topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

PARTICIPE: Segunda etapa da vacinação contra pólio deve imunizar 14 milhões de crianças amanhã Leia!


A segunda etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite ocorre neste sábado (14) em todo o país. A meta do Ministério da Saúde é imunizar mais de 14 milhões de crianças, o que representa 95% das menores de cinco anos. A primeira fase da campanha, realizada em 12 de junho.

De acordo com o ministério, mais de 115 mil postos de saúde em todo o país irão oferecer a vacina. Com o slogan "Não vai esquecer a segunda dose, hein?", o Ministério da Saúde reforça o alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de levar as crianças menores de cinco anos aos postos de vacinação.

Foram distribuídos 24 milhões de doses da vacina em todo o país. No total, somando as duas etapas, foram distribuídos 48 milhões de doses.

O Brasil não registra um caso da doença desde 1989. A vacina contra a paralisia infantil é administrada via oral, em gotas, e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde para a imunização de rotina. Pelo calendário básico de vacinação, os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço.

A recomendação é que crianças que estejam com febre acima de 38ºC ou com alguma infecção sejam avaliadas por um médico antes de receberem as gotinhas. A vacina também não é recomendada para crianças que tenham problemas de imunodepressão (como pacientes de câncer e aids ou de outras doenças que afetem o sistema imunológico, de defesas do organismo).

DOENÇA

Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaleia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros. Somente não deverão ser imunizadas as crianças com deficiência imunológica, como Aids e câncer, ou que apresentem infecções agudas, febre alta, diarreia, vômito ou alergia aos componentes da vacina.

A poliomielite é uma infecção grave causada por três tipos vírus que provoca lesões no sistema nervoso podendo matar ou provocar a paralisia dos membros pernas e braços. A doença é transmitida via oral. Fonte: Folha Online
Postado Por: Soares
author

Este post foi escrito por: Soares

Receba E-mail atualizações gratuitas !

Postar um comentário

«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top