topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

Estado prepara municípios para instalação de mais 49 Creas Leia!


A Paraíba terá mais 49 Centros de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) para atender crianças, mulheres, idosos, portadores de deficiência física e a população LGBT que tiveram os direitos violados ou
sofreram violência física, psicológica ou sexual. Atualmente o Estado é responsável por 20 Creas regionais e monitora as ações de 22 municipais.

O Ministério de Desenvolvimento Social e de Combate à Fome confirmou a instalação e o repasse de recursos para os municípios. Serão contratados inicialmente 188 profissionais para atuar no serviço e cada cidade será responsável pela contratação, que deverão ocorrer após o período eleitoral. “

Praticamente, vamos dobrar a área de abrangência do atendimento, o que mostra o avanço na área de atendimento as pessoas que sofreram violência”, disse a secretária de Desenvolvimento Humano, Giucélia Figueiredo.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Humano, já está capacitando os secretários municipais para instalar o serviço especializado. Durante reunião de capacitação, apenas o município de Juripiranga não compareceu alegando não ter interesse em implantar o Creas.

Segundo a gerente executiva da Assistência Social, Josefa Rosemar Oliveira, os Creas compõem uma das pontas de atendimento de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual e exploração sexual comercial. “Agimos juntos com o delegado, promotor, conselheiro tutelar e integramos o Sistema de Garantia de Direitos. A implantação de mais Creas significa a ampliação do serviço para áreas que tinham dificuldade de atendimento”, disse Rosemar.

Cabe a SEDH monitorar, capacitar e implantar os Creas. Os municípios devem oferecer contrapartida e o MDS libera recursos para instalar o serviço e contratar a equipe mínima formada por um assistente social, um psicólogo, um advogado, um pedagogo e um coordenador. Caso o serviço não funcione adequadamente, o Estado pode pedir o corte dos recursos. Fonte: A Fonte
Postado Por: Soares
author

Este post foi escrito por: Soares

Receba E-mail atualizações gratuitas !

Postar um comentário

«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top