topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

IBGE lança Censo 2010 em Campina Grande nesta segunda e entrevista Veneziano Leia!


Será lançado oficialmente nesta segunda-feira, 02, às 9h, na sede do Palácio do Bispo (Gabinete do Prefeito) em Campina Grande, o Censo 2010, que terá as presenças do prefeito Veneziano Vital do Rêgo, o Chefe do IBGE no Estado, Coordenador técnico do Censo 2010 e o Chefe da Agência e Coordenador do Compartimento da Borborema João Coelho, além de um Recenseador que fará o censo do próprio prefeito.

Recentemente, o prefeito recebeu a visita de diretores do IBGE estadual e local, onde foi acertada a realização da solenidade desta segunda-feira. Veneziano Vital disse esperar que esse novo levantamento mostre ao Estado os reflexos dos investimentos da atual gestão notadamente na qualidade de vida de milhares de campinenses, com investimentos em saneamento, pavimentação de ruas, reforma de escolas, de unidades de saúde, entre outros aspectos.

Os questionários abordam temas como acesso a iluminação, abastecimento de água, saneamento, escolaridade dos moradores do domicílio, idade, trabalho e rendimento, enfim, itens fundamentais para identificar quantos e quem somos e como vivemos.

Há mais de três anos, o IBGE se prepara para receber as informações prestadas pela população, seja através das entrevistas realizadas pelos 191.972 recenseadores, que visitarão todos os 58 milhões de domicílios brasileiros, seja por meio da Internet.

Quando o morador responder o recenseador de forma presencial, vai ver que ele anotará seus dados em um dos 220 mil aparelhos PDA (coletor eletrônico de dados) que serão utilizados no Censo 2010. As informações fornecidas são cifradas, para garantir a segurança e confidencialidade dos dados.

Após realizar as entrevistas nos domicílios, cada recenseador leva o PDA até um dos 7.000 postos de coleta, para transmitir os dados – essa operação deve ocorrer pelo menos uma vez por semana. Chegando ao posto, conecta seu aparelho num notebook instalado no local, por meio de um cabo USB, e transmite as informações.

O responsável pelo posto de coleta, após receber as informações coletadas por vários recenseadores, reúne esses dados e os transmite ao IBGE. A previsão é que eles enviem esses dados diariamente. A transmissão, dependendo do local, será pela Internet, através de conexão de banda larga; modens 2G/3G (através das redes de telefonia); ou até mesmo satélites, por meio de antenas móveis. Tudo de maneira cifrada.

O IBGE estima receber de 300 a 400 mil pacotes de informações, em cinco locais: Salvador (receberá os dados dos postos de coleta da Bahia), Belo Horizonte (para os de Minas Gerais), São Paulo (para os de São Paulo), Porto Alegre (para os postos do Rio Grande do Sul), e no Rio de Janeiro (que receberá os dados dos postos de coleta das outras 23 unidades da federação, além dos questionários respondidos pela Internet).

Pela primeira vez, será possível responder o Censo pela Internet

Moradores de todos os 5.565 municípios do país terão ainda a opção de prestar as informações através da Internet. Entretanto, para isso, eles primeiramente deverão receber a visita de um recenseador, informar a ele seu telefone e dele receber um envelope lacrado, que conterá senhas eletrônicas (e-tickets) para acessar um portal e o questionário do Censo.

Se faltar luz ou a conexão com a Internet cair durante a resposta, não há problema. As informações já enviadas estarão salvas. Basta, num momento posterior, informar novamente o e-ticket e seguir respondendo. O máximo que se perde são as informações da tela em que a pessoa está.

Haverá um prazo médio de dez dias para o morador responder pela Internet. No caso de não haver resposta no prazo, a equipe de atendimento telefônico do IBGE entrará em contato, solicitando o envio das informações. Ao mesmo tempo, o recenseador responsável por aquele domicílio será instado a fazer nova visita, para coletar as informações. O site para respostas pela Internet é seguro, e as informações também serão cifradas antes de serem transmitidas até o IBGE.

Em 2010, quase metade da população mundial será recenseada

Entre 2006 e 2014, a quase totalidade (93%) dos 236 países mencionados pela ONU em seu site (http://unstats.un.org/unsd/demographic/sources/census/censusdates.htm) fará seus Censos Demográficos. Em 137 deles, onde moram cerca de 80% da população mundial, o Censo ocorrerá em 2010 ou 2011.

Apenas em 2010, além do Brasil, outros 67 países farão Censo. Entre eles estão alguns vizinhos das Américas, como EUA, México, República Dominicana, Costa Rica, Panamá, Argentina, Venezuela e Bolívia; países da Ásia, como China, Indonésia, Paquistão, Japão, Filipinas, Tailândia e Coréia do Sul; além da Rússia, Suíça, Finlândia, Cabo Verde, Costa do Marfim, Zâmbia e Papua / Nova Guiné, entre outros.

Considerando-se as informações populacionais da ONU a respeito desses 68 países, quase a metade (46,8%) da população mundial será recenseada em 2010. Em 2011, quando o Censo ocorrerá em outros 69 países, entre eles quase todos os da Europa, será recenseado mais um terço (32,9%) da população mundial. Fonte: A Fonte
Postado Por: Soares
author

Este post foi escrito por: Soares

Receba E-mail atualizações gratuitas !

Postar um comentário

«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top