topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

Gabinete reformado de Lula tem vidro blindado Leia!



A expectativa é de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva volte a despachar na sede oficial do governo nesta quarta (25).

Após mais de um ano e meio de reforma, a Presidência da República apresentou nesta terça-feira (24) as modificações feitas no Palácio do Planalto. A reforma, que começou em março de 2009, custou R$ 111 milhões e modernizou as redes elétricas e de ar condicionado do edifício, retirou carpetes e restaurou a mobília,

Durante as obras, a Presidência decidiu que apenas móveis de arquitetos brasileiros deveriam mobiliar a sede oficial do governo. Os móveis estrangeiros que existiam no Planalto foram estocados e serão doados para outros órgãos públicos.

O gabinete presidencial, integrado pelas salas de reunião e de audiência, ganhou vidros blindados. Segundo o diretor de Documentação Histórica da Presidência, Claudio Soares Rocha, o Planalto recebeu cerca de 600 móveis doados pelo Senado e pela Câmara. Também foram restauradas 1,2 mil cadeiras e mesas do designer Sérgio Rodrigues e 70 peças de Oscar Niemeyer, arquiteto que projetou Brasília. O trabalho de restauração dos móveis custou, segundo a Presidência, R$ 3 milhões.

O gabinete do presidente continua com mobília da primeira metade da década de 50 que era utilizada no antigo Departamento Administrativo do Serviço Público (Dasp). De acordo com Rocha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não aceitou a sugestão de utilizar as mesas de trabalho do ex-presidente Juscelino Kubitschek, também restauradas durante as obras. “O presidente optou por manter o mobiliário da época do presidente Getúlio Vargas”, disse.

A reforma do Planalto resgatou móveis e objetos históricos, mas sacrificou azulejos do artista Athos Bulcão. Por exigência do Corpo de Bombeiros, foi preciso ampliar os corredores do quarto andar. O objetivo era facilitar a saída de funcionários em caso de incêndio.

Para cumprir a ordem, foi demolido um jardim cercado por painéis de azulejos, que não puderam ser restaurados. Uma novo painel foi construído com réplicas feitas pela Fundação Athos Bulcão. Fonte: G1
Postado Por: Soares
author

Este post foi escrito por: Soares

Receba E-mail atualizações gratuitas !

Postar um comentário

«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top