topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

Descaso com a Educação: Alunos da UFPB reclamam de péssimo local de ensino Leia!


Iniciado o semestre letivo 2010.2 na Universidade Federal da Paraíba, os estudantes do recém-criado curso de Direito do Campus de Santa Rita, foram surpreendidos com as precárias condições encontradas no prédio onde está funcionando provisoriamente o campus universitário.

Criado pelo programa de expansão universitária – REUNI, o curso de Direito do Campus de Santa Rita funciona no prédio da antiga Faculdade de Direito, no centro da capital, abrigando cerca de 300 alunos das três primeiras turmas do curso, enquanto é construído o novo campus no município de Santa Rita.

De acordo com a aluna Joseilma Pereira, que ingressou na UFPB neste último vestibular, uma das principais dificuldades encontradas nesses primeiros dias de aula, é a inexistência de uma biblioteca no campus, o que segundo ela é fundamental para a formação acadêmica. “Sem biblioteca, tudo que precisamos tem que ser por meio de cópias, e, para piorar, também não temos um setor de fotocópias, tendo que encomendar as cópias para receber no dia seguinte. Parece que estamos na idade da pedra”.

A falta de um laboratório de informática é outra grande queixa dos alunos. A aluna Mirleide Dantas, que já está no segundo período, lembrou que em todos os cursos superiores o aluno realiza seus trabalhos acadêmicos através de pesquisas na rede mundial de computadores, a internet, nos sites especializados. “Aqui não temos computadores nem para digitar um relatório. Enquanto os tribunais estão on-line 24 horas por dia, nós estudantes estamos permanentemente off-line. É tudo feito à mão...”.

Já a aluna Rafaelle Leon, reclamou das condições de infra-estrutura do prédio, lembrando que o edifício é um prédio histórico, que abrigou durante muito tempo o curso de direito, mas que, com a transferência do antigo curso para o Campus I, ele ficou abandonado e foi muito deteriorado. Para Rafaelle, tudo é muito deficitário: “ss carteiras são de diversos modelos e tamanhos e o estado de conservação, nem precisa falar”, segundo ela, “falar de retro-projetor ou projetor tipo data-show é uma ficção, pois o que nós temos são os antigos quadros manchados e encardidos e que não foram substituídos”, disse.

Os alunos foram unânimes em reconhecer e elogiar o esforço e a competência da equipe de professores e funcionários, que mesmo sem as condições adequadas, fazem o possível para que o curso se construa como um referencial na área jurídica da Paraíba.

O prédio, localizado na Praça João Pessoa, vizinho ao Palácio do Governo, Assembléia Legislativa e Tribunal de Justiça do Estado, foi construído em 1586 para abrigar o Colégio dos Jesuítas e é um patrimônio histórico da Paraíba. Fonte: Paraíba Já
Postado Por: Soares
author

Este post foi escrito por: Soares

Receba E-mail atualizações gratuitas !

Postar um comentário

«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top