topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

Um Tiro na Saúde: Tabagismo é o principal fator de risco para doenças do coração e cânceres, diz SES Leia!


O tabagismo é apontado como o principal fator de risco para o aparecimento de doenças como hipertensão, do coração e cânceres, principalmente o de pulmão.

A informação foi repassada na manhã desta quinta-feira (26), pela chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Lourdes de Fátima Sousa, durante o ‘II Seminário de Doenças e Agravos Não Transmissíveis’.

O evento acontece até esta sexta-feira (27), das 08h30 às 17h30, no Hotel Xênius, na Praia do Cabo Branco. O evento faz parte da programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, comemorado no próximo domingo (29).

Durante dois dias, coordenadores de vigilância em saúde e da atenção básica e representantes das regionais de Saúde de 58 municípios paraibanos com mais de 10 mil habitantes, o que corresponde a 90% da população de todo o Estado, irão receber informações sobre os conceitos, diretrizes e ações para o combate e controle das doenças e agravos não transmissíveis e promoção da saúde na Paraíba, no Brasil e no mundo, dos técnicos da Secretaria de Vigilância em Saúde, da Coordenação Geral das Doenças e Agravos Não Transmissíveis do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Pesquisa - O ponto alto da programação acontecerá na manhã desta sexta-feira, quando será divulgado o resultado da pesquisa ‘Conhecimentos e Atitudes no Controle de Tabagismo’, com enfoque sobre a Lei Estadual 8.95809, que regulamenta o consumo de tabaco em ambientes públicos e privados, na Paraíba. O estudo foi realizado em dezembro do ano passado, pelo Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES. A Paraíba foi escolhida pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) para desenvolver esse projeto piloto na área de tabagismo.

Lourdes de Fátima explicou que, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), este ano, a estimativa é de que apareçam 5.530 novos casos de câncer, na Paraíba. Ainda segundo o Inca, no Brasil, 90% das mortes por câncer de pulmão são causadas pelo tabagismo e, desse total, 30% das vítimas são fumantes passivos. O fumo também é responsável por 25% dos óbitos por doenças cardiovasculares e 85% das mortes pulmonares obstrutivas crônicas, (DPOC).

A chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES afirmou, também, que, por orientação do Ministério da Saúde, todos os Estados estão desenvolvendo suas ações, visando prevenir o tabagismo entre os jovens, antes mesmo de eles terem contato com o cigarro, ou seja, na iniciação. Na Paraíba, ela explicou que esse trabalho vem sendo feito de forma sistemática nas escolas, orientando os professores para que eles alertem os alunos sobre os malefícios do cigarro.

Além desse trabalho junto às escolas a SES também vem implantando centros de tratamentos para fumantes e desenvolvendo campanhas para evitar o uso do cigarro em locais públicos e privados. “Todas essas ações têm o objetivo de diminuir o número de fumantes em nosso Estado e, com isso, reduzir as mortes causadas pelo cigarro”, disse Lourdes de Fátima Sousa. Fonte: Click PB
Postado Por: Soares
author

Este post foi escrito por: Soares

Receba E-mail atualizações gratuitas !

Postar um comentário

«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top