topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

ELEIÇÔES 2010: Cinco institutos registram pesquisa no pleito da Paraíba


O registro deve ocorrer até cinco dias antes da divulgação da pesquisa

Cinco institutos já registraram pesquisas e tentam “adivinhar” o resultado do pleito eleitoral no Estado da Paraíba. Até a presente data, o Tribunal Regional Eleitoral recebeu as inscrições dos institutos Datavox, Consult e Ibope, que já tiveram suas pesquisas divulgadas, e esta semana recebeu novamente um registro da Consult e um outro da Giga, que irão divulgar seus números nos próximos dias.

Conforme art. 33 da Lei nº 9.504/97 e Resolução-TSE nº 23.190, as entidades e empresas que realizarem, para conhecimento público, pesquisas de opinião pública relativas às eleições 2010 ou aos candidatos, podem registrar cada pesquisa perante a Justiça Eleitoral desde do dia 1º de janeiro. Esse registro deve ocorrer até cinco dias antes da divulgação da pesquisa.

O registro é feito perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas pesquisas referentes à eleição presidencial, e nos tribunais regionais eleitorais (TREs), as pesquisas referentes às eleições federais e estaduais.

Todo o procedimento encontra-se detalhado na Resolução. As entidades e empresas devem se cadastrar para acesso ao Sistema Informatizado de Registro de Pesquisas Eleitorais. Apenas mediante o PesqEle é possível gerar o documento de protocolo para cada registro de pesquisa.

A Justiça Eleitoral publica, na internet e nos locais de costume, o aviso de registro de pesquisa eleitoral, para conhecimento geral. Tanto os avisos quanto as informações das pesquisas registradas podem ser consultados no site do tribunal. Os avisos ficam disponíveis por 30 dias.
Institutos divulgam pesquisas para governador na Paraíba

Duas novas pesquisas de intenções de votos serão publicadas na próxima semana pelo Sistema Correio de Comunicação e Jornal O Norte. A pesquisa da Consult será divulgada na próxima segunda-feira, no programa Correio Debate, da rádio 98,3 FM (Rede Correio Sat).

Na terça-feira, a pesquisa será detalhada no jornal Correio da Paraíba. Será a quarta pesquisa Correio/Consult de intenções de voto para presidente da República, governador e senador. A pesquisa foi contratada pelo Jornal Correio da Paraíba e registrada no último dia 10, com o seguinte número de protocolo: 24612/2010.

A coleta de opiniões em 69 municípios do Estado começa hoje e termina sábado. Ao todo, serão entrevistados 2 mil eleitores de todas as faixas etárias, sexo, classes sociais. A Consult tem sede na cidade de Natal, Capital do Rio Grande do Norte. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais e a confiabilidade é de 95%.

A pesquisa da Gica Consultoria começou a ser feita no último dia 8 e terminou ontem, em todas as regiões do Estado. A Gica foi contratada pelo Jornal O Norte para ouvir a opinião do eleitorado paraibano sobre a preferência para presidente da República, governador do Estado, senador, deputado federal e deputado estadual.

A Gica Consultoria ouviu 1.100 eleitores. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE no último dia 9 e tem o seguinte protocolo: 24.428/2010. A Gica Consultoria LTDA tem sede na cidade de Belo Horizonte, Capital de Minas Gerais. A pesquisa da Gica deve ser publicada no final de semana. Fonte: Mais PB
Postado Por: Soares
author

Este post foi escrito por: Soares

Receba E-mail atualizações gratuitas !

Postar um comentário

«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top