topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

Disque-Denúncia já está em funcionamento para toda população da Paraíba Leia!


Receber denúncias da população de forma discreta e sigilosa, através do telefone 197. Esse é o objetivo do Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), que está funcionando em caráter definitivo, com a implantação do Sistema de Controle de Denúncias (SCONDE).

Segundo a Gerência Operacional do Disque- Denúncia, o serviço oferece uma parceria entre o poder público e a sociedade ao receber denúncias que merecem investigação por parte da Polícia Civil.

Por isso, é diferentemente do 190 (Centro Integrado de Operações Policiais - CIOP), do 193 (Bombeiros) e do 192 (Samu), que recebem denúncias emergenciais. Depois de recebidas pelo Disque-Denúncia, as informações são repassadas para as delegacias, Corregedoria Geral ou para a Gerência de Inteligência da Seds.

Na prática, a denúncia é recebida e investigada dentro de um prazo determinado. Além disso, um relatório é lançado no sistema, acerca da procedência da denúncia, das providências realizadas e dos resultados obtidos. Todas as informações são disponibilizadas para os policiais cadastrados no sistema, que além de ser uma base de dados é capaz de fornecer estatísticas e relatórios.

Atualmente, a população pode ser atendida pelo 197, das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira. O número é nacional, definido pela Anatel, e a ligação é gratuita, de qualquer lugar do Estado. O cidadão não precisa se identificar e recebe um número de protocolo, com o qual pode consultar o andamento das investigações, ou mesmo complementar a denúncia. A expectativa é que o serviço possa ser estendido em breve e o atendimento disponibilizado 24h por dia.

Por ordem do Secretário da Segurança, Gustavo Ferraz Gominho, e a fim de divulgar o trabalho do Disque-Denúncia, todas as todas as viaturas das polícias Civil e Militar serão adesivadas com o número 197.

Sistema de Controle de Denúncias

A utilização do Sistema de Controle de Denúncias (SCONDE) foi possível através de um convênio firmado entre a Polícia Civil do Distrito Federal e a SEDS.
O software desenvolvido pelos policiais da Capital Federal foi concedido à Paraíba gratuitamente é responsável pelo cadastro, pesquisa e tramitação de denúncias recebidas através do serviço 197.

As informações são difundidas de forma online para as delegacias e setores responsáveis pelas investigações, formando assim uma base de dados de informações indispensáveis para o trabalho policial, além de uma parceria importante entre a sociedade e o poder público.

Treinamento de policiais

O treinamento para uso do sistema aconteceu durante duas semanas, quando policiais paraibanos receberam aulas dos policiais do Distrito Federal, tornando-se agentes multiplicadores. Outros 20 policiais civis do Estado serão treinados para uso do software do Disque-Denúncia a partir da próxima semana. Fonte: Click PB
Postado Por: Soares
author

Este post foi escrito por: Soares

Receba E-mail atualizações gratuitas !

Postar um comentário

«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top