topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

PB é o Estado com maior número de municípios sem acesso à rede geral de abastecimento de água Leia!


A Paraíba é o Estado do Brasil com o maior número de municípios sem qualquer acesso à rede geral de água.

Mais da metade das cidades nordestinas sem acesso ao serviço são paraibanas, ou seja, dos 21 municípios do Nordeste sem rede geral de água, 11 estão na Paraíba. Em todo o país, e um terço das cidades sem acesso ao serviço são paraibanos.

Os dados são da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) ), anunciada na manhã de hoje (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme o estudo, a maioria da população brasileira não tem acesso à rede de esgoto, No Brasil 33 municípios do País ainda recorrem a poço ou carro-pipa para distribuir água para a população.

Apesar do aumento no total de municípios com rede geral de esgoto entre 2000 e 2008 - de 52,2% para 55,2% - 56% dos domicílios não tinham, há dois anos, acesso à rede geral de esgoto. Ainda assim, houve um aumento: a proporção de domicílios com acesso à rede geral de esgoto subiu de 33,5% para 44% de 2000 a 2008.

Há dois anos, de acordo com a pesquisa, 34,8 milhões de pessoas - 18% da população - viviam em cidades em que não havia nenhum tipo de rede coletora de esgoto. Os dados de tratamento de esgoto também são preocupantes: apenas 28,5% dos municípios em 2008 possuíam tratamento, ante 20,2% em 2000. A pesquisa revela ainda que 12 milhões de domicílios no País não tinham em 2008 acesso à rede geral de abastecimento de água.

A PNSB é baseada em levantamento feito nas prefeituras, em órgãos públicos e privados responsáveis por serviços de saneamento e em associações comunitárias de todos os municípios brasileiros. A pesquisa é baseada em dados oficiais dos governos municipais e não na resposta da população, como ocorre com o Censo e as Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (PNADs).

Distribuição O estudo revela ainda que o saneamento básico é distribuído de maneira desigual entre as regiões e é deficiente especialmente no Nordeste e no Norte. Dos 34,8 milhões de brasileiros que vivem em municípios sem rede coletora, 15,3 milhões (44%) são nordestinos. Apenas três Estados e o Distrito Federal têm mais de metade dos domicílios atendidos por rede geral de esgoto.

Em oito Estados , a proporção é de menos de 10%. O Distrito Federal, com 86,3%, tem a maior proporção de domicílios ligados à rede de esgoto. Entre os Estados, São Paulo é o destaque, com 82,1% dos domicílios. São Paulo também é o Estado com maior proporção (78,4%) de municípios com tratamento adequado do esgoto.

Já Rondônia, Pará, Amapá e Amazonas têm os menores índices de domicílios com acesso à rede de esgoto. No Nordeste, os piores resultados aparecem no Piauí, no Maranhão e em Alagoas. Em Mato Grosso, o índice também é muito baixo, de apenas 5,4%.
Praticamente todos os municípios brasileiros têm acesso à rede geral de distribuição de água (99,4%). No entanto, ainda existem 12 milhões de domicílios sem acesso à rede geral de abastecimento.

A região Norte foi a que mais expandiu o acesso à rede geral de abastecimento de água. Em 2000, era 86,9% e, em 2008, aumentou para 98,4%. No entanto, 33 municípios do País ainda recorrem a poço ou carro-pipa para distribuir água para a população. Entre os Estados, a Paraíba é o Estado com maior número de municípios (11) sem qualquer acesso à rede geral de abastecimento de água. Fonte: Estadão
Postado Por: Soares
author

Este post foi escrito por: Soares

Receba E-mail atualizações gratuitas !

Postar um comentário

«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top