topo

    Ícones sociais

    CONVERSOR DE MOEDAS

Loading...

Comentarista Arimatéa Sousa fala sobre números do Ibope sobre a sucessão estadual Leia!


O colunista Arimatéa Souza, do Jornal da Paraíba, acerca da mais recente pesquisa do Ibope sobre a sucessão estadual.

Fato novo

A pesquisa do Ibope divulgada ontem pelas TVs Paraíba e Cabo Branco indisfarçavelmente esfriou – pelo menos, momentaneamente – o ânimo da oposição no Estado.

Esticou

O salto proclamado na música de campanha do candidato Ricardo Coutinho se materializou na ampliação da diferença em favor do governador Maranhão: 22 pontos percentuais (eram 16 nas pesquisa anterior).

Estanques

Mas um olhar mais acurado sobre o cotidiano das campanhas oferece pistas para respaldar os números do Ibope.

No caso dos oposicionistas, a visível limitação logística se soma a gargalos de gestão e à falta de homogeneidade entre as campanhas majoritárias (governo e Senado), até mesmo sob o ponto de vista visual.

Convergência

Do lado governista, há um somatório de fatores: a comodidade de se fazer campanha como situação e no exercício do cargo; a disposição do próprio candidato em buscar apoios e superar divergências com antigos adversários.

O que desequilibra

E conta substancialmente – claro! - o poder de mobilização – no sentido mais amplo do termo – da estrutura maranhista, instrumentalizando novas adesões na classe política e viabilizando algo inexistente na oposição: capilaridade da campanha.

Padrinho´

Há que se considerar, igualmente, a estratégia levada a efeito no guia eleitoral de JM, massificando o apoio do presidente Lula, inclusive com depoimento de viva voz, apesar de a pesquisa não comprovar explicitamente o peso dessa variável.

Metrópoles´

Do ponto de vista geográfico, dois ´mitos´ dessa campanha novamente se diluem: Maranhão volta a se mostrar à frente de Ricardo na Capital – apesar de ser uma diferença pequena, praticamente dentro da margem de erro -, e em Campina perde para o adversário na margem de erro da pesquisa – 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

A angulação de cada um

Passando a régua nos números do Ibope, emerge a sensação de que o governador avança na consolidação de sua reeleição, adentrando naquela fase onde apenas precisa administrar´ o não aparecimento de fatos novos na disputa.

Quanto à oposição, a pesquisa representa um novo indicativo – e uma nova chance – de reavaliar rumos e readequar estratégias, tendo em mente que o período efetivo da campanha é curto.

Campanha só se perde ou só se ganha nas urnas. Mas a oposição corre o risco de chegar no dia 3 de outubro feito o tradicional peru natalino. Fonte: Paraíba Online
Postado Por: Soares
author

Este post foi escrito por: Soares

Receba E-mail atualizações gratuitas !

Postar um comentário

«Postagen Anterior Proxima Postagen »
Back To Top