topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

Mundo: Irã suspende pena de mulher condenada à morte por meio de apedrejamento Leia!


O Ministério das Relações Exteriores do Irã informou neste sábado (28) que não foi tomada nenhuma decisão final sobre a condenação à morte por apedrejamento de Sakineh Mohammadi Ashtiani, por adultério e assassinato. O órgão informou que a pena foi "suspensa" e que o veredito está sendo examinado.

Sakineh é tema de uma campanha internacional para salvar sua vida. Inicialmente ela foi condenada em 2006 por “relações ilícitas” e recebeu 99 chibatadas. A Justiça decidiu contra ela depois em relação a adultério, já que consideraram que as tais relações ocorreram enquanto seu marido ainda estava vivo. Então, ela foi condenada à morte por apedrejamento.

O Irã recebeu forte pressão nas vésperas de realizar a morte de Sakineh e até o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, depois de sofrer pressão de uma campanha, pediu uma intervenção oficial no caso. O pedido brasileiro foi rejeitado, mas claramente mostrou diferenças de comunicação do país com Teerã.

As autoridades iranianas acabaram por mudar a condenação por apedrejamento para enforcamento, mas continuaram atraindo críticas da comunidade internacional e ONGs.

Impulsionada pela primeira-dama, Carla Bruni, a França foi a última a se engajar de forma mais ativa, pedindo um novo esforço diplomático nesta semana para evitar que matem Sakineh.

A iraniana, mãe de dois filhos, que deram fôlego à sua campanha, mas se viram coagidos e sem poder sequer visitá-la, tem 43 anos. A mulher apareceu neste mês em um programa na TV iraniana assumindo seus crimes.

A aparição foi considerada por seu ex-advogado, Mohamad Mostafaei, como conseguida sob tortura. Já seu único advogado no momento, Houtan Kian, está agora sendo processado pelas autoridades iranianas. Ele também alega que não tem acesso a sua cliente desde o dia da entrevista veiculada na TV. Fonte: R7 com France Presse
Postado Por: Soares
author

Este post foi escrito por: Soares

Receba E-mail atualizações gratuitas !

Postar um comentário

«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top