topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

Isolamento de FHC pode ser um tiro no pé para tucanos Leia!


Responsável por levar o PSDB à Presidência e uma das figuras mais importantes do partido, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso passa longe da campanha tucana ao Palácio do Planalto este ano.

A blindagem, segundo tucanos envolvidos na estratégia da campanha, teria sido motivada pelos resultados das pesquisas indicando a alta aprovação de Lula pela população (79% segundo o último levantamento do Datafolha), o que poderia significar uma certa rejeição a FHC.

O senador por Pernambuco e presidente do partido, Sérgio Guerra, afirma que a não aparição no programa eleitoral foi uma decisão da coordenação da campanha. 'Até agora, apareceu apenas o Aécio (Neves, ex-governador de Minas Gerais e candidato ao Senado)', justifica.

Segundo Guerra, a atuação de FHC se dá nos bastidores. 'Nenhuma decisão importante do partido acontece sem ele'. O senador não descarta a aparição de FHC no programa eleitoral.

Para interlocutores próximos, o ex-presidente tem confidenciado estar magoado por não observar os feitos de seus oito anos de mandato em evidência na campanha de Serra. 'Ele gostaria de ver as teses do governo dele sendo defendidas', diz outro integrante do partido.

Tiro no pé

A estratégia da sigla, segundo especialistas, é um tiro no pé. O isolamento de FHC pode significar uma perda política para o PSDB e para Serra, já que ambos correm o risco de saírem enfraquecidos.

“O partido deveria reconhecer que o governo FHC, embora não seja um sucesso de público, foi um sucesso de crítica', diz Carlos Melo, cientista político e professor do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa.

A mudança frequente de postura e a tentativa de colar a imagem de Serra à de Lula, na avaliação do cientista político Rubem Figueiredo, tende a confundir a cabeça do eleitor. 'De dia, o PSDB critica Lula. À noite, afaga o presidente, e não defende aquilo que o próprio PSDB fez'. InformeItaporanga com Correio Brasiliense
Postado Por: Soares
author

Este post foi escrito por: Soares

Receba E-mail atualizações gratuitas !

Postar um comentário

«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top