topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

Bruno Farias recebe homenagem da UBE-PB‏ Leia!


O vereador Bruno Farias (PPS) será homenageado pela União Brasileira de Escritores da Paraíba (UBE-PB) com um diploma de reconhecimento por seu trabalho e ações políticas em prol da cultura.

A entrega do diploma será feita durante uma sessão especial em tributo ao ‘Dia Nacional do Escritor’, que acontecerá nesta sexta-feira (29), às 16h, no Auditório Verde do Espaço Cultural.

O presidente da UBE-PB, Ricardo Bezerra, lembra que o vereador é autor da lei que reconhece a instituição como de utilidade pública municipal, em vigor desde 2010.

A UBE-PB é uma Associação Cultural sem fins lucrativos, pessoa jurídica de direito privado, fundada em 30 de Abril de 1961 por Otacílio Dantas Cartaxo, José Leal Ramos, Wilson Madruga, Reinaldo de Oliveira, Humberto Nóbrega e Deusdedith Leitão.

Postado Por: Soares

Vereador Bruno Farias visita famílias desabrigadas pelas chuvas‏ Leia!


Assessoria

A chuva que vem castigando o Estado neste inverno não deixou de atingir a capital paraibana. Solidário, o vereador Bruno Farias (PPS) visitou no início desta semana quinze famílias desabrigadas da Comunidade 1° de Abril, no Grotão, que estão instaladas há oito dias na Escola Economista Celso Furtado, no João Paulo II.

O parlamentar pretende desenvolver ações para atender as demandas oriundas do forte período chuvoso. “Estaremos à disposição para ajudar no que for preciso. Estive no local para ouvir reivindicações e levá-las tanto à Defesa Civil quando ao próprio prefeito. Este é o momento de unirmos forças e lutar pelo bem-estar do povo de João Pessoa”.

Bruno explicou que as famílias estão recebendo donativos e devem permanecer na escola pelos próximos dias, até receberem um auxílio aluguel da prefeitura. “Conversei com o prefeito e, em breve, estas quinze famílias deverão ser contempladas pelo programa habitacional do município”.

“A ajuda é muito importante para que as pessoas atingidas pelas enchentes comecem a reorganizar suas vidas”, ressaltou o vereador que informou ainda que a sociedade civil pode contribuir enviando donativos a serem entregues na própria Escola Economista Celso Furtado, localizada no João Paulo II..
Postado Por: Soares

Carta parra Raiza‏ Leia!


Ilustres amigos e amigas, Desculpe estar envolvendo vocês nos meus sentimentos, é que este compartilhamento das emoções ajuda a mionimizar a dor da perda de minha filha raiza.

Assim, compartilho texto que escrevi em homenagem a mesma neste momento de dificuldade, mas de confiança no Pai.

abraços de um pai triste.
Deusimar
Postado Por: Soares

Sisu: Lista de segunda chamada tem 98 vagas para o IFPB Leia!


Assessoria

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) publicou um novo edital com 98 vagas remanescentes no Ensino Superior. Estão sendo convocadas 637 pessoas inscritas que estavam na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2011.2. O edital com o nome dos pré-classificados pode ser acessado no site www.ifpb.edu.br.

Esses candidatos devem comparecer ao campus, nos dias 19, 20 e 21 para entrega da documentação e manifestação de interesse na vaga. No dia 22 de julho, será divulgada a confirmação da matrícula dos candidatos. Estão sendo ofertadas 82 vagas para ampla concorrência e 16 para pessoas com deficiência.

Há selecionados para os cursos de Design Gráfico, campus Cabedelo; Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Automação Industrial, campus Cajazeiras; Construção de Edifícios e Matemática, campus Campina Grande; Administração, Design de Interiores, Engenharia Elétrica, Gestão Ambiental, Negócios Imobiliários, Química, Redes de Computadores e Sistemas de Telecomunicações, campus João Pessoa; Construção de Edifícios, campus Monteiro; Segurança no Trabalho, campus Patos; Agroecologia, campus Picuí e Gestão Ambiental, campus Princesa Isabel.

É preciso levar a cópia autenticada (ou apresentar original e deixar cópia) da Certidão de Nascimento ou de Casamento; Carteira de Identidade (RG); CPF; Título de Eleitor e prova de quitação com a justiça eleitoral (maiores de 18 anos); Certificado de conclusão do ensino médio; Certificado de reservista (só para homens com 18 anos ou mais), além de duas fotos 3X4.

O candidato com deficiência, ou seu procurador legalmente constituído, deverá apresentar no ato da matrícula, além dos documentos citados nos itens acima, atestado médico comprobatório que indique o tipo, grau ou nível de deficiência que acomete o candidato, incluindo referência desta ao código correspondente à Classificação Internacional de Doença – CID. A deficiência mencionada no atestado médico apresentado deverá estar abrigada pelos termos do Decreto Federal no 3.298, de 20/12/1999 OU na Súmula nº 45 da Advocacia-Geral da União (portador de visão monocular).

Caso ainda haja vagas remanescentes da Segunda Chamada da Lista de Espera SISU 2011.2, serão convocados para Manifestação de Interesse em Matrículas, em Terceira Chamada, por meio de edital publicado pela Pró-Reitoria de Ensino do IFPB.
Postado Por: Soares

Professor de CG trocava merenda por sexo; portal G1 repercute caso Leia!


Jornal Correio e G1

Os pais das crianças vítimas de abuso sexual na Escola Municipal Ageu Genuíno da Silva, no bairro da Ramadinha I, revelaram que o professor Malaquias Figueira, 58, acusado do crime, ameaçava os alunos de ficarem sem merenda caso algum deles contasse para alguém os abusos cometidos.

Ele também seduzia as crianças, com idade entre sete e dez anos, presenteando-as com mochilas e vídeo games. Ele foi indiciado por estupro de vulnerável. Os pais descobriram também que os abusos aconteciam desde 2008.

Eles denunciaram o caso ao Conselho Tutelar e à Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Criança e o Adolescente. A dona de casa Maria José Costa, 33, contou que as duas filhas, de oito e dez anos, foram vítimas dos abusos sexuais cometidos pelo professor. O primeiro caso foi registrado no final de 2008, mas com medo, a criança não contou a ela e foi somente em maio deste ano, que a segunda vítima procurou ajuda da mãe. “Ela chegou em casa muito pálida, assustada e com a roupa desensacada, eu perguntei o que tinha acontecido e ela contou que o professor mandou ela ficar sozinha na sala de aula com ele, pra ajudar a desligar os computadores, e levantou a blusa da farda”, contou.

Ela explicou que um sobrinho dela, um garoto de oito anos, também foi vítima das investidas do professor no final de 2008. “Ele sempre atacava as meninas dentro do colégio, mas os meninos ele convidava pra ir a casa dele e oferecia videogames, mochilas, todo tipo de brinquedo. Ele dizia que a mulher dele estava trabalhando e que se sentia sozinho e que queria jogar videogame com os meninos. Para as minhas filhas ele não deu presente nenhum porque elas me contaram, mas as outras crianças recebiam presentes e as mães sem saber porquê”, explicou Maria José.

O caso foi denunciado à Secretaria de Educação do município e ao Ministério Público. A Delegacia de Repressão de Crimes contra a Infância e Adolescente. Ele trabalhava como professor polivalente e estava sendo investigado há dois meses.O promotor da Infância e Juventude, do município, Hebert Targino, explicou que uma sindicância administrativa foi aberta. “O inquérito foi concluído e foi constatado que ele abusava sexualmente das crianças. Uma das crianças disse que ele acariciava as partes íntimas dela.

O inquérito foi encaminhado para a justiça, o professor foi indiciado e aberta uma sindicância administrativa junto à Secretaria de Educação do município”, explicou. Para ele, o caso serviu de alerta para a intensificação de fiscalizações por parte dos coordenadores pedagógicos. “É um chamamento para os gestores das escolas, que devem estar atentos à postura dos professores”, revelou. O secretário de educação do município, Flávio Romero, confirmou o afastamento do professor. “Temos mais de dois mil professores na cidade. Esse foi um fato isolado, de uma pessoa que tem distúrbio de comportamento”, disse Flávio Romero.

A diretora da escola Municipal Ageu Genuíno da Silva evitou comentar o assunto e disse querer evitar a exposição das crianças.

REPERCUSSÃO

G1: Professor é afastado sob suspeita de abusar de alunas na PB

Estudantes tinham entre 7 e 9 anos, informou Promotoria. Abusos teriam ocorrido em escola municipal em junho do ano passado.

Um professor da rede municipal de Campina Grande (PB) foi afastado nesta terça-feira (19) sob suspeita de abusar sexualmente de quatro alunas entre sete e nove anos de idade, informou a Secretaria de Educação do município.

As denúncias chegaram ao Ministério Público em maio, mas os abusos teriam ocorrido em junho do ano passado na Escola Municipal Ageu Genuíno da Silva. Segundo um dos pais, as alunas eram vítimas de abuso dentro da sala de aula.

Segundo o promotor de Infância e Juventude de Campina Grande, Herbert Targino, que pediu o afastamento, o professor está foragido. “O caso está sendo investigado desde o ano passado e, concluído o inquérito, o professor foi indiciado”, afirmou.

O caso, que foi levado ao Conselho Tutelar e à Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Criança e Adolescente, será repassado à Vara Criminal por crime de estupro de vulnerável.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Campina Grande informou que a Secretaria de Educação aguarda o andamento do processo.
Postado Por: Soares

Governador Ricardo Coutinho recebe telefonema da presidente Dilma, que se mostrou preocupada com problema que assola a Paraíba Leia!


A presidenta da República Dilma Rousseff telefonou na manhã desta quarta-feira (20), para o governador Ricardo Coutinho e deixou uma mensagem de solidariedade e força ao povo da Paraíba.

Dilma informou ao governador que designou o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, para em seu nome, tomar as providências para reestruturação das áreas atingidas pelas chuvas.

Durante a ligação, Dilma Rousseff perguntou ao governador sobre os estragos ocasionados pelas chuvas e sobre as ações de assistência às 15 mil pessoas desabrigadas e desalojadas de suas casas no Estado.

“O governo Federal está à disposição e será parceiro do Estado neste momento onde é necessário força e superação”, garantiu a presidenta. O governador Ricardo Coutinho agradeceu o gesto de solidariedade da presidente e dos ministros designados e disse espera apoio financeiro federal para superar os estragos provocados pelas chuvas nos 43 municípios atingidos.

“Vínhamos superando as grandes dificuldades financeiras e justamente nesse momento será necessário alocar um grande volume de recursos para reconstruir as áreas atingidas pelas águas. Mas acreditamos que junto com o governo Federal, as prefeituras e a solidariedade do povo superar as dificuldades”.

Ricardo Coutinho está em Brasília onde cumpre agenda com o ministro da Integração nacional no início da tarde para cobrar a liberação de recursos para prestar apoio às pessoas desabrigadas e desalojadas e reparar os danos nas estradas e pontes e casas das populações atingidas.
Postado Por: Soares

Major Fábio garante que vai levar ‘briga’ pela PMJP para o segundo turno Leia!


Apesar de enfrentar resistência dos presidentes estadual e municipal do seu partido em relação à sua candidatura a prefeito de João Pessoa, o ex-deputado federal, Major Fábio (DEM), declarou nesta quarta-feira (20) que pode chegar ao segundo turno e com chances de vitória, caso consiga a legenda para disputa a eleição na Capital.

Tão confiante está, que deu sua palavra que não vai inteferir nas escolha de seu partido no segundo turno, casonão emplaque seu nome no segundo turno da disputa.

Major Fábio, que teve 24 mil votos para deputado em João Pessoa nas eleições 2010, revelou que nos seus contatos com amigos acredita que a preço de hoje ele teria entre 40 a 50 mil votos dos eleitores pessoenses.

No último final de semana, Major Fábio foi eleito vice-presidente do diretório do DEM em João Pessoa.
Postado Por: Soares

Estudante de 11 anos é sequestrada e violentada em João Pessoa Leia!


Uma estudante da escola Darcy Ribero, Funcionários I, foi sequestrada na tarde de ontem no bairro do Ernesto Geisel em João Pessoa.

Filha de uma comerciante conhecida como Dona Socorro que tem uma lanchonete no terminal do Geisel, a menina foi abordada por um senhor em um veículo preto e passou a noite em um cativeiro ainda não localizado pela polícia.

Segundo informações prestada pela mãe, Vitória foi dopada e violentada durante toda noite e somente nesta manhã foi deixada no mesmo local pelo sequestrador.

A menor sequestrada é a filha caçula de tem 3 irmãos.

Postado Por: Soares

Trauma atendeu 71 pessoas desde a noite de ontem até a madrugada desta quarta -feira (20), Leia!


O Hospital de Emergência e Trauma atendeu 71 pessoas desde as 17 horas desta terça-feira, 19, até as primeiras horas desta quarta, 20. Segundo informações do Boletim enviado pela Assessoria do Trauma, houve atendimentos à pessoas com dor de cabeça, febre, hipertensão e outras emergências.

Entre os atendidos está João Paulo Oliveira Moura, de 22 anos, que foi levado ao Trauma após ser atingido por disparos de arma de fogo, em Santa Rita. O paciente passou por exames e recebeu alta médica durante a noite.

Outro caso foi de um adolescente de 17 anos, também ferido por tiros no Bairro dos Estados. O menor passou por exames e segue internado com estado clinico regular.

Postado Por: Soares

Romário continua criticando seleção brasileira e dispara: "Dunga ganhou tudo até a Copa" Leia!


Globoesporte.com

O ex-jogador e deputado federal (PSB-RJ) Romário comentou, nesta terça-feira (19), a precoce eliminação brasileira nas quartas de final da Copa América diante do Paraguai - após desperdiçar as quatro cobranças de pênalti.

O baixinho disse nunca ter visto, nem em amistoso, uma seleção brasileira deixar de converter uma penalidade e saiu em defesa do ex-técnico da seleção Dunga, que venceu a última Copa América e acabou sendo muito criticado após eliminação da Copa do Mundo na África, em 2010.

- Eu não me lembro, nem em amistoso, o Brasil perder quatro pênaltis. Isso é bem atípico. A seleção não mereceu passar de onde chegou porque não jogou bem. Se lembrar lá atrás, Dunga ganhou tudo que disputou e, quando chegou na Copa, perdeu e foi criticado. Será que o Dunga estava errado? - questiona Romário.

Romário apoia a permanência de Mano Menezes no comando da seleção e acha que 80% da equipe que disputou a Copa América tem condições de representar o Brasil no Mundial de 2014.

- Sou totalmente favorável à permanência do Mano. Ele, como uma pessoa inteligente que é, vai ter a sabedoria de convocar os jogadores certos nas próximas convocações. Apesar de que acho que o grupo que ele tem na mao é muito bom. Diria que 80% dos jogadores têm condição de disputar a Copa 2014. Mas nós somos brasileiros e queremos ganhar sempre, não tem jeito - disse Romário.

O jogador campeão mundial em 1994 aponta Neymar e Ganso como os melhores jogadores que atuam no futebol brasileiro, no entanto, não deixou de alfinetar os campeões da Taça Libertadores da América pelo Santos.

- O Neymar e o Ganso são os melhores brasileiros hoje e não podem ser culpados de nada, não podem crucifica-los. Sei que temos tempo e os dois vão estar mais experiente e com certeza a alegria que eles não deram na Copa América, vão dar em 2014. Mas não adianta nada jogar bem com a camisa do clube. Tem que jogar bem com a camisa de seleção também.

Para o ex-jogador, faltou à seleção brasileira o básico de um jogo de futebol: o gol. Romário lembrou que até mesmo os gols feios são importantes.

- Talvez tenha faltado naquele momento um pouco mais de concentração, determinação e um pouco mais do que sempre tive quando botava a camisa de qualquer clube e da seleção, que é fazer gol, indepedentemente de como ele era - declarou o baixinho.

Postado Por: Soares

MEC amplia ofertas de bolsas de estudos para doutorado no exterior Leia!


G1

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação vai duplicar a oferta de bolsas de estudos para estágio fora do país por meio do Programa Institucional de Bolsas de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE).

Para 2011, a Capes prevê a oferta de 2,8 mil bolsas de doutorado na modalidade sanduíche (programa parcialmente realizado em outra instituição de ensino, brasileira ou estrangeira). Há a expectativa de chegar a 7.669 bolsas em 2014.

Com o novo programa, cursos de doutorado com notas entre 3 e 7 na avaliação da Capes podem se candidatar a receber duas cotas de bolsas, o que representa 12 meses de estudo. Cada cota pode ser usada por até três estudantes, em um período mínimo de quatro meses. Antes, apenas os cursos com nota acima de 5 recebiam uma só cota.

Para fazer a inscrição, o aluno de curso de doutorado habilitado deve reunir a documentação necessária para a seleção prévia na instituição de ensino superior e encaminhá-la ao coordenador do programa de pós-graduação, que designará uma comissão para análise das propostas e escolha dos candidatos aptos a participar. Uma vez declarado apto, o candidato fará a inscrição na página eletrônica da Capes.

Postado Por: Soares


Fornecimento de água na região metropolitana de João pessoa deve ser reestabelecido nesta quarta-feira (20) Leia!

Jornal da Paraíba

A Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba garantiu que o fornecimento de água deverá voltar ao normal em João Pessoa ainda nesta quarta-feira,( 20). Vários bairros de João Pessoa e cidades da região metropolitana ficaram sem águas desde o último domingo, (17), quando a casa de máquinas da subestação Marés foi invadida pela água.

Ontem, (19), parte dos bairros da Capital e das cidades vizinhas que foram prejudicados tiveram o fornecimento reestabelecido. Mas, segundo Deusdete Queiroga, a recuyperação da estação elevatória é gradativo.

Quase 30 bairros foram prejudicados e os moradores estão pegando água em casas de vizinhos que tenham poços em casa. Outras esperam o fornecimento de água pelos carros-pipa do Estado e Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Postado Por: Soares

Governador do DF tem bens bloqueados Leia!

Último Segundo.

Decisão da Justiça Federal do Rio de Janeiro em junho deste ano bloqueou os bens do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz(PT), Ele responde a uma ação de improbidade administrativa, que corre em segredo de Justiça, relativa ao suposto superfaturamento no contrato de aluguel de imóveis para a Vila dos Jogos Panamericano de 2007, realizados no Rio de Janeiro.

De acordo com o Ministério Público (MP), Agnelo autorizou o pagamento de R$ 25 milhões para a empresa responsável pelos imóveis. No entando, laudos da Caixa Econômica Federal e do Tribunal de Contas da União (TCU) indicam que o aluguel por 10 meses das instalações valiam cerca de R$ 15,4 milhões – revelando um sobrepreço de 62% no contrato.

Postado Por: Soares

Chefão da CBF barrado no Palácio do Planalto Leia!


Claúdio humberto

''
Na mira da FIFA por suspeita de corrupção, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, caiu em desgraça com a presidenta Dilma Rousseff.

Ela não atende às suas ligações e evita recebê-lo no Palácio do Planalto. Diretor do Comitê Organizador da Copa de 2014, Teixeira apelou ao ministro do Esporte, Orlando Silva, para tentar audiência, mas em vão. Dilma trata qualquer assunto referente ao evento só com o ministro.


Até ano passado, quando Lula era presidente e amigão do peito, Teixeira entrava no gabinete do presidente sem marcar audiência.''

Postado Por: Soares


Ministro dos Transportes mantem audiência com Rômulo em vinda a João Pessoa Leia!


A Fonte

O ministro dos Transportes Paulo Passos visita o Estado da Paraíba na tarde desta quarta-feira (20). Passos será recebido no Palácio da Redenção pelo vice governador Rômulo Gouveia (PSDB), com quem manterá audiência para discutir a tragédia causada pelas fortes chuvas caídas no Estado nos últimos dias.

Após encontro com Rômulo, Passos manterá audiência com o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB).

Enquanto Rômulo recebe o ministro dos Transportes, o governador Ricardo Coutinho (PSB) continua em Brasília, onde trabalha junto ao ministro da Integração Nacional, Fernando Coelho, para a liberação de R$ 5 milhões que serão destinados aos desabrigados e atingidos pelas águas.

O Governo Federal deve tirar do papel nos próximos dias o Cartão de Pagamento de Defesa Civil, que será usado para despesas com assistência às populações atingidas por inundações e desmoronamento de encostas, informou nesta terça-feira o Ministério da Integração Nacional.

O cartão é de débito e será emitido em favor do Estado ou do município em situação de emergência ou de calamidade pública reconhecida pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. Ele sairá em nome de um gestor público (pessoa física), responsável pela compra de remédios, alimentos, roupas e outras despesas para atender a pessoas desabrigadas.

Postado Por: Soares

Defesa Civil Nacional vai liberar 10 mil cestas básicas Leia!


Secom-PB

O secretário nacional da Defesa Civil, coronel Humberto Viana, garantiu que a presidenta Dilma Rousseff disponibilizou todos os serviços federais para prestar solidariedade aos desabrigados e a recuperação das cidades e vias de acesso no Estado da Paraíba.

Ele anunciou a chegada nesta quarta-feira (20) de dois técnicos que farão o reconhecimento dos problemas de infraestrutura, a liberação de 150 barracas móveis, de carros pipas e de 10 mil cestas básicas para socorrer os desabrigados e desalojados.

No início da noite desta terça-feira (19), o coronel Humberto Viana foi recebido pelo governador Ricardo Coutinho e o vice-governador Rômulo Gouveia, no Palácio da Redenção, que juntos com representantes do governo repassaram um relatório da situação das 26 cidades onde foi decretado estado de emergência.

“Recebi esse relatório com informações preliminares da situação do Estado e estamos repassando os decretos do Governo do Estado para que a secretaria de Defesa Nacional faça o reconhecimento no Diário Oficial. Após isso, iniciamos a liberação dos recursos de assistência e socorro da população no mais tardar no início da semana que vem”, explicou.

Em relação à situação das pessoas que estão ilhadas devido ao alagamento, o coronel Humberto Viana informou que atendendo ao pedido do Estado já solicitou ao Ministério da Defesa a disponibilização de que as pontes móveis sejam colocadas de forma imediata. “Esse é o 23º estado que visito este ano devido às chuvas, sempre no sentido de se solidarizar e prestar apoio. O Brasil sofre muito com efeitos de água e para evitar isso é preciso investir em obras estruturadoras. Precisamos quebrar essa cultura de emergência é preciso inverter isso com prevenção”.

Ministério da Integração – O governador Ricardo Coutinho anunciou que estará se reunindo na manhã desta quarta-feira, às 12h, com o ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra, para informar o quadro mais detalhado dos municípios e solicitar a agilização do apoio federal para prestar socorro às vítimas das chuvas.

O governador determinou que a partir das 7h da manhã a Defesa Civil estará fazendo a doação de cestas básicas do Estado para os desabrigados de municípios como Bayeux, Areia, Salgado de São Félix e Rio Tinto. “Quero agradecer a solidariedade do povo da Paraíba na doação de agasalhos, roupas, porque são 43 cidades atingidas pelas chuvas. Estamos à espera das cestas básicas do Governo Federal e iniciamos a distribuição do pouco que temos”, explicou.

Durante a reunião, o governador ressaltou que a prioridade no momento é abrigar e agasalhar as pessoas e, no segundo momento, abrir vias de acesso, reconstruir casas em locais seguros em parceria com o Governo Federal, que se mostra sensível a nossa causa.

Ricardo Coutinho colocou a necessidade de reconstruir quase 2 mil casas que desabaram, além das rodovias e pontes que estão deixando algumas comunidades sem acesso em Ingá, Itatuba, Itabaiana e São José dos Ramos. “É preciso abrir esses caminhos. E o governo vai locar tratores e escavadeiras para abrir as estradas até a chegada de recursos. Somente para recuperação de estradas e pontes solicitamos R$ 5,1 milhão do Governo Federal. Vamos à Brasília pedir agilidade na liberação dos recursos”, completou.

O governador disse que o Ministro do Transporte estará na Paraíba nesta quarta-feira (20) e irá junto com o vice-governador Rômulo Gouveia verificar a situação das rodovias como a BR-104 no trecho de São Sebastião de Lagoa de Roça até Lagoa Seca, a BR-101 que ficou interditada e os problemas no escoamento da água do viaduto do acesso Oeste da Capital que está afetando a barragem de Marés. Ele acrescentou que os pleitos da Paraíba serão encaminhados nesse trabalho de recuperação das estradas atingidas pelas inundações.

Também estiveram presentes ao encontro, o secretário de Recursos Hídricos, João Azevedo; o de Infraestrutura, Efraim Morais; o presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga; a secretária de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos; o da Saúde Waldson Souza; o coordenador da Defesa Civil da Paraíba, coronel Walber Rufino; e o comandante da Polícia Militar, Euller Chaves.

Quadro Atual do Estado:

PESSOAS DESALOJADAS - 13.654

PESSOAS DESABRIGADAS - 1.241

CASAS DESTRUÍDAS - 801

CASAS DANIFICADAS - 1.250

PRÉDIOS PÚBLICOS OCUPADOS - 27

MORTOS - 1

ESTRADAS VICINAL - 2.331 Km

ESTRADAS INTERDITADAS - 6

ESTRADAS SITUAÇÃO PRECÁRIA - 5

AÇUDES DESTRUÍDOS - 31

BUEIROS DESTRUÍDOS - 72

PASSAGEM MOLHADAS DESTRUÍDAS - 13

PAVIMENTAÇÃO DESTRUÍDA - 51.740 M²

PONTILHÃO DESTRUÍDO - 3

Postado Por: Soares


Governo Estadual define nova data para pregão que vai escolher banco para pagamento de Funcionalismo Leia!


Secom-PB

Mais uma vez foi adiado o pregão presencial que vai escolher a instituição bancária responsável pelo pagamento da folha de pessoal dos servidores do Estado da Paraíba. O novo encontro acontece às 9h do próximo dia 29 no Centro Administrativo. Inicialmente estava marcado para o dia 28, mas a alteração foi publicada no Diário Oficial do último sábado (16).

O pregão segue com o mesmo edital, com apenas alguns pequenos reajustes. No pregão marcado para o dia 11 de julho estavam presentes representantes do Banco do Brasil, Santander, Itaú e Bradesco, mas nenhum ofereceu lance, participando apenas como ouvintes. Por isso o pregão foi considerado “deserto”.

Caso aconteça o mesmo no próximo pregão, dia 29, o Governo do Estado poderá fazer uma contratação direta, sem licitação.

Postado Por: Soares

PMJP sorteara 32 boxes do Centro de Comércio do Varadouro Leia!


A Fonte

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) sorteia nesta quarta-feira (20) mais 32 boxes no Centro de Comércio e Serviço do Varadouro (CCSV). O sorteio acontece às 15h, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria, e será o penúltimo que definirá a posição de comerciantes no local. Restarão mais 21 boxes para o último sorteio ainda sem data prevista.

Terão prioridade neste sorteio as pessoas que integram a lista de espera da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Os comerciantes que fazem parte do cadastro da prefeitura foram removidos de áreas irregulares de toda a cidade. No sorteio desta quarta-feira estarão presentes comerciantes que atuavam na informalidade em bairros do Valentina Figueiredo, Geisel. Grotão e Tambaú.

CCSV - O espaço comercial tem capacidade para 611 boxes e diversos sorteios já foram realizados, cujo processo foi iniciado desde o dia 22 de março de 2010, quando o local foi inaugurado.

Todos os boxes contam com três metros quadrados dentro de uma área total de 5.563 metros quadrados coberta, distribuídos em dois pavimentos, sendo 368 no térreo e 242 no primeiro andar. O equipamento fica nas imediações do Terminal Rodoviário e do Terminal de Integração, por onde transita um grande fluxo de pessoas.

Inaugurado em março de 2010, o CCSV está localizado na Rua Maciel Pinheiro, n° 548, esquina com Padre Azevedo. A construção recebeu um investimento de R$ 2.277.731,71 e teve como principal objetivo fixar os ambulantes que antes ocupavam as ruas e calçadas do Centro da cidade, proporcionando um maior conforto para os comerciantes e deixando livres os espaços públicos destinados aos pedestres.

Postado Por: Soares

Governo da Paraíba coordena ação emergencial com distribuição de alimentos Leia!


A Fonte

Uma ação emergencial para atender as famílias afetadas pelas chuvas dos últimos dias na Paraíba está sendo coordenada pelo Governo do estado em cinco cidades. Serão distribuídos, além de cestas básicas, roupas e utensílios como filtra de água.

Nessa primeira etapa, após as chuvas, serão contempladas famílias das cidades de Bayeux, com 60 cestas básicas; Areia, com 13; São Miguel de Taipú, com 20 e São José dos Ramos com 10 cestas.

Para as famílias de Rio Tinto os produtos a serem distribuídos serão cestas básicas, filtros, toalhas, cobertores, mosquiteiros, colchões, lençóis e fronhas, sendo 60 unidades de cada produto.

A ação emergencial foi determinada pelo governador Ricardo Vieira Coutinho após reunião com equipes das Secretarias de Desenvolvimento Humano, Saúde, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, AESA, Cagepa, entre outros.

De acordo com o gerente de apoio logístico da Defesa Civil estadual, George Sabóia, o Governo do Estado já conseguiu junto ao Ministério da Integração Nacional a doação de mais cestas básicas que deverão chegar à Paraíba nos próximos dias.

Postado Por: Soares

Padre Djacy agradece a imprensa Paraibana Leia!


Padre Djacy Brasileiro

Durante os nove que administrei as Paróquias de Santa Cruz e do lastro no sertão paraibano, na condição de cidadão e de pastor, travei juntamente com outros segmentos representativos da sociedade, algumas lutas , visando tão somente a felicidade não só dos meus paroquianos mas de toda população dos dois municípios.

Foram muitas as vitórias, graças ao povo e à imprensa de toda a Paraíba. Por essa razão, quero agradecer, em nome de todos aqueles que lutaram em defesa da vida, a todos os que fazem a imprensa do estado da Paraíba, pelo o incondicional apoio.

Sempre pudemos contar com o apoio da imprensa do nosso querido estado paraibano. Sem o apoio dos que fazem a imprensa paraibana, certamente, não lograríamos êxito s nas lutas cristãs.

A vocês, queridos amigos e amigas que fazem a imprensa paraibana, meu muitíssimo obrigado. Que o Deus da vida os abençoe sempre. Contem com minhas humildes orações.

Postado Por: Soares

BR que liga João Pessoa a Campina Grande é interditada parcialmente Leia!


Com a intensidade das chuvas que veem caindo no estado da Paraíba, alguns trechos das rodovias federais sofreram avarias, e tem local na BR-230 que foi interditado pela Polícia Rodoviária Federal, onde o trânsito ficou comprometido pelas águas que passam sobre a pista.

Entre João Pessoa e Campina Grande o trecho interditado nos dois sentidos fica na altura do km 137,0 da BR-230, local conhecido com "Curva da Caridade" em Campina Grande, onde as águas de um açude próximo estão cobrindo a pista. Os veículos estão passando um a um, sob controle da Polícia Rodoviária Federal.

Na "subida do Riachão" também na BR-230, além do deslizamento de barreira, há buracos na pista e desníveis no acostamento. Buracos também entre Lagoa Seca e Lagoa de Roça na rodovia BR-104, e sobre o Viaduto de Oitizeiro em João Pessoa no sentido crescente, que inclusive vem provocando danos em vários veículos.

Estes locais estão sinalizados e a Polícia Rodoviária Federal dispõe do telefone número 191 para qualquer informação. A ligação é gratuita e atente 24 horas em todo País.

Postado Por: Soares

DO traz decretos de emergência para 29 municípios por causa das chuvas Leia!


ClickPB

A Paraíba tem hoje 29 municípios em situação de emergência por terem áreas afetadas por enchentes provocadas pelas chuvas. Quatro decretos assinados pelo governador Ricardo Coutinho estão publicados na edição desta terça-feira (19), do Diário Oficial do Estado.

O decreto nº 32.271 declara situação anormal caracterizada como situação de emergência em 15 municípios do Brejo e do Litoral: Araçagi, Alhandra, Alagoa Nova, Caaporã, Cabedelo, Juarez Távora, Cruz do Espírito Santo, Lagoa Seca, Mulungu, São José dos Ramos, Mamanguape, Rio Tinto, Pirpirituba, Sapé e Sobrado.

O decreto nº 32.272 prorroga por mais 90 dias a situação de emergência em 12 municípios: Arara, Areia, Barra de Santana, Bayeux, Campina Grande, Ingá, Mogeiro, Itabaiana, Natuba, Pilar, Salgado de São Félix e Santa Rita.
No terceiro decreto, de nº 32.273, o governador homologa a situação de emergência por enxurradas e inundações bruscas em áreas do município de Gurinhém. O quarto decreto governamental homologa a situação de emergência decretada pela Prefeitura de Queimadas pelo o mesmo motivo.

Nos atos do Poder Executivo Estadual o governador considera, dentre outras causas, a ocorrência de intensas e extraordinárias chuvas no Estado, principalmente nos municípios mais atingidos; os sérios e graves danos ao bem-estar da população e à infraestrutura, inclusive provocando alagamentos, desabamentos, avarias em pontes e rodovias.

O Governo considera ainda que os municípios atingidos e seus habitantes necessitam de apoio complementar do Estado e da União, dada a extensão dos danos e a necessidade de recursos técnicos, humanos, materiais e financeiros. A decretação de situação de emergência nos referidos municípios leva em conta também os prognósticos técnicos a respeito de precipitação pluviométrica nos próximos dias, indicando a continuidade de chuvas.

Os decretos ressaltam que a situação é um evento natural, de evolução gradual, e que medidas emergenciais de amparo à população atingida são urgentes e necessárias. A situação de anormalidade é válida apenas para as áreas dos municípios comprovadamente afetadas, conforme prova documental estabelecida pelos respectivos Formulários de Avaliação de Danos e mapas que identifiquem as áreas afetadas.

Os órgãos do Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec) sediados no território do Estado ficam autorizados a prestar apoio suplementar às regiões afetadas, em articulação com a Gerência Executiva de Defesa Civil da Paraíba. Os procedimentos administrativos devem ser simplificados e agilizados para atendimento às áreas e às regiões prejudicadas pelas fortes chuvas.

Postado Por: Soares

Vereador Bruno Farias chama atenção para os riscos no trânsito Leia!


Assessoria

O número de acidentes de trânsito na capital paraibana vem preocupando cada vez mais a população. Sensível a essas questões, o vereador Bruno Farias (PPS), autor da lei que institui o Dia Municipal da Paz no Trânsito, se solidariza com as famílias das vítimas de um acidente ocorrido no último sábado (16) na avenida Epitácio Pessoa, que resultou na morte de um casal de jovens.

Uma das vítimas trata-se da filha do policial federal Deusimar Guedes. “Não podemos aceitar que casos como esse se tornem recorrentes, uma punição rigorosa, além de resgatar o sentimento de justiça, tem o caráter pedagógico”, acredita o vereador.

Bruno chama atenção para o perigo da soma álcool e direção. “Um volante na mão de um bêbado é uma arma com a mesma letalidade de um revólver engatilhado por um marginal. Beber e dirigir é crime”, lembra.

Para Bruno Farias, além de uma forte punição, ações de conscientização e uma cultura de respeito e segurança no trânsito são importantes para que os números de acidentes e vítimas fatais sejam reduzidos. “Espero que Deus conforte os familiares e que a justiça puna com severidade o responsável por essa tragédia”.

Paz no Trânsito

A lei que institui o Dia Municipal da Paz no Trânsito, de autoria do vereador Bruno Farias, já está em vigor. A data é celebrada em homenagem à coordenadora da Defensoria Pública do Estado, Fátima Lopes, falecida em acidente de trânsito no dia 24 de janeiro de 2010, enquanto se dirigia com o marido a uma missa na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Bairro do Miramar.

Postado Por: Soares

Deputado Estadual Wilson Leite Braga completa 80 anos Leia!


Folha do Vale

Hoje (18) de julho, o deputado estadual Wilson Leite Braga (foto) completa 80 anos de idade com um currículo invejável na política.

O filho da cidade de Conceição governou a Paraíba de 1982 a 1986 e está invicto nas disputas para o legislativo, tendo sido eleito doze vezes em eleições proporcionais.

Wilson Braga foi eleito uma vez vereador em João Pessoa ( 1992), quatro vezes para deputado estadual ( 1954, 1958, 1962, 2010 ) e sete vezes deputado federal, 1966,70,74,78,94,98,2006.

Tudo começou em 1954, quando seu pai, Francisco Braga, então chefe da UDN em Conceição, onde havia perdido as eleições de 1947 para prefeito e de 1950 para deputado estadual, resolveu apostar na mocidade do filho, na época com 23 anos de idade e ainda universitário, lançando-o a candidato a deputado estadual. Não deu outra, pois Wilson se elegeu, aprendeu muito bem o ofício da política e nunca mais deixou de ser deputado.

Seu Braga, pai de Wilson, mais adiante, viria a governar o município de Conceição, elegendo-se prefeito nas eleições de 1972 e 1982. Ainda elegeu o médico Walter Braga, outro filho, também prefeito de Conceição, noutra eleição municipal. Antes de morrer, Francisco de Oliveira Braga, “ Seu Braga”, viu a sua filha, Vani Braga, atual prefeita de Conceição, se eleger deputada estadual, bem como a nora, Lúcia Braga, se eleger duas vezes deputada federal e uma vez deputada estadual.
Postado Por: Soares

Cai ponte entre Lagoa de Roça e Lagoa Seca na Paraíba Leia!


Assessoria

As fortes chuvas que vêm caindo na Paraíba desde a semana passada provocou a queda de uma ponte na BR-104 entre os municípios de São Sebastião de Lagoa de Roça e Lagoa Seca, na Grande Campina Grande. Equipes da Polícia Rodoviária Federal estão no local orientando os usuários quanto as alternativas de desvios até que os técnicos do DNIT façam avaliações e reparos.

A queda da ponte aconteceu na manhã de domingo, 17, localizada no km 111,5 da rodovia BR-104, em São Sebastião de Lagoa de Roça. A estrutura da ponte não aguentou a pressão das águas proveniente de chuvas e caiu interditando o trecho nos dois sentidos.

Na madrugada, no km 137 da BR-230, as águas de um açude transbordou sobre a pista, causando mais de 8 horas de transtorno quando o trecho ficou parcialmente interditada nos dois sentidos.

No fim de semana a Polícia Rodoviária Federal registrou nas rodovias federais que cortam o estado da Paraíba, 54 acidentes com 30 pessoas feridas e um morto. Do total de acidentes, 34 não tiveram vítimas.

O acidente com morte aconteceu na manhã do domingo (17), quando às 07h30, no km 41.8 da BR-230, na localidade conhecida por Planalto no município de Santa Rita, onde uma camioneta Toyota Hilux, de placa KHI-4184/PE, cruzou o canteiro central e colidiu de frente contra uma motocicleta Honda POP, placa NPW-8790/PB, provocando a morte do motociclista, Judivan Rodrigues da Silva, de 28 anos.

Na camioneta, saíram feridos os passageiros, Jaime Pessoa da Silva Filho, 33 anos, com lesões leves e Josefa de Oliveira Pessoa, 57 anos, com lesões graves. O motorista, Jaime da Pessoa da Silva, 61 anos, foi detido e encaminhado para Delegacia de Polícia de Santa Rita por homicídio culposo.

A causa presumível do acidente pode ter sido velocidade incompatível em pista molhada.

Ainda na manhã do domingo (17), dois trechos de rodovias ficaram interditados em decorrência das fortes chuvas na região de Campina Grande.

A PRF fiscalizou 497 veículos, lavrou 254 autos de infração de trânsito, 27 veículos ficaram retidos para regularização, 18 animais que estavam soltos foram apreendidos, 14 pessoas receberam auxílio nas estradas e quatro pessoas foram autuadas por dirigir sob influência de álcool.

No posto da PRF de Pombal, no km 406 da BR-230, Antônio Diniz da Silva Filho, 55 anos, foi preso e encaminhado para Delegacia da localidade, por conduzir um caminhão, o qual deixou abandonado sobre a pista, em estado de embriaguez alcoólica e possuir mandado de prisão em aberto, acusado de praticar crime de homicídio na cidade de Sinop no estado de Mato Grosso. A ocorrência foi às 19h da sexta-feira (15).

Postado Por: Soares
«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top