencial. Na África, o portal Ahram Online também repercute a notícia.

Postado Por: Soares

Itaporanga: A Asfita dará posse no próximo dia (05) ao seu novo presidente, será o Professor Abraão Alves de Carvalho Leia!


A Asfita terá seu novo presidente , será o Professor Abraão Alves de Carvalho, que foi ex-diretor do Liceu Paraibano, ele será empossado, no próximo dia (05) de Novembro, na Presidência da Associação dos Filhos de Itaporanga (Asfita). a sede fica localizada no Retão de Manaíra, na cidade de João Pessoa.

Ele foi eleito, para o posto, no mês passado, e luta pelo crescimento da Asfita desde a data de sua fundação no ano de 1985, juntamente com muitos dentre os que fazem parte da direção atual.

Na nova gestão, o presidente Décio Mangueira passará o ocupar o posto de tesoureiro. Após o ato de posse, Municípes e convidados assistirão a um show do grupo Musical Dias, da cidade de Monteiro. PARTICIPE!
Postado Por: Soares

Estado da Paraíba lança segunda etapa de campanha contra febre aftosa Leia!


O Governo do Estado da Paraíba, via Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), lança nesta segunda-feira (31) a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa 2011, que vai de 1º a 30 de novembro.

O lançamento oficial será feito pelo secretário Marenilson Batista, às 10h, na Chácara São Vicente, no sítio Diamante, município de Sousa. A expectativa é que sejam vacinadas no Estado mais de 1,2 milhão de cabeças de bovinos e 1,6 milhão de bubalinos de todas as idades.

A primeira etapa da campanha, realizada em maio, atingiu o recorde de vendas de vacinas. Desta vez, a Sedap pretende vacinar 100% do rebanho, para evitar a ameaça de disseminação da doença no Estado.

Com isso, a Paraíba atenderá às condições exigidas pelo Sistema de Defesa Agropecuária e pleitear, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a mudança de status para zona livre de aftosa já no próximo ano.

A Paraíba é considerada área de risco médio de febre aftosa, de acordo com a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA). A campanha contra febre aftosa no Estado segue o calendário instituído pelo Mapa.

Mobilização - Segundo a coordenadora Estadual do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa da Sedap, Daniela Godoy Coutinho, a secretaria está mobilizando todos os servidores para trabalhar durante a campanha. A Emater se juntará à Defesa Agropecuária e disponibilizará 15 viaturas, 39 veterinários e 12 zootecnistas para atuar nos 223 municípios paraibanos.

"As Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal, os Conselhos Municipais de Sanidade Agropecuária, a Emater e entidades da iniciativa privada estão sendo convocados pela Sedap para ajudar na conscientização dos produtores rurais sobre a necessidade de vacinar todos os animais da propriedade, mesmo naquelas que tenham poucas cabeças", disse o secretário Marenilson.

Visitas, fiscalização, reuniões com sindicatos e associações comunitárias e entrevistas em emissoras de rádio fazem parte do plano estratégico para sensibilizar e alertar os criadores sobre a importância da vacinação contra a aftosa.

Cadastro -Marenilson Batista alerta os produtores para a obrigatoriedade da vacinação e de sua comprovação, além da atualização do cadastro nos escritórios da Defesa Agropecuária. A ausência de comprovação e de atualização do rebanho impede a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento necessário para o transporte de animais.

Ele lembrou que os proprietários que não vacinarem seus animais estarão sujeitos a multa de R$ 161,55 por cabeça. E, por não declarar, a multa sobe para R$ 323,10, por animal. Após o período de vacinação e de comprovação das vacinas, fiscais da secretaria visitarão propriedades que não cumprirem o prazo, vacinando compulsoriamente os animais e aplicando as multas.

"O nosso objetivo não é punir, somos parceiros dos produtores rurais, mas vamos cumprir a lei", frisou Marenilson Batista.

Postado Por: Soares

Ex. Presidente Lula passa bem e se alimenta depois de exame no hospital Sírio Libanês Leia!


G1

O Ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva passa bem e já se alimenta depois de ter passado por um exame neste sábado (29), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

As informações sobre o estado do ex-presidente foram passadas pelo médico Raul Cutait que esteve com Lula após o procedimento. Depois de diagnosticado um tumor na laringe, Lula foi submetido a um procedimento para a retirada de um pedaço do tumor, que será analisado. Segundo o médico, Lula e sua mulher, Dona Marisa, receberam "bem" a notícia da doença. "Ele está bem, muito bem. Acordado, se alimentando. Está disposto", disse o médico.

Tratamento

Cutait informou ainda que nesta segunda-feira (31) a equipe médica que trata o ex-presidente vai definir qual o tratamento adequado, após analisar os resultados do exame realizado neste sábado. Os médicos vão definir se Lula fara apenas quimioterapia ou será submetido também à radioterapia. O tratamento do ex-presidente, segundo os médicos, deve durar pelo menos três meses.

Por conta de uma rouquidão anormal, que surgiu há cerca de 40 dias, Lula passou por uma ressonância magnética e uma tomografia de pescoço, exames que acabaram por levar ao diagnóstico da doença.

Postado Por: Soares

Cajazeiras: Filha do Radialista e Jornalista Gutemberg Cardoso é sepultada Leia!

Diário do Sertão

Sob muita comoção, o esposo, os pais, os familiares e os amigos de Ana Carolina Cardoso, Aninha como era carinhosamente chamada deram o último adeus a jovem, que faleceu na última quinta-feira (27), na cidade do Recife, ela foi vítima de um aneurisma cerebral quando praticava exercício em uma academia na cidade,

O corpo da filha do Radialista e Jornalista Gutember Cardoso chegou a Cajazeiras na madrugada deste sábado (29) e foi velado no memorial São Sebastião. Já pela manhã, por volta das 08:00 horas foi celebrada uma missa de corpo presente e em seguida o funeral seguiu para o cemitério Nossa Senhora Aparecida, na Zona Leste da cidade, onde a jovem foi sepultada.

O cortejo foi acompanhado por uma multidão que prestou as últimas homenagens a Ana Carolina.

Confira as fotos!





























Postado Por: Soares

«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top