topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

UFCG e Prefeituras da microrregião de Cajazeiras se unem em prol da saúde pública Leia!


Todo o sistema de saúde da microrregião de Cajazeiras, composta por 17 municípios que utilizam os serviços do Hospital Regional da cidade, está cada vez mais unido em prol do fortalecimento do sistema de saúde pública sertaneja.

Exemplo disto é que logo mais, às 17h, no auditório da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) do campus de Cajazeiras, diversos prefeitos e secretários de saúde destes 17 municípios polarizados pela cidade, vão assinar um Termo de Compromisso com a UFCG visando a melhoria da saúde na região.

A solenidade de assinatura do termo contará com a participação de prefeitos, secretários de saúde, dirigentes da UFCG, representantes do Conselho Regional de Medicina, da Associação Médica Paraibana e do Sindicato dos Médicos da Paraíba.

O pacto prevê a participação ativa da comunidade acadêmica, através de seus docentes, a partir da elaboração de projetos e na ajuda nos planos de ação desenvolvidos pelos municípios, na busca do desenvolvimento de um sistema de saúde de, cada vez mais, qualidade na região.

Em reunião preparatória para a assinatura do termo de compromisso, ocorrida na última sexta-feira (27), dirigentes da UFCG apresentaram as principais demandas da saúde local e frisaram a importância da consolidação do curso de Medicina de Cajazeiras para o fortalecimento da saúde pública na região.

De acordo com os dirigentes das instituições de saúde presentes na reunião, depois da instalação do curso na cidade de Cajazeiras, é visível a mudança do serviço oferecido à população, que hoje pode contar com um número bem maior de exames e de leitos, além de novos equipamentos, uma estrutura reformada e profissionais bem mais capacitados e motivados.

É assim que pensa, por exemplo, o diretor geral do Hospital Regional de Cajazeiras (HRC), Dr. Antônio Fernandes Filho. Para ele, o curso de Medicina está atrelado a todas as melhorias do sistema de saúde local.

“Hoje não conseguimos mais visualizar a região sem o curso de Medicina, pois foi ele o responsável por todas as melhorias já realizadas em Cajazeiras e parte dos municípios polarizados, e que vai além da garantia de bons profissionais, porque antes mesmo de consolidar o curso e formar a primeira turma, já conseguimos ampliar os serviços oferecidos à população, já aumentamos o número de leitos, melhoramos a infraestrutura dos hospitais, inclusive do HRC, iniciamos a residência universitária, conseguimos mais equipamentos, enfim, a mudança é nítida”, destacou o diretor, cuja experiência bem sucedida à frente do HRC mostra a toda a região a importância da sintonia entre a comunidade científica e as instituições de saúde.

Ainda durante a reunião preparatória para a assinatura do termo de compromisso, o professor do curso de Medicina, Vinicius Ximenes, foi escolhido como interlocutor do reitor Thompson Mariz junto às instituições de saúde da Microrregião de Cajazeiras para o desenvolvimento das futuras ações.

Ampliando a parceria Na manhã da última segunda-feira (30), uma comitiva formada pelo reitor da UFCG, Thompson Mariz, o professor interlocutor Vinicius Ximenes, o diretor do HRC, Dr. Antônio Fernandes Filho e a diretora do Hospital Regional de Patos, Dra. Paula Maria, reuniu-se com o secretário de saúde do estado, José Maria França, para solicitar a atenção do estado para o caso específico da região.

Na oportunidade, as principais demandas do curso de Medicina foram levantadas e foi solicitada uma especial atenção para solucioná-las, principalmente, no tocante a ampliação da parceria UFCG e Secretaria Estadual de Saúde. O secretário foi bem receptivo a proposta que será formalizada em documento para ser apreciado pelo Conselho Estadual de Saúde. Fonte: Assessoria
Postado Por: Soares
author

Este post foi escrito por: Soares

Receba E-mail atualizações gratuitas !

Postar um comentário

«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top